14 dezembro 2010

Mexer com abelhas é muito natural para Rudi Hatje

Rudi preparando um favo de mel
Elas pensam que estão no lugar certo, mas em muitos casos na verdade um enxame de abelhas está no lugar errado, e quando são incomodadas elas atacam, grudam um ferrão dolorido e até mesmo perigoso em caso de ser uma pessoa alérgica. Agora, encontrar alguém que não goste do produto das abelhas, é muito raro, por ser o mel um alimento saudável e medicinal em muitos casos.
As abelhas entram na caixa ao natural
Mas para Rudi Hatje, mexer com abelhas é muito comum e natural, faz isso desde criança sem nunca ter sido picado por uma abelha. Rudi, possui inúmeras caixas com criações de abelhas, das quais produzem mel que são comercializados em Três de Maio e região. No detalhe da foto, no final da tarde desta terça-feira, Hatje foi chamado para tirar um enxame de abelhas que estava localizado em um local impróprio, dentro da cidade, e já teria atacado alguém com algumas doloridas ferroadas. Com toda a maestria de quem nunca foi ferroado, Rudi conduziu as meninas do mel para uma caixa com todos os favos de sua produção, e em local seguro e apropriado seguirão trabalhando e produzindo um delicioso mel.
Para contatos com Rudi Hatje: 55 3535-2017.

Homem é encontrado morto na praça central de São Borja

Homem é encontrado morto na praça central
de São Borja
Moradores de São Borja encontraram um homem morto na Praça 15 de Novembro, Centro do município. Fabiano Flores do Santos, 31 anos, foi achado deitado junto à plataforma cívica Teotônio Vilela.
Um amigo de "Da Lua", como era conhecido, Luís da Silva relatou que ele passou mal e saiu de onde estavam sem da aviso sobre onde ia. Populares que circulavam pela praça notaram a falta de respiração e acionaram a Brigada Militar.
A causa da morte ainda é desconhecida e o corpo será encaminhado à necropsia. Segundo os peritos, que estão no local, excesso de bebida alcoólica poderia ter provocado a parada respiratória.

HSVP no ranking dos melhores hospitais em atendimento pelo SUS

Momento da entrega do certificado
O Hospital São Vicente de Paulo recebe certificação da Secretaria Estadual da Saúde, como o melhor hospital da região da 14ª CRS na opinião dos usuários do SUS.
Na cerimônia do dia 09 deste mês, realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari em Porto Alegre, foram entregues os certificados aos 10 melhores hospitais no ranking do RS e aos três melhores hospitais por região de saúde, na opinião dos usuários do SUS .O objetivo da pesquisa foi verificar a qualidade do atendimento prestado pelos hospitais gaúchos, buscando a melhoria da assistência e a correta aplicação dos recursos públicos. Tratando-se assim, de um importante instrumento de valorização da opinião de quem efetivamente usa o SUS. 
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, falou que "os resultados da pesquisa mostram a excelência dos hospitais, e se temos no RS o menor Coeficiente de Mortalidade Infantil do Brasil é porque temos as UTIs mais qualificadas do País.
O diretor presidente do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, este premiado como o melhor hospital do Estado na opinião dos usuários do SUS, Sr. Ivo Nesralla afirmou que a premiação mostra o esforço feito pelas instituições para dar um atendimento digno às pessoas. Já o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Jairo Tessari, destacaram que a pesquisa é única, só é feita no RS e de forma inovadora.
A diretora Geral Ir. Zélia Cembranel e o Diretor Executivo Sr. Amarildo Dall’Ago expressaram de forma muito especial a importância deste premio, pois o Hospital São Vicente de Paulo foi o único hospital da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde pelos usuários do SUS como hospital de EXCELÊNCIA e RESOLUTIVIDADE. “Este reconhecimento vem coroar o trabalho de mais de 200 profissionais e Corpo Clínico que fazem parte da nossa instituição”.

Mil e um pesadelos: Inter é eliminado do Mundial de Clubes

Mazembe destrói sonho colorado com gols de Kaluyituka e Kabangu: 2 a 0
Nem mil e um pesadelos, na terra das mil e uma noites, poderiam prever uma tragédia assim. Acabou. Triste assim, frio assim, duro assim: acabou. Acabou cedo, na precocidade do primeiro jogo, no fiasco da estreia. Acabou quando deveria ter começado. O time gaúcho sangra o vermelho de sua camisa diante de uma eliminação histórica, diante da certeza de que nenhuma lenda árabe poderá recriar. O Inter não será bicampeão do mundo em 2010. O Mazembe, com vitória de 2 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Mohammed bin Zayed, em Abu Dhabi, garantiu classificação para a final do Mundial de Clubes da Fifa.
A tragédia está mais nas arquibancadas do que no campo. Milhares de colorados cruzaram o mundo para ver o Inter campeão nos Emirados Árabes. Acabaram agredidos por um dos maiores desastres dos mais de 100 anos de vida do clube gaúcho. No dia em que a torcida fez história, o time pagou mico. Nem mil e um pesadelos poderiam prever.
- Quando tivemos oportunidade de fazer o gol, infelizmente não conseguimos. E eles marcaram em um belo chute na primeira chance. Ficamos muito chateados. Sabemos que decepcionamos muitas pessoas - resumiu Bolívar.
Os dois gols do Mazembe saíram no segundo tempo, com Kabangu e Kaluyituka. Talvez não tenha sido exatamente justo, mas o Inter pouco fez para merecer sorte melhor – o Inter do campo, claro, porque o Inter das arquibancadas fez seu papel. Com a vitória, o surpreendente time da República Democrática do Congo duelará com o Inter de Milão ou o Seongwan, da Coreia do Sul, na decisão.
Melhor, mas não o bastante
Faltou D’Alessandro atordoar os adversários com dribles e lançamentos. Faltou Kleber ter aquela precisão de sempre. Faltou Bolívar encontrar o posicionamento que ameniza a lentidão. Faltou muita coisa para o Inter no primeiro tempo do empate por 0 a 0 com o Mazembe. Um tanto pelo nervosismo decorrente da estreia, outro tanto pela dificuldade imposta por um adversário longe de ser bobo, o time colorado não conseguiu ter encaixe nos 45 minutos iniciais. Os primeiros passos vermelhos no Mundial de Clubes foram titubeantes.
O Inter começou melhor. Deu pinta de que iria fazer um gol logo, logo. Rafael Sobis, com um minuto de jogo, já mandou chute por cima. Wilson Matias cabeceou com perigo pouco depois. D’Alessandro arriscou para fora. Rafael Sobis insistiu em cobrança de falta, também para fora. E ele mesmo teve a melhor chance, em tabelamento com Alecsandro, mas Kidiaba defendeu.
Roth cobra Rafael Sobis: atacante teve chances, mas não decidiu
Os primeiros dez minutos foram promissores. O problema é que o rendimento vermelho, a partir daí, foi caindo gradativamente. Cabeceio de Índio na segunda trave quase virou gol. Testada de Tinga também foi ameaçada. Mas o Mazembe, conforme o tempo passava, mais confiança ganhava. Jamais houve pressão, até porque os africanos fogem daquela imagem de um time meramente veloz e forte. Houve organização.
Os adversários colorados ameaçaram duas vezes. Em ambas, entraram em velocidade pela ponta esquerda, sem acompanhamento de Bolívar. Renan precisou intervir.
Roth armou o Inter no esquema 4-5-1, com Rafael Sobis no meio. É um esquema que dá solidez defensiva, mas empobrece o ataque. Os colorados, é bem verdade, mais atacaram do que foram atacados no primeiro tempo. Mas é pouco.
Segundo tempo
O mundo parou aos sete minutos do segundo tempo para cada colorado – para os 11 em campo, para os milhares nas arquibancadas, para os milhões espalhados pelo mundo. Cada camisa vermelha, estivesse onde estivesse, ficou congelada quando Kabangu recebeu aquela bola, olhou para o gol de Renan, viu um espaço aberto à direita, mandou a bola lá, encontrou a lateral da rede, soltou o grito de gol. Não podia ser verdade. Enquanto o goleiro Kidiaba pulava no chão em sua comemoração, batia um sentimento coletivo de que simplesmente não podia ser verdade.
Roth percebeu que tinha que agir. Tirou Tinga e Alecsandro, colocou Giuliano e Leandro Damião. Surgiram chances. Sobis mandou uma pancada, e Kidiaba pegou; Giuliano entrou na área, cara a cara com o goleiro, e Kidiaba salvou mais uma. Incrível.
Os ponteiros do relógio martelavam desespero na alma colorada. Onde estava D’Alessandro? Onde Kleber tinha ido parar? Onde tinha se escondido a explosão de um time que trabalhou quatro meses seguidos só pensando no Mundial? Perguntas, perguntas e mais perguntas. Faltavam as respostas. Faltava o gol para uma torcida que, em estado de choque, até tentava continuar cantando.
Mas viria o silêncio. Viria o golpe final. Viria o gol de Kaluyituka aos 40 minutos. Nem mil e um pesadelos poderiam prever que o Inter seria eliminado do Mundial de Clubes já na estreia.

Hebe Camargo anuncia saída do SBT

Anúncio foi feito na tarde desta segunda
Hebe Camargo anunciou nesta segunda-feira que não renovou seu contrato com a emissora de Silvio Santos. A apresentadora, que está no SBT há quase 25 anos, leu uma carta de despedida ao fim da gravação de seu programa especial de fim de ano, que ocorreu nesta tarde na sede da emissora, em Osasco, na Grande São Paulo, e que deverá ir ao ar no dia 27 de dezembro.
O contrato de Hebe com o SBT vence no próximo dia 31 e segundo o sobrinho da apresentadora e seu empresário, Cláudio Pessutti, ela deseja novos desafios. Há, no entanto, rumores de que Silvio Santos queria reduzir mais uma vez o salário dela. Na última renovação, justificando a redução salarial como reflexo da crise financeira internacional, Hebe aceitou, resignada, a mudança.
A assessoria do SBT informou que vai escrever um comunicado oficial sobre o assunto em parceria com a assessoria de Hebe Camargo, o que deverá acontecer nos próximos dias. Ainda segundo a emissora, a carta de Hebe foi lida fora do ar, para a plateia, e não deve ser inserida no programa.
Globo ou Rede TV! seriam os destinos de Hebe 
No campo das especulações, existe a possibilidade da apresentadora ir para a Rede TV!, devido à grande amizade com Amílcar Dallevo, dono da emissora, ou para a Rede Globo. No entanto, Pessuti afirmou que “por enquanto, ela não fechou com ninguém, não há nenhum (novo) contrato. A carta que ela escreveu é para todo mundo: ela se despede do público também.” Ainda assim, o empresário garantiu que Hebe não irá se aposentar.
Neste domingo, durante gravação na Globo, no Rio de Janeiro, onde recebeu o troféu Mário Lago das mãos de Fausto Silva, Hebe demonstrou seu interesse em ser contratada pela emissora carioca, mas procurada pela imprensa, a TV Globo afirmou que não há nenhum processo de negociação com a apresentadora.

Divulgado Listão dos Aprovados no Vestibular SETREM

Muriel Canabarro Zartm, primeiro
lugar no ranking geral de desempenho
A lista de aprovados no Vestibular SETREM 2011 foi divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 13.  O processo seletivo ocorreu no sábado, dia 11, com candidatos oriundos de 44 municípios: Barra das Garças (MT), Querência (MT), São Paulo(RS), São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Guarani das Missões, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Seberi, Tenente Portela, Campo Novo, Braga, Bom Progresso, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Três Passos, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, Ijuí, Chiapetta, Inhacorá, Catuipe, Santo Angelo, Giruá, Santa Rosa, Alegria, Três de Maio, Independência, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, Horizontina, Dr. Maurício Cardoso, Tucunduva, Tuparendi, Porto Mauá, Alecrim, Novo Machado, São José do Inhacorá, Santo Cristo, Candido Godói e Campinas das Missões.
Ao todo haviam 644 inscritos, incidindo na abstenção de 8%. Dos inscritos 52,8% eram do sexo feminino e 47,2%, do sexo masculino. O mais jovem vestibulando foi Vitor Hugo Torzecki Bigolin, de 15 anos,  residente em Três de Maio e estudante do 2º Ano do Ensino Médio da SETREM. Este realizou a prova como treineiro, sendo aprovado no Curso de Sistemas de Informação. Já o vestibulando mais velho tinha 51 anos, também aprovado no processo seletivo.
Conquistou o melhor desempenho, Muriel Canabarro Zart, de 19 anos, aprovado no Curso de Administração. O jovem é egresso do Ensino Médio da SETREM e estudante do 2º Semestre do Curso de Educação Física, em uma instituição de ensino da região. “Decidi trocar de graduação porque entendo que a área administrativa tem maior oportunidade de emprego. Não esperava conquistar o primeiro lugar. Fiz apenas revisão do conteúdo. Afinal, conclui o Ensino Médio no ano passado, assim, lembrava muita coisa.”
O período de matrículas se estende até quarta-feira, dia 15. Os suplentes serão chamados a partir de quinta-feira, dia 16. Para matrícula os estudantes devem comparecer ao Campus SETREM munidos de: histórico escolar do Ensino Médio (original e cópia), cópia da Certidão de Nascimento, da Carteira de Identidade e ou Certidão de Casamento, do Título de Eleitor, do CPF e Certificado Militar.

Rio Uruguai chega a 10,7 metros acima do normal

Balsa de Porto Mauá permanece fechad
O nível do Rio Uruguai em Porto Mauá, na fronteira com a cidade argentina de Alba Posse, chegou a 10,7 metros acima do nível normal às 4h desta terça-feira. Esse foi o índice mais alto nos últimos dias. Por volta das 16h de ontem, a balsa que faz a travessia entre os dois municípios suspendeu os serviços, porque o rio estava a 9,8 metros além da calha. 
No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Mauá, a água está baixando, e a balsa deve voltar ao atendimento normal depois do meio-dia, quatro horas antes do que havia sido previsto na segunda-feira. Por dia, 160 veículos fazem a travessia entre as cidades, mas hoje pela manhã há apenas seis carros esperando a retomada das atividades.

Campeões curtem férias com a família em Três de Maio

Rodrigo Kuhn e Jones Planer na Rádio Colonial AM 
Os jogadores de futsal Rodrigo Kuhn e Jones Planer, ambos três-maienses, conquistaram no final de semana último, o titulo de Campeão Gaúcho de Futsal do Estadual Prata 2010, jogando pela equipe do AGSL da cidade Missioneira de São Luiz Gonzaga. E depois de muitos jogos, muitas viagens e toda a rotina que envolve o futsal, os dois meninos curtem as férias em Três de Maio junto da família, mas já negociando propostas para a temporada de 2011.
Rodrigo Kuhn, tem 22 anos de idade e é jogador oriundo das categorias de base da extinta Associação Romar Mann de Três de Maio/Independência, tendo sido grande destaque da equipe no último ano em que disputou o Estadual Prata em 2007, quando levava o nome de Indemaio, posteriormente, foi jogar em uma equipe de Santo Ângelo, no futsal do Mato Grosso e agora no São Luiz onde conquistou o importante titulo.
Já Jones Planer, 24 anos, que também  surgiu na base da Associação Romar Mann, defendeu a base do John Deer Futsal, jogou por Santo Ângelo, no Três Coroas e agora portanto, campeão pelo São Luiz.
Rodrigo e Jones, são mais uma demonstração da qualidade existente nos meninos que surgem tanto no futsal bem como no futebol de Três de Maio. 

Enfim, chegou o dia

Felipe, em frente ao Burj Khalifa
Enfim chegou o dia. Estamos a poucas horas do jogo contra o Mazembe. Quanta ansiedade. Neste momento tudo é decisão. A torcida acordou cedo, todos na grande expectativa de ir logo para o estádio. Nossa saída do hotel esta programada para às 14h. O jogo aqui começa às 20h.
Ontem a tarde em uma caminhada por Dubai, o número de colorados era impressionante. Em frente ao Burj Khalifa, maior prédio do mundo com 828m de altura, aproximadamente 400 colorados cantaram muito e já mostraram que não estão a turismo nos Emirados. Sem dúvida, o estádio estará totalmente lotado de colorados hoje. Literalmente, Abu Dhabi virou o Beira-Rio.
Então é isso colorados. Por enquanto posto algumas fotos de ontem para vocês e, após o jogo, estaremos aqui para falar da vitória, que certamente virá. Por aqui nosso objetivo é cantar pelos milhões de colorados que não vieram e buscar a vitória a todo custo. Saudações coloradas. Pensamento positivo.
Vamo, vamo Inter...

Chuva traz novo vigor aos pastos

O feno de palha de arroz foi uma alternativa
usada pelos pecuaristas para manter o peso
dos animais 
O pasto seco e amarelado que estava tomando conta do cenário rural da Fronteira Oeste vai dar lugar em sete dias – tempo aproximado que a pastagem leva para crescer – a campos verdes, cenário típico da região. A mudança de um quadro desolador para recuperação se deve à média de 200 milímetros de chuva que caíram em alguns dos municípios da Fronteira nos últimos três dias.
Nas lavouras de arroz, a chuva também trouxe alívio para os produtores. Ainda que a precipitação tenha vindo acompanhada de vento e um pouco de granizo, os especialistas garantem que os benefícios para a região compensam os pequenos estragos.
Produtores de gado, há cerca de 45 dias, lançaram mão de suplementos alimentares para o rebanho não perder peso, o que onera o custo de produção dos pecuaristas. O gerente do escritório da Emater em Uruguaiana, João Carlos Battassini, explica que o volume de chuva foi suficiente para amenizar a situação de seca, e as pastagens devem voltar ao normal em uma semana. Foram registrados, em consequência do vento que chegou a ultrapassar 90 quilômetros por hora em algumas localidades, pequenos estragos em estufas de hortigranjeiros e frutas como o morango.