26 outubro 2010

Garcia diz que fatos de 18 anos atrás resultaram em pedido de sequestro de seus bens pela Justiça Federal

Nilton Garcia da Sila
O atual Secretário Municipal da Saúde de Horizontina e presidente do PMDB Nilton Garcia da Silva, garante que vai recorrer do pedido de sequestro de seus bens, deferido a pedido do Ministério Público Federal em favor do INSS no último dia 24 de setembro, pelo juiz Federal Rafael Lago Salapata, juiz substituto da vara federal de Santa Rosa, em cumprimento a decisão proferida no Agravo de Instrumento de autoria do MPF, na Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa de número 2009.71.15.001007-9/RS, de novembro do ano passado.
Destaca o líder político que os fatos ocorreram havia quase 18 anos, quando era servidor da Previdência Social, e foi afastado por Improbidade. -” È a cobrança de uma multa cível sobre aqueles fatos, não tem nada a ver com o cargo público que ocupo atualmente no Governo Municipal, e tem gente fazendo confusão”, desabafa. Segundo Nilton deverá apresentar sua defesa nos próximos dias, contra o Agravo, assim que for oficiado dessa decisão, e aguardará o julgamento posterior do mérito. “-Vou arbuir a prescrição de prazo deste processo no recurso do agravo, defendendo-me, e no mérito buscarei minha absolvição, já paguei na esfera administrativa por meus erros quando perdi o emprego, na esfera criminal quando tive que prestar serviços a comunidade e paguei também no campo político com a inelegibilidade”, explica.
O líder peemedebista abre artilharia contra o presidente do PT local e vereador Darci José Napivoski, que na sessão legislativa da última semana, pediu o afastamento de Garcia do cargo de Secretário da Saúde. Para o petista, a noticia sobre o sequestro dos bens, prova  que o processo de improbidade de Garcia não terminou, e deixou a comunidade muito revoltada, somando-se ao fato de que o líder do PMDB faz uma gestão contestável em vários aspectos no Sistema de Saúde local, gerando insatisfação.
Garcia respondeu que Napivóski era secretário do governo anterior(2005/2008) quando a reforma de um Fusca custou aos cofres municipais mais de R$ 12 mil e não pediu o afastamento do colega secretário Larri Jappe, agora, sem entender o que está acontecendo e para tumultuar o processo político local, pede seu afastamento. -”O presidente do PT deveria ler a Revista Veja e ver a bandalheira que fazem seus companheiros de partido em nível nacional, antes de julgar-me”, acentua.
O que vai determinar os valores que Garcia terá de pagar(se tiver de pagar) caso não aceita sua defesa demandando a prescrição, será a sentença judicial, que ainda deve demorar. “-Se tiver que pagar vou pagar, mas isso se arrastará até a sentença, o processo está apenas em fase de instrução, pode demorar dois ou três anos, embora eu já queria que estivesse encerrado”, finaliza.
Ele garante que continua a testa da Secretaria da Saúde e estaria em situação política confortável e absolutamente normal dentro do governo municipal.

Encontro Regional de Alimentação em Humaitá

Público participante
Na manhã de hoje, 26 de outubro, aconteceu abertura do Encontro Regional para discutir alimentação escolar e agricultura familiar, no auditório municipal de Humaitá.
A finalidade do encontro, que terá seqüência na parte da tarde, foi de promover questões referentes à merenda escolar, através da extensão rural.
Diversas autoridades regionais e profissionais da nutrição, educação e agricultura se fizeram presentes. Na oportunidade o Gerente adjunto regional da Emater de Ijui, Sr. Carlos Turra enfatizou que a Emater, que é uma referência de qualidade em extensão rural, está inserida na questão da alimentação e comprometida com o melhoramento do programa, não medindo esforços para tornar de grande importância na cadeia do desenvolvimento regional, tendo ainda que avançar no aspecto da alimentação. Carlos argumentou que é necessário gerar oportunidade e aprofundar conhecimento para avançar ainda mais neste quesito. O prefeito de Humaitá Cesar Schwade, Presidente da Amuceleiro, representando os demais prefeitos presentes, acrescentou “é preciso gerar ainda mais incentivo para dar garantia à produção e trabalhar com afinco para que o programa cresça e venha gerar maiores benefícios aos produtores”.

Tuma teve falência múltipla de órgãos, diz filho

Sen.Romeu Tuma
O neurologista Rogério Tuma, filho do senador Romeu Tuma (PTB-SP), explicou nesta terça-feira que seu pai teve falência múltipla de órgãos. "Ele teve uma falência renal, uma falência intestinal e aí teve sofrimento cardíaco e hemodinâmico", afirmou, em conversa com jornalistas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com Rogério Tuma, o coração artificial implantado no senador há cerca de 20 dias funcionou e permitiu que ele recuperasse as funções cardíacas. O senador estava internado desde 1º de setembro, quando foi diagnosticado com uma faringite infecciosa, e  morreu nesta tarde. "Ele também estava desidratado e nós constatamos que ele tinha insuficiência renal. Fomos corrigir isso e o coração, com a sobrecarga, começou a dar sinais de falência. Aí foi indicada a colocação do coração artificial, que fez com que ele recuperasse as funções cardíacas plenamente", afirmou. "Só que, por causa do tempo, da idade dele e de uma infecção que acabou adquirindo, ele acabou tendo uma piora de todos os órgãos e não resistiu."
Segundo o médico, o senador permaneceu 26 dias sedado, mas depois da cirurgia do coração começou a recuperar a consciência. "Ele teve uma piora clínica há três dias. Até três dias atrás, a gente conseguia ter contato com ele", afirmou. O médico disse que Tuma não chegou a saber que não foi reeleito para o Senado. "Ele queria muito voltar e lutar e, por isso, acabamos não tendo coragem de contar", afirmou.
Tuma tinha três pontes de safena implantadas por conta de um enfarte há 12 anos. De acordo com Rogério Tuma, seu pai não queria ser internado nem fazer exames. "Ele lutou muito contra isso, mas eu acabei o forçando a ficar no hospital", contou. Rogério se disse frustrado por não ter conseguido evitar a morte do pai. "Como médico, me sinto derrotado porque eu não consegui fazer o que eu queria ter feito pelo meu pai", disse, bastante emocionado.
Solidariedade
Ele agradeceu a solidariedade que a família tem recebido e os quase 4 milhões de votos que o pai teve na eleição de 3 de outubro. O ex-deputado federal Robson Tuma também agradeceu as manifestações de solidariedade e carinho que o pai recebeu. "A família agradece muito as manifestações de carinho de toda a população e de todas as pessoas", disse, muito emocionado.
De acordo com ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador José Sarney (PMDB-AP) já telefonaram para a família para dar os pêsames. Ao longo dos dias em que Tuma ficou internado, Sarney ligou diariamente e telefonaram com frequência o governador Alberto Goldman, o governador eleito Geraldo Alckmin e o deputado estadual Campos Machado. O corpo do senador será velado a partir das 18 horas na Assembleia Legislativa e enterrado nesta quarta-feira, 27, às 15 horas, no cemitério São Paulo, na capital paulista.

Santuário Parque São Francisco de Assis recebe melhorias

Pórtico do Santuário
O Santuário nasceu há 32 anos, o que primeiramente recebeu o nome de Calvário, numa iniciativa da Comunidade católica coordenada pelo Frei Raimundo, e posteriormente foi denominado de Santuário Parque São Francisco de Assis, tendo como foco representar a paixão de Francisco de Assis pela natureza e por Cristo. Francisco viveu uma vida de abnegação de bens materiais, e passou a cultivar o amor pela simplicidade, pela natureza, incluindo nessa, uma adoração exclusiva pelos animais e meio ambiente, o que claramente é expresso no Calvário.
O Santuário Parque São Francisco de Assis de São José do Inhacorá, é o principal ponto turístico religioso do município e da região, o mesmo recebe milhares de romeiros anualmente em função de seu cunho religioso e especialmente pelas encenações, destacando-se no Natal, o nascimento de Jesus e na Sexta-Feira Santa, a qual antecede a Páscoa, acontece a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Ambas são executadas por elenco local.
Painel
Entre outras atividades que são realizadas, destacamos a Via Sacra que é rezada na Sexta-Feira Santa, aproveitando o grande número de fiéis que visitam o local, bem como, a Romaria do Calvário que acontece todos os anos no domingo mais próximo da Festa de Exaltação da santa Cruz.
Melhorias estão sendo executadas no Santuário, onde se destaca a restauração da pintura nos Painéis, manutenção do espaço físico, arborização, limpeza e infraestrura com o objetivo de deixá-lo mais aconchegante aos visitadores, trabalho este, é possível graças às parcerias entre o Poder Público e a Comunidade Inhacorense.
A Comissão Pró-Calvário reúne-se periodicamente tendo por atribuição planejar e coordenar as atividades inerentes que acontecem no Santuário, assim como, as Encenações do Natal e da Páscoa. Em sua última reunião, a Comissão responsável debateu sobre a viabilidade de realizar as próximas encenações de Natal e Páscoa.

Assaltada a Agência dos Correios de Alegria

Agência dos Correios de Alegria
Foto: Bruna Matner Barcelos
No inicio da tarde desta terça-feira, 26, um individuo adentrou na agência dos Correios do município de Alegria no Noroeste do Estado, solicitando a atendente, Catidia Godinho Schmitz, uma recarga em seu celular, mas logo em seguida sacou de um revolver e anunciou o assalto ordenando que a funcionária, a qual estava sozinha na agência, colocasse todo o dinheiro do caixa em uma sacola que o individuo possuía, momento em que um cliente adentrou e ouviu do assaltante que se tratava de um assalto. O meliante fugiu do local com o dinheiro, mas acabou perdendo o celular que foi encontrado pelos policiais da Brigada Militar.
Segundo informações de populares que teriam visto o mesmo na fuga, um rapaz de estatura média moreno claro vestindo uma camisa rosa desbotada, teriam o reconhecido como sendo da própria comunidade de Alegria. Informações dão conta de que foram levados cerca de dois mil reias.
Por se tratar de um orgão que pertence a União, a Brigada Militar e a Polícia Civil de Alegria, passaram a condução do caso para a Polícia Federal de Santo Ângelo que já está trabalhando no ocorrido.
O individuo não usou de violência no assalto.

PSB com olhos no futuro

Juliana Zalamena
Juliana Zalamena, candidata a Deputada Estadual pelo PSB no pleito 2010, estará se candidatando à Coordenação Regional do PSB. Com a eleição do Deputado Federal José Luis Stédile, Juliana deve também estar ocupando já em 2011 uma Assessoria Parlamentar Federal, em um Escritório Regional que deve ser instalado na região. O trabalho da jovem, que concorreu pela primeira vez no pleito de 2010, estará focado na construção partidária, com a fundação de novos diretórios partidários na região, segundo a pretensão do partido, passando a ter cobertura em todos os municípios. Além disso, deve ser instaurado um projeto de mobilização, organização e motivação com os diretórios já constituídos na região, a fim de preparar a Eleição Municipal de 2012 e também o próximo pleito estadual. Enquanto Assessora Parlamentar, a intenção de Juliana é trazer recursos para os municípios da região, através das emendas parlamentares do Deputado Federal Stédile, especialmente para os municípios onde há diretório ou Comissão Provisória do PSB constituída, e com atenção especial aos municípios de pequeno porte, que via de regra ficam em desvantagem na distribuição de tais recursos.

Produtores de Porto Mauá participaram de dia de campo

Estações
Na sexta-feira, 22 de outubro de 2010, um grupo de agricultores de Porto Mauá, acompanhados da equipe técnica da Secretaria de Agricultura, esteve na cidade de Doutor Mauricio Cardoso, participando de um dia de campo, onde os temas abordados foram os seguintes:
Estação 01
Irrigação e ferti-irrigação na integração bovinos de leite/suínos.
Estação 02
Manejo, instalações e criação de terneiras.
Estação 03
Uso, manejo e conservação do solo em micro-bacias hidrográficas/meio ambiente.
Estação 04
Fruticultura, diversificação e irrigação
Estações
Estação 05
Agroindústria, organização dos arredores e saneamento básico
O objetivo foi de apresentar às famílias rurais e aos parceiros, o trabalho realizado pela extensão rural nas regiões do Grande Santa Rosa e Missões.
Aproximadamente 30 ônibus com produtores de municípios da região noroeste e missões estiveram presentes e visitaram as estações em horários determinados pelos organizadores  para garantir o bom andamento do evento.

Tarso confirma nomes do futuro secretariado

Governador eleito Tarso Genro
Quatro secretários já foram anunciados
O governador eleito Tarso Genro confirmou nesta terça-feira mais nomes do futuro secretariado. Depois de algumas reuniões ocorridas ontem e na manhã de hoje, Tarso Genro afirmou que convidou e aceitaram o convite para compor o secretariado as seguintes pessoas: Abgail Pereira, na pasta de Turismo, Beto Albuquerque, Infraestrutura e Logística, Marcelo Danéris, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e Estilac Xavier, secretário-geral de Governo.
Tarso também anunciou a criação de uma equipe técnica que será responsável por assessorar o vice-governador Beto Grill na coordenação de projetos de desenvolvimento microrregionais para a metade sul do Estado.

Divulgado online gabarito do concurso da prefeitura de Três de Maio

Gabarito do concurso da prefeitura de Três de Maio já está disponível no site da empresa responsável pelo processo seletivo público.
Para conferir as respostas corretas, basta acessar o site http://www.sellector.com.br/ . Cada cargo em disputa no concurso tem um gabarito específico. 
1556 candidatos estavam inscritos para fazer a prova objetiva no último domingo. A comissão organizadora do concurso estima que a abstenção tenha ficado em 10%. No dia quatro de novembro ocorre a identificação das provas, ou seja, será a comparação dos cartões de respostas preenchidas pelos candidatos com as provas.
A divulgação da lista dos aprovados será no dia 14 de dezembro.

Maior calçamento do interior de Santa rosa está em andamento

O Prefeito Orlando Desconsi, juntamente com Integrantes do Conselho do Orçamento Participativo, Coordenadoras do OP e representantes das Secretarias do Governo Municipal se reuniram para vistoriar a obra que está em andamento no Lajeado Reginaldo.
O calçamento que está sendo feito, é uma demanda do Orçamento Participativo de 2009/2010. Esta é a maior obra de calçamento do interior do município. De acordo com o Prefeito Orlando Desconsi, “Estamos contemplando mais uma demanda que a comunidade definiu como prioridade no Orçamento Participativo. Esta obra valoriza o interior do município e demonstra a nossa preocupação em proporcionar mais qualidade de vida e infraestrutura para as comunidades rurais”.
A obra proporcionará melhorias na qualidade do acesso às comunidades, as propriedades rurais, e as localidades próximas do Lajeado Reginaldo. O investimento da Prefeitura é de R$ 633 mil de recursos próprios. O trabalho que teve início em dois trechos será interropido no sentido anel rodoviário/Lajeado Reginaldo, em razão da abertura da temporada de um Balneário. Seguirá na frente de trabalho que segue da comunidade do Lajeado Reginaldo até o Balneário.

Curso de Pedagogia da SETREM realiza atividades recreativas no Lar Bom Pastor

Atividades no Lar Bom Pastor
Acadêmicos e professores do Curso de Pedagogia da SETREM oportunizaram no último sábado, dia 23, uma tarde animada e divertida às crianças do Lar Bom Pastor, de Ivagaci, Boa Vista do Buricá.
Através de diferentes brincadeiras, brinquedos, jogos cooperativos e pintura de rosto, o grupo pode conhecer a realidade daquelas crianças. Com o apoio do comércio três-maiense (Mercado e Açougue Luft, Padaria São Francisco, Padaria Pão Rei, Supermercado Cotrimaio, Supermercado Benedetti e Sorveteria Creme Rei) ofereceram ainda um delicioso lanche. A coordenação do curso agradece a todos que auxiliaram para que o evento ocorresse.