06 junho 2011

Governador em exercício sanciona lei que cria o Dia dos Trabalhadores em Entidades Sindicais

Lei de autoria do deputado Heitor Schuch foi aprovada por
unanimidade na AL
O governador em exercício, Beto Grill, sancionou a Lei que cria o Dia Estadual dos Empregados e Trabalhadores em Sindicatos, de autoria do deputado Heitor Schuch e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. O ato ocorreu nesta segunda-feira (06), durante encontro com dirigentes de entidades sindicais e trabalhadores.
A data 09 de maio ficou estipulada para a comemoração, mesmo dia em que a categoria foi incluída na CLT. De acordo com o parlamentar, os empregados e trabalhadores em sindicatos e órgãos de classe somam cerca de seis mil pessoas no Estado. "Nosso objetivo é prestar uma homenagem a essas pessoas, que desempenham um papel fundamental no dia a dia dos sindicatos, cuidando das tarefas administrativas, técnicas, burocráticas e, em alguns casos, até políticas."
Beto Grill lembrou as lutas pela democracia na qual muitos dos atuais políticos participaram. "Embora estejamos no Governo, nunca podemos esquecer que representamos o outro lado da mesa, o lado de quem nos colocou aqui para lhes representar."
O governador em exercício salientou que a data visa homenagear os trabalhadores, mas também é um momento para relembrar as lutas e discutir a atuação dos servidores em sua área. Hoje a categoria é organizada e representada pelo Sindicato dos Empregados em Entidades Sindicais e Órgãos de Classe no RS (Sindisindi), criado em 1989.
Texto: Daniel Tercilio Carniel
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Lobão prevê falta de etanol e diz que mistura da gasolina pode mudar

Governo alterou o percentual mínimo de álcool misturado
à gasolina em abril, durante entressafra da cana
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta segunda-feira que podem ocorrer novos problemas de abastecimento de etanol no país. Segundo ele, assim como ocorreu neste ano, pode haver falta do combustível em postos durante a próxima entressafra da cana-de-açúcar, que ocorre nos primeiros meses do ano. Esse problema poderia causar novamente uma alta no preço do produto.
“Este ano, tivemos algumas dificuldades e estamos prevendo para o próximo ano também algumas dificuldades”, afirmou Lobão, após participar da cerimônia de abertura de um congresso sobre etanol realizado em São Paulo. “Temos preocupação com a próxima safra.”
Lobão disse que, devido à possibilidade de escassez do etanol, o governo vem conversando constantemente com empresários do setor sucroalcooleiro para projetar o abastecimento de etanol para o ano que vem. Segundo ele, caso falte combustível, a mistura de etanol na gasolina pode ser reduzida para manter o preço do produto.
“Estamos conversando com os produtores para que tenhamos uma produção maior, evitando a elevação de preços”, disse ele. “Se isso não for possível, reduziremos aquilo que o governo não quer reduzir, que é mistura (de etanol na gasolina), de 25%, para 22%, para 20%.”
Em abril deste ano, durante a entressafra da cana, o governo alterou o percentual mínimo de álcool misturado à gasolina. A quantidade mínima obrigatória, que variava de 20% e 25%, passou a variar entre 18% e 25%.

Anvisa recomenda a brasileiros em viagem à Alemanha que evitem consumo de vegetais crus

Anvisa orienta que brasileiros não comam vegetais crus na Europa
Foto:Markus Schreiber / AP
Os brasileiros em viagem à Alemanha devem evitar o consumo de vegetais crus, em especial pepinos, tomates e alfaces. A orientação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde e tem o objetivo de prevenir a contaminação pela bactéria E.coli, que já matou 18 pessoas na Europaprincipalmente na Alemanha.
De acordo com a Anvisa, a contaminação é de uma cepa rara que é encontrada normalmente no intestino de humanos e de animais. Essa variação da bactéria pode causar doenças graves transmitidas por alimentos a partir da produção de uma toxina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu relatório informando um total de 1.823 casos de contaminação notificados na Europa desse tipo de E.coli.
Em nota, a Anvisa declarou que “as informações estão sendo acompanhadas em tempo real pelas autoridades brasileiras” e, até o momento, “não serão adotadas medidas restritivas”. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), O Brasil não importa dos países europeus nenhum dos três tipos de alimentos indicados como fontes mais prováveis de contaminação.
Os principais sintomas da contaminação são cólicas abdominais severas e diarreia, podendo evoluir para diarreia sanguinolenta, além de vômitos e febre. A maioria dos pacientes se recupera em dez dias, mas em pessoas mais vulneráveis a doença pode agravar-se levando à Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU),caracterizada por falência renal aguda e anemia.

Prefeitura no Distrito Sete de Setembro

O Prefeito destacou a satisfação em voltar na comunidade
Uma tarde diferente no Distrito de Sete de Setembro. Na última semana, o Prefeito Orlando Desconsi, a Vice-Prefeita, Sandra Padilha e representantes de todas as Secretarias do Governo estiveram no local. Na ocasião, o Prefeito apresentou para a comunidade o novo dentista que irá atuar 40 horas na Unidade de Saúde local e também o servidor, Fernando Schacht, que irá atuar no Distrito, em parceria com as Secretarias de Obras e Agropecuária.
A Presidente da Fundação, Karina Kucharski, aproveitou a oportunidade e conversou com os moradores sobre todos os investimentos que já foram realizados na área de saúde, e também mencionou a importância da ampliação dos trabalhos, “O dentista Vinicius Dalagnese vai atuar exclusivamente para a comunidade de vocês. O que deverá qualificar ainda mais o serviço que o médico, a enfermeira, os 3 auxiliares de enfermagem, o 1 auxiliar de serviços gerais e os 7 agentes comunitários de saúde realizam nessa comunidade”. A equipe conta também com o apoio dos serviços de psicólogo, nutricionista, assistente social e educador físico. A Unidade atua ainda com grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes, atividades físicas, orientação de crianças e saúde da mulher.
O Prefeito destacou a satisfação em voltar na comunidade para anunciar a prestação de serviço de um especialista exclusivo  para atender uma reivindicação do OP e da Conferência da saúde, "A gente se compromete com aquilo que é possível atender, nosso meta é cuidar do ser  humano, naquilo que ele tem de mais sagrado: a qualidade de vida, a saúde e o sorriso no rosto". O Prefeito aproveitou a oportunidade para vistoriar as obras e serviços votados no Orçamento Participativo, ouvir os moradores, além de conhecer as dependências de Escola Estadual e identificar as principais carências da mesma.

Vítimas de Vista Alegre foram enterradas no final de semana

Vítimas / Foto: Arquivo Pessoal
As três pessoas mortas em Vista Alegre na última sexta-feira, 3 de junho, foram sepultadas no final de semana. Rivair Piaia, 45 anos e o filho Yean, de 12 anos residiam na Linha Pessotto, interior de Taquaruçu do Sul e foram sepultados no sábado, 17h, no Cemitério do município. Eloídes Mattana, de 43 anos, no Cemitério Municipal de Vista Alegre, no domingo.
Entenda o caso
Pai e filho foram assaltados e mortos quando retornavam para casa, depois de cortar o cabelo, em Vista Alegre. Eles residiam na localidade de Linha Pessotto, em Taquaruçu do Sul, divisa com o município de Vista Alegre.
Na sequencia, o homem que contou a polícia ter consumido um litro de cachaça antes de cometer os crimes, sequestrou a mulher e em contato com familiares exigiu dinheiro para libertá-la. O resgate foi pago e o dinheiro, R$ 1.200,00, foi entregue no estádio do Sol da América por volta das 21h e, através de celular, o homem prometeu liberar a vítima meia hora depois, mas ela foi encontrada morta na manhã de sábado.
A polícia prendeu Celso Brito, 22 anos, na manhã de sábado, no interior de Palmitinho tentando fugir para o estado de Santa Catarina.

Prazo para pagamento do IPVA de placas de final 7 e 8 termina este mês

A Receita Estadual informa que veículos com placa com final 7 e 8 têm prazo final para pagamento do IPVA no mês de junho. De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, a previsão é de que o IPVA 2011 arrecade o total de R$ 1,5 bilhão - dos quais 50% são automaticamente repassados aos municípios. O subsecretário afirma ainda que a inadimplência do IPVA no Estado é uma das menores do país e que a Receita Estadual está organizando a realização de blitze eletrônicas para fiscalização em todo o Rio Grande do Sul.
Como pagar:
O IPVA pode ser pago nas agências ou terminais de autoatendimento dos bancos Banrisul, Bradesco e Sicredi e do Banco do Brasil para correntistas. Para quitar o imposto, o contribuinte precisará informar o número da placa do veículo e do Renavam, constante nos documentos do carro e na correspondência enviada pela Receita Estadual. O pagamento pode ser em dinheiro ou cheque. O emitente do cheque deve ser o mesmo que consta no documento do veículo.
TABELA DE VENCIMENTOS EM JUNHO 
Final placa Vencimento
07, 17, 27, 37, 47 08/06/2011
57, 67, 77, 87, 97 14/06/2011
08, 18, 28, 38, 48 17/06/2011
58, 68, 78, 88, 98 22/06/2011

"Foi algo surreal", relatam gaúchos sobre cinzas de vulcão chileno que atingiram a Argentina

Cidade turística argetina ficou coberta pelas cinzas do vulcão chileno
Foto:Rafael Teixeira / Arquivo pessoal
 nuvem de cinzas que encobriu Bariloche surpreendeu o casal Rafael Teixeira, 33 anos, e Melissa Petry Gerhardt, 32 anos. Moradores de Porto Alegre, eles foram para a cidade argentina a turismo. As cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue encobriram o céu da cidade.
No domingo, as autoridades recomendaram à população que evitasse sair às ruas, e se fosse necessário, que utilizassem máscaras de proteção — não se sabia se as cinzas seriam tóxicas.
— Foi algo surreal. Foi uma "chuva" de mais de cinco horas. Infelizmente as farmácias inflacionaram os preços das máscaras, e mesmo assim, o produto acabou rapidamente — conta o empresário, natural de Sobradinho.
Após o susto inicial, no sábado, a cidade acordou sob uma camada de quatro centímetros de cinzas, atrapalhando os planos de turistas:
— Hoje (domingo) o dia amanheceu fechado, e a cidade, coberta de cinzas, uma camada de uns 4 cm. Havia tratores e patrolas nas ruas removendo as cinzas, que parece uma areia grossa. Muitos estabelecimentos não abriram hoje. No mais quanto ao passeio, alguns pontos turísticos estão fechados, e passeios de barco estão cancelados. O aeroporto está fechado, e ainda não sabemos se poderemos voltar de avião na quarta-feira, a alternativa é pegar um ônibus até Buenos Aires, o que são 20 horas de viagem.
A noite até chegou mais cedo, devido às cinzas no céu:
— Às 17h30min, já havia anoitecido, e o comum é isso ocorrer pelas 19 horas. O aeroporto está fechado, e ainda não sabemos se poderemos voltar de avião na quarta-feira, a alternativa é pegar um ônibus até Buenos Aires, o que são 20 horas de viagem.
Dependendo das condições de vento e se a erupção do vulcão Puyehue continuar no Chile, as  cinzas podem chegar ao RS, com mais intensidade na Fronteira Oeste e na Campanha, mas não deve causar transtornos como no Chile, onde 3,5 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, e na Argentina.