22 setembro 2010

Vacas morrem após queda de raio em Panambi

Quatro vacas morreram em decorrência de um raio, por volta das 7h de hoje, no interior de Panambi, em linha Maranei. A propriedade fica a cerca de 1km da BR-285.

— Nós calculamos um prejuízo aproximado de R$ 28 mil — disse a proprietária Daniela Trentini, 27 anos.

As vacas produziam de 25 a 50 litros de leite por dia cada uma e a, agora, a preocupação de Daniela é com as 32 vacas que restaram. Também em Panambi, o rio Fiúza, começou a sair do leito e pode atingir as casas que ficam as margens do rio.

Temporal causa destelhamentos em Santo Ângelo

O Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo registrou sete destelhamentos parciais na madrugada desta quarta-feira em razão do temporal com ventos de 80 km/h que atingiu a região por volta da meia-noite. De acordo com a Corporação, os estragos ocorreram entre 0h30min e 3h30min no bairro Alcebíades de Oliveira, situado na zona Leste do município. Parte do bairro também está sem energia elétrica.
Os bombeiros realizam a distribuição de lonas para os moradores que foram prejudicados pela ventania. Moacir Augusto Menezes é uma das vitimas do temporal. “Começou aos cinco minutos da madrugada de hoje. Foi horrível ver parte do meu telhado sendo jogado longe pelo vento”, contou ele.
Chove forte na cidade desde o final da noite de segunda-feira. No começo da noite de terça houve o registro de queda de granizo e os ventos chegaram a 129,6 km/h no aeroporto da cidade. Nas últimas 48 horas, Santo Ângelo registrou um acumulado de 95 milímetros de chuva.
O tempo continua instável nesta quarta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul e com chuva na maioria das regiões. Segue o alerta por risco de chuva forte com temporais em pontos isolados, não se descartando vento forte e granizo. Os maiores índices de chuva devem se registrados no Norte do Estado, onde na terça várias localidades anotaram entre 50 e 100 milímetros em poucas horas.
Na Metade Norte, o avanço de ar quente torna esta região a de maior risco para tempo severo. Já a Metade Sul tende a registrar menor instabilidade e o sol até pode aparecer entre a nebulosidade, o que propiciará uma maior elevação da temperatura. Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 15ºC e 21ºC.
Em quase todo o Estado, as marcas nos termômetros seguem amenas. Apesar da temperatura agradável na superfície, houve ingresso de ar bastante quente em níveis mais altos da atmosfera, o que estimulou a formação de nuvens muito carregadas de tempestades.

IBGE constata redução de moradores por domicílio em Três de Maio

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Três de Maio constatam uma diminuição no número de moradores por domicílio. O coordenador do Censo na região, Lendro Immich, ainda é possível afirmar se a população do município vai chegar a estimativa de antes do início dos trabalhos, que era de cerca de 24 mil habitantes.
Pelo que foi pesquisado até agora, no município, há uma redução no número de moradores por residência, com muitas pessoas vivendo sozinhas, como estudantes. Em contrapartida, foi constatado aumento no número de domicílios na zona urbana a partir de novas construções de casas e prédios. Até ontem, terça-feira, foram visitados 5 557 domicílios em Três de Maio, nos quais foram contabilizados 16 065 moradores. Immich estima que o número representa entre 75 e 80% do total.
O Censo, que iniciou no dia 02 de agosto, deve ser concluído até o fim de outubro. Os dados são atualizados diariamente e podem ser acessados no site do IBGE: www.ibge.gov.br.
Foto: Jornal Semanal

Semana Farroupilha do ano que vem poderá ter inovações em Três de Maio

O patrão do CTG Tropeiros do Buricá, Flávio Huber, ao avaliar positivamente a programação deste ano em entrevista a Rádio Colonial nesta terça-feira, 21, disse que o evento recebe inovações a cada ano. Para 2011, a patronagem do CTG estuda a possibilidade de realizar o Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro. Outra novidade a ser avaliada é a realização de um fandango, além dos tradicionais jantares que ocorrem todos os anos.
"Estas foram sugestões que recebemos e vamos analisá-las com carinho", afirmou o patrão.
Em relação a programação que encerrou segunda-feira com a extinção da Chama Crioula, Huber destacou a grande participação das crianças, especialmente no desfile quando cerca de 200 crianças de São José do Inhacorá veio para Três de Maio para participar do evento.

Granizo cobre telhados e carros em Guarulhos

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi atingida por uma forte chuva de granizo que encobriu os telhados das casas e os carros nesta terça-feira. Um trator foi deslocado para a retirada do gelo das ruas. O Corpo de Bombeiros registrou ao menos dez ocorrências referentes ao temporal.
A grande quantidade de granizo que caiu em Guarulhos na tarde de hoje foi causada por um fenômeno chamado cumulonimbos, que tem como característica se formar quando há grande umidade e elevadas temperaturas, informou o Instituto Climatempo. O cumulonimbos forma nuvens com mais de 10 quilômetros de extensão e temperatura inferior a -50ºC.
De acordo com o Climatempo, a frente fria que passou pela Grande São Paulo no último fim de semana trouxe ventos marítimos que deixaram o ar da cidade carregado de umidade. Com isso, as altas temperaturas registradas - a máxima hoje chegou a 29ºC - fizeram a umidade subir e se resfriar até formar as pedras de gelo.
O mau tempo que atinge a região fez com que o Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, operasse por instrumentos no início da noite.