21 janeiro 2011

Governo do Estado conta com mais uma três-maiense

Raquel é Assessora de
Imprensa do Governo RS
A três-maiense Raquel Wünsch já está exercendo o cargo de Assessora de Imprensa do Palácio Piratini no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O cargo ocupado pela Raquel no governo de Tarso Genro, é ligado a Secretaria de Comunicação e Inclusão Social, e ela é a responsável pela imprensa do interior, em fase ainda de construção de projetos para dar inicio a um bom relacionamento com as emissoras de rádios, jornais e mídias eletrônicas do interior gaúcho.
Raquel, tem 29 anos de idade, e na eleição de 2010 foi candidata a Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores, não se elegeu mas fez uma boa votação por ter sido seu primeiro pleito na política.

Idoso completa mais de 75 horas sentado em uma cadeira na emergência do Clínicas

Leo Miguel Niederle, 65 anos, deve ser 
internado nesta sexta-feira
Às 10h30min desta sexta, Leo Niederle atingiu uma marca ingrata: o senhor de 65 anos completou 75 horas sentado em uma cadeira da emergência do Hospital de Clínicas da Capital. Vindo de Ivoti com dores abaixo do abdômen, ele chegou ao setor às 7h30min de terça-feira. Perguntado como tinha passado a terceira noite seguida no local, mal conseguia falar:
— Passei com dor.
De acordo com o administrador do setor, Daniel Barcelos, Niederle terá de fazer mais um exame nesta manhã. Após, deve finalmente ser internado. O profissional questiona o fato de o paciente ser de Ivoti, no Vale do Sinos, e vir diretamente ao Clínicas, sem passar por Novo Hamburgo, que seria o centro de referência para a cidade.
— Vim porque me mandaram. No posto 24 horas de Ivoti disseram para eu vir para cá — afirma o paciente.
A lotação da emergência do hospital diminuiu um pouco, mas a melhora não é suficiente para aliviar a dramática situação do setor. No final da manhã desta sexta, 106 adultos estavam no setor e 10 estavam na sala de espera.
Na última semana, o Clínicas entrou no alerta vermelho: a emergência poderia atender 49 pacientes, mas a média oscila entre 120 e 140. Ontem, às 16h, havia 125 adultos no local e outros 16 na sala de espera. Segundo Barcelos, o dobro da capacidade (98 pacientes), pode ser suportada pela emergência. Acima disso, a situação fica inviável.

Prefeito e vice de Picada Café ajudam a combater incêndio em fábrica

O fogo que atingiu a fábrica começou por
 volta das 5h desta sexta-feira
O prefeito e o vice de Picada Café auxiliaram no combate aoincêndio que atingiu a fábrica da Cooperativa de Calçados e Componentes Joanetense (Coopershoes), na localidade de Joaneta, na serra gaúcha. Luciano Klein e Heliomar Schroeder ajudaram o Corpo de Bombeiros a apagar as chamas, que ainda tem origem desconhecida.

Klein informou que a prefeitura vai oferecer suporte para que a fábrica retome as atividades o mais rápido possível. A fábrica da Coopershoes é responsável por 70% da arrecadação no município.

Comandante do CRPO-FNO participou de solenidade na Argentina

Comandante do CRPO-FNO
participou de solenidade na Argentina
No dia 20/Jan/11 o Ten Cel Iguaraçú Ricardo da Silva, que responde pelo Comando do CRPO FNO, acompanhado do Cap Rogério Luis Martini, estiveram em Posadas, Província de Misiones, Argentina, para participarem da solenidade de passagem do comando da Agrupação IV "Misiones" da Gendarmeria Nacional Argentina, com competência territorial em toda a província. Passou o Comando o Comandante Mayor Alfredo René Erben ao Comandante Mayor Carlos Enrique Driollet.
O convite para a solenidade surgiu alicerçado nas excelentes relações institucionais existentes entre as forças de Segurança de Fronteira do Brasil (RS, SC e PR) e Argentina (Misiones).

Juliana assume Assessoria Parlamentar em fevereiro

Juliana é filiada ao PSB
A jovem tuparendiense, que concorreu a Deputada Estadual pelo PSB, estará fazendo parte do Gabinete do Deputado Federal José Luis Stédile.
Juliana Zalamena foi confirmada na ultima quinta-feira, dia 20, como Assessora Parlamentar do Deputado Federal José Luis Stédile, eleito pelo Partido Socialista Brasileiro nas Eleições 2010, e que toma posse neste mês de fevereiro. O trabalho de assessoria deve ser voltado, segundo Juliana, a construção partidária na Região Noroeste, especialmente no que tange a Região Celeiro, Missões e Fronteira Noroeste, com a fundação de novos diretórios e fortalecimento dos já existentes, além é claro, da busca pelo atendimento das demandas da região em termos de projetos de lei, busca de verbas, emendas parlamentares, entre outras questões de importância regional. O cargo deve ser exercido no Escritório Político da capital, Porto Alegre, até que seja instalado o Escritório Regional do Deputado, sendo que o município sede ainda permanece indefinido.

Salva-vidas divertem veranistas de Balneário Pinhal com esculturas de areia

Salva-vidas encantam veranistas de
Balneário Pinhal com esculturas de areia
Praia também é lugar de obra de arte. E, quando os artistas são os salva-vidas da Operação Golfinho, não é preciso andar muito para encontrar a matéria-prima. Feitas com cuidado minucioso, as esculturas de areia chamam a atenção dos turistas a cada verão no litoral gaúcho. Até o final da temporada, concursos organizados pela Brigada Militar e pelo Sesc serão realizados em cada uma das principais praias do RS. Nesta quinta, foi a vez de Balneário Pinhal.
Para homenagear o símbolo do município que sediou o evento, conhecido como a Cidade do Mel, Eledir de Vargas, 44 anos, e Lucas Posselt, 23, esculpiram uma abelha. A obra foi a principal atração entre o público que visitou o local e conquistou o primeiro lugar na escolha do júri, na disputa com outros três concorrentes.
Atenta a cada detalhe - não faltaram nem as antenas -, a dupla levou uma hora e meia para concluir o trabalho. Os dois ganharam troféu e medalha mas, na opinião deles, o maior prêmio é o reconhecimento do público, que parou para aplaudir o trabalho. "Não fazemos as esculturas visando lucro. O objetivo é competir para que essa atividade não morra", explicou Vargas.
A maior parte do trabalho é feita com as mãos. Para os detalhes, são utilizados palitos de picolé e pincel. "Tem de trabalhar com a areia bem molhada, batendo para deixá-la bem unida e poder dar a forma", ensinou Vargas, que é salva-vidas desde 1993 e faz esculturas de areia há 16 anos. "É só mentalizar a ideia e 'jogar' na areia", simplificou Posselt, que está em sua primeira temporada na Operação Golfinho.
Muita gente que passeava pela praia parou para acompanhar a competição e tirar fotos das esculturas. A auxiliar administrativa Flávia Tomazi, 17 anos, de Santo Ângelo, disse que as obras de arte passam uma mensagem positiva. "É uma forma de incentivar as pessoas a preservarem a natureza", afirmou. A pedagoga Márcia Santos, 43 anos, de Porto Alegre, elegeu a abelha como a sua favorita - assim como a filha Giovanna Pastro e a sobrinha Isabele Carvalho, ambas com 7 anos. "Gostei mais pelo desenho e por ser o símbolo de Pinhal", justificou Márcia.

Todas as esculturas tiveram como tema a natureza: o segundo lugar ficou com a onça desenhada por Tairone Pereira e Jorge Rafael, de Quintão, e o terceiro com um golfinho de autoria de Rodrigo Carnelosso, de Nova Tramandaí. Todos são salva-vidas que participam da Operação Golfinho.
Segundo a sargento Lurdes Seibert, da Brigada Militar, a competição de esculturas na areia é uma forma de integrar a Operação Golfinho, que está em sua 41º edição, com os frequentadores do litoral. "Os salva-vidas vêm para cá em novembro e ficam longe das famílias. Com isso eles saem da rotina", explicou. O tema das esculturas é livre, com tempo máximo de duas horas para concluir cada trabalho. A próxima edição ocorre no dia 10 de fevereiro, em Tramandaí.

Polícia Civil define destino de delegacias móveis

 Novidade será apresentada após renovação
do Pronasci pelo governador e o ministro
da Justiça
As quatro delegacias de polícia móveis que começam a funcionar nesta sexta-feira no Estado serão destinadas à 12ª DP (Zona Norte), 17ªDP (Centro), 20ªDP (Zona Sul) e para a divisão de Comunicação Social da Polícia Civil.
As unidades serão usadas durante operações policiais, fiscalização nas estradas e em grandes eventos. Os veículos do tipo motor-home têm capacidade para motorista e quatro passageiros, três guichês para atendimento ao público e registro de ocorrências, ar-condicionado, banheiro e cela, que pode ser usada em caso de prisões flagrante.
O veículo deslocado para a divisão de Comunicação Social da Chefia de Polícia será utilizado em eventos em todo o Estado.

Minha Casa, Minha Vida sofre com venda irregular

O primeiro empreendimento do programa 

convive com comércio irregular e abandono 

de imóveis por falta de pagamento

Apenas seis meses depois de entregues as chaves, o primeiro empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias de baixa renda se tornou uma espécie de assentamento urbano com comércio irregular de apartamentos e abandono dos imóveis por falta de pagamento das prestações de R$ 50, colocando em xeque o programa xodó da presidente Dilma Rousseff.
O Residencial Nova Conceição, em Feira de Santana (BA), foi o primeiro empreendimento para famílias com renda de até R$ 1.395 entregue no País e recebeu duas visitas do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na campanha presidencial, Dilma levou ao ar no horário eleitoral gratuito o condomínio como exemplo bem-sucedido de política pública para os mais pobres.
De lá para cá, desligadas as câmeras da campanha, o 'condomínio' apresenta personagens com dramas reais. O presidente da Associação de Moradores do Residencial Nova Conceição, Edson dos Santos Marques, de 27 anos, diz que o calote tem aumentado no empreendimento porque boa parte dos moradores tem como renda apenas o benefício do Bolsa Família.
De acordo com ele e com entrevistas realizadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, das 440 unidades do residencial distribuídas em 22 blocos, 50 já foram negociadas pelos ocupantes de direito, escolhidos pela prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Caixa Econômica Federal. Eram pessoas que tiveram as casas condenadas após a enchente que atingiu o bairro periférico de Feira X, a dez quilômetros dali, em 2007.
— Houve quem vendesse a unidade a R$ 500, antes de receber as chaves — conta  Edson Marques.
Em média, cada apartamento tem 37 metros quadrados, dois quartos, cozinha e banheiro. Hoje os valores estão por volta de R$ 15 mil, segundo Marques. Como rege a lei da oferta e da procura e há demanda para as unidades, os preços dos apartamentos estão subindo.
Preocupação 
A Caixa admitiu em nota que a inadimplência de dois conjuntos do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Nova Conceição está acima da média das carteiras de crédito imobiliário convencional - abaixo de 2%. Em um deles é de 5,91% e, no outro, chega a 12%.
— Não representa nenhuma situação de calamidade, que requeira ações drásticas. Acreditamos que o trabalho social, no médio prazo, trará esses números para próximo dos porcentuais ideais — informou.
O porcentual ideal não foi mencionado e a Caixa disse ainda não ter como analisar tendências da inadimplência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em Santa Rosa metade da merenda escolar é comprada no município

Chega a 51% a compra de produtos da merenda
escolar direta de pequenos agricultores daregião
O dado é histórico e foi divulgado pelo secretário municipal de Agropecuária, Ari Dresch. Segundo ele, o ano de 2010 apresentou recorde de R$ 442 mil adquiridos da agricultura familiar para abastecer o programa de merenda escolar. "Isso representa 51% de todo o volume de produtos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação" destacou, lembrando que a legislação federal prevê que as prefeituras comprem pelo menos 30% deste segmento. "Nosso desejo é de crescer ainda mais com política planejada para este fim, para aumentar em 10% neste ano e chegar a 75% ou 80% até o final de 2012", projetou.
Em geral, produtos são adquiridos de pequenos produtores rurais de Cândido Godói, Tuparendi, Santa Rosa e Santo Cristo, associados da Copersol – Cooperativa de Economia Solidária. São itens como carne bovina e suína, farinhas, leite, feijão, massas, mel, frutas, temperos e verduras. "Há muito a crescer nas áreas das agroindústrias e hortigranjeiros. Uma pesquisa da Unijuí apontou isso e pretendemos fomentar esse segmento", explicou Ari. Antecipou que duas agroindústrias serão beneficiadas com R$ 25 mil cada para beneficiar farináceos para pães e massas à merenda escolar.