28 agosto 2009

Tradicionalistas tomam medidas preventivas para garantir Semana Farroupilha

Não há pandemia que derrube um farrapo. Mesmo que a gripe A tenha acabado com eventos no Rio Grande do Sul afora, tradicionalistas não querem saber de deixar o 20 de Setembro passar em branco.
Para garantir a realização dos desfiles, os gaudérios compraram uma peleia em Santo Ângelo, nas Missões, onde a programação havia sido cancelada. Diante do descontentamento de entidades, a decisão acabou derrubada na quarta-feira, após a mobilização de inconformados como Telismar Lucca, 37 anos.
– Ninguém está menosprezando a doença. Sabemos que tem de haver precauções. Mas se fosse assim, seria preciso cancelar todos os outros eventos. É o momento de demostrar força, não fraqueza – defende Lucca.
A manutenção do desfile não encerrou a polêmica. Por discordar da deliberação, a Brigada Militar ficará de fora. O Comando Regional de Policiamento Ostensivo das Missões afirma que segue a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, feita para as atividades da Semana da Pátria. Na cidade, as escolas, entidades e a própria BM não irão desfilar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil.
– É uma questão de coerência. Se não vai ter desfile da Pátria, com base na recomendação, por que vai ter no dia 20? – questiona o coronel Eloe Perius, comandante do CRPO Missões, ressaltando que, apesar da contrariedade, policiais estarão na Rua Marechal Floriano garantindo a segurança de cerca de 15 mil pessoas.
Em Três de Maio, a programação da Semana Farroupilha será desenvolvida pelo CTG Tropeiros do Buricá, de 12 a 20 de setembro. No dia 20 de setembro, a Patronagem do Tropeiros do Buricá, irá promover a churrascada dos mil quilos de carne, que mais uma vez serão assados na campeira do CTG.