10 julho 2012

Pai entrega à polícia filho suspeito de matar homem com 15 facadas no RS

Jovem foi detido durante fuga com a mão decepada da vítima
no bolso (Imagem ilustrativa)
Um dos jovens preso pelo assassinato de um homem com 15 facadas em Agudo, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi entregue à polícia pelo próprio pai, confirmou o delegado que atua no caso, Eduardo Machado. O crime aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (10) e, até o momento, é tratado como sem motivação aparente. A vítima, que era muda, teve ainda uma das mãos decepada.

De acordo com a ocorrência policial, quando a Brigada Militar estava no local do crime, na Vila Caiçara, um homem se aproximou e disse que o autor do homicídio seria o filho, um jovem de 19 anos. Na sequência, levou os policiais até onde o rapaz se encontrava.

"Quando o jovem viu a polícia se aproximando, começou a correr. O pai foi atrás dele, junto com os policiais. No momento da prisão, a mão decepada da vítima caiu do bolso do suspeito", relata Machado.
O delegado Eduardo Machado voltou a confirmar que não há motivos aparentes para o crime. "Estamos tratando o caso como homicídio, mas não encontramos nenhuma motivação. Em princípio, foi crueldade mesmo." Uma faca supostamente usada no crime foi recolhida pela polícia.

O pai do suspeito não quis dar declarações. O rapaz foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Regional de Agudo, junto com outros dois suspeitos. Um terceiro envolvido é menor de idade. De acordo com o delegado, a prisão preventiva dos três maiores já foi decretada. O adolescente foi apreendido e será encaminhado a uma casa de recuperação em Santa Maria.

Três de Maio: Equipamento criado por docente da SETREM é destaque no Programa Campo e Lavoura

Fauzi Shubeita está desenvolvendo um sistema de sensores
capaz de medir a umidade do solo 
A fim de identificar os níveis de umidade do solo de uma maneira mais efetiva e rápida, o professor do Curso de Sistemas de Informação da SETREM, Fauzi de Moraes Shubeita, desenvolveu um sistema de sensores capaz de medir a umidade do solo.

Conforme o professor do Curso de Agronomia da SETREM, Paulo Andre Klarmann, especialista em solos, o equipamento é uma inovação, pois normalmente uma análise em laboratório para identificar a umidade do solo demora mais de 24 horas para ficar pronta. “Até então, no processo realizado, necessitamos coletar amostras em diferentes profundidades, levar ao laboratório e secar o solo, para então determinar a porcentagem de umidade presente”, afirma.

Com a ajuda da tecnologia, Fauzi está desenvolvendo um equipamento que possui a capacidade de verificar instantaneamente o nível de umidade no solo. “Este equipamento funciona com sensores colocados a 25 centímetros abaixo da superfície, ligados a uma antena com transmissor de frequência que envia ao computador as informações sobre cada ponto em que os sensores foram instalados”, destaca o professor da SETREM.

O equipamento ainda está em fase de testes e adaptação, mas já se sabe que este permitirá economia de energia elétrica e de água na agricultura, pois dependendo do nível de umidade do solo, o produtor saberá se precisará aumentar ou diminuir a irrigação na lavoura.

Vacinação contra a Gripe A recomeça nesta quarta

Região Fronteira Noroeste recebe nova remessa de vacinas
contra a Gripe A 
Três de Maio recebeu hoje mais 3.140 doses da vacina contra a Gripe A H1N1. A vacinação será retomada na manhã desta quarta-feira em todos os postos de saúde do município para gestantes, idosos e crianças de 6 anos a menores de 2 anos.

Na quinta-feira, a vacina estará disponível para todas as pessoas interessadas, independentemente de fazerem parte dos grupos de risco ou não. O atendimento será por ordem de chegada

A decisão foi tomada pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde de Três de Maio reunida na tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores.

Protesto pretende reunir 1 mil suinocultores no Noroeste do RS

Criadores querem padronizar valores e organizar a cadeia
produtiva
Suinocultores do Rio Grande do Sul organizam uma manifestação para o início da tarde desta terça-feira (10) no entroncamento da BR-472 com a BR-344, conhecido como o "Trevo do Porquinho", no Noroeste, para reivindicar melhorias no setor. O objetivo é reunir 1 mil manifestantes. Segundo a Associação de Criadores de Suínos do estado (ACSURS), o protesto reforça o Ato Público dos Suinocultores Brasileiros, que ocorre em Brasília na quinta-feira (12).

Os produtores de suínos reivindicam melhorias no setor, como padronização de valores e organização da cadeia produtiva. O prejuízo, de acordo com os suinocultores, chega a R$ 1 por quilo. A situação se agrava porque o custo de produção fica muito elevado. Com o mercado retraído, as granjas estão superlotadas, principalmente as que criam leitões.

O governo federal negocia um pacote emergencial de ajuda aos produtores, que envolveria prorrogação das dívidas, criação de uma linha de crédito especial e auxílio para o escoamento da produção. O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, se reúne com técnicos do Ministério da Fazenda nesta terça (10) para ajustar os detalhes da proposta.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em torno de 500 suinocultores de 10 estados devem participar do ato público. Do Rio Grande do Sul, são quase 90 suinocultores que vão se deslocar a Brasília.

Número de mortes por gripe A no RS sobe para 23, diz Secretaria de Saúde

Secretaria da Saúde e Famurs estiveram reunidos nesta
segunda-feira (Crédito: Fabiano do Amaral)
Subiu para 23 o número de mortes causadas pela gripe A (H1N1) em 2012 no Rio Grande do Sul. Mais oito óbitos foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (9). O número de casos subiu de 99 para 145.

As novas mortes foram registradas cidades de São Borja (3), Soledade (1), Vitória das Missões (1), Alecrim (1), Porto Alegre (1) e Santo Ângelo (1). Porto Alegre (18 casos confirmados), Cruz Alta (14) e Santo Ângelo (9) lideram o ranking de incidência da doença.

O boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) informa também que, dos casos suspeitos investigados, 195 foram confirmados para outros agentes infecciosos, incluindo 26 mortes. Outros 412 foram descartados, pois não foi identificado nenhum agente infeccioso.

No último informe, divulgado na quarta-feira (4), 15 mortes por gripe A haviam sido confirmadas. Esse número já havia superado o total de mortes causadas pelo contágio do vírus H1N1 em todo o ano passado, quando foram registradas 14 vítimas da doença.