08 agosto 2012

Em jogo marcado por polêmicas da arbitragem, Inter empata com Náutico

Nei tenta conter o avanço do Náutico
(Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
Bem que Fernandão alertou. O jogo contra o Náutico era perigoso. E, na noite desta quarta-feira, o Inter não conseguiu furar a marcação do time pernambucano e empatou em 0 a 0, em pleno Beira-Rio.

A partida foi marcada por polêmicas no segundo tempo. No início da etapa, Araújo marcou um gol, mas a arbitragem deu impedimento. Aos 20, Nei foi calçado dentro da área, mas Ricardo Marques Ribeiro anotou apenas tiro de meta.

Ao final da partida, Índio lamentou a dificuldade em furar o bloqueio pernambucano:
- Eles ficaram todos atrás e ficou muito difícil para a gente.

Já o lateral-esquerdo Lúcio comemorou o resultado obtido no Beira-Rio e ressaltou que o Inter insistiu na bola aérea::

- O Inter só jogou bola na área, enquanto nós saímos com a bola no chão. O empate foi bom porque são poucos que virão aqui e tirarão pontos do Inter.

Com o resultado, o Inter chega aos 27 pontos no Brasileirão e segue invicto com Fernandão como treinador. Já o Náutico agora soma 17 na tabela de classificação. Na próxima rodada, os colorados recebem a Ponte Preta no domingo, às 17h. No sábado, às 21h, o Náutico enfrentará o Flamengo, no Raulino de Oliveira.

Homenagem antes da partida e primeiro tempo aberto
Antes do jogo, Índio foi homenageado pelo clube. O zagueiro recebeu uma placa pelos 350 jogos com a camisa do Inter, completados na noite desta quarta-feira.
Dentro de campo, o Náutico não estava disposto a deixar o time gaúcho comemorar a marca. Sem se importar com o fator local, a equipe pernambucana buscava ter os domínios da partida e trocava passes no ataque. Aos 10 minutos, Souza viu Muriel adiantado e tentou encobrir o goleiro, mas a bola saiu por cima da meta colorada.

Homem que percorre o Brasil de bicicleta chega a Santo Ângelo, RS

Brito percorre as ruas de Santo Ângelo, na região das
Missões do RS (Foto: Guilherme Rocha/RBS )
O paraense José Milton Brito, 54 anos, cruza o Brasil desde 2009.

Trajeto termina daqui a dois meses, quando ele deve chegar ao Chuí.

Chegou a Santo Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul, o paraense José Milton Brito, de 54 anos, que percorre o Brasil de bicicleta desde 16 de junho de 2009. Ele saiu da reserva indígena Raposa Serra do Sol, no município de Uiramutã, em Roraima, no Norte do país e se dirige ao Chuí, no extremo sul do país. Ele passou pela cidade nesta quarta (8).

Ao todo, o ciclista já passou por 1.014 cidades brasileiras. Foram 46.743 quilômetros percorridos. Segundo Brito, esse era um sonho antigo. Para ele, o principal objetivo é conhecer as diferentes culturas do país. Ao fim do trajeto, que deve ocorrer em até 60 dias, ele pretende dar início a um livro relatando a aventura.

Bom Progresso: Carro colide em caminhão de leite na BR-468

Fotos: Roberto T. Fauri - Portal Região Celeiro
Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na noite desta terça-feira (7), na BR 468, em Bom Progresso.

Por volta das 19h20min, o trespassense Luís Fernando Fontaniva de Lima trafegava em um VW Gol no sentido Três Passos / Humaitá, quando, no km 88 da rodovia, acabou colidindo na traseira de um caminhão de leite conduzido por João Cláudio de Lima, que seguia no mesmo sentido e estaria realizando uma manobra para entrar em uma estrada vicinal.

No ocorrido, resultou com ferimentos leves a mãe do motorista do automóvel, Geni Fontaniva de Lima. Também estava no Gol Vivian Fontaniva de Lima, irmã de Luís. O caminhão era tripulado somente pelo condutor.

O Corpo de Bombeiros de Três Passos e policiais militares de Sede Nova e Humaitá atenderam a ocorrência. O automóvel resultou com danos consideráveis.

Confira abaixo algumas fotos registradas pouco após o acidente pela equipe do Portal Região Celeiro.

Bossoroca sedia o II Encontro Sul-americano de Folclore

II Encontro Sul-americano de Folclore de 10 a 12 de agosto
Nos dias 10 a 12 de agosto acontece, em Bossoroca, a segunda edição do Encontro Sul-Americano de Folclore. Segundo o organizador Jairo Veloso, os preparativos estão em fase final. A expectativa é que Bossoroca receba um grande público, além das delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai. Em paralelo ao encontro também acontece a I Mostra de Artesanato e Artes Plásticas do Mercosul, com exposições no Clube 3 de julho.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (10/08):
17h30min – Recepção das delegações e jantar de confraternização no Sindicato Rural (RS-168 – Km 48);
Sábado (11/08):
9h – Abertura oficial do evento no CTG Sinuelo das Missões;
9h30min – Apresentação do Grupo de Danças Populares Andanças, de Porto Alegre;
Palestra com Clovis Luiz J. Da Rocha – UFRGS;
10h30min – Apresentação do Grupo de Danzas Folklóricas Provincia de Buenos Aires, de Bahia Blanca, Argentina;
Palestra com Omar Martinez Ocampo;
12h – Encerramento das apresentações;
12h30min – Almoço no CTG Sinuelo das Missões;
14h30min – Apresentação do Grupo Alma de Cardo, e Tabaré Arapi y su Banda, de La Paz, Uruguai;
Palestra com Tabaré Petronio Arapy;
16h30min – Apresentação do Elenco Artístico Tetaguã Kyre'y, de San Lorenzo, Paraguai;
Palestra com Gladys Beatriz Quintana de Paredes;
18h – Encerramento das apresentações;
20h30min – Jantar de confraternização e apresentação dos grupos participantes;
Domingo (12/08):
9h – Apresentação do Grupo de Folclore Polonês Águia Branca, de Guarani das Missões;
Palestra com Moisés Marczewski;
10h – Apresentação do Cuarteto de Malambo 4° Regimento, de San Fernando, Argentina;
11h – Apresentação da Agrupación de Negros y Lubolos Sonidanza, de La Paz, Uruguai;
Palestra com Tabaré Petronio Arapi;
12h – Encerramento das apresentações;
13h30min – Almoço de confraternização, com apresentação da Invernada de Danças Tradicionais Chilenas de Prata, do CTG Sinuelo das Missões;
16h – Encerramento do evento.

Três de Maio: HSVP alerta sobre cuidados para evitar contágio da conjuntivite

Dr. Daniel, lembra que a infecção pode apresentar
complicações que causam prejuízo à visão
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias. De acordo com o médico oftalmologista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, Daniel Azevedo Marquardt, são vários os tipos da inflamação, cada um com suas características, sintomas e tratamentos. “A viral é a forma mais comum e pode causar epidemias em hospitais, escolas e locais públicos. É extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de quatro a 10 dias antes de a doença se manifestar e, após o início dos sintomas, o vírus é transmitido por aproximadamente 13 dias. Os sinais de contágio são inicialmente vermelhidão, desconforto e secreção aquosa (lacrimejamento) inicialmente em um olho, mas que aparecem no outro após um ou dois dias. Por se tratar de uma patologia autolimitada (se resolve sozinha), o tratamento geralmente é sintomático. Para alguns casos, pode ser necessário o uso de colírios de corticoide”, explica.

Marquardt cita também a conjuntivite bacteriana, que geralmente acomete os dois olhos, com o segundo também apresentando os sintomas apenas de um a dois dias após o primeiro. Os sinais de contágio são vermelhidão, sensação de corpo estranho, ardência, secreção mucopurulenta ou purulenta amarelada e com pálpebras geralmente aderidas ao acordar. Geralmente autolimitadas, em alguns casos os colírios antibióticos podem ser necessários.
“O terceiro tipo é a alérgica, associada a polens de arvores, ácaros domésticos e pelos de animais. Se apresenta com surtos transitórios de vermelhidão, secreção mucosa espessa e transparente, prurido (coceira) e edema palpebral. O tratamento consiste em evitar contato com alérgenos, uso de colírios anti-histamínicos e estabilizadores de mastócitos. Em alguns casos, corticoides tópicos podem ser necessários. Existem outras formas de conjuntivite, porém são pouco frequentes”, complementa o oftalmologista.

As formas de contágio e os cuidados
A principal forma de contágio está no contato das mãos com os olhos, após elas terem tocado em alguma secreção infectada, que pode estar em diversas superfícies como cadeiras, maçanetas, toalhas, roupas de cama, lenços e objetos de uso comum. Geralmente o verão é mais propício para o aparecimento e disseminação dessas infecções, mas a conjuntivite pode surgir em qualquer época do ano.

“Objetos de uso comum, como telefone, controle remoto, sabonete e toalhas aumentam as chances de avanço do vírus ou da bactéria. Para a precaução, é recomendado um cuidado mais intenso com a higiene pessoal, lavagem cuidadosa e frequente das mãos, uso de álcool em gel, lenços de papel e toalhas e roupas de cama individuais. Outra indicação é não coçar os olhos, pois as mãos são os principais veículos de transmissão”, indica Marquardt, que lembra também que após o contágio do paciente, a ele é indicado o isolamento temporário do contato social, como afastamento do trabalho e da escola.

Procure seu médico
O HSVP indica a vital importância de se procurar um oftalmologista para definir o tratamento mais adequado, e para que também seja possível a detecção de possíveis complicações associadas. Se não for prevenida ou tratada, a conjuntivite pode provocar uma epidemia e levar à ausência de pessoas no trabalho, na escola e em outros compromissos sociais, além de a inflamação poder apresentar complicações que causam prejuízo à visão.

São José do Inhacorá: Mais uma conquista da consulta popular e cidadã


A Brigada Militar do Município de São José do Inhacorá, no dia 27 de julho, recebeu 07 pistolas automáticas. Este material é resultado das propostas da Consulta Popular e Cidadã 2010 e Orçamento 2011.

A entrega deste material à Brigada foi feita na Assembleia do COREDE em Santa Rosa ao Presidente do COMUDE Eduardo Ludwig, juntamente com o Sargento Celso Marlodt da Brigada de São José do Inhacorá.

O Presidente do COMUDE, Eduardo Ludwig, declara que estas conquistas são fruto da participação de todos, nesse democrático processo de votação das prioridades elencadas e, que esta aquisição vem a beneficiar diretamente toda população em se tratando de segurança pública.

A consulta popular e cidadã, além e funcionar como instrumento efetivo de interferência da sociedade nos rumos do Estado, bem como do Município, serve para a comunidade reivindicar recursos e projetos nas áreas que considerar prioridade em sua cidade.

Com a bênção de Damião, Brasil volta à final olímpica após 24 anos

Damião marcou dois gols (Foto: Andrew Yates / AFP)
Depois de 24 anos de frustrações, demissões de treinadores e crucificação de algumas gerações, a seleção brasileira está novamente em uma final olímpica. Nesta terça-feira, em Manchester, no Old Trafford, o time de Mano Menezes fez 3 a 0 na Coreia do Sul, com show de Leandro Damião, e avançou para a decisão do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Londres. Algo que não acontecia desde os Jogos de 1988, em Seul. O adversário será o México, sábado, às 11h, em Wembley.

A medalha de ouro olímpica é uma obsessão para o país que venceu cinco vezes a Copa do Mundo e tem uma das seleções mais temidas do planeta. Nas duas vezes que chegou mais perto da conquista, o Brasil sucumbiu na decisão e ficou apenas com a medalha de prata. Em 1984, nos Jogos de Los Angeles, perdeu da França. E quatro anos depois, em Seul, foi derrotado pela extinta União Soviética. Depois disso, levou dois bronzes: em 1996, em Atlanta, e 2008, em Pequim.

Para o duelo decisivo contra o México, o Brasil chega embalado por uma campanha goleadora. Fez três gols em todos os cinco jogos até aqui no torneio masculino de futebol das Olimpíadas da Londres. E mais: Leandro Damião, com seis gols, é o artilheiro da competição. O atacante do Internacional, aliás, é o terceiro maior goleador brasileiro nos Jogos, perdendo apenas para Bebeto (oito) e Romário (sete). No jogo desta terça-feira, o jogador deixou para trás Ronaldo Fenômeno, com cinco.

Apesar da ótima campanha, a Seleção, observada nesta terça pelos presidentes Joseph Blatter, da Fifa, e Jose Maria Marin, da CBF, tem mantido certa irregularidade durante as partidas, muito embora tenha mostrado também poder de reação. No duelo com a Coreia do Sul, mais uma vez, o Brasil levou alguns sustos. Mas dessa vez não sofreu gol, e depois que encaixou seu futebol sobrou diante de um assustado e atrapalhado adversário. Os sul-coreanos, agora, disputam o bronze contra o Japão, sexta-feira, às 15h45.

Para os jogadores da Coreia do Sul, a conquista da medalha, mesmo que de bronze, é como um título. Em especial porque o governo local prometeu aos medalhistas a dispensa do serviço militar.

Três de Maio: Parceria entre Setrem e CIER-Biogás impulsiona estudos e ações para geração de energia renovável

Direção da Setrem e do CIER-Biogás
O objetivo é desenvolver biodigestores compactos de alto rendimento adequados ao perfil agropecuário da região Noroeste do Rio Grande do Sul

A Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM firmou acordo de cooperação com o Centro Internacional de Energias Renováveis com Ênfase em Biogás, CIER-Biogás, tendo como objetivo a cooperação técnico-científica entre as instituições para a difusão de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e troca de experiências sobre o tema energias renováveis e biogás.

O biogás é um dos produtos da degradação dos dejetos de suínos e bovinos de leite e pode ser aproveitado na geração de energia elétrica e térmica, com a substituição na queima de gás de cozinha ou lenha.
O CIER-Biogás é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e outras instituições nacionais e internacionais, e desenvolve ações no tema biogás na região oeste do estado do Paraná, grande produtora de suínos e leite, além de aves e grãos.

Naquela região já está em operação uma cooperativa de agricultores que gera biogás a partir de dejetos de suínos e bovinos, o qual é transportado através de um gasoduto até uma Microcentral Termelétrica para geração de energia elétrica, térmica e futuramente, veicular. Além disso, possui outras unidades de demonstração onde é gerado biogás a partir de efluentes de um abatedouro de aves e de uma fecularia, de dejetos de suínos e bovinos de leite e de esgoto urbano.

Com a assinatura do termo de cooperação, a SETREM passa a fazer parte da rede de parceiros do CIER-Biogás e a ter acesso ao conhecimento ali disponível sobre biogás.

A primeira grande ação foi a instalação de um Biodigestor Compacto de Leito Fluidizado na SETREM para realização de pesquisas. Esse biodigestor foi desenvolvido por uma empresa paranaense parceira do CIER-Biogás, que atua junto aos municípios do lago de Itaipu e já esta em operação desde julho de 2012.

Nessa linha os primeiros estudos serão realizados pela Faculdade de Engenharia de Produção da SETREM, e, após, as atividades serão estendidas à Faculdade de Agronomia para disseminação de conhecimento e apoio técnico e laboratorial aos agricultores da região. Em sequência, as Faculdades de Administração e de Sistemas de Informação terão condições de participar, nos estudos de viabilidade econômica, de controle e otimização de redes de biodigestores.

Os resultados das pesquisas visam, em última análise, trazer benefícios ao setor agroindustrial da região, através da oportunidade de obter energia e fertilizantes a partir de recursos que hoje, não apenas são descartados, mas até nocivos à sustentabilidade ambiental. Em outras palavras, os dejetos suínos e bovinos poderão se transformar numa colheita de energia e renda para os agricultores.