A Prefeitura de Santa Rosa, através da FUMSSAR assinou, na última semana, com a APADA uma parceria, para realizar o Teste da Orelinha, em bebes recém nascidos. Com esse exame é possível detectar e prevenir possíveis problemas auditivos.
O equipamento foi recebido do Governo do Estado. Segundo a Presidente da Fundação, Karina Kucharski, “Este é mais um serviço que a fundação esta buscando para qualificar a ação preventiva da saúde. No momento que se detecta precocemente uma doença, nós temos como prevenir e reduzir possíveis danos”. Devem ser feitos cerca de 75 exames por mês, que serão realizados na APADA. O convênio prevê exames para Santa Rosa, Tuparendi e Porto Mauá. Uma equipe da APADA fará os exames que serão custeados pela FUMSSAR.
De acordo com a Diretora Administrativa da APADA, Patrícia Pires, “É importante, pois vai detectar precocemente perdas auditivas. Em apenas em dois dias de vida já é possível realizar o exame. Em nível regional é um ganho, além poder tratar antes, conseguiremos reduz os custos com possíveis tratamentos”. Patrícia ressalta ainda que quanto antes realizado o diagnóstico de perda auditiva, mais cedo pode ser realizado um trabalho de estimulação com a criança e também um tratamento mais adequado. Outras terapias auditivas, assim como o Teste da Orelinha começarão a ser realziados a partir de outubro. Todos devem ser autorizados na Fundação.