07 junho 2013

HSVP recebe paciente com H1N1

Homem de 49 anos estava internado no Hospital de Três
Coroas e foi encaminhado para atendimento em Três de
Maio (Foto: Arquivo/PMN)
O paciente com nome de iniciais A.M.N.,49 anos, sexo masculino infectado pelo vírus H1N1 (Influenza), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri. O paciente é natural de Três Coroas (RS) e foi transferido pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) para atendimento no HSVP, obedecendo às regras das UTIs cadastradas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pela excelente estrutura de atendimento apresentada pela Instituição.

O paciente procurou atendimento pela primeira vez no dia 17 de maio, em sua cidade de origem, quando iniciou o uso de tamiflu e de antibióticos, devido ao seu quadro de saúde levantar a suspeita do contágio pelo vírus H1N1. O homem retornou ao Hospital de Três Coroas para nova avaliação em 25 de maio e, devido à piora de seu estado clínico, permaneceu internado até o dia 01 de junho, quando foi transferido para Três de Maio. Dois dias depois os exames confirmaram que realmente se tratava do vírus Influenza.

“Ressaltamos a comunidade de Três de Maio e região deve se manter calma, pois trata-se de um paciente oriundo de outro município, da região Metropolitana de Porto Alegre. Não tivemos nenhuma internação na Instituição com suspeita do H1N1 durante os meses de abril e maio. O número de casos suspeitos e medicados com Tamiflu também reduziu em comparação com 2012, ano em que nos meses de maio, junho e julho em média cinco pessoas eram medicadas ao dia. Este índice, atualmente, caiu para um caso de medicação com Tamiflu ao dia nos meses de abril e maio de 2013, sem que nenhum resultado de exame apontasse posteriormente se tratar da Gripe A”, explica Paulo Pich, Gerente Assistencial do HSVP.

Cerca de 47 mil pessoas foram vacinadas em 2013 contra o vírus Influenza na região da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Rosa. No Estado, o número de doses aplicadas ultrapassa a casa de dois milhões. O número de vacinados foi de 5.305 em Três de Maio, 3.518 em Horizontina e 12.225 em Santa Rosa.

Policial militar mata ex-esposa, o namorado dela e comete suicídio em Santo Ângelo

Homem matou o casal e depois cometeu suicídio 
O soldado do Pelotão de Operações Especiais do 7º RPMon, Jeferson Fonseca Menezes, de 37 anos, matou a tiros na noite desta quinta-feira (6) sua ex-esposa e o namorado dela, na casa de amigos do casal, na Rua Ortência Nardes, no Bairro Rosa. Após o crime, o soldado cometeu suicídio.

Morreram na hora Michele Forgiarini e Renan Suliman. Michele era separada a aproximadamente três anos de Jeferson, e jantava com o namorado Renan na casa de compadres seus. Conforme o comandante do 7º RPMon, Major Jacob Pinton, Jeferson Menezes teria chegado na casa e disparado primeiro em Renan com a pistola .40 de uso da Brigada Militar. Michele teria tentado fugir em direção ao quarto, quando foi alvejada.

No momento seguinte, Jeferson cometeu suicídio. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não sobreviveu. As outras pessoas que estavam na residência não ficaram feridas.

Segundo o Major Pinton, Jeferson possuía uma conduta padrão de policial disciplinado. Nesta semana, Michele registrou ocorrência policial contra o soldado por ameaça, que gerou inclusive uma medida judicial determinando que ficasse afastado da ex-esposa. “Até onde sabíamos a situação deles era uma separação litigiosa de bens. Eles estavam disputando um bem do casal na justiça”, ressalta Pinton.

Em entrevista coletiva à imprensa, o comandante do 7º RPMon declarou que o caso “é uma fatalidade”. “A partir de agora vamos buscar verificar o que houve, avaliar até para determinar medidas com nosso efetivo, com situações de estresse”, disse, ao ressaltar que “o Jeferson era um camarada tranquilo, muito profissional, um soldado que se identificava com a farda”.

O pai do acusado, Moacir Menezes, destaca que Jeferson “sempre foi um bom filho”. Nos últimos dias, disse ao soldado que “não fizesse bobagem”.

Michele trabalhava na loja de conveniência do Posto Flach. Já Renan era funcionário do frigorífico Alibem.

Brigada Militar de Três de Maio apreende mais de 6kg de maconha

Foto: Fabrício Dockhorn
Atendendo a um chamado para uma ocorrência Maria da Penha, a guarnição de serviço se deslocou até a rua Margarida, no loteamento Dona Oliva e acabou apreendendo mais de 6kg de maconha.

A vitima relatou a aos policiais que estava sendo agredida pelo seu filho, e disse também que o mesmo vendia drogas. Mediante autorização da dona casa, os policiais fizeram revistas, sendo localizado na mesa da cozinha meio tijolo de maconha, realizadas buscas nos demais cômodos foi encontrado mais 9 tijolos de maconha totalizando 6,135 Kg e apreendido ainda 2 DVDs marcas Britânia e Philips, 1 roteador wireless marca Intalbras, 4 facões e 2 facas, armas que este utilizava para ameaçar a própria mãe.

Foto: Fabrício Dockhorn
Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao autor sendo o mesmo conduzido até a DP para ser lavrado o flagrante.

Número de casos confirmados de gripe H1N1 no RS sobe para 35

São Gabriel é a cidade com maior número de
registros, com 10 casos
Subiu para 35 o número de casos de gripe A H1N1 registrados no Rio Grande do Sul em 2013, de acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (06) pela Secretaria Estadual de Saúde. O documento leva em conta os casos registrados até o dia 5 de junho. Outros 164 casos notificados estão sendo investigados.

O município de São Gabriel, na Campanha, continua sendo o município gaúcho com o maior número de pacientes infectados, com 10 casos confirmados. O município vizinho de Rosário do Sul aparece em seguida, com três casos.

As cidades de Arvorezinha, Bagé, Derrubadas e Porto Alegre já registraram dois casos cada. O vírus da Influenza A também foi confirmado em um único paciente de Alvorada, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Parobé, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Sapucaia do Sul, Tabaí, Três Coroas e Vila Nova do Sul.

Também foram notificados 20 casos de outra variação de gripe A, provocadas pelo vírus H3N2, e sete casos de Influenza B. Até o momento, apenas uma morte foi registrada no estado pelo vírus H3N2, ocorrida em janeiro. Em 2012, foram 522 casos de gripe H1N1 e 67 mortes. Outros quatro óbitos foram registrados por H3N2.