20 junho 2013

Mesmo com chuva mais de 1,5 mil pessoas protestam em Santa Rosa. Em Três de Maio o movimento será domingo

Próxima manifestação está marcada para o dia 26 de junho
Na tarde desta quinta-feira (20), às 17h, apesar da forte chuva que caiu, mais de 1.500 pessoas compareceram na Praça da Bandeira.

A manifestação, que não é só pelo valor e qualidade do transporte público, está hoje atingindo todos os setores como: a falta de qualidade na educação, saúde, segurança pública e principalmente pela corrupção existente no país.

Os manifestante, através de cartazes e gritos de protesto, tomaram conta do largo da antiga prefeitura. Aproximadamente às 17h30m sairam em passeata pela Avenida Expedicionário Weber até o Quartel, retornando pela Avenida Rio Branco até chegar novamente a Praça da Bandeira.

O comércio do centro, atendendo a um pedido do Sindilojas, feito na tarde desta quarta-fera, fechou às portas às 17h.

O protesto encerrou por volta das 18h40min, ainda com muita chuva, quando em um momento de profunda emoção e civismo, os manifestantes cantaram o Hino Nacional.

Segundo Fagner Kunz, um dos coordenadores da manifestação “apesar da chuva estamos muito satisfeitos com o grande número de pessoas que atenderam ao chamado. Para o próximo dia 26 estaremos organizando outra manifestação.”

Na avaliação do Capitão Kunkel, da Brigada Militar, “tudo aconteceu conforme o combinado, quem veio para a manifestação se portou bem, lógico que não é fácil controlar um grupo grande de pessoas como este, mas não houve nada que possa menosprezar esse evento e acredito que todos nós ganhamos com isso.”

Em Três de Maio, o movimento denominado Vem Pra Rua Três de Maio vai realizar protesto domingo às 17h com saída da Praça da Matriz.

Capital das Missões dará o título de Cidadão Honorário ao músico Pedro Ortaça

Capital das Missões dará o título de Cidadão Honorário ao
músico Pedro Ortaça
O Poder Legislativo de Santo Ângelo aprovou ontem, dia 17, projeto de decreto que concede o título de Cidadão Honorário do Município de Santo Ângelo ao ícone da cultura missioneira, Pedro Ortaça.

A matéria foi apresentada pelos vereadores da bancada do PDT, André Marques e Pedro Waszkiewicz. Conforme ressaltaram os edis, esta é uma forma de homenagear e prestar o devido reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo artista. “Pedro Ortaça divulga a arte e cultura Missioneira para toda a região, estado, país e, até mesmo, no exterior. Ele trabalha pela disseminação da cultura missioneira. Através de sua música, leva a história das Missões”, ressaltou Marques.

Além disso, Marques fez questão de destacar o envolvimento de Ortaça em ações beneficentes. “Além de seu empenho na busca pelo devido reconhecimento da nossa cultura, Pedro Ortaça sempre foi parceiro de ações sociais, de cunho cultural e beneficentes. Ele é um exemplo de cidadão e artista e merece todo o nosso reconhecimento”, comentou.

Outro ponto ressaltado pelos proponentes da matéria foi o fato de Santo Ângelo carregar o título de Capital das Missões, sendo assim, “a Capital das Missões não pode deixar de prestar homenagem àquele que lutou desde sempre pelo reconhecimento da cultura, tradição e arte missioneira”, afirmou Pedrão.

Pedro Ortaça é músico, cantor e compositor. Nasceu no Pontão de Santa Maria em São Luiz Gonzaga RS no ano de 1942. Hoje é Mestre das Culturas Populares Brasileira - Prêmio Humberto Maracanã – concedido pelo Ministério da Cultura. Tem mais de 120 músicas de sua autoria, 07 discos gravados, 12 CDS e 01 DVD, o Primeiro em Alta Definição no RS gravado em São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo.

“Ortaça ensina, protesta e toma posições. Seu canto é comprometido com seu destino de homem que preza a liberdade como bem inalienável de todos, sem diferenças de cor ou classe, credo ou política, riqueza ou miséria material. Conhecido pela forma diferente de cantar a música gaúcha, o artista missioneiro utiliza suas composições para denunciar, protestar, registrar e manter presente o passado de um povo esquecido, sofrido, mas cheio de encantos e essências. Hoje a música missioneira está nas universidades do Brasil e do mundo, servindo como fontes de pesquisas e teses”, destacou Marques.

Dentre os títulos já concedidos a Pedro Ortaça, estão: “Mestre das Culturas Populares do Ministério da Cultura”, troféu “Ouro das Missões”, troféu “Contra Todos os Ventos”, “Medalha Farroupilha” da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, título de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, título de cidadão de São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga e São Borja, prêmio “Vitor Mateus Teixeira” conferido pela Assembleia Legislativa do Estado, dentre outros.

Por Ana Lunardi / Fernando Gomes Assessoria de Imprensa

BM fez uma das maiores apreensões de cigarros dos últimos anos na Região Celeiro

Os veículos foram abandonados em Esperança do Sul,
Tiradentes do Sul e no interior próximo a Crissiumal
Os veículos foram abandonados em Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e no interior próximo a Crissiumal

O 7º BPM fez nesta quinta-feira (20/06) uma das maiores apreensões de cigarros dos últimos anos na Região Celeiro.

Três veículos foram abandonados pela quadrilha, carregados de cigarros de origem paraguaia, que foram apreendidos.

Os veículos foram abandonados nos municípios de Esperança do Sul, Tiradentes dos Sul e no interior, próximo a Crissiumal.

Mais informações no decorrer do dia, haja vista que a Brigada Militar ainda está no atendimento da ocorrência e contabilizando a quantia de cigarros, na sede do 7º BPM.

Em Três de Maio empresário se manifesta através de faixa no prédio de sua loja. Confira os protestos programados na região

Aos poucos o movimento começa a existir em Três de Maio
(Foto: Paulo Marques)
Santa Rosa – Quinta-feira, 17h, na Praça da Bandeira. Cerca de duas mil pessoas devem participar do protesto. Nesta quarta-feira, 19, a prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que concede isenção do pagamento de passagens do transporte coletivo a estudantes da rede pública. A repercussão da mobilização acelerou o envio do projeto. A proposta prevê a isenção de 75% no valor da passagem até o final do ano e 100% gratuito a partir de 2014. A prefeitura vai arcar com o valor de cerca de R$ 1,5 milhão para conceder a gratuidade aos estudantes. Os Vereadores devem votar o projeto em julho, após o recesso legislativo.

Horizontina – Sexta-feira, 16h, com saída da frente do Restaurante Água na boca até a prefeitura. Os organizadores da mobilização se reuniram hoje, 19, com a Brigada Militar. Ficou definido que a BM vai enviar para o local do protesto efetivo para garantir a segurança dos próprios manifestantes. O contingente estará alocado em pontos estratégicos durante o percurso durante a caminhada para parar o transito. A BM, também, já adiantou que vai intervir caso ocorra alguma depredação ou agressão. Os organizadores se comprometeram a realizar um ato pacífico.

Três de Maio – Movimento local está sendo articulado no Facebook, mas a data e o local ainda não foram definidos. Já o empresário Flávio Huber, da Flávio Esportes, fixou próximo da fachada da loja uma faixa com a sua manifestação.

Diretora do Cpers desafia governador Tarso em entrevista a Colonial

Em entrevista a Rádio Colonial, a professora Neiva
lançou um desafio ao governador Tarso Genro
Estão em Três de Maio os professores Nei Sena e Neiva Lazzarotto da direção estadual do CPERS. Objetivo da assembléia, marcada para as duas horas da tarde na Câmara de Vereadores, é eleger os delegados do 35º Núcleo que vão representar a região no Congresso Estadual da Categoria dias 28, 29 e 30 em Bento Gonçalves.

Em entrevista a Rádio Colonial, a professora Neiva lançou um desafio ao governador Tarso Genro. Ela propôs que seja realizado um plebiscito para saber se o povo gaúcho quer acha que o governador tem que cumprir ou nçao a Lei do Piso em todo o Estado. “Quero ver se o governo aceita esse desafio. Já que o governador defende o diálogo com os manifestantes porque não um plebiscito com a participação de todos os gaúchos”?

Ir. Maria Pia completa 100 anos de idade

Ir. Maria Pia comemora seu centenário de vida
Integrante das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus alcança seu centenário de vida no dia 24 de junho 

São poucos os que conseguem alcançar os 100 anos de idade com saúde e lucidez. Com uma vida dedicada a Deus, a Ir. Maria Pia Galeazzi, integrante das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, é um exemplo de fé e doação ao próximo. Nascida em Pulador, distrito de Guaporé – RS, em 24 de junho de 1913, a filha do casal de comerciantes Vitório e Maria Galeazzi começou jovem a sua trajetória de dedicação aos semelhantes. Carismática, sempre de bem com a vida, feliz e surpreendente, é uma pessoa em quem a sociedade deve se espelhar.

Recebendo toda a atenção e dedicação que marcaram sua vida de doação às pessoas, Ir. Maria Pia está na Unidade Betânia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, local em que continua com uma vida de contínua oração e tem uma intimidade profunda com Deus. Segundo a equipe que ajuda a cuidar da religiosa, ela expressa uma grande alegria de viver e oferece um sorriso de acolhida a todas as pessoas se que aproximam dela no dia a dia, pois aprendeu na Escola do Coração de Jesus a semear a alegria, a bondade e a ternura de Deus.

A idade avançada não impede que a centenária lembre-se de sua escolha por ingressar nas Irmãs do Sagrado Coração de Jesus. “Entrei pela alegria de viver, pela alegria de estar unida a Jesus e ajudar na evangelização das pessoas”, conta Ir. Maria Pia. Tendo atuado como professora e diretora de escolas, ela ressalta a importância de uma vida dedicada à caridade, em que através da união com Deus teve a oportunidade de trabalhar com o povo, mostrando o caminho que leva a Jesus.

Suas melhores recordações são do tempo em que era professora e tinha oportunidade de ajudar muitas pessoas. O segredo de uma vida longa e com saúde? “Ser feliz. Ser realizada na missão”, garante Ir. Maria Pia, que deixa um recado aos jovens para que sejam pessoas boas, pessoas de fé. “Os jovens são a esperança de um mundo mais solidário, justo e cristão”, conclui.

MP denuncia suposta fraude na licitação do transporte de Bom Progresso

Imagem: Reprodução RBS TV
Os valores teriam sido combinados. A abertura ocorreu no início de maio na prefeitura. Estavam presentes o chefe do setor de licitação, o secretário da Fazenda e mais cinco empresas.

Insatisfeitos com os valores sugeridos nos envelopes, os transportadores pediram um aumento durante a reunião, conforme gravado em áudio. Eles discutem estratégia para não deixar transparecer que os valores foram negociados para R$2,10 por quilômetro.

No final da reunião, o grupo ainda combina uma confraternização para selar o acordo.

Conforme o promotor Ronaldo Arbo, eles distribuíam as linhas e definiam os valores sem respeitar a lei das licitações. Segundo ele, o correto seria abrir os envelopes e a melhor proposta seria declarada vencedora da concorrência. A prefeitura de Bom Progresso suspendeu a licitação e o chefe do setor foi exonerado.

Paraguaio é preso com 13 quilos de maconha em Frederico Westphalen

Paraguaio foi preso com maconha na rodoviária de
Frederico Westphalen (Foto: Divulgação/BM)
Um homem natural do Paraguai foi preso por volta das 4h20 desta quinta-feira (20) com  13,290 kg de maconha em Frederico Westphalen, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Policiais militares desconfiaram do comportamento do passageiro na rodoviária do município e realizaram a abordagem, encontrando 12 tijolos da droga na bagagem que ele carregava.

O suspeito de tráfico de drogas vinha da cidade de Medianeira, no Paraná, para Frederico Westphalen em um ônibus que fazia a linha Medianeira-Santa Rosa. O paraguaio foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, segundo a polícia.

Doação de sangue ocorre no dia 25

Imagem ilustrativa
Inscritos serão levados ao Hemocentro de Santa Rosa para a doação

Na terça-feira, dia 25 de junho, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio promove nova campanha de doação de sangue, desta vez com o transporte dos doadores ao Hemocentro de Santa Rosa. Os interessados devem realizar a inscrição na Urgência/Emergência da Instituição.

Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos e boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Gravidez, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12h e tatuagem nos últimos 12 meses são alguns dos fatores que impedem a doação. A participação da comunidade é fundamental.

Veículos colidem na Av.Santa Rosa em Três de Maio

Os automóveis colidiram na esquina da Av.Santa Rosa com
a rua Padre Cacique
O acidente ocorreu próximo das 8h da manhã desta quinta-feira (20), na esquina da Av.Santa Rosa com a rua Padre Cacique.

A condutora do automóvel Audi A3, Andréia Fritsch, conduzia o veiculo na rua Padre Cacique, e no momento que manobrava para entrar na Av.Santa Rosa, bateu na lateral de um automóvel Corsa que era conduzido na avenida em direção ao centro da cidade.

Fotos: Paulo Marques
Estavam no Corsa, além do motorista Leandro Graf, a esposa dele Tânia Graf e uma criança filha do casal, apenas a mulher que sentiu uma batida na cabeça, precisou ser removida pelos bombeiros ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo.

A condutora do Audi, e sua filha que também estava no carro, não se feriram.

Produtores aproveitam alta do dólar e vendem soja antes do cultivo no RS

Economista diz que negociação precisa ser
avaliada com cautela
A alta do dólar estimula a negociação de soja de forma antecipada no Rio Grande do Sul. Agricultores da Região Norte do estado já vendem parte da produção que ainda nem foi plantada, como mostra a reportagem do RBS Notícias, da RBS TV (veja o vídeo ao lado). Nesta semana, o dólar fechou em R$ 2,15.

É de olho nessa reviravolta dos números que muitos produtores de soja aproveitam o mercado favorável e já negociam a produção da safra do próximo ano. "Ele (produtor) foge dessa especulação toda. Então ele consegue fazer a conta se esse preço da soja para negociação futura, para a próxima safra, se ele entra bem em custo de produção. Ele acaba tendo já essa garantia e podendo ir trabalhar tranquilo no campo", explica o corretor de grãos Cléber Bordignon.

Mas esse tipo de negociação precisa ser avaliado com cautela pelos produtores, segundo o economista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Julcemar Bruno Zilli. "Se os preços caírem ele vai estar totalmente protegido, porém, se os preços subirem, ele não vai conseguir ganhar com essa elevação. Então por isso a dica de proteger apenas o suficiente para cobrir os custos de produção", esclarece.

O dólar em alta também preocupa. Todos os insumos que vão ser utilizados na lavoura têm os preços cotados pela moeda estrangeira. E o valor desses itens deve encarecer o custo de produção.

O cerealista Dilermando Rostirolla já negociou cerca de 15% de toda a produção que ainda nem foi plantada. "Se estabelece o preço com uma rentabilidade ao redor de 100%. Isso é muito bom para o momento, tanto um vendendo, quanto o outro comprando, se estabelece preço de venda e os dois ganham dinheiro", disse.

Mesmo com grande parte dos indicadores favoráveis à venda antecipada, os produtores ainda precisam torcer para que o clima não surpreenda e atrapalhe o planejamento.

Mais um caso de Dengue confirmado em Santa Rosa

Mais um caso de Dengue confirmado em Santa Rosa
O setor de Epidemiologia da Vigilância em Saúde teve a confirmação de mais um caso de Dengue Autóctone no Município de Santa Rosa. Trata-se de um caso notificado pela Unidade de Saúde da Júlio de Oliveira no dia 22 de maio e confirmado nesta última segunda-feira, 17. Diante do ocorrido, o setor de Vigilância Ambiental esta realizando a aplicação de inseticida e busca a eliminação do foco do mosquito Aedes Aegypti (PVE) em torno do local de residência e de trabalho do notificado.

Conforme a Vigilância em Saúde, o índice atual de infestação do Mosquito Aedes Aegypti na área urbana de Santa Rosa é de 2,33%, índice acima do que preconiza o Ministério da Saúde, que estabelece como índice tolerável abaixo de 1%. O atual índice do município é considerado pelo Ministério da Saúde como situação de ALERTA.

"Cabe ressaltar, que a colaboração permanente de toda a população é de fundamental importância. Nestes períodos de temperatura mais frias, o mosquito da Dengue não morre, somente seu ciclo de vida evolui mais lentamente, mas no momento em que as temperaturas se elevam e havendo local onde possa acumular água, o mosquito encontrará as condições ideais para seu desenvolvimento normal e com isso podendo vir a transmitir novamente a DENGUE."ressalta
Katia Kaffka dos Reis, enfermeira da Vigilância em Saúde.

Novo caso de dengue confirmado é da Vila Júlio de Oliveira
Agora são:
134 casos notificados
49 casos confirmados
85 casos descartados