22 setembro 2010

Granizo cobre telhados e carros em Guarulhos

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi atingida por uma forte chuva de granizo que encobriu os telhados das casas e os carros nesta terça-feira. Um trator foi deslocado para a retirada do gelo das ruas. O Corpo de Bombeiros registrou ao menos dez ocorrências referentes ao temporal.
A grande quantidade de granizo que caiu em Guarulhos na tarde de hoje foi causada por um fenômeno chamado cumulonimbos, que tem como característica se formar quando há grande umidade e elevadas temperaturas, informou o Instituto Climatempo. O cumulonimbos forma nuvens com mais de 10 quilômetros de extensão e temperatura inferior a -50ºC.
De acordo com o Climatempo, a frente fria que passou pela Grande São Paulo no último fim de semana trouxe ventos marítimos que deixaram o ar da cidade carregado de umidade. Com isso, as altas temperaturas registradas - a máxima hoje chegou a 29ºC - fizeram a umidade subir e se resfriar até formar as pedras de gelo.
O mau tempo que atinge a região fez com que o Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, operasse por instrumentos no início da noite.