22 julho 2011

Vacinação contra o sarampo é prorrogada por mais uma semana

A campanha será prorrogada no Rio Grande do Sul até 
sexta-feira dia 22
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que terminaria nesta sexta-feira (22), será prorrogada no Rio Grande do Sul até o dia 29 de julho. A imunização seguirá nos postos de saúde de todo o Estado, com ênfase nos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% abrangência das crianças com idade entre um e menos de sete anos. Estas cidades devem avaliar a situação e implementar estratégias na busca pela imunização das crianças ainda não vacinadas.
Até a tarde desta sexta-feira, o banco de dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), registrava a vacinação de 87,5% do público alvo no RS, o que corresponde a 705 mil crianças. No total, a população estimada nesta faixa etária no Estado chega a 805 mil crianças. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, 342 cidades gaúchas já passaram de 90% de cobertura, sendo que mais de 248 municípios atingiram a meta de 95%. As regiões Metropolitana, da Fronteira e dos Vales são as que registram os índices mais baixos de cobertura.
Sociedade de Pediatria recomenda a vacina
A Sociedade de Pediatria do RS recomenda a vacina contra o sarampo, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, e foi antecipada em oito Estados brasileiros para manter o país sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o Exterior.
O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.
Neste ano, o RS já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010, foram oito casos confirmados no Estado, sendo todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.

Texto: Assessoria de Imprensa/SES

Dia do Agricultor foi comemorado na Comunidade de Manchinha

O público lotou o Salão Evangélico
A 11ª Edição da Festa do Agricultor, foi comemorada junto a Comunidade Evangélica de Manchinha, interior de Três de Maio, durante o dia desta sexta-feira, 22 de julho.
O evento é realizado todos os anos em uma comunidade do interior do município, em uma data escolinha, para comemorar o Dia do Agricultor, tendo a organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, Certhil, Cotrimaio, Sicredi, Funcap, Emater e as Igrejas Católica e Evangélica.
Gilson foi um dos cozinheiros
Na parte da manhã, foi proferida uma palestra pelo Pastor Guinther Wolff, ao meio dia foi serviço um almoço aos presentes, e na parte da tarde foi celebrado um Culto Ecumênico em homenagem a este dia.
O Dia do Agricultor é comemorado em todo o Brasil no dia 28 de julho, já no dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Colono e do Motorista.  

Porto Mauá se prepara para maior cheia dos últimos 19 anos

Rio invade aduana de Porto Mauá. Veja fotos 
Crédito: Vilson Wincler/Prefeitura de Porto Mauá
Porto Mauá, na fronteira com a Argentina, se prepara para a maior cheia dos últimos 19 anos. Às 10h desta sexta-feira, o nível do rio Uruguai estava a 11,7 metros acima do nível normal. A água já invadiu o prédio da Aduana e a principal rua da cidade. A travessia de balsa para Alba Posse, no país vizinho, está suspensa desde o começo da manhã.
As cheias do rio Uruguai em Porto Mauá são previstas de acordo com o nível do rio em Itapiranga (SC). No município catarinense, o rio parou de subir às 7h, quando estava a 9,95 metros acima do nível. Já na cidade gaúcha, o rio cresce 45% a mais que em Itapiranga, ou seja, ultrapassaria os 14 metros em Porto Mauá. No entanto, devido à grande quantidade de chuvas na região e ao alto nível da água dos afluentes do rio Uruguai, a prefeitura se prepara para um nível de 15 metros.
Proprietários de estabelecimentos comercias em frente à Aduana já retiram todos equipamentos e produtos dos prédios, já que, com essa previsão, a água invadirá os estabelecimentos. Em Porto Mauá, o nível do rio para de crescer 16 horas depois do horário que parou em Itapiranga. Nessa manhã, ele crescia 15 centímetros por segundo e só deve parar às 23h de hoje, quando atingir 15 metros.
A travessia de balsa para o município argentino de Alba Posse seguirá suspensa durante todo o sábado. Estradas do interior também estão tomadas pela água do rio. O acesso ao município de Alecrim está interditado. A última grande cheia do rio Uruguai em Porto Mauá ocorreu em junho de 1992, quando atingiu 17,5 metros acima do nível normal. Esta cheia ultrapassa o índice de 14,65 metros, registrado em junho de 2005 no município.

Novas tecnologias no campo mudam o perfil de jovens agricultores gaúchos

Rodrigo Antunes, de 24 anos, optou por estudar Medicina Veterinária
Foto:Bia Barcellos / especial
Nascido e criado no campo, Rodrigo Antunes, 24 anos, não hesitou ao escolher a profissão. Morador de Bagé, na região da Campanha, optou pela Medicina Veterinária por ter vivenciado desde a infância a criação pecuária. Prestes a se formar na Universidade da Campanha (Urcamp) o jovem tem certeza de que o agronegócio foi a melhor decisão.
— Tenho vínculo com a agropecuária desde que nasci. A partir da minha qualificação quero manter o sistema pecuário passado de geração para geração e alavancar o turismo rural na propriedade — lembra.
Antes mesmo de se formar já consegue colocar em prática o que aprendeu nas aulas de zootecnia, nutrição e sanidade. Conforme Antunes, muitos produtores não conseguem vislumbrar os benefícios da tecnologia a longo prazo. Por isso, a necessidade de argumentos baseados no ensino acadêmico e na confiança de quem acredita que o agronegócio é campo fértil para quem sabe o que faz.
— Um exemplo foi a utilização da ultrassonografia no diagnóstico de gestação. Ao saber se a vaca está prenha, podemos vender as que não estão e comprar novos animais — explica.

Prefeito flagrado com carro oficial em motel é condenado por improbidade administrativa

Pena inclui pagamento de multa e
suspensão dos direitos políticos
por três anos
O ex-prefeito de Campos Borges Olivan Antônio de Bortoli, acusado de utilizar-se de veículo oficial para ir à motel de Passo Fundo, foi condenado nesta quinta-feira por improbidade administrativa. A decisão é do juiz Leandro da Rosa Ferreira, da Vara Judicial de Soledade, mas ainda cabe recurso.
A pena aplicada inclui o pagamento de multa equivalente a 25 vezes a remuneração do réu na época, na condição de chefe do executivo municipal, e suspensão dos direitos políticos por três anos.
Entenda o caso
No dia 11 de agosto 2003, Olivan Antônio de Bortoli, então prefeito de Campos Borges, foi flagrado por uma emissora de TV saindo de motel localizado na cidade de Passo Fundo. Denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa, alegou, em defesa, utilizar o automóvel apenas para ações referentes ao cargo de prefeito. Afirmou que, na ocasião, foi até Passo Fundo para encaminhar assuntos oficiais junto à Caixa Econômica Federal e fazer reparos no veículo.
Na avaliação do juiz Leandro Ferreira, a prova documental (recortes de jornais e filmagem, além de cópia da caderneta de entrada e saída do veículo) comprova que o réu utilizou carro de propriedade do município para fins particulares. Tal fato é comprovado também por testemunhas que reconheceram o veículo municipal nas imagens, bem como pelo policial rodoviário e a repórter que presenciaram o fato.

Sem Falcão, Inter encerra sequência ruim e vence o Avaí de virada

Inter virou o jogo e bateu o Avaí por 3 a 1, na Ressacada
De virada, encerrando um jejum de seis horas sem marcar nenhum gol - e de três derrotas consecutivas - o Inter venceu o Avaí por 3 a 1, nesta noite de quinta-feira. A partida, disputada no Estádio da Ressacada, abriu a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. William fez o gol dos avaianos, mas Andrezinho, Leandro Damião e D'Alessandro marcaram para os colorados, no primeiro jogo desde a dispensa do técnico Paulo Roberto Falcão.
Com doze jogos disputados, o Inter chega a 18 pontos, subindo para o 5º lugar. O Avaí permanece com apenas 7, na zona de rebaixamento - na 18ª colocação. Agora, o Inter parte para a Alemanha. A viagem inicia neste sábado. Na Europa, disputará a Audi Cup, enfrentando o Barcelona terça-feira.
Pelo Brasileirão, os colorados voltam a jogar no outro domingo, 31 de julho, contra o Atlético-GO, no Estádio Beira-Rio. Para o Avaí, o próximo jogo acontece na quinta-feira, dia 27, visitando o Botafogo no Rio de Janeiro.