06 outubro 2009

Autorizada concessão de financiamento para instalação de empresa em Três de Maio

A governadora Yeda Crusius autorizou a concessão do Fundo Operação Empresa (Fundopem-RS) e o Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial (Integrar-RS) à empresa Perdigão para a instalação de unidade em Três Maio, no noroeste do Estado. O grupo investirá R$ 67,4 milhões na fábrica que irá produzir leite em pó, com capacidade para recepção e processamento de 600 mil litros de leite in natura/ dia e 2 mil toneladas de leite em pó por mês. Serão gerados 130 empregos diretos e outras centenas de vagas indiretas.
Os recursos de fomento do governo poderão ser utilizados para financiar a instalação, a ampliação, amodernização ou a reativação de plantas industriais e agroindustriais e de centros de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico. Em setembro, a governadora Yeda Crusius autorizou a concessão do Fundopem-RS e do Integrar/RS a dez empresas gaúchas que, juntas, irão investir R$ 190,2 milhões e gerar 1.006 novos postos de trabalho de forma direta e milhares indiretamente a vários municípios e regiões do Estado.
Para a governadora Yeda Crusius, o objetivo é promover a descentralização dos investimentos, buscando o desenvolvimento econômico e social de municípios e regiões carentes de recursos. "Temos o compromisso de alcançar metas que redundem na geração de mais trabalho, emprego e mais renda", explicou a governadora. Yeda Crusius acrescentou que, num momento em que a confiança dos investidores foi abalada em função da crise financeira mundial, "todo o governo trabalha para que os projetos programados para o estado sejam mantidos e ampliados, e que o Rio Grande do Sul seja um ambiente propício, com infraestrutura adequada, para atração de novos empreendimentos".
Foto: André Bohn

Audiência pública em Nonoai debaterá sobre ferrovia que poderá ligar os três estados do Sul

Audiência pública em Nonoai debaterá sobre ferrovia que poderá ligar os três estados do Sul
Governo gaúcho e cerca de cem municípios do Norte e Noroeste do Estado vão debater em audiência pública em Nonoai ferrovia que poderá ligar os três estados do Sul.
O evento será realizado quinta-feira, com o objetivo de apresentar o Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental do novo ramal da Ferroeste que ligará o Paraná, a Chapecó, no Oeste catarinense. A Ferrovia já está viabilizada até a fronteira com Santa Catarina, e prevê uma expansão interligando os estados do sul, mais Mato Grosso do Sul. Em uma fase futura está prevista ligação com o Paraguaí, Argentina e Chile. O Ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó já está aprovado e deve sair do papel em breve para conclusão em no máximo 3 anos.
Cerca de cem prefeituras do Norte e Noroeste gaúcho, dez deputados estaduais e cinco federais, secretários de Estado e representantes do Governo, além da sociedade organizada, já confirmaram participação, segundo o prefeito de Nonoai, João Rubin.
O evento atingiu uma dimensão muito grande, em razão da importância do projeto para todo o Norte e Noroeste gaúcho, região que será diretamente beneficiada com a chegada do ramal da Ferroeste ao Oeste de Santa Catarina. Seis associações de municípios apóiam o evento e já confirmaram presença.

Granizo e vento forte provocam estragos no noroeste do Estado

Vento forte e granizo entre a noite de ontem e a madrugada de hoje provocaram danos em algumas cidades do noroeste do Estado. Em Ijuí, o Corpo de Bombeiros atendeu oito ocorrências de casas parcialmente destelhadas em razão do vendaval que atingiu a cidade no final da noite de ontem.
Em outras cidades, como Panambi, Salto do Jacuí e Alto Alegre houve registro de granizo. Dessas, o caso mais grave foi em Alto Alegre, onde casas no interior foram atingidas pelas pedras de gelo. A prefeitura ainda faz o levantamento de quantas casas foram atingidas.
O temporal ainda trouxe prejuízos em municípios como Santo Ângelo, onde os bombeiros atenderam pelo menos 10 ocorrências de árvores caídas e destelhamentos parciais. Em Santa Rosa, foi registrado uma telha quebrada no bairro Planalto.

Buchmann reafirma conversa com Genilton Ribeiro sobre esquema de propina no Detran

O ex-presidente do Detran Sérgio Buchmann reafirmou na noite desta segunda-feira a suposta conversa que manteve com o então secretário em exercício da Administração Genilton Ribeiro sobre divisão de propina na autarquia. Buchmann prestou depoimento de cerca de quatro horas na CPI da Corrupção.
O ex-presidente da autarquia relatou que Ribeiro teria falado da divisão de propina em esquema no Detran, incluindo 11% para o casal Crusius. Além disso, o deputado federal José Otávio Germano (PP) estaria "por trás" da Atento. Por essas razões, Buchmann deveria ficar quieto, não dando mais entrevistas.
— Perguntei: "Por que me escolheram?" Porque tu tens aparência de honesto, disse Genilton no pátio da sede do Detran — contou Buchmann.
Buchmann também se disse constrangido quando a governadora reconheceu dívida com a Atento no dia em que foi anunciado no cargo.
— Senti-me desconfortável. Eu quero acreditar que ela não quis dizer isso. Por isso, declarei à imprensa que era impossível pagar. Jamais me falaram que eu tinha de pagar essa dívida — afirmou o ex-presidente.
O ex-presidente do Detran falou à CPI depois de depoimento de quase cinco horas à comissão de sua predecessora no comando da autarquia, a delegada Estella Maris Simon.