10 novembro 2009

Chuva em Santa Rosa representa 45% da média do mês

O avanço de uma frente fria associada a chegada de áreas de instabilidade provenientes do Paraguai provocaram desde a madrugada de hoje pancadas de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento em pontos isolados do norte gaúcho. Em Santa Rosa, já choveu 63,4 mm — 45% da média do mês, o que provocou transtornos na cidade.
O Rio Pessegueirinho, que cruza o município, transbordou e atingiu casas de moradores próximos. O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 30 chamados. A área mais atingida foi a Vila Balneária. Algumas famílias deixaram as casas e outras foram orientadas apenas a levantar os móveis. O vento ainda provocou queda de árvores, mas sem registro de prejuízo.
Nas próximas horas, as instabilidades mais intensas continuam no norte do Estado e mantém o risco de chuva forte e descargas elétricas de forma localizada. Nas demais regiões, a nebulosidade permanece com risco de chuva fraca e moderada durante a tarde. Como consequência do tempo mais fechado, as temperaturas não sobem muito.
Veja alguns volumes de chuva registrados hoje pelas estações automáticas do Inmet:
Santa Rosa — 63,4 mm, 45% da média do mês
Santo Augusto — 57,4 mm, 41% da média do mês
Erechim — 40,2 mm, 30% da média do mês
Frederico Westphalen — 40 mm, rajadas de 76 km/h
Palmeira das Missões — 30,6 mm
São Luiz Gonzaga — 30,4 mm
São Borja — 27 mm, 20% da média do mês
Santiago — 26,8 mm, 20% da média do mês
Passo Fundo — 25,4 mm, 20% da média do mês
Alegrete — 17,8 mm
Cruz Alta — 17,2 mm
Bento Gonçalves — 13,4 mm
Lagoa Vermelha — 13 mm
Canela — 10,2 mm
São Gabriel — 5,8 mm
Porto Alegre — 5,8 mm
Soledade — 5 mm

Oficial da BM é indiciado por receptação de material desviado da Defesa Civil

Ao final do seu depoimento na 1ª DP de Alvorada, o tenente-coronel José Antônio Medeiros foi indiciado por receptação de material pertencente à Defesa Civil. O oficial da reserva da Brigada Militar é suspeito de desviar e vender telhas pertencentes à Defesa Civil que seriam distribuídas às famílias atingidas pela chuva no Rio Grande do Sul.
O coronel saiu se dizendo inocente e vítima de perseguição política por parte dos policiais. Ele foi liberado para responder o crime em liberdade.
Ao final da manhã, o tenente-coronel José Antônio Medeiros foi submetido a uma acareação com um madeireiro de Gravataí. Nelson Elias Barcelos, preso hoje em flagrante em Gravataí, afirmou ter comprado 2 mil telhas do oficial, que negou ter vendido os donativos.
A investigação começou quando concorrentes das lojas de material de construção estranharam que algumas madeireiras vendiam a telha a R$ 16, enquanto o preço de mercado na região é R$ 27. Interrogados, os proprietários das revendas de material de construção admitiram ter adquirido o material a baixo custo.
O tenente-coronel teria mostrado aos interessados lotes de telhas armazenados no pátio da sua casa, na zona norte de Porto Alegre. O próprio militar teria ajudado a transportar as telhas para caminhões pertencentes às madeireiras.

Polícia prende suspeito de assassinar agricultor em Três de Maio


Mariel Santana dos Santos, conhecido pelo apelido de Porto Alegre estava escondido no forro da casa onde mora no bairro Guajuviras em Canoas.
A policia já havia prendido outros dois homens e um adolescente que teriam participado do assalto a residência do agricultor Otávio Baioto no dia 13 de setembro, que resultou na morte dele e em ferimentos em sua esposa, Anilda Baioto.
O casal assistia televisão quando os assaltantes teriam chegado atirando em uma das janelas da casa. Nos depoimentos, os comparsas apontaram Santana como autor dos disparos que matou o agricultor.
No detalhes da foto, a propriedade rural em Esquina Bela Vista-Trêsde Maio, local onde ocorreu o crime.
Foto: Polícia Civil de Três de Maio

Mulher cai em trilho e quase é atropelada por trem em Boston

Uma mulher perdeu o equilíbrio na passarela de uma estação de trem e caiu no trilho, poucos minutos antes de o trem chegar ao terminal. Os usuários que viram a queda começaram a movimentar os braços frenéticamente para que o vagão fosse freado.
O incidente foi registrado pelas câmeras de segurança da Autoridade de Transportes da Baía de Massachusetts no último dia 6.
Segundo o "Boston Globe", Charice Lewis, a condutora do metrô, recebeu um telefonema do governador do Estado e ganhou honras de heroína da autoridade de transportes. Ela também foi aplaudida pelos colegas.

Chuva acima do normal causa transtornos em Três de Maio

Em diversas áreas da cidade foram registrados alagamentos. No bairro Pedreirinha um córrego transbordou e invadiu três casas. Além disso, neste local uma casa teve o telhado parcialmente destruído pelo forte vento.
O prefeito Olívio Casali visitou as áreas mais atingidas e determinou o fornecimento de lonas para cobrir as casas e cestas básicas para as famílias atingidas. Das nove às dez horas de hoje foram registrados em algumas partes do município foram registrados 60 milímetros.
No bairro Jardim das Acácias, bocas-de-lobo entupiram e a água abriu valas na rua.
No detalhe da foto, a rua Professor Del'Aglio no bairro Oriental, local onde algumas casas forma invadidas pelas águas das chuvas. Segundo os moradores, as causas seriam pela mureta que foi construida pela Secretaria de Obras do município, contemplando apenas parte da quadra que compreende entre as ruas Santo Ângelo e Tereza Verzeri.

O adeus da menina que sonhava ser professora

O relógio marcava 21h35min quando um estranho bateu à porta da industriária Luana Figueira, 24 anos.
– A senhora é a mãe de duas meninas?
– Sim – respondeu uma já temerosa Luana.
Antes do diálogo prosseguir, Luana, tomada pelos piores presságios, questionou-se: – O que aconteceu com as gurias?
Cerca de uma hora antes, no sábado, Luana havia pedido para as filhas Janine Tainá Figueira de Souza, oito anos, e Larissa Kailane Figueira de Souza, seis anos, irem a um minimercado distante 1,2 quilômetro da residência de dois cômodos da família, no bairro Industrial Sul, em Campo Bom.
– Elas foram atropeladas. Acho que uma está morta – continuou o desconhecido.
Com uma sacola plástica carregada com massa, creme de leite, guisado, tomate, cenoura e cebola, que se transformariam num jantar em família, Larissa e Janine retornavam do minimercado Rosa. Sem calçada, caminhavam pelo acostamento da Avenida dos Municípios quando um Kadett as surpreendeu. Larissa, mais próxima da via, conseguiu empurrar a irmã para fora da pista antes de ser atingida.
– Ela salvou a minha vida – conta Janine, que recupera-se de duas fraturas no braço esquerdo.
Sem deixar marcas de freada, o Kadett que atropelou Larissa fugiu sem prestar socorro. Ao deparar com a filha de bruços no chão, Luana desesperou-se:
– Quando a segurei pelos braços, os ombros vieram juntos. O corpo, não.
Segundo o atestado de óbito, “traumatismo crânio-encefálico” vitimou a menina.
Aos seis anos, Larissa sonhava ser professora e lutava para manter-se no mesmo nível dos colegas da turma 11A da Escola Municipal Presidente Vargas. Com idade para frequentar creches, pulou etapas.
– Como nunca consegui vaga numa creche pública, matriculei ela no colégio. Precisa fazer reforço, mas estava sendo alfabetizada – conta Luana.
Em casa, a irmã, Janine, paparicava Larissa.
– Ela sempre entrava no banho e gritava: “esqueci a toalha”. E a gente levava a toalha – recorda.
Desde a noite de sábado, Larissa, sepultada num ataúde branco na gaveta 859 do Cemitério Municipal, reapareceu uma vez para Janine. No sonho, ela aparecia em forma de anjo da guarda e disse que estava tudo bem.
Ontem, partes do espelho retrovisor e dois dígitos da placa memorizados por uma testemunha levaram a Polícia Civil a descobrir o paradeiro do veículo. Os policiais acreditam ter chegado ao principal suspeito do crime, um microempresário calçadista, morador próximo do local do acidente. O suspeito é aguardado hoje na delegacia.