17 maio 2010

Beto Albuquerque retira candidatura para o governo estadual

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) retirou sua candidatura ao governo do Estado nesta segunda-feira à tarde, após uma reunião com líderes do partido.
Segundo o Blog da Rosane de Oliveira, editora de política de Zero Hora, Beto e a deputada Manuela D'Ávila tomaram a decisão depois de avaliar que com o PP apoiando Crusius e o PTB sustentando a candidatura de Luis Augusto Lara, não haveria espaço para o projeto de Beto.
— Não queremos por água no moinho de ninguém. Não vamos insistir (na candidatura) como se fosse uma vaidade pessoal, em uma candidatura que, neste momento histórico, não foi capaz de reunir a seu redor um conjunto maior de forças políticas, que nós respeitamos, e tomaram outros rumos no processo eleitoral — disse Beto Albuquerque.
— Véspera de convenções não é hora de dúvida, de instabilidade política, de renegociações, de reabertura de debates. É a hora de estar pronto para o debate — completou.
Na semana passada, era dada como certa a saída de Lara do cenário, mas os movimentos do deputado no último fim de semana levaram socialistas e comunistas a repensar seus planos.

CNT/Sensus mostra Dilma com 35,7% e Serra com 33,2%

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (17) mostra a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em situação de empate técnico com o pré-candidato do PSDB, José Serra, na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto.
A cinco meses da eleição presidencial de outubro, Dilma aparece com 35,7% contra 33,2% de Serra, no cenário em que o entrevistado é confrontado com uma lista com 11 candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que justifica o empate técnico. No levantamento, a pré-candidata do PV, Marina Silva, tem 7,3%.
A pesquisa foi encomendada ao Institudo Sensus pela Confederação Nacional do Transporte. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados.
Apesar de Dilma superar Serra pela primeira vez na pesquisa CNT/Sensus, a margem de erro leva o resultado a um empate técnico. “Há uma intersecção na margem de erro”, afirmou Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.
No cenário em que apenas Serra, Dilma e Marina são apresentados aos entrevistados, o candidato do PSDB tem 37,8% e leva ligeira vantagem sobre Dilma que aparece com 37%. Nessa situação, Marina tem 8%.
Todos os cenários estão relacionados ao primeiro turno da disputa. Já no segundo turno simulado entre Dilma e Serra, a candidata petista soma 41,8% dos votos contra 40,5% do candidato da oposição. No cenário entre Dilma e Marina, a petista soma 51,7% e a candidata do PV, 21,3%. Na simulação Serra contra Marina, o tucano tem 50,3% e Marina 24,3%.

Acidente de moto deixa vereador de Ijuí em estado grave

O vereador de Ijuí, no Noroeste, Daniel Perondi (PMDB) está internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Ele é sobrinho do deputado Federal Darcísio Perondi (PMDB) e sofreu um grave acidente na tarde de domingo, quando participava de uma trilha de moto em Ajuricaba.
De acordo com o boletim divulgado na manhã de hoje pelo HCI, o vereador está em coma induzido, para posteriormente ter outra avaliação. Ele teve traumatismo de face, toráxico, craniano e quebrou as duas clavículas. Segundo diretor técnico do HCI, médico Airton Buss Junior, seus sinais vitais estão estáveis.
A cada 24h o hospital divulgará um novo boletim com o estado de saúde de Perondi. O vereador já passou por minuciosos exames e está sendo acompanhado pelo neurocirurgião Aurélio Steglich.
Daniel Perondi está em seu primeiro mandato como vereador, é casado e não tem filhos. De acordo com informações extra-oficiais quem deve assumir seu lugar na Câmara em caso de necessidade é Ricardo Adamy (PMDB).
A foto é meramente ilustrativa

FEMA inaugura nova Unidade

O crescimento da Fundação Educacional Machado de Assis é uma constante em sua história. Avançar, enfrentar desafios e manter sempre a qualidade dos serviços oferecidos é tarefa enfrentada diariamente pela direção, funcionários e professores da FEMA. Prova dessa dedicação e da coragem de enfrentar esses desafios é a obra que foi inaugurada na noite de quinta-feira(13). O evento, que aconteceu em frente ao prédio, também marcou a comemoração dos 61 anos de fundação da FEMA, completados no último dia 21 de abril.
Um prédio que há muito tempo já serviu de espaço para serviços educacionais à nossa cidade, hoje reestruturado, com um ambiente confortável, bem localizado, se torna mais um ponto de referência da Educação Regional, já que atende os Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Com a união de forças da FEMA com sua direção, funcionários, corpo docente e discente, juntamente com a comunidade, a quem esta estrutura é dedicada, a FEMA estará, num futuro próximo, ampliando estas instalações e oferecendo novos cursos.
Na oportunidade o prefeito municipal Orlando Desconsi ressaltou a importância desta obra para a região. “
Em seu discurso o diretor presidente da FEMA, Saul Dante Liberali, lembrou do longínquo 1949, quando liderados pelo visionário e corajoso professor Fioravante Pedrazani, um grupo de Santarosenses fundou o Instituto Machado de Assis com a Escola Técnica de Contabilidade. “Tenham a certeza ninguém como eu exulta tanto de emoção, hoje, 61 anos após, na condição de Presidente desta Instituição, poder entregar a minha comunidade uma obra como esta que se constitui na Unidade III da Fundação, que ressurgiu das cinzas administrativas para a credibilidade regional e comprovação de que a seriedade e honestidade ainda são possíveis neste pais de muitos desmandos”.
A nova unidade da FEMA tem um espaço de 5.500 m², sendo 2.300 m² de área construída. Cerca de 770 acadêmicos usufruem de um amplo e arejado espaço com instalações de segurança, acessibilidade e comodidade adequados nas 18 salas de aula.

Mais de 70% dos prefeitos do país estarão em Brasília nesta semana

Prefeitos de todo o país desembarcarão em Brasília nesta semana para a 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de terça-feira, dia 18, a quinta-feira, dia 20, numa promoção da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, estima que pelo menos 4 mil (dos 5.563 municípios brasileiros) estarão representados. Ele entende que a manifestação dos prefeitos é um espaço adequado para reivindicações e troca de experiências.
— É aqui em Brasília, em contato com o governo federal, que somos capazes de buscar conquistas que podem melhorar a vida de muitos brasileiros e fortalecer o municipalismo — afirma.
Entre as conquistas, ele ressalta que na marcha do ano passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que trata da compensação financeira entre o Regime Geral da Previdência Social e os regimes próprios de Previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Na mesma ocasião, o Ministério da Educação doou 8.443 ônibus escolares para 1.800 municípios selecionados de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O ministro das Cidades, Marcio Fortes, autorizou redução imediata de até 40% do valor das contrapartidas municipais em obras de saneamento e habitação no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
É hora também, segundo Ziulkoski, de redobrar a discussão sobre a regulamentação do financiamento da saúde pública no Brasil. O projeto de lei 306/2008, que trata do assunto, está parado na Câmara dos Deputados, e os municípios seguem sobrecarregados, investindo valores além do previsto pela legislação.
A queixa é reforçada pelo prefeito de Tanque D'arca, em Alagoas, Roney Valença. Ele cita, como exemplo, que a União repassa R$ 9 mil por mês para o Programa Saúde da Família (PSF), mas a prefeitura gasta R$ 12 mil só com os salários da equipe que presta o serviço. Em virtude dessas distorções, o prefeito explica que até consegue manter as contas em dia, mas argumenta que não há como fazer investimento apenas com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O prefeito de Juazeirinho, na Paraíba, Bevilacqua Matias, também reclama que o pacto federativo precisa ser melhorado. De acordo com ele, os municípios assumem muitas obrigações sem receber os recursos necessários para implantar as políticas públicas.
— É preciso pedir mudanças na divisão do bolo tributário — afima.

Com time reserva, Inter vence o Goiás de virada pelo Brasileirão

Contando com a inspiração de Walter, único titular colorado que iniciou a partida, o Inter venceu o Goiás por 3 a 2, nesta tarde de domingo. O jogo foi disputado no Estádio Serra Dourada, pela segunda rodada do Brasileirão 2010.
No primeiro tempo, o Goiás abriu 2 a 0, com Everton Santos e Amaral. Mas na etapa final, Walter marcou dois gols e sofreu um pênalti convertido por Giuliano.
Com a vitória, o Inter marca seus o Inter marca seus primeiros 3 pontos na competição. O Goiás segue sem nenhum ponto, na lanterna.
Jorge Fossati escalou um time apenas com jogadores considerados reservas - comparado com as escalações titulares do Inter nos últimos jogos pela Copa Libertadores. Walter, com a camisa 9, foi a exceção.
Mistão do Grêmio perde em casa para o Corinthians
Focado na Copa do Brasil, o Grêmio decepcionou em casa e foi derrotado por 2 a 1 pelo Corinthians, neste domingo, pela segunda rodada do Brasileirão. Ralf e Souza marcaram pelos visitantes. Maylson descontou.