15 maio 2013

ASSISTENTE SOCIAL: Orientando e promovendo uma vida com mais saúde

Fabiane Freoder trabalha no HSVP
Na área hospitalar, profissional é responsável por contribuir para o bom atendimento dos usuários, oferecendo acolhimento, orientações, informações e esclarecimentos 

O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, data que marca a profissão desde o seu nascimento, em 15 de maio de 1891. O profissional desta área é graduado em curso superior de Serviço Social, estando habilitado para atuar nas políticas sociais públicas, privadas e nas organizações não governamentais. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio conta há três anos com a assistente social Fabiane Freoder em seu quadro de colaboradores.

Segundo ela, o trabalho do assistente social na área hospitalar envolve participar ativamente junto da equipe multidisciplinar, objetivando subsidiar os aspectos psicossociais, econômicos, culturais e de apoio ao usuário. “Busca-se auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente. Realizamos um trabalho de acolhimento, orientação, informação e esclarecimento, de forma a contribuir para o bom atendimento dos usuários, fomentando a humanização dos serviços, promovendo a eficácia e qualidade e reforçando a acessibilidade”, explica Fabiane.

Atuando em todas as unidades do hospital, com foco principal nas Unidades A, C, e na Emergência, a assistente social atende principalmente pacientes vitimas de violência, abuso sexual, abandono, maus-tratos ou qualquer tipo de negligência contra a pessoa. “O atendimento é realizado para pacientes que dão entrada no hospital e também para funcionários que necessitam de alguma orientação ou encaminhamento. As orientações realizadas são no intuito de ajudar as pessoas no exercício da cidadania e na busca dos seus direitos e encaminhamento as redes de atenção na comunidade”, complementa Fabiane.