22 março 2013

Lojas Itapema lança coleção outono/inverno em Três de Maio

Lojas Itapema, você merece vestir bem
(Foto: Paulo Marques)
Desfile organizado em frente a Lojas Itapema de Três de Maio, apresentou as tendências da moda outono/inverno 2013.

A apresentação da moda com as mais lindas peças, foi nesta sexta-feira (22), em uma passarela repleta de novidades para quem gosta de vestir bem, na moda e com estilo.

A Lojas Itapema tem matriz em Ijuí, e está inserida na região com o objetivo de servir a comunidade. Em Três de Maio, a Itapema conta com uma equipe de 10 colaboradores, e está localizada na rua Horizontina próximo a esquina com a rua São Paulo.

Cavalgada Ecológica faz parte dos festejos do aniversário de São José do Inhacorá

CTG Recanto da Tradição está em fase de acabamento
(Foto: Paulo Marques)
A patronagem do CTG Recanto da Tradição de São José do Inhacorá, o patrão José Hoffmann e grupo de associados, recepcionou no final da tarde desta sexta-feira (22), os cavalarianos do município e os visitantes que irão participar da 3ª Cavalgada Ecológica.

O evento que já é tradicional, desta vez faz parte das comemorações do 21º aniversário de emancipação de São José do Inhacorá.

Na noite, os cavalarianos confraternizam com um jantar e posteriormente pernoitam no CTG, às 7h da manhã deste sábado, será servido um café, para posterior inicio da cavalgada, ao meio dia terá almoço na comunidade de Mato Queimado e pernoite na propriedade do Nico em Poço Traira. No domingo, o grupo de cavalarianos retorna para o CTG Recanto da Tradição, ode irão confraternizar com almoço, sendo que o encerramento oficial do evento será às 17h.

Morte misteriosa de animais intriga moradores em Crissiumal

Foto: Paulo Cesar Romero de Lima
A morte de dois bezerros com ferimentos, mordidas e outras machucaduras intriga os moradores da localidade de Zona Fockink, no interior de Crissiumal.

O primeiro caso aconteceu na última semana, quando um bezerro de cerca de 160kg foi abatido e encontrado morto com ferimentos nas patas e aranhões pelo corpo. Inicialmente os proprietários acharam que poderia ter sido um cão o autor da morte do bezerro. O corpo do mesmo sumiu dias após, antes do proprietário proceder com o enterro do animal.

Na quarta-feira, 20, o caso voltou a se repetir na mesma propriedade, com ferimentos semelhantes, sendo os dois casos no fundo da chácara, nas proximidades de um riacho. O animal morto tem machucados na face e na pata traseira esquerda, que foi bastante machucada com mordidas.

Além das machucaduras o animal morto foi arrastado por cerca de 25 metros, tendo o corpo ficado dentro do riacho.

Durante a tarde técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e o veterinário Paulo Cesar Romero de Lima estiveram no local avaliando o animal morto e as circunstâncias.

Em contato com a reportagem do Guia Crissiumal, o proprietário dos animais relatou que pretende avisar a Patrulha Ambiental da Brigada Militar do ocorrido, já que teme que mais animais venham a ser atacados.

Dia Mundial da Água


“Há 500 milhões de anos as águas do nosso planeta são as mesmas, fazendo seu ciclo natural de evaporação, chuva, infiltração no solo e formação de fontes, rios, lagos e lençóis subterrâneos. Depois de terem prestado enormes serviços a toda espécie da vida, elas novamente evaporam, recomeçando seu ciclo. Mas no último século as águas vieram perdendo sua pureza, atingidas pela poluição e por um aumento tão grande do consumo humano, que um dos principais desafios da humanidade do século XXI é a conservação das reservas de água da Terra.” Roberto Malvezzi

 Somos em essência, feitos de água, este líquido tão precioso. Reconhecendo sua vital importância, a ONU instituiu o dia 22 de março, como sendo o Dia Mundial da Água.

Nesta ocasião estará ocorrendo um momento de reflexão,  de conscientização, nos mais remotos e diferentes  pontos do globo, onde as crianças, jovens, adultos e velhos procurarão revisar suas atitudes com relação a este bem, visando utilizar os recursos hídricos de forma sustentável, beneficiando às pessoas, ao ecossistema e à biosfera.

O ano de 2013 foi escolhido para ser o ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água.

A CORSAN tem essa missão:
Levar água tratada de qualidade a todos os rincões deste solo gaúcho, e também,  chamar para reflexão, e garantir esta água às gerações futuras.

Pois já dizia o Poeta, TERRA, PLANETA ÁGUA.

Empresa Lux Tran garante ter regularizado o recolhimento do lixo em Três de Maio

Empresa garante ter regularizado o recolhimento do lixo
A empresa Lux Tran, responsável pelo recolhimento do lixo no município de Três de Maio, emitiu uma nota na qual garante ter colocado em dia o recolhimento em Três de Maio.

Com relação as reclamações de munícipes pelo acumulo de lixo nos dias 19 de 20 de março, o proprietário da empresa lamenta pelo acontecido e pede desculpas a comunidade, resaltando que foi por força maior. Neste dois dias citados, choveu muito em Três de Maio, o que dificultou os trabalho dos garris. Os trabalhadores da Lux Tran, trabalham no sistema de amontoamento de sacos e sacolas de lixo, em lugares estratégicos, e coma força da água algumas sacolas foram levadas até mesmo se espalhando lixo em alguns lugares, mas logo em seguida um responsável geral pelo trabalho, percorreu os locais fazendo a devida regularização.

A Lux Tran, também informa o telefone para contatos diretos com a empresa em Giruá: 55 3361-2736.

Orlando assume cargo em Brasília

Orlando ocupa cargo no Governo Federal
Foi publicada na edição de quarta-feira, 20, do Diário Oficial da União, a nomeação do ex-prefeito Orlando Desconsi para o cargo de assistente superior no Escritório de Representação do Governo do Estado em Brasília.

Orlando assumiu a nova função na manhã de ontem, começando por um estudo sobre as demandas já encaminhadas pelo Piratini nos ministérios. O ex-prefeito disse que a função acentua os interesses do Estado em Brasília, mas não descartou a possibilidade de orientar prefeitos da região em questões mais locais.

Orlando Desconsi já fixou residência em Brasília, onde sua esposa Vera vem atuando na área de treinamentos da Caixa Econômica Federal.

Vigilância confirma mais nove casos de dengue em Santa Rosa

Vigilância confirma mais nove casos de dengue 
A Vigilância Sanitária do município acaba de confirmar o registro de mais nove novos casos de dengue na cidade.

No total, agora já são 22 casos, mas um deles é importado e os outros 21 foram contraídos aqui mesmo.

Exatamente um terço das notificações de dengue registradas até agora tiveram resultado positivo.

Outros 27 pacientes ainda não receberam os resultados dos exames.

Os novos casos estão distribuídos em locais bem diferentes, inclusive no interior.
2 na Oliveira
1 na Beatriz
1 Glória (que é o importado)
1 Timbaúva
1 Lajeado Bonito
1 Residencial Harmonia
2 na Cidade Baixa

Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cruz Alta estão com extintores vencidos

Extintores estavam vencidos a 10 anos
Depois do incêndio ocorrido em Santa Maria, no dia 27 de janeiro deste ano, Prefeituras de vários municípios, entre eles Cruz Alta se mobilizaram, promovendo força tarefa em parceria com Corpo de bombeiros e outros órgãos fiscalizadores para visitar e se necessário fechar todas as casas, bares, entre outros locais que estivessem irregulares quanto ao PPI – Programa de Proteção contra Incêndio. Porém, na Prefeitura Municipal, promotora da Força Tarefa, os extintores estão vencidos há quase 10 anos, e só foram requisitados agora, 2 meses após iniciada a mobilização.

A informação foi confirmada em loco e, também, pelo Secretário de Administração, Fernando Justen, que explicou que após um levantamento feito no prédio, requisitou ao setor de compras novos extintores, e destacou que os atuais estariam vencidos há cerca de 10 anos. Conforme o Setor de compras, já foi solicitado orçamento dos equipamentos e um novo projeto de localização dos extintores deverá ser demarcado pelos bombeiros.

O fato se repete na Câmara de Vereadores, onde também há extintores vencidos. Procurado pela equipe, o Vereador Élio Amaral, Presidente da Câmara, em função de estar em uma outra agenda, não pode se manifestar sobre o assunto.

É importante lembrar que muitos locais foram fechados por estarem em desacordo com a lei, entre elas, a Casa de Cultura Justino Martins, o auditório da escola Annes Dias, entre outros. Estes só devem voltar a funcionar quando estiver dentro das normas estabelecidas.

Polícia apreende fósseis em porta-malas de carro em Uruguaiana

Mais de 100 fósseis arqueológicos foram apreendidos
em Uruguaiana (Foto: Reprodução/RBS TV)
A Polícia Federal apreendeu mais de 100 fósseis na tarde desta quinta-feira (21) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A mercadoria estava escondida no porta-malas de um carro com placas de Soledade, no Noroeste do estado. A suspeita é de que o material apreendido seja patrimônio histórico da União.

Um homem de 58 anos foi preso. Ele não tinha licença ambiental e nem autorização para transportar o material arqueológico. A polícia ainda não sabe por qual crime o homem irá responder.

O veículo onde estavam os fósseis foi abordado na BR-472, próximo ao Parque de Exposições Agrícola e Pastoril. Segundo a Polícia Federal, as peças teriam sido adquiridas em Quaraí para uma coleção particular de arqueologia.

Capotamento de veículo deixa motorista ferido em Tenente Portela

Foto: Cristofer Silveira
Um acidente envolvendo um carro deixou um homem ferido em Tenente Portela.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual de Santo Augusto, o capotamento aconteceu por volta das 15h, no Km 5 da rodovia que liga Tenente Portela a Três Paassos (RSC-472).

Armídio Datsch, 77 anos, dirigia um Fusca quando perdeu o controle do veículo, vindo a capotar fora da pista. Ele foi levado com ferimentos leves pelo Samu ao Hospital Santo Antonio.

D'Ale cobra falta com maestria, e Inter vence o São Luiz no finzinho

D'Alessandro voltou a ser o diferencial do Inter e garantiu
vitória do Inter (Foto: Itamar Aguiar/Agência Estado)
Após ser goleado pelo Inter por 5 a 0 na decisão da Taça Piratini – primeiro turno do Gauchão – o São Luiz mudou a estratégia com técnico novo, Leandro Machado. Nada de jogo aberto. O time quase não atacou. Mas, mesmo assim, não deu certo. Em cobrança perfeita de falta de D'Alessandro, que foi homenageado antes da partida pelos 200 jogos pelo clube gaúcho, o Colorado garantiu os três pontos aos 41 minutos da segunda etapa e venceu por 2 a 1 na noite desta quinta-feira no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

Leandro Damião abriu o placar para o Inter aos 42 do primeiro tempo. O centroavante aparou cruzamento de Caio e chutou forte para o fundo das redes. Na segunda etapa, Washington empatou aos 10, em arremate rasteiro, no canto direito de Muriel.

Com o resultado, o Colorado é o líder do Grupo 2, com seis pontos. O São Luiz está em quinto, com três. Na próxima rodada, o Inter enfrenta o Santa Cruz. A partida, válida pela terceira rodada da Taça Farroupilha – returno do estadual -, será disputada neste domingo, às 16h, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. No mesmo dia, mas às 18h, o São Luiz pega o Veranópolis. O confronto ocorrerá no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis.