21 setembro 2009

Sessão da Câmara de Vereadores contou com manifestações sobre o trânsito e a segurança pública

Na noite desta segunda-feira (21), foi realizada a 33ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio. Nesta sessão, foi concedido espaço da Tribuna Livre, o qual por 20min, primeiramente foi ocupado pelo senhor Paulo Folmann, Secretário do Conselho Municipal de Trânsito, o qual representou o Presidente Mário Machado, e também pelo Secretário de Trânsito de Três de Maio senhor Guido Cassol. Ambos, fizeram menção a Semana Municipal do Trânsito que está em andamento no município, instituída através de projeto de lei do ver. Cereser (PP). A Semana do Trânsito, teve inicio no último dia 18 e vai até o dia 25 de setembro. Uma questão que começa ganhar corpo, é quanto a criação do estacionamento rotativo pago, na Av.Uruguai no centro da cidade.
Já durante as manifestações dos vereadores no grande expediente, todos os vereadores destacaram a questão da segurança pública em Três de Maio, mediante aos últimos acontecimentos que inclusive um deles tirou a vida de uma pessoa da sociedade.E neste sentido, os vereadores fazem um apelo para que a comunidade participe de uma Audiência Pública para se debater esta assunto que é uma preocupação de todos. A Audiência Pública Sobre a Segurança Pública, será realizada na próxima sexta-feira (25), apartir das 19he30min na Câmara de Vereadores.
A indicação foi do ver. Fernando Trage (PT).

Funcionários dos Correios mantêm greve por tempo indeterminado no RS

Os funcionários dos Correios, em greve há seis dias, decidiram na tarde desta segunda-feira manter a paralisação por tempo indeterminado no Estado. Em assembleia, eles rejeitaram novamente a proposta de reajuste salarial de 9% em acordo bianual feita pela empresa.
Por causa da greve, cerca de 34,6 milhões de correspondências e 339 mil encomendas estão paradas nos centros de distribuição dos Correios, desde a última quarta-feira. Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a adesão à greve está em 24% dos 109 mil funcionários da estatal.
Nesta segunda-feira, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) que sejam mantidos 30% dos funcionários em cada uma das unidades da ECT. Caso contrário, poderá ser aplicada multa diária de R$ 50 mil.

Participantes de projeto social da SETREM visitam ACI de Três de Maio

Na sexta-feira, dia 18, participantes do projeto social ‘Auxiliar Administrativo: seu negócio mais dinâmico e eficiente’, promovido pela SETREM, realizaram visita técnica a Associação Comercial e Industrial de Três de Maio (ACI), acompanhados das professoras Luciana Ergang e Daiane Valdameri, das disciplinas de Organização de Empresas e Empreendedorismo. “A oportunidade esclareceu muitas dúvidas e consequentemente, preparou os estudantes para o mercado de trabalho”, destacou Luciana.
Na ocasião foram recepcionados pelo secretário executivo, Vilson Wächter, que explicou a operacionalidade e funcionamento da ACI e do Sindilojas, bem como, sobre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e realização da Expofeira e promocionais. Em seguida palestrou a funcionária do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Linéia Schreiber, que orientou os estudantes sobre a nova legislação dos estágios, cadastro de currículos e oportunidades da internet.
Após, Sandra Marasca Martini, presidente da ACI, proferiu sobre empreendedorismo e a importância de gostar do que se faz. “Estar apaixonado pelo trabalho transforma o ofício em lazer. Este é o segredo do sucesso profissional”, concluiu.
O projeto ‘Auxiliar Administrativo’ beneficia, gratuitamente, 50 estudantes da rede pública de ensino, com objetivo de promover o ingresso destes, que são desprovidos de recursos econômicos, ao mercado de trabalho. Ao todo oferece 320 horas/aula.

Homem é morto em Três Passos

Um policial militar aposentado foi morto na madrugada de hoje, em Três Passos, no noroeste do Estado. Alberto Serapião dos Santos, 50 anos, foi baleado na cabeça quando saía de um bar, às 4h, no bairro Pindorama.
Conforme a delegada Caroline Machado Bamberg, teria ocorrido uma discussão no estabelecimento antes do crime. O homem que se desentendeu com Santos foi embora do bar, voltou com uma arma e ficou esperando a vítima sair do local.
Após o disparo, o homem fugiu, mas foi preso em casa. Ele está sendo autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Civil de Três Passos e será levado para o presídio local. O suspeito, de 32 anos, negou ter atirado em Santos. A arma utilizada ainda não foi encontrada. Segundo a delegada, a vítima e o autor teriam desentendimentos antigos.

Vírus da gripe A não é mais tão perigoso, diz OMS

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou nesta segunda-feira que o vírus H1N1 não está mais tão perigoso quando comparado ao que circulava no início da pandemia.
— O vírus pode sofrer mutações a qualquer momento mas, desde abril (quando a pandemia começou), podemos constatar, a partir de dados fornecidos por laboratórios do mundo inteiro, que o vírus é muito similar — disse Chan.
Ela destacou que as vacinas desenvolvidas até o momento para combater a gripe A se mostram muito eficazes. Segundo Chan, a expectativa é que sejam produzidos 3 bilhões de doses anuais em todo o mundo. Pacientes considerados de alto risco, como pessoas idosas, obesas ou com doenças crônicas, segundo ela, podem ser fortemente afetadas pela doença.

Uma grande festa encerrou a Semana Farroupilha neste domingo em Três de Maio

Para quem mora ou convive com o Rio Grande do Sul, sabe que o 20 de setembro é muito especial para nosso Estado. A data tem toda uma simbologia, da luta do gaúcho pela conquista de sua própria identidade.
Ao celebrarmos não estamos saudando a vitória em uma guerra, até porque nas guerras ninguém sai realmente vencedor, mesmo quando aniquila seus inimigos. A dor e as cicatrizes superam qualquer sentimento de vitória. Nós gaúchos, comemoramos, sim, é a postura altiva e corajosa dos nossos antepassados frente aos desmandos praticados pelo Império.
Com este espírito, encerrou ontem a Semana Farroupilha no CTG Tropeiros do Buricá, em um belo domingo, gaúchos e gaúchas puderam fazer uma grande festa do Parque de Rodeios Edibaldo Stigelmeir. Na pista campeira, forma realizadas provas de tiro de laço, e na churrasqueira, forma assados os mil quilos de carne, enquanto que a Rádio Colonial AM, realizou no palco de shows, uma programação festiva com o programa Fogo de Chão, que reuniu diversos músicos e interpretes de toda a região, fazendo deste um dos melhores programas ao vivo dos últimos tempos.
A Semana Farroupilha em Três de Maio, teve inicio no dia 12 de setembro.