28 setembro 2010

Empresa MEGA PAPER de São José do Inhacorá atende Distrito Federal

A atual Administração Municipal de São José do Inhacorá se empenhou em atrair novos empreendedores, agregando incentivos aos já existentes para a instalação de novas empresas, com o intuito de que as mesmas acrescentem valor ao município, bem como, se auto-desenvolvam.
Foi assim que aconteceu com a empresa MEGA PAPER de Rodrigo Graeff, do ramo de fabricação de papel do tipo A4, vencedora da Licitação na modalidade Pregão Eletrônica, e após, seu produto foi inspecionado e avaliado como de excelente qualidade, proporcionando um contrato de fornecimento de papel A4 por um período de 12 meses para o SEBRAE, localizado em Brasília - DF. O primeiro lote enviado à Brasília ocorreu na sexta-feira dia 24 de setembro de 2010, num total de 520 caixas, contendo cada caixa 5.000 folhas.
Não obstante, a mesma empresa saiu vitoriosa da Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE/RS ao que tange o fornecimento de papel, além disso, é fornecedora para o SESC/RS, bem como para inúmeras empresas e órgãos públicos como prefeituras do Rio Grande do Sul, tendo como exemplo: Caxias do Sul, Bento Gonçalves entre outras. O seu objetivo é, também, abrir mercado para o fornecimento a outros estados.
Segundo declarações do proprietário, Sr. Rodrigo, que manifestou a sua satisfação e contentamento na escolha do ramo de beneficiamento de papéis, onde o mesmo está obtendo êxito na expansão de seu negócio.

Prefeitura de Santa Rosa e APADA firmam parceria

A Prefeitura de Santa Rosa, através da FUMSSAR assinou, na última semana, com a APADA uma parceria, para realizar o Teste da Orelinha, em bebes recém nascidos. Com esse exame é possível detectar e prevenir possíveis problemas auditivos.
O equipamento foi recebido do Governo do Estado. Segundo a Presidente da Fundação, Karina Kucharski, “Este é mais um serviço que a fundação esta buscando para qualificar a ação preventiva da saúde. No momento que se detecta precocemente uma doença, nós temos como prevenir e reduzir possíveis danos”. Devem ser feitos cerca de 75 exames por mês, que serão realizados na APADA. O convênio prevê exames para Santa Rosa, Tuparendi e Porto Mauá. Uma equipe da APADA fará os exames que serão custeados pela FUMSSAR.
De acordo com a Diretora Administrativa da APADA, Patrícia Pires, “É importante, pois vai detectar precocemente perdas auditivas. Em apenas em dois dias de vida já é possível realizar o exame. Em nível regional é um ganho, além poder tratar antes, conseguiremos reduz os custos com possíveis tratamentos”. Patrícia ressalta ainda que quanto antes realizado o diagnóstico de perda auditiva, mais cedo pode ser realizado um trabalho de estimulação com a criança e também um tratamento mais adequado. Outras terapias auditivas, assim como o Teste da Orelinha começarão a ser realziados a partir de outubro. Todos devem ser autorizados na Fundação.

Polícia indicia sete pessoas por farra das diárias em Triunfo

A Polícia Civil concluiu nesta terça-feira um dos cinco inquéritos policiais sobre a farra das diárias para realização de cursos. No total, sete pessoas foram indiciadas por falsidade ideológcia e peculato/apropriação. São três pessoas da prefeitura de Triunfo e quatro da câmara do município, entre elas o presidente licenciado, Fábio Wrasee (PDT).
Os envolvidos foram flagrados pela RBS TV em cursos de fachada em Foz do Iguaçu. O titular da delegacia Fazendária do Deic, Rodrigo Bozzetto, afirmou que o inquérito se baseou em depoimentos de testemunhas, documentos apreendidos e quebra de sigilo bancário da câmara. Bozzetto também destacou o trabalho realizado em conjunto com o Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual.
O inquérito foi remetido à Justiça de Triunfo.

SETREM é sede de encontro da Câmara de Ensino Superior da Rede Sinodal

Ontem e hoje, segunda e terça-feira, estão reunidos no campus SETREM, representantes de instituições de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação, oriundos de todo o Estado. Estão sendo debatidas as mais diferentes temáticas, dentre elas, os processos de regulação e supervisão dos Cursos Superiores de Tecnologia.
A Faculdade Três de Maio (SETREM) mantém dois cursos superiores nesta modalidade: Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Redes de Computadores. O evento conta com a presença de Ariane Leitão, coordenadora geral de supervisão SETEC/MEC.

Ala do STF cobra definição imediata sobre Lei da Ficha Limpa

O empate virou impasse, e agora os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) debatem nos bastidores alternativas para sacramentar na sessão desta quarta o alcance da Lei da Ficha Limpa. Entre os defensores da aplicação imediata, a ideia é fazer valer uma máxima do direito: na dúvida, o empate favoreceria a lei.
Com a renúncia da candidatura de Joaquim Roriz ao governo do Distrito Federal, o que parecia ser a solução para o impasse criado em torno da validade ou não da norma virou um novo complicador do caso. Ministros que votaram contra a aplicação imediata defendem o arquivamento do caso. No entanto, a ala favorável à aplicação imediata da regra procura no regimento e até em súmulas do STF dispositivos para convencer a corte de que deve prevalecer a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pelo Tribunal Superior Eleitoral, a lei barra já nestas eleições a candidatura de condenados e de políticos que renunciaram para escapar de processos que poderiam levar à cassação. Esses ministros sustentam que o recurso não pode ser extinto porque o tribunal resolveu que o julgamento teria repercussão geral, ou seja, seu resultado poderia servir de base para situações semelhantes. Sendo assim, o julgamento teria que ser claro em sua decisão.
Os defensores da lei sustentam a continuidade do julgamento e que, em caso de empate, deve prevalecer a decisão do TSE. O procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, concorda.
– O entendimento do Ministério Público é de que, diante do empate acontecido, subsiste, permanece a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que afirmou a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nas eleições 2010 – afirmou.
– Há uma instabilidade jurídica, mas eu acho que não é possível outra interpretação, porque, na verdade, não houve número suficiente para alterar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral – completou.
Até uma ideia que parecia ter sido sepultada no julgamento da semana passada ressuscitou. Ganha força no tribunal a tese de que, diante do impasse, o presidente, Cezar Peluso, deveria votar duas vezes. As informações são do Estado de S. Paulo.

Balsa volta a funcionar no Rio Jacuí

A travessia pelo Rio Jacuí, entre as cidades de Agudo e Restinga Seca, na Região Central, está normalizada desde às 7h30min desta terça-feira. A balsa que faz o transporte de veículos estava parada desde a última quarta-feira devido ao aumento do nível do Rio Jacuí, que chegou a ficar mais de quatro metros acima do normal.
De acordo com Adroaldo da Silva Couto, diretor da Naval Couto, empresa que opera a balsa, nesta terça-feira o movimento ainda deve ser tímido, com, no máximo, mil veículos utilizando o serviço. Porém, para amanhã, a expectativa é melhor.
_ As pessoas precisam saber que a balsa voltou, então, todos vêm para cá. Espero um movimento de 2,5 mil veículos amanhã _ avalia Couto.
A Deusa do Jacuí começou a operar no local desde que a ponte sobre a RSC-287 ruiu, em 5 de janeiro, matando cinco pessoas. Nesta terça-feira, deve ser assinado um termo aditivo do contrato que possibilitará que a balsa continue funcionando por mais 45 dias, tempo previsto para que a nova ponte esteja pronta. O contrato com o governo do Estado terminou na última sexta-feira.
O canteiro de obras na rodovia Tabaí-Santa Maria (RSC-287), entre Restinga Seca e Agudo, entrou em uma nova etapa no fim de semana. Além do lançamento de vigas metálicas sobre os pilares e a instalação, sobre elas, de lajes de concreto, começou a colocação das guardas da pista da nova ponte sobre o Rio Jacuí.

Hortigranjeiros teve maior exposição morfológica da raça crioula

Foi realizada com sucesso a exposição morfológica com mais de 70 cavalos de diversas categorias da Exposição de Primavera, durante o Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Participaram animais vindos de diversas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O jurado Francisco Fleck comentou sobre o sucesso da exposição: “me surpreendeu a qualidade dos animais principalmente dos machos, demonstrando a consolidação da raça na região do núcleo de Santa Rosa, reforçado por animais vindos de outras regiões”. Esta foi considerada a maior exposição morfológica da história do Hortigranjeiros. A premiação com troféus foi realizada no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho.
No sábado e domingo aconteceu a credenciadora ao Freio de Ouro inéditos ciclo 2010/2011. Participaram 11 fêmeas e 16 machos. De acordo com o Coordenador da Comissão de Eqüinocultura, Orlando Kaefer, mais uma vez a raça crioula qualifica o evento através de animais rigorosamente selecionados e muito bem apresentados.

Aumenta a chance de segundo turno, diz Datafolha

A pesquisa Datafolha, realizada na segunda-feira, e divulgada na madrugada desta terça-feira, indica que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, não tem mais a garantia de vitória no primeiro turno. Os resultados da pesquisa estimulada mostram a petista com 46% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 28% e Marina Silva (PV) segue com 14%. 
O levantamento mostra que Dilma perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos. A petista foi de 54% para 51%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, a ex-ministra pode ter 49% ou 53% dos votos válidos. 
Serra cresceu apenas um ponto - subindo de 31% para 32%. Já Marina ganhou dois pontos e passou de 14% para 16% das intenções. Votos brancos e nulos somam 3%. O número de indecisos é de 7%. Os outros candidatos não alcançaram 1%.
Entre os eleitores que ganham de dois a cinco salários mínimos - entre R$ 1.020 e R$ 2.550 -, que são 33% da população brasileira, houve queda de 5% das intenções de voto para Dilma. Segundo a pesquisa, a candidata do PT começou a perder pontos a partir do escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil, que teve desfecho no pedido de demisão de sua ex-assessora, Erenice Guerra. 
Com isso, as intenções de voto em Dilma caíram de 51% para 46% e a soma de seus adversários saiu dos 39% e agora está em 44%. Se considerar os votos válidos, a diferença entre Dilma e os outros candidatos caiu de 14 pontos para dois pontos na nova pesquisa. Os números apontam ainda a perda de cinco pontos da petista entre os eleitores com curso superior, passando de 47% para 42%.
Segundo turno 
Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem da petista também caiu. Dilma, que tinha 55% das intenções de voto, perdeu três pontos e agora está com 52%. Serra, que tinha 38% das intenções de voto na pesquisa anterior, subiu um ponto e tem 39%. 
A pesquisa foi realizada com 3.180 entrevistados, em 202 municípios, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 32913/2010.