15 maio 2013

Santana do Livramento sedia concurso de prendas

1ª Prenda Adulta, Raquel Pereira (à direita) passará a faixa no
sábado. (Foto: Marco Turki/Divulgação/MTG)
Começa nesta quinta-feira, em Santana do Livramento, a 43ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. O concurso escolherá a novas primeiras-prendas do estado. São 20 concorrentes na categoria adulta, 25 na juvenil  e 24 na mirim, totalizando 69 gurias. Até sábado, 18,  elas precisam passar por provas oral, artística e escrita.

Entre os anos de 2011 e 2012, as candidatas disputaram a etapa eliminatória, em cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs).

O jornal Eco da Tradição, do MTG, fez as contas e descobriu que a 1ª Região Tradicionalista (Porto Alegre) lidera o ranking na disputa do título, com seis primeiras-prendas escolhidas desde a primeira edição do concurso.

ASSISTENTE SOCIAL: Orientando e promovendo uma vida com mais saúde

Fabiane Freoder trabalha no HSVP
Na área hospitalar, profissional é responsável por contribuir para o bom atendimento dos usuários, oferecendo acolhimento, orientações, informações e esclarecimentos 

O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, data que marca a profissão desde o seu nascimento, em 15 de maio de 1891. O profissional desta área é graduado em curso superior de Serviço Social, estando habilitado para atuar nas políticas sociais públicas, privadas e nas organizações não governamentais. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio conta há três anos com a assistente social Fabiane Freoder em seu quadro de colaboradores.

Segundo ela, o trabalho do assistente social na área hospitalar envolve participar ativamente junto da equipe multidisciplinar, objetivando subsidiar os aspectos psicossociais, econômicos, culturais e de apoio ao usuário. “Busca-se auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente. Realizamos um trabalho de acolhimento, orientação, informação e esclarecimento, de forma a contribuir para o bom atendimento dos usuários, fomentando a humanização dos serviços, promovendo a eficácia e qualidade e reforçando a acessibilidade”, explica Fabiane.

Atuando em todas as unidades do hospital, com foco principal nas Unidades A, C, e na Emergência, a assistente social atende principalmente pacientes vitimas de violência, abuso sexual, abandono, maus-tratos ou qualquer tipo de negligência contra a pessoa. “O atendimento é realizado para pacientes que dão entrada no hospital e também para funcionários que necessitam de alguma orientação ou encaminhamento. As orientações realizadas são no intuito de ajudar as pessoas no exercício da cidadania e na busca dos seus direitos e encaminhamento as redes de atenção na comunidade”, complementa Fabiane.

Homem comete suicídio pulando do viaduto em FW; veja imagem

Homem pulou do viaduto em FW (Foto: Clik Palmitinho)
Um homem cometeu suicídio na manhã desta quarta-feira, 15, no viaduto de Frederico Westphalen. 

De acordo com a Polícia Civil, testemunhas informaram que viram o momento em que o homem de 54 anos, identificado como Marione Alves da Silva pulou do viaduto na BR- 386. 

Ele foi encontrado já sem vida. Com Marione foi encontrado um bilhete em que ele se despede da família. Ele morava na rua Curió, Bairro Santo Antônio em Frederico Westphalen. 

Informações obtidas pela policia é de que Marione havia saído de casa depois de uma briga familiar e estava impedido de se aproximar do local, conforme determinação da justiça. 

O corpo foi encaminhado para necropsia.Além da Polícia Civil, também atenderam a ocorrência a Brigada Militar e o Samu.

Empresário alega que sindicalistas ofenderam a Romar Mann em carro de som

Foto: Central Única dos Trabalhadores
Em entrevista a Rádio Colonial, Ricardo Mann disse que não houve desrespeito ao ato promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Os sindicalistas entregaram panfletos aos funcionários na porta da fábrica, sem problema algum. Mann alega, porém, que os sindicalistas ligaram caixas de som em alto volume e passaram a acusar a empresa de não respeitar os direitos dos trabalhadores.

A partir daí, os ânimos ficaram acirrados. Ricardo Mann lembrou que, ao contrário de grandes multinacionais, quando houve queda nas vendas de peças devido a crise mundial, a empresa sediada em Independência não demitiu nenhum colaborador, apesar da retração do mercado.

Já a Central Única dos Trabalhadores, em seu site, repudia a violência e afirma que a truculência não vai intimidar os trabalhadores.

Homenagem as mães da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa

Homenagem as mães foi no sábado dia 11 de maio
Na tarde do sábado (11), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa realizou uma homenagem especial ao Dia das Mães.

Estiveram presentes mais de 90% do total das mães dos alunos da Escola. Todos os alunos homenagearam as mães com belíssimas apresentações artísticas. Todas as mães receberam de seus filhos uma lembrança confeccionada por eles. Foi servido um delicioso chá com doces e salgados. Além disso, todas receberam um presente através do número da sorte de cada uma. Foi uma tarde especial.

Com certeza não basta um dia para homenagear nossas mães. Essas pessoas que sonharam conosco muito antes de nossa existência, nos amaram bem antes de ver a nossa face e nos desejaram um futuro feliz quando ainda não estávamos presentes.

Não basta um dia. O dia das mães acontece sempre, a todo o instante. A maternidade não tem fronteira, cor ou preferência.

Tem sua própria devoção: a esperança.
Tem sua própria ideologia: o amor.

Com Carinho nossa homenagem e gratidão a todas as mães, em especial as mães que fazem parte da família Rui Barbosa.

Secretaria de Assistência Social e CREAS participam da campanha 'Faça Bonito'

Ações são em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso
e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 13 de maio foi iniciada em todo o território nacional a campanha “Faça Bonito”, que tem como slogan ‘Esquecer é permitir, lembrar é combater”, e é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes.

A Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Três de Maio e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), estão realizando visitas explicativas de como prevenir ou denunciar as violações de direitos praticados contra crianças e adolescentes. A rede de educação e saúde, bem como órgãos públicos e privados receberão cartazes e folders explicativos sobre este tema.

Conforme a secretária de Assistência Social, Mirian Schroder, a ideia é realizar um trabalho voltado para as escolas, já que a maioria dos casos atendidos pelo CREAS é de crianças e adolescentes vítimas de alguma forma de violência. “É de suma importância informar e mobilizar a todos na sociedade sobre a importância da denúncia e como o olhar atento da escola é importante na contribuição para amenizar, ou até mesmo diminuir, os casos de violência contra crianças e adolescentes”, destaca.

Segundo Mirian, a intenção também é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, busca mobilizar os diferentes setores da sociedade para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente.

Água usada em fraude do leite no RS continha coliformes fecais, diz MP

Água de poço adicionada ao leite era coletada em propriedade
rural de Ibirubá (Foto: MP/Divulgação)
A água de poço usada por um grupo de transportadores suspeitos de adulterar leite cru no Rio Grande do Sul estava contaminada por coliformes fecais. É o que diz o resultado da análise recebida nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público.

A amostra da água foi coletada em uma propriedade rural de Ibirubá, no Noroeste do estado, na última quarta-feira (8), durante a operação Leite Compensando. Segundo o MP, a propriedade pertence ao pai do dono de uma transportadora de leite. Ambos estão presos preventivamente.

Conforme as investigações do MP, a fraude ocorria entre a compra do leite cru na propriedade rural e o transporte para os postos de resfriamento. No meio do caminho, os caminhões eram levados para a propriedade rural, entre outros locais, onde ocorria a adição de água e ureia, substância que contém em sua composição formol, considerado cancerígeno.

O laudo feito pelo laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas da Universidade do Vale do Taquari (Univates) constatou a presença de coliformes fecais na água, bem como a ausência de cloro. O que significa que a água não era própria para consumo humano.

“Ocorreu uma dupla fraude, porque, além das substâncias como ureia e formol, a água utilizada também era imprópria para o consumo”, afirmou o promotor de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.

HSVP realiza atividades na Semana do Trabalhador

Programação envolve palestras, limpeza de pele e almoço
com os colaboradores
O Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, vem promovendo desde o dia 08 de maio a Semana do Trabalhador. As atividades iniciaram na Capela da Instituição, com uma missa de Ação de Graças em comemoração ao Dia do Trabalhador e em homenagem ao Dia das Mães.

Valorizando seus colaboradores, nesta terça-feira, 14, 20 profissionais do HSVP foram agraciados com uma limpeza de pele.

Para esta quinta-feira, 16, está programada uma palestra de motivação e autoestima, ministrada pela psicóloga Cleusa Arnemann. O evento ocorre no auditório do HSVP e tem início às 13h15min. Na sexta-feira, 17, ocorre um almoço com os colaboradores na Casa da Amizade. O ciclo de atividades será encerrado na segunda, dia 20, às 13h15min, no auditório da Instituição, com uma palestra sobre o tema “Humanização e Assistência Hospitalar”, sob responsabilidade da enfermeira Jacinta Spies.