06 outubro 2009

Buchmann reafirma conversa com Genilton Ribeiro sobre esquema de propina no Detran

O ex-presidente do Detran Sérgio Buchmann reafirmou na noite desta segunda-feira a suposta conversa que manteve com o então secretário em exercício da Administração Genilton Ribeiro sobre divisão de propina na autarquia. Buchmann prestou depoimento de cerca de quatro horas na CPI da Corrupção.
O ex-presidente da autarquia relatou que Ribeiro teria falado da divisão de propina em esquema no Detran, incluindo 11% para o casal Crusius. Além disso, o deputado federal José Otávio Germano (PP) estaria "por trás" da Atento. Por essas razões, Buchmann deveria ficar quieto, não dando mais entrevistas.
— Perguntei: "Por que me escolheram?" Porque tu tens aparência de honesto, disse Genilton no pátio da sede do Detran — contou Buchmann.
Buchmann também se disse constrangido quando a governadora reconheceu dívida com a Atento no dia em que foi anunciado no cargo.
— Senti-me desconfortável. Eu quero acreditar que ela não quis dizer isso. Por isso, declarei à imprensa que era impossível pagar. Jamais me falaram que eu tinha de pagar essa dívida — afirmou o ex-presidente.
O ex-presidente do Detran falou à CPI depois de depoimento de quase cinco horas à comissão de sua predecessora no comando da autarquia, a delegada Estella Maris Simon.