14 maio 2011

Giruá lança programa para regularização de agroindústrias

Prefeito Fabiam entregou documentos
ao primeiro grupo de empreendedores
Como forma de apoiar os pequenos empreendedores do município, o Executivo de Giruá lançou o Programa Municipal de Agroindustrialização.
A iniciativa pretende agregar valor à produção primária, a regularização das agroindústrias existentes e o estímulo para o surgimento de novas agroindústrias.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Volmir do Amaral, com o Programa e através de uma nova legislação, foi criado o Departamento de Inspeção Animal (DIA). Além disso, a contratação de um profissional veterinário, possibilitou a reorganização e ampliação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
- O SIM passa a abranger todos os produtos de origem animal, leite, carne e derivados, ovos e mel de produtos comercializados dentro do município – explica.
Na solenidade de lançamento do programa, o prefeito Fabiam Thomas entregou aos empreendedores Herberto Ildo Grützmann, Adelar José de Oliveira Pinto, Mauro Almeida, Aldir Schroeder e Adelar José de Oliveira Pinto, os primeiros certificados de regularização de suas pequenas agroindústrias.
- A partir de agora, esses pequenos empreendedores poderão sonhar alto, pois ao agregar qualidade e certificação aos seus produtos, estarão habilitados a crescer sem limites, gerando renda e esperanças as suas famílias – destacou o prefeito.

Com cadeira motorizada, artesã de Giruá experimenta sensação de liberdade

Luma Leão, RBS TV Santa Rosa
Na semana passada, o Jornal do Almoço mostrou a história de Simone Baumgarten, uma cadeirante que mora no interior de Giruá e depende de ajuda para se deslocar. A reportagem deu repercussão e Simone teve um sonho realizado.
A rotina de Simone no centro de Reabilitação de Giruá continua a mesma. Todas as terças, quartas e sextas-feiras, ela se dedica às sessões de terapia ocupacional e fisioterapia.
Mas uma novidade mudou sua vida.
A principal diferença é que agora Simone vai sozinha para a fisioterapia. Depois de ganhar uma cadeira de rodas motorizada, ela controla o próprio deslocamento sem ajuda de ninguém.
O presente foi doado por uma família de Porto Alegre que possuía a cadeira. Depois da reportagem, o retorno foi imediato.
- Fiquei muito feliz. É um sonho – emocionou-se Simone, que trabalha como artesã.
A mãe, Madalena Baumgarten, que ajuda Simone em todas as atividades diárias também comemora a conquista.
- Foi um dia maravilhoso – afirmou a mãe.
O manejo da cadeira é simples. Basta mexer nos botões e se movimentar para onde quiser.
Essa nova sensação emociona Simone.
- Me sinto livre – disse.
Por enquanto, a cadeira vai continuar no Centro de Reabilitação, já que faltam adaptações na casa de Simone. A previsão é de que as obras no local comecem em um mês.
Mesmo assim ela já pratica bastante pelos corredores. Sempre com Dona Madalena por perto.

MDIC reitera em carta à Argentina disposição do Brasil em tratar de temas de comércio bilateral

Caminhões carregados de veículos estão
parados no Porto Seco de Uruguaiana
Foto:  Anderson Petroceli  /  Especial
Em resposta à carta da ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, enviou nesta sexta-feira uma correspondência reiterando a disposição do Brasil em tratar todos os temas de interesse de ambas as partes.
Na carta, o ministro diz, no entanto, que em relação aos pontos levantados pelo governo brasileiro é necessário iniciar um "diálogo construtivo" para obter um acordo que solucione os problemas enfrentados pelos exportadores brasileiros na aduana argentina.
Pimentel se colocou à disposição de Débora Giorgi para um encontro em Brasília com o objetivo de discutir os contenciosos entre os dois países. O MDIC decidiu divulgar a carta de Pimentel, já que ontem o governo da Argentina revelou a carta que havia sido enviada ao governo brasileiro, com queixas sobre a decisão do Brasil de colocar em licenças não automáticas as importações de automóveis. Na carta, Débora Giorgi acusa o Brasil de "atentar contra o diálogo natural" dos dois sócios comerciais.

Doente mental decapita britânica na Espanha

Homem saiu de estabelecimento comercial
exibindo a cabeça da vítima.
Um homem com supostos problemas mentais matou e decapitou uma mulher de 60 anos, de nacionalidade britânica, em um supermercado na praia Los Cristianos, localizada nas ilhas Canárias (Espanha) e saiu do local carregando a cabeça da vítima, afirmou a polícia local nesta sexta-feira.
Segundo comunicado, o agressor entrou no estabelecimento e, em seguida, atacou a mulher com uma faca. "O agressor saiu do estabelecimento exibindo a cabeça em suas mãos, para depois jogá-la no chão, antes de ser detido enquanto tentava escapar", informaram os policiais.
Crédito: Desiree Martin / AFP / CP
O autor do crime é um cidadão búlgaro de 28 anos, que já possuía passagens anteriores pela polícia por crimes de danos e lesões, mas não tinha nenhum envolvimento com a vítima, disse a delegada responsável pela jurisdição, Dominica Fernández.

Cafeína ativa é nova aposta da indústria de cosméticos contra a celulite

A causa da celulite está relacionada com os 
hormônios estrógenos
Foto:Divulgação, Gil Wikom
Toda mulher que é vaidosa se preocupa, e muito, com a aparência. E não são apenas as rugas e manchas do rosto que incomodam. Flacidez, celulite e gordura localizada estão na lista negra do público feminino.
A causa da celulite — para muitas o pior dos problemas — está relacionada com os hormônios estrógenos, portanto, é quase um problema da fisiologia feminina. Para piorar, a grande maioria dos tratamentos disponíveis no mercado é apenas atenuante e não promove uma cura efetiva da celulite e da gordura localizada. Nos últimos tempos, no entanto, muitos produtos estão apostando na cafeína ativa para controlar o problema.
A cafeína, conforme explica o professor de cosmetologia Maurício Pupo, estimula a queima de gordura na célula, fazendo com que ela não acumule gorduras que geram a celulite.
Contudo, vale pena ficar de olho no que está nas prateleiras porque algumas opções existentes possuem uma quantidade de cafeína abaixo da considerada adequada para proporcionar a queima de gordura nas células. Além disso, muitos produtos não possuem uma forma disponível de cafeína, o que dificulta sua penetração na pele e minimiza sua ação lipolítica.
— A cafeína parece um grão de areia, portanto, para torná-la solúvel, é necessário um maior investimento em pesquisa — esclarece o professor.
Por isso, para encontrar o produto adequado para o seu tipo de pele e problema, é importante, portanto, procurar um profissional.

Café de Cambona espera receber mais de 15 mil pessoas em São Nicolau

Edna Lautert, leitora-repórter
Fomentar o turismo e divulgar a história do Rio Grande do Sul. Esse tem sido o foco central do Café de Cambona, que entra em sua oitava edição esse ano.
O evento é realizado em São Nicolau, conhecido como a Primeira Querência do Rio Grande, por ter sido o primeiro povoado jesuítico-guarani fundado em solo brasileiro pela missão da Companhia de Jesus, a 385 anos, antes mesmo da fundação dos Sete Povos.
O local, que serviu de pano de fundo para as batalhas pela posse de terras na América Latina, guarda remanescentes históricos preservados em um Sítio Arqueológico, como um cabildo do período da redução, além de uma adega e outros vestígios da passagem dos índios guarani e dos padres jesuítas. Mas não é só isso: ele busca resgatar toda a história de formação do povo gaúcho, ao passo que traz para evento popular um dos costumes dos antigos tropeiros, figuras de outra época, que também possuem papel importante na formação do Rio Grande do Sul.
O VIII Café de Cambona vai acontecer dia 29 de maio de 2011, no Sitio Histórico de São Nicolau, a partir das 9 horas. E, traz como presente um show com o grupo Os Monarcas, às 16 horas. Toda a programação tem acesso gratuito.
De acordo com o prefeito de São Nicolau, Benone de Oliveira Dias, em 2010 o evento reuniu em torno de 10 mil pessoas. “E este ano estamos projetando um  aumento de público, e estamos preparados para receber mais de 15 mil pessoas. Trabalhamos para isso”, complementa.
O lançamento do Café reuniu autoridades locais e a imprensa regional na noite de quarta-feira, 12 de maio, no CTG Querência do Rio Grande. Depois da apresentação e durante o credenciamento o público pode degustar as iguarias que acompanham o café de cambona.

Voluntariado que dá lucro

Evento foi realizado no Pavilhão Eduardo Meneghel
Que o resultado era bom, isso todos já sabiam de antemão, mas que o lucro obtido fora tão elevado, somente os mais ousados apostavam.
Com a contabilidade da 14ª edição concluída, a diretoria do Rotary Clube Santa Rosa Amizade anunciou a partilha de R$ 22.600,00 entre a APAE e a APADA, em igual valor (R$11,3 mil), montante arrecadado com a Festa, editada em parceria com o Alibem e a Associação dos Criadores de Suínos.
O evento realizado no Parque de Exposições foi um sucesso, conforme o balanço apresentado por Mauri Christ, presidente do Rotary. Foram servidos 2.100 almoços, em trabalho voluntário de 200 pessoas. Além dos 30 leitões inteiros no rolete, ainda 450 quilos de carne suína foram assados em churrasco.
Mauri destacou o novo sistema de tempero injetado, criado pelo Alibem, elogiado pelos participantes. A comunidade destacou também o serviço de Buffet, pois todos foram servidos em menos de 15 minutos.
Foi presidente desta edição Jurandir Tibulo e a Festa de 2012 será coordenada por Mário Augusto Beilfuss.
A foto mostra o Pavilhão Eduardo Meneghel, o maior do Parque, completamente lotado. Os organizadores se orgulham de terem conduzido a primeira servida de todos os pratos em menos de 15 minutos.