16 novembro 2011

Fazendo arte com Tarcila do Amaral é tema de estágio na educação infantil

O papel da arte visa construir um sujeito crítico
Trabalhar com a linguagem da arte na Educação Infantil tem um papel fundamental, envolve os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais, buscando sempre desafiar as crianças, no sentido de desenvolverem sua autonomia, indo além do lápis e do papel, oferecendo cores, texturas, imagens, massinha de modelar, tintas.
O papel da arte visa construir um sujeito crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca. A arte possibilita à criança vivenciar diferentes tipos de experiências, conhecendo pintores e buscando conhecer algumas obras de arte para após criarem as próprias.
O desenho e a pintura são para a criança um campo imaginário e sonhador. Nós, educadores, precisamos estar atentos e considerar a individualidade de cada educando, levando-se em conta a fase de desenvolvimento do trabalho artístico de cada um. Afinal, a expressão gráfica da criança varia com a idade, o meio, os estímulos e as vivências próprias. Desta forma, se envolvermos a criança num contexto social e conseguirmos organizar as ideias para que esta invente, crie e construa, a linguagem da arte se fará presente na Educação Infantil, ajudando a criança fazer por si só as várias leituras de mundo. 
Dessa forma a acadêmica do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Graciele Steiger buscou realizar seu estágio com a turma do Maternal I da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança de São José do Inhacorá, onde também trabalha como monitora. O Trabalho da estagiária focou as obras de Tarcila do Amaral, abordou cores, obras de arte, plantas e animais. Foram desenvolvidas diversas atividades: Pintura de autorretrato, produção e pintura de bolachas para montagem da obra de Tarcila do Amaral, contação de histórias, visita ao mini-zoológico, linha do tempo sobre o passeio realizado ao mini-zoológico, releituras de imagens e pinturas além da obra. O estágio teve duração de 50 horas, distribuídas em 11 dias. Seguem abaixo, algumas imagens do estágio.

Elisiane: "Espero que outras mães não passem por isso"

Bebês saíram do hospital hoje
Crédito: Vinícius Roratto
Elisiane dos Santos San Martin, 34 anos, que precisou percorrer 500 quilômetros  para dar à luz gêmeos, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, recebeu alta do Hospital Municipal com os dois filhos nesta quarta-feira. A mulher, que estava grávida de sete meses, precisou sair da região Sul do Estado, em Santa Vitória do Palmar, por falta de leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais. 
"Espero que outras mães não passem o que eu passei", disse durante coletiva, nesta quarta-feira, antes de deixar a instituição. A mãe e os bebês ficaram mais de 20 dias internados, boa parte do tempo na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos. 
Elisiane, que estava com a voz fraca por ter ficado entubada, lamentou a falta de leitos no Estado e disse que espera que sua história sirva para melhorar o sistema de Saúde. “Meu caso teve notoriedade da mídia, mas muitos outros não têm. Muitas vidas se perdem nas estradas”, afirmou. 
“Fico feliz em saber que abriu a UTI em Canguçu. Sei que vai ajudar outras mães que precisarem”, lembrou Elisiane. A cidade de Canguçu fica no Sul do Estado, mesma região onde ela estava. Se o setor, que já estava pronto,  estivesse em funcionamento no mês passado, ela não precisaria ter viajado mais de seis horas até encontrar um leito.

São José do Inhacorá sediou a II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Como resultado, foram elaboradas diretrizes 
Na última sexta feira, dia 11, 06 municípios se reuniram na Sede da ACISJOI para discutir sobre os direitos da criança e do adolescente: Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, São Jose do Inhacorá, Três de Maio e Tuparendi. No total 188, entre assistentes sociais, gestores, adolescentes,  conselheiros tutelares, conselheiros na defesa dos direitos, e demais,  participaram do evento.
Os participantes puderam apreciar a fala do Senhor Promotor Público Pablo Alfaro da Comarca de Três de Maio, sobre Direitos e deveres dos Pais, Crianças e Adolescentes e citou questões práticas, comuns da rotina.
No período da tarde os trabalhos foram coordenados pela Assistente Social Eliz Rejane Martins David presidente do COMDICA de São José do Inhacorá.
Como resultado, foram elaboradas diretrizes na PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS de Crianças e Adolescentes; PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO  deste público em especial; CONTROLE SOCIAL da efetivação dos direitos e GESTÂO. As deliberações serão encaminhadas ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como a relação de Delegados Representantes dos Municípios Participantes. 

Governo discute com o PDT a substituição de Lupi

Suspeitas levam integrantes do Planalto a cogitar saída 
do ministro nos próximos dias
O Palácio do Planalto já discute com o PDT a saída do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Novas suspeitas levam integrantes do governo a cogitar para os próximos dias a substituição. Emissários da presidente Dilma Rousseff avisaram a dirigentes da legenda, como o deputado federal Paulo Pereira da Silva, que o Planalto estuda fazer a troca antes da reforma ministerial programada para janeiro de 2012.
Ontem, Dilma tratou do assunto em jantar com o presidente do PT, Rui Falcão, e com os ministros da Secretaria-Geral, Casa Civil e Relações Institucionais. Ela convocou para hoje reunião da coordenação política.
A situação de Lupi se agravou após um site do Maranhão divulgar imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado por Adair Meira, dono de ONGs com convênios com a pasta, alguns sob suspeita.

Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de aloe vera

Planta é conhecida popularmente como "babosa" Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União.
A aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.
De acordo com a resolução, o uso da aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

Acaba na sexta-feira o desconto de 20% nas inscrições para o Vestibular SETREM

As inscrições para o Vestibular 2012 da SETREM podem ser realizadas até08 de dezembro. Mas, os vestibulandos que se inscrevem até o dia 18 de novembro (sexta-feira)garantem um desconto de 20% na inscrição.
As 440 vagas estão disponíveis em nove cursos de graduação (ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA,  SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,   TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES e TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) que são oferecidos pelaInstituição neste Vestibular. As provas acontecem no dia 10 de dezembro,às 14h no Campus SETREM.
Os interessados podem fazer as inscrições estão sendo realizadas através do site www.setrem.com.br/vestibular.. O valor integral da inscrição é de 50 reais e podem ser pagas no Campus SETREM ounas Unidades do Sicredi Noroeste.

Santo Ângelo celebra alta de 25% no rendimento da lavoura de trigo

Copetti, otimista, está obtendo cerca de 3,9 mil quilos por
hectare 
Foto: Rogério Sartori / Especial
Com 58% do trigo colhido no Estado, os 3,9 mil quilos por hectare obtidos na propriedade de Alberto Faccin Copetti são motivo de comemoração. 
O produtor do Distrito de Sossego, em Santo Ângelo, nas Missões, há pelo menos 40 anos dedica 120 hectares ao grão.
— Nunca tive uma colheita tão significativa — surpreende-se.
Nem o céu nublado e a chuva periódica em agosto no estágio vegetativo prejudicaram a produtividade, que este ano, segundo a Emater, teve alta de 25% no município, chegando a 3 mil quilos por hectare.
O resultado se explica, diz o agrônomo da Cooperativa Tritícola Regional Santo Ângelo (Cotrisa) Élvio Vicente Conttri, pela boa safra em 2010. O otimismo estimulou o investimento. Para Conttri, a adubação, o manejo de pragas e doenças, o uso de sementes fiscalizadas, além da assistência técnica, são razões desse crescimento.