12 outubro 2011

Inter empata com o São Paulo, Grêmio afunda o sonho de Libertadores



Grêmio perde e sonho da Libertadores fica distante
O sonho do Grêmio jogar a Libertadores de 2012 foi praticamente sepultado pelo Figueirense na tarde desta quarta, no Olímpico. O time catarinense voltou a supreender e venceu por 3 a 1, com gols de Aloísio, Elias e Wellington Nem. O Grêmio descontou com Edcarlos. 
Em 2008, o Tricolor já havia perdido a liderança do Brasileirão para o São Paulo ao empatar em casa com alvinegro. No últimos quatros jogos em Porto Alegre, foram três derrotas. O tabu gremista de não vencer o Figueirense em Porto Alegre segue desde 2003. O resultado faz o Grêmio estacionar nos 39 pontos escorregar para a 11ª posição, mas ainda aguardando o resultado do jogo do Santos. O Tricolor está a sete pontos do Botafogo, último da zona da LIbertadores, que ainda joga contra o Corinthians hoje à noite. O Figueirense sobe para o oitavo lugar, com 41 pontos, três a menos que o Inter.
São Paulo e Inter empatam sem gols na Arena Barueri
Ainda sonhando com a classificação à Libertadores de 2012, o Inter apenas empatou em 0 a 0 com o São Paulo, nesta quarta-feira, na Arena Barueri, pela 29ª rodada do Brasileirão. Em um confronto equilibrado do início ao fim, os colorados tiveram as chances mais claras, mas não aproveitaram e voltam para casa somando um ponto – o que faz o time de Dorival Júnior chegar aos 44, ainda na sétima posição. O clube gaúcho está a dois pontos do Botafogo, último integrante do G5. Mas o time carioca ainda joga esta noite contra o Corinthians, no Pacaembu.
No próximo domingo, às 16h, o Inter recebe o Avaí, no estádio Beira-Rio. Jô volta de suspensão e deve reassumir seu lugar no time titular. 

Mais uma formatura do Projeto Proerd

O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela
Polícia Militar para a valorização da vida
O Proerd de Três de Maio desde seu início em março do ano de 2001 teve seu programa desenvolvido em escolas municipais, estaduais, particulares e também na AABB comunidade, sendo destaque entre as cidades de nossa região pelo número de alunos formados por ano.
O Proerd de nossa cidade foi o pioneiro á levar o programa para alunos Excepcionais na APAE. A primeira turma do Curso Proerd Pais da região Fronteira Noroeste também foi aqui de Três de Maio com 25 pais do Colégio Dom Hermeto.
Foi à primeira turma de Proerd Pais a ser desenvolver o progarama numa Igreja sendo esta Igreja do Evangelho Pentecostal da Fé. E ainda foi o primeiro a levar o Proerd para alunos e Pais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que teve 56 alunos formados na data de 11 outubro 2011.
Até a presente data temos a honra de informar aos presentes que o Proerd nestes 10 anos já formou 3.147 alunos e 295 pais.
O Proerd tem o objetivo de educar e fornecer ferramentas importantes na educação dos filhos, ampliando o conhecimento a fim de melhor identificar e assim prevenir o uso de entorpecentes. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável, feliz e principalmente mais segura.

Acidente com morte na BR 472 em Três de Maio

O motorista do Golf, Lucas Soffiatti, 28 anos, morreu no local
Foto: Paulo Marques
A colisão de um ônibus e um automóvel Golf, no início da manhã desta quarta-feira, resultou na morte de Lucas Soffiatti, de 29 anos de idade. Lucas, dirigia o Golf com placas de Tenente Portela, no sentido Santa Rosa/Três de Maio, e bateu de frente com o ônibus da empresa Ouro e Prata que fazia a linha Porto Alegre/Porto Xavier, com 33 passageiros, sendo que nenhum se feriu. O ônibus, teve passagem pela Estação Rodoviária de Três de Maio. O condutor do automóvel estava sozinho no veículo no momento da batida.  
O motorista do ônibus conseguiu evitar que o mesmo 
tombasse,  e ninguém se feriu no coletivo
Foto: Paulo Marques
O acidente aconteceu por volta de 6h da manhã,na BR 472, na localidade de Esquina Bela Vista, nas proximidades do acesso a nova Perimetral que liga o centro de Três de Maio com a BR472. Segundo informações do motorista do coletivo, o motorista do Golf  teria invadido a pista contrária e batido de frente com o ônibus. Com o choque, o automóvel ficou completamente destruido, já o ônibus, teve um pneu dianteiro estourado e a quebra no sistema de freios, mas mesmo assim o motorista conseguiu domirar o veículo entrando em uma lavoura de trigo, amortecendo o choque do mesmo, impedindo que tombasse. A empresa Ouro e Prata, enviou ao local do acidente outro veículo, e às 7h e 30min, os passageiros seguiram viagem.
A Polícia Rodoviária Estadual de Santa Rosa, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Mixto e Samu de Três de Maio atenderam a ocorrência.    

Brasil vira sobre o México com fim de jejum de R10 e golaço de Marcelo

Paradona na esquina: Ronaldinho acabou com jejum quatro 
anos sem gols pela Seleção (Foto: Mowa Press)
Craque é aquele que decide. E se todos cobravam o retorno de Ronaldinho Gaúcho como protagonista na Seleção Brasileira, nesta terça-feira, no amistoso contra o México, em Torreón, o atacante do Flamengo mostrou que está “vivo”. Foi dele o pontapé inicial para a virada por 2 a 1 do Brasil sobre os mexicanos. De falta, ele empatou o jogo aos 33 minutos, encerrou um jejum de quatro anos sem balançar a rede com a amarelinha e abriu o caminho para Marcelo virar aos 38.
A boa atuação do camisa 10 evitou um drama de novela mexicana para a Seleção. Afinal, tudo começou errado. No primeiro tempo, David Luiz marcou contra, Daniel Alves foi expulso e Jefferson teve de defender pênalti de Guardado para dar sobrevida ao time de Mano Menezes. Mas sob a batuta do craque, responsável pelas principais jogadas do segundo tempo, o Brasil se superou. Nos acréscimos, Ronaldinho foi substituído por Hernanes e deixou o campo aplaudido de pé pela torcida mexicana no estádio Corola.
E mais: o gol de falta marcado por Ronaldinho Gaúcho acabou com um jejum de quatro anos (ou 12 jogos) do atacante sem marcar pelo Brasil. A última vez que ele tinha balançado as redes pela Seleção havia sido em 17 de outubro de 2007, na goleada por 5 a 0 sobre o Equador, no Maracanã, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Agora, o Brasil de Mano tem dez vitórias, cinco empates e três derrotas.
A Seleção Brasileira volta a se reunir no mês de novembro. No dia 10, o time canarinho encara o Gabão, em Libreville, na África. Nesse período são duas datas Fifa, mas a CBF ainda não confirma o outro amistoso. O site da entidade, no entanto, já deu que poderia ser contra o Egito, em Doha, no Qatar, dia 14.

Piratini abre as portas para receber crianças e adolescentes

Governador Tarso Genro homenageou estudantes com 
almoço em comemoração ao Dia da Criança
Convidados pelo governador Tarso Genro para um almoço em homenagem ao Dia da Criança, estudantes da Escola Estadual Pacheco Prates, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e da escola Lilia Mazeron, visitaram, nesta terça-feira (11) o Palácio Piratini. Recebidos também pela primeira-dama Sandra Genro, as crianças conheceram a sede do Executivo acompanhadas por uma guia.
Tarso reforçou o compromisso do Governo do Estado com a educação e pediu a atenção dos adultos para que os pequenos tenham um futuro melhor. Depois do almoço, o chefe do Executivo e o titular da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, conversaram com os adolescentes. Uma decoração especial com muitos balões deu um colorido ao cenário. Antes da refeição, crianças e adolescentes assistiram a Hora do Conto, que conta a história sobre a Lenda do Negrinho do Pastoreio.
Os alunos também conferiram a exposição realizada pelo Gabinete da Primeira-Dama e pela SJDH retratando entidades que recebem recursos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca). Durante o passeio, os porões do Palácio Piratini chamaram a atenção das crianças. Ao entrarem no Memorial da Legalidade, os olhares logo se voltaram para a Rádio da Legalidade, de onde o então governador Leonel Brizola fez um discurso em defesa da posse de João Goulart na presidência da República.
Aluno da 6ª série, Éderson Almeida Pereira, 13, foi um dos estudantes que fez pose ao lado do busto do ex-governador Borges de Medeiros. Mas foi o carro usado, um Ford modelo T, por Borges de Medeiros, que seduziu a criançada. Elas dedicaram alguns segundos para observar a relíquia. Algumas até tocaram no carro antigo.
Oito adolescentes de unidades da Fase e seis crianças da escola Lilia Mazeron, vinculada à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), chegaram mais tarde ao Piratini. Com deficiência auditiva, as crianças atendidas pela Faders apreciaram os objetos e tiveram a ajuda de uma intérprete na língua dos sinais para conhecer as dependências do Palácio.
Ao final, os visitantes tiveram uma aula de história e também de preservação do meio ambiente, uma vez que receberam recomendações sobre a separação do lixo e conheceram a horta cultivada sem agrotóxicos e as cisternas que armazenam água para molhar as hortaliças. A Secretaria da Educação também acompanhou a visita com a presença da secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento. 

Texto: Jaqueline Silveira
Edição: Redação Secom

Classmann garantiu voto favorável da bancada do PTB ao PL 66/2011

Classmann: "Iniciativa favorece a agricultura familiar
gaúcha" (Foto: Marcos Eifler/AL)
O líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, afirmou, durante sessão plenária desta terça-feira (11/10), que os votos do partido serão favoráveis ao Projeto de Lei 66/2011, de autoria do deputado Edegar Pretto (PT). O texto institui o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), e deverá entrar em votação na próxima semana. "Em nome da bancada, afirmamos o compromisso com esta iniciativa, que favorece a agricultura familiar gaúcha", destacou o parlamentar.
Classmann lembrou os projetos de sua autoria que viraram Lei no RS, com o objetivo de beneficiar e valorizar o homem do campo, que são o que institui a Política de Fomento ao Turismo Rural no RS e o que integra a carne suína na merenda da rede estadual de ensino. "Nós, agricultores, queremos que o governo cumpra a sua parte, ao oferecer melhorias para o setor, recursos e competitividade aos que tiram da terra o seu sustento e contribuem para o crescimento econômico do Estado", destacou Classmann na tribuna.
PL 66/2011
Segundo o PL, o SUSAF-RS vai trabalhar com objetivo de garantir a inocuidade, a integridade e a qualidade do produto final. Também editará normas técnicas de instruções próprias, onde a avaliação da condição sanitária estará fundamentada em parâmetros técnicos de Boas Práticas Agroindustriais e Alimentares, respeitando as especificidades locais de produtos e as diferentes escalas de produção. O projeto prevê a consideração dos aspectos peculiares locais, geográficos, históricos e até mesmo os valores culturais agregados ao produto.