30 agosto 2012

Três Passos: Homem é acusado de prática de zoofilia

Foto: Jornal Atos e Fatos / Difusora Celeiro
Uma ocorrência policial atípica foi registrada na tarde de ontem, em Três Passos, nas proximidades da empresa Seara. Segundo a reportagem do Jornal Atos e Fatos / Difusora Celeiro, um homem teria mantido relações sexuais com uma cachorra.

O caso revoltou a comunidade local. Conforme relatos, foram registradas outras situações suspeitas com o mesmo animal. A polícia está investigando o fato.

A denúncia foi feita por moradores e pela ONG Apassos - Associação Protetora dos Animais de Três Passos. O individuo que teria praticado o ato libidinoso de zoofilia nega as acusações.

Em visita ao local onde o cão está sendo tratado, a reportagem do Jornal Atos e Fatos / Difusora Celeiro constatou os ferimentos graves.

Três de Maio: Enfermeiras do HSVP participam de curso em Porto Alegre

O procedimento surgiu no Brasil em 1990 nas UTI neonatal,
e em 1995 na UTI adulta 
Capacitação em Cateterização Central de Inserção Periférica visa qualificar profissionais para um serviço que está sendo avaliado para a implantação na instituição

A coordenadora das Unidades de Internação/Centro Obstétrico e da Unidade Betânia, enfermeira Adriane Freoder Kleinpaul, e a enfermeira assistencial Patrícia Roberti, do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, participaram nos dias 13 e 14 de agosto do curso de Cateterização Central de Inserção Periférica, realizado no centro de treinamento C-Vist, em Porto Alegre, e ministrado pelas enfermeiras Anaelí B. Peruzzo e Circe Santos Moraes.

O procedimento surgiu no Brasil em 1990 nas UTI neonatal, e em 1995 na UTI adulta. “Esta capacitação contribui para melhorias em nosso trabalho, visando a obtenção e manutenção de um acesso venoso que assegure a eficácia do tratamento e a qualidade da assistência na terapêutica intravenosa. É uma prática recente que está sendo avaliada para a implantação em nossa instituição, pois o enfermeiro precisa primeiramente desta capacitação para realizar este tipo de procedimento, conforme a resolução 258/2001 do Cofen”, explica Adriane.

Segundo ela, este novo tipo de procedimento vem em acarretar melhorias aos pacientes, que por muitas vezes são de difícil acesso venoso. “Há vários critérios a serem avaliados pelo profissional que irá realizar este procedimento. É de fundamental relevância que a equipe conheça todos os cuidados de enfermagem necessários para a atividade e tenham o consentimento e a autorização da família. O curso significa um crescimento para a instituição e para os profissionais que atuam na área”, complementa a enfermeira do HSVP.

PIC Cateterização

Quanto ao procedimento, Adriane explica que se trata de um cateter longo, de oito a 75 centímetros, flexível, inserido em uma veia periférica, progredindo através desta até o sistema venoso central. “A técnica de punção é simples, mas tendo um cuidado especial, utilizando formas de assepsia indicadas e um manejo estéril do procedimento. É indicado em pacientes com nutrição parenteral, medicação endovenosa por um longo período, antibioticoterapia com mais de sete dias de infusão, múltiplas medicações, medicações intermitentes, infusão rápida de fluídos, derivados sanguíneos, monitorização hemodinâmica, obtenção de via venosa em crianças sem condições de acesso periférico, infusão uniforme e contínua de drogas vasodilatadoras, aminas vasoativas – que são medicamentos de uso corriqueiro nas UTIs e apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos -, soluções hipertônicas, vesicantes ou irritantes.”

A enfermeira relata ainda que após realizado este procedimento, é solicitado um Raio-x de contraste, que evidencia o trajeto e confirmação da localização deste cateter, dando início ao tratamento. “Podemos utilizar as seguintes veias para a punção: basílica, cefálica temporal, poplítea, jugular e axilar. É mantida a manutenção diária, com inspeção e troca do curativo pela enfermeira. O uso deste cateter está em grande expansão, com resultados positivos”, finaliza Adriane.

Operação contra homicídios prende 14 e apreende armas e drogas no RS

Parte dos presos nesta quinta-feira em São Leopoldo
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (30) 14 suspeitos de envolvimento em quadrilhas que praticavam homicídios, tráfico de drogas e assaltos em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo o delegado Alencar Carraro, da 3ª Delegacia do município, outras 10 pessoas haviam sido detidas durante a investigação. Do total de 24 presos, cinco são adolescentes.

As ações foram parte da Operação Tanatos 3, deflagrada para combater a incidência de homicídios no município. Segundo Alencar, os detidos são suspeitos de envolvimento em cerca de seis homicídios e oito tentativas. Foram apreendidos mais de 1 kg de maconha, quatro armas de fogo e uma quantidade de dinheiro. A ação envolveu 100 agentes da polícia, em 35 viaturas.

O principal foco da ação foi uma quadrilha denominada Los Peludos, suspeita de três homicídios e duas tentativas. Quatro entre os detidos fazem parte do grupo, que atua principalmente na localidade da Chácara dos Leões. O delegado afirma que, além de praticar tráfico de drogas, os integrantes do grupo executavam desafetos e usuários e praticavam arrastões.

Armas e drogas apreendidas nesta quinta-feira em São
Leopoldo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Entre os presos, os homens foram encaminhados à Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As quatro mulheres detidas foram encaminhadas à Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, também na Região Metropolitana. Já os cinco adolescentes cumprirão medida no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

De acordo com o delegado, somadas às operações Tanatos 1 e 2, a ação desta quinta-feira já totaliza mais de 80 prisões.

São José do Inhacorá: III Semana da Pessoa com Deficiência

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, foi comemorada
com intensa programação
Na semana Nacional da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto em São Jose do Inhacorá, através da Equipe do CRAS Bem Viver, foram desenvolvidas várias atividades alusivas à Inclusão Social e a preservação do Meio Ambiente. Na quarta-feira os grupos de convivência Adolescer, Viver é arte e Alegria de Viver interagiram na Praça Alceu Inácio Fernandes, na confecção de um painel que resgata a união de todos em benefício do Meio Ambiente.

Já na sexta-feira, em um evento maior, reuniu-se nas dependências da ASISJOI, a Escola Municipal Rui Barbosa, com seus alunos da 6ª, 7ª e 8ª series, juntamente com a Escola Estadual Madre Madalena que além destas séries, trouxe também o seu Ensino Médio para prestigiar a palestra da professora, doutora em Educação Ambiental, Prof. Cleria Meller do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa que veio compartilhar conosco a temática “Resíduos sólidos”.

Na oportunidade, representando as pessoas com deficiência do município, Loure e Ari, entregaram uma lembrança à palestrante que demonstrou encantamento com a iniciativa do município em articular a preservação do meio ambiente com a inclusão social das pessoas com deficiência.

Três de Maio: Acadêmicas de Design de Moda participam de workshop em Porto Alegre

Atividade foi realizada com o estilista Dudu Bertholini 
Atividade foi realizada com o estilista Dudu Bertholini

No sábado, dia 25, as acadêmicas Camila Kronbauer, Maira Schein, Elisângela Salomão e Aline Gullich, do Curso de Tecnologia em Design de Moda da SETREM, participaram de um workshop de produção de moda, em Porto Alegre.

O curso, promovido pelo IBModa, foi ministrado pelo estilista Dudu Bertholini, proprietário da marca Neon, e contou com a duração de 10 horas.

Durante as atividades, as acadêmicas da SETREM realizaram estudos de caso e exercícios sobre produção de moda, além de analisarem o trabalho de Dudu Bertholini em catálogos, desfiles, publicidade e editoriais.

Durante o workshop, as participantes contaram com estrutura de fotógrafos, modelos e make para colocar em prática vários ensaios de produção de moda, que tiveram a orientação direta do estilista.

As fotografias e materiais produzidos puderam ser adicionados aos portfólios dos participantes.

Grêmio confirma ascensão e vence um Vasco em queda

Jogadores do Grêmio celebram gol de Marcelo Moreno
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Um jogo para confirmar duas equipes em direções contrárias no Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Olímpico, o Grêmio se manteve em trajetória ascendente, conquistando o terceiro triunfo consecutivo e ratificando sua condição de candidato ao título. Do outro lado, o Vasco chegou à terceira derrota seguida e, apesar de se seguir no G-4, se mantém em queda livre, com um futebol irreconhecível em relação ao do início da competição. Marcelo Moreno e Kleber fizeram os gols do jogo.

Com a vitória diante de 17.770 pagantes e os tropeços dos adversários diretos, o Grêmio chegou aos 40 pontos e diminuiu para quatro a diferença para o líder Atlético-MG, que tem um jogo a menos e empatou com a Ponte Preta. Além disso, a distância para o Fluminense, segundo colocado, que ficou no 1 a 1 com o Corinthians, passou a ser de três pontos.

- O time jogou bem, sabíamos da importância, era um jogo de seis pontos. Tivemos tranquilidade, paciência e soubemos manter a posse de bola. Claro, tomamos uma pressão, mas é normal, controlamos o jogo o tempo todo - disse o atacante Kleber.

O Vasco somou apenas um ponto nas últimas cinco rodadas e estacionou nos 35. Agora vê sua posição na zona de classificação para a Libertadores bem ameaçada, embora não seja possível deixá-la nesta rodada (o São Paulo, que joga nesta quinta-feira, tem quatro pontos a menos).

- Precisamos nos reencontrar no campeonato para lutar por uma vaga na Libertadores e até pelo título - avaliou o volante Nilton.

Os dois times voltam a campo neste sábado, pela 21ª rodada. O Grêmio vai ao Pacaembu enfrentar o Palmeiras, enquanto o Vasco recebe a Portuguesa em São Januário.