16 agosto 2012

Três de Maio: Empresa manifesta-se sobre reclamações sobre a coleta do lixo

Ermínio esteve na Rádio Colonial na manhã desta quinta-feira 
(Foto: Paulo Marques)
Durante a semana várias pessoas procuraram a reportagem da Rádio Colonial, para reclamar da forma como vem sendo recolhido lixo na cidade. Foram relatadas que, muitas vezes, as sacolas com os resíduos são colocadas no meio da rua na parte da manhã e a coleta é feita apenas à tarde. Nesse meio tempo, o lixo é atropelado por veículos que passam por estas vias.

Outro problema estaria relacionado com os cães e gatos que acabam rasgando as sacolas plásticas que ficam na via pública. O proprietário da Luxtran Soluções Ambientais, Ermínio Samboranha, explicou que a colocação do lixo nas ruas serve para facilitar o trabalho dos garis tendo em vista que é o caminhão não conseguiria entrar em todas as ruas da cidade. Ele se comprometeu, no entanto, a cobrar que o recolhimento seja realizado em um tempo mais curto possível a partir da colocação dos sacos na rua.

Anunciou, também, que a partir de agora as sacolas serão colocadas apenas no canto das vias e não mais no meio das ruas. Samboranha admitiu que em alguns momentos o lixo seco tem que ser misturado ao orgânico no mesmo caminhão, mas que isto são fatos isolados quando um caminhão estraga, por exemplo.

Dirigentes da Cotrimaio participam do ECOA 2012 nos EUA

A Cotrimaio está representada pelo seu d/secretário, Silceu
Dalberto, e pelo gerente de suprimentos, Gilmar Kraemer
A Syngenta realiza desde domingo (12) uma viagem de estudos e conhecimento sobre a região produtiva de grãos dos EUA. A atividade conta com a participação de dirigentes de cooperativas e empresas ligadas ao agronegócio e pesquisadores. A Cotrimaio está representada pelo seu diretor secretário, Silceu Dalberto, e pelo gerente de suprimentos, Gilmar Kraemer.

A abertura oficial do roteiro foi realizada pelo presidente da Syngenta Brasil, Laercio Giampani, em Raleigh Durham. Na segunda-feira (13), o grupo participou de uma palestra na Syngenta Biotech Instituition (SBI).

O roteiro possui atividades práticas e teóricas. As atividades da terça-feira foram realizadas na cidade de Chicago, com a visita na Bolsa de Valores e palestra com o engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP e Doutor em Economia Aplicada na mesma Instituição. Alexandre Mendonça de Barros, que também é membro do Conselho de Administração do Grupo Schoenmaker, integrou-se ao corpo técnico da MB Agro em 1994 e hoje é um dos principais conhecedores do agronegócio brasileiro. O grupo também visitou a Purdue University e acompanhou uma aula.

Ijuí: Travesti e comparsa assaltam taxista com arma de brinquedo

Eduardo de Oliveira dos Santos (E) e Dionatan Paixão,
presos por roubo à mão armada cometido contra motorista
de táxi (Foto: Abel Oliveira)
Um taxista foi assaltado na tarde desta quarta-feira, 15/8, ao atender solicitação de corrida feita por um travesti e outro indivíduo moreno que se encontravam nas proximidades da SOGI, centro de Ijuí.

Segundo o motorista, a dupla pediu para ser levada até as proximidades do Beco do bairro Osvaldo Aranha, onde ocorreu o roubo.

Os dois supostos passageiros teriam apontado uma arma de fogo para a vítima e exigido o dinheiro.

Depois, fugiram para o interior do Beco com cerca de R$ 250, roubados, sem que o taxista fosse agredido.

O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar se deslocou ao local e conseguiu prender os autores, em uma casa velha, usada por usuários de drogas.

Eles foram identificados como Dionatan Paixão, 20 anos, e Eduardo de Oliveira dos Santos, de 18. Um terceiro suspeito chegou a ser conduzido, mas como não foi reconhecido pela vítima, acabou sendo arrolada como testemunha.

Os policiais do POE apreenderam com o travesti e seu comparsa, um revólver de brinquedo, utilizado no delito.

Também foram entregues na delegacia de polícia, por ocasião da lavratura do flagrante por roubo a mão armada, um capuz preto, algumas pedrinhas de crack, uma faca, um canivete, e R$ 50. O restante do dinheiro, segundo o travesti, teria sido utilizada na compra da droga. Os dois foram recolhidos à Penitenciária Modulada.

Pelotas: No dia dos solteiros, homem faz 104 anos e diz que segredo é nunca casar

Filho de imigrantes italianos, Palombo nunca teve filhos
No dia dos solteiros, um dos moradores mais antigos de Pelotas, na região Sul do estado, completou 104 anos de vida. Renalto Risi Palombo festejou com os amigos em um Café, frequentado por ele há mais de 50 anos. Há algumas décadas, o alfaiate foi referência na produção de roupas masculinas sob medida na cidade. Filho de imigrantes italianos, Palombo não teve filhos e atribui a longevidade ao fato de nunca ter casado.

Palombo nasceu em 1908 e é filho de imigrantes italianos. Como nunca frequentou a escola, teve que aprender a ler e escrever com a mãe. Nunca teve filhos. O ofício de alfaiate aprendeu com o pai aos 12 anos de díade. Segundo ele, na época em morou no Rio de Janeiro, fez roupas para Carlos Lacerda, Leonel Brizola, Flores da Cunha e Arthur da Costa e Silva.

Sempre que a saúde permite, vai até o mais tradicional ponto de encontro de Pelotas: o Café Aquarius, frequentado por ele há pelo menos 50 anos. É neste lugar que todos os anos os amigos comemoram o aniversário dele. Nesta quarta-feira (15) o 104º. Sempre com direito a bolo e velinhas, que ele apaga com muita disposição.

Três de Maio: SETREM realizou o III STIN, II SABTIC e VII Workshop em TI

Mesa redonda, palestras e sessões técnicas fizeram parte
dos eventos (Foto: Ramone Pacheco)
Nos dias 13 e 14 deste mês, a SETREM foi sede do III Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul (STIN), do II Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SABTIC) e do VII Workshop em TI.

As atividades foram realizadas por meio dos cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade SETREM, em conjunto com a Faculdade de Química e Engenharia "Fray Rogelio Bacon" da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA) Campus Rosário, Argentina. Os eventos possuem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e têm na coordenação geral brasileira Fauzi de Moraes Shubeita (SETREM) e coordenação argentina de Gustavo Alberto González Capdevila (Pontifícia Universidade Católica Argentina).

Na segunda-feira, dia 13, foi realizada a abertura oficial do evento, com um coquetel de recepção e uma mesa redonda com os professores da Pontifícia Universidade Católica Argentina, Gustavo Capdevila e Mauro Pettinari; o idealizador do STIN, Gustavo Griebler; Vinícius Urnau, da Migrate; Ildo Corso, da Abase. A mediação dos debates foi realizada pelo professor Fauzi Shubeita.

Os temas debatidos foram: Mercado x Formação Acadêmica, Expectativas e Realidade em TI; A pesquisa científica e o seu valor de mercado em TI; Cenário Brasil x  Argentina no âmbito da pesquisa científica em TI.
Na terça-feira, dia 14, foram realizadas duas palestras vinculadas à área de TI. A primeira abordou a temática da Segurança na Informação, que foi explanada por Alessandro La Rocca Silveira, Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Consultor SAP Basis.

A segunda palestra enfatizou as Consequências Jurídicas da Super Exposição nas Redes Sociais e no Ambiente Virtual, tema que foi abordado por Lurdes Grossmann, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Esta edição dos eventos contou com a submissão de 48 artigos científicos, sendo que os autores dos trabalhos aprovados eram das seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás, Pontificia Universidad Católica Argentina, Faculdade Três de Maio, UNIJUÍ, UFSM, UEMG, Universidade Nacional de Rosário, Universidad del Aconcagua, UPF, Escola Caminhos do Aprender, UNISINOS, Instituto Federal de São Paulo, PUC-MG, Instituto Federal do Ceará, Universidad Nacional de San Juan, Univali, Engsoft, PUCRS, UFRGS, Instituto Federal da Paraíba, UEPB, CPqd, URI.

Para o idealizador do STIN, Gustavo Griebler, o evento tomou grandes dimensões, passando de abrangência regional para nacional e internacional. “O STIN surgiu de uma necessidade que inicialmente eu enxerguei e que com a ajuda de duas pessoas essenciais, os professores da SETREM Fauzi Shubeita e Vera Benedetti, e posteriormente o professor da UCA Gustavo Capdevila, tomou corpo, que é a questão do deslocamento para grandes centros para participar de eventos científicos. E tenho a dizer que nossa região, em especial Três de Maio, sede da primeira e terceira edição do STIN, e segunda do SABTIC, mostrou potencial”, informa.

A quarta edição do STIN será realizada em 2013, na Unicruz, em Cruz Alta. Já o SABTIC será realizado na Argentina, em local a ser definido.