09 março 2011

Jornalista gaúcho teria sido preso na Líbia

Andrei Netto é correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Paris
e estava em território líbio cobrindo os conflitos
O jornalista gaúcho Andrei Netto, do jornal O Estado de S. Paulo, teria sido preso na Líbia pelas forças do ditador Muamar Kadafi. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo próprio jornal, que perdeu o contato com o repórter há uma semana. Andrei, 34 anos, correspondente do Estadão em Paris e ex-repórter de Zero Hora, cobre na Líbia a insurreição contra Kadafi e, da última vez em que conseguiu entrar em contato com o Brasil, estava no oeste do país, na região da cidade de Al-Zawiya, a 50 quilômetros de Trípoli e palco de violentos confrontos entre governo e rebeldes.
Em entrevista ao Estado de S.Paulo, o vice-chanceler da Líbia, Khaled Qaim, disse que a notícia da prisão era "provavelmente correta". Ele teria sido detido junto com outro jornalista e com um guia que os acompanhava.
Organizações internacionais de imprensa pedem a libertação imediata de Andrei. O Grupo RBS, por meio de sua diretoria de Produto, está acionando uma rede internacional de entidades e veículos de comunicação em busca de informações sobre o paradeiro de seu ex-repórter.
Também ontem, a rede de TV e rádio britânica BBC denunciou que dois de seus jornalistas, Ferras Killani e Goktay Koraltan, foram presos pelas forças do governo e submetidos a torturas.

Beija-Flor é a campeã do Carnaval do Rio

Escola de Nilópolis levou a Sapucaí a 
história do cantor Roberto Carlos
A Beija-Flor, que levou à Sapucaí a história da vida do cantor Roberto Carlos, é a grande campeã do Carnaval 2011 do Rio de Janeiro. A escola de Nilópolis conquistou 299,8 pontos, apenas 1,4 ponto a mais do que a Unidos da Tijuca – campeã do Carnaval de 2010 - que ficou com o vice-campeonato, com 298,4 pontos. A Mangueira garantiu o terceiro lugar depois de brigar ponto a ponto com a Unidos de Vila Isabel, 4ª colocada. 
Neste ano, apenas nove das 12 agremiações concorreram ao título. Portela, Grande Rio e União da Ilha tiveram seus barracões atingidos pelo incêndio na cidade do samba e não foram julgadas. Também por conta do incêndio, nenhuma escola foi rebaixada ao grupo de acesso. As últimas classificadas foram a Porto da Pedra e a São Clemente. As duas escolas ficam fora do desfile das campeãs no sábado. 
Beija-Flor
O enredo "A Simplicidade do Rei" homenageou 
Roberto Carlos
Com o samba-enredo "A Simplicidade de um Rei", a Beija-Flor contou na avenida a história do cantor e compositor Roberto Carlos, desde a infância, em Cachoeiro do Itapemirim (ES), até o estrelato, culminando com sua religiosidade. Abusando do azul e branco, cores preferidas de Roberto e também presentes na bandeira da escola, a Beija-Flor se apresentou em 51 alas, oito alegorias e com 3.900 componentes.
O cantor desfilou no último carro alegórico, à frente da imagem de Jesus Cristo, e vestia roupa diferente da utilizada em 1987, quando foi enredo da Unidos do Cabuçu. Dessa vez, Roberto Carlos usou uma camisa azul com calça branca, as cores da Beija-Flor, enquanto na Cabuçu estava de terno branco.
Confira a classificação final:
299,8 - Beija-Flor de Nilópolis
298,4 - Unidos da Tijuca
297,2 - Mangueira
297,0 - Vila Isabel
296,2 - Salgueiro
295,5 - Imperatriz Leopoldinense
295,5 - Mocidade Independente de Padre Miguel
293,4 - Porto da Pedra
290,9 - São Clemente

Programa de controle da dengue vira lei em Tuparendi e prevê multa para quem não cumprir as normas

As ações se intensificam contra a dengue
A Prefeitura Municipal de Tuparendi criou recentemente o Programa Municipal de Controle da Dengue, que foi transformado em lei após aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 3 de março. O Programa será coordenado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social do município, e tem como objetivo promover uma atuação articulada de todos os setores da comunidade para a prevenção e redução dos casos de dengue em Tuparendi. O programa elaborado pela Prefeitura possui um rol de pelo menos 15 ações que devem ser observadas para o combate do mosquito transmissor no município. Além da ação dos agentes de campo, o programa prevê outros elementos considerados fundamentais para a sua boa execução, como a mobilização social e a participação de todos os segmentos da sociedade. 
Segundo a nova lei, todas os imóveis e estabelecimentos comerciais da cidade deverão ser visitados, assim como também é previsto a criação de um plantão para o atendimento de denúncias de criadouros do mosquito da dengue. 
Entre as ações que constam no Programa de Controle da Dengue, esta a criação de um banco de dados sobre a dengue no município, adoção de parcerias com entidades como igrejas, associações de moradores e escolas, capacitação de professores, distribuição de material informativo, criação de um Seminário Municipal de Controle da Dengue, e estabelecer uma parceria com Ministério Público e Poder Judiciário para a utilização de instrumentos legais que facilitem a execução do Programa. 
A lei que cria o Programa ainda prevê a aplicação de multa de 150 VRMs  para quem não cumprir com uma série de itens elencados na lei, como drenagem de vasos e recipientes, e outras medidas de vasto conhecimento público. 
Uma comissão com representantes do Conselho Municipal de Saúde e demais parceiros, será responsável pela avaliação dos resultados obtidos com o Programa Municipal de Combate a Dengue. 

Prefeitura de Tuparendi cria o Programa de Pavimentação Comunitária

Rua Manuel Bandeira 
A Prefeitura Municipal de Tuparendi criou recentemente um projeto de lei prevendo a criação do Programa de Pavimentação Comunitária, transformado em lei após ser aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Olavo Pawlak. 
A lei contempla uma série de possibilidades de parcerias que poderão ser firmadas entre o município e os moradores,  com o objetivo de pavimentar determinada rua, e também quais investimentos poderão ser feitos pelo município, como realização de terraplanagem, colocação de meio-fio, drenagem e outros. Tudo deverá ser feito em comum acordo com os moradores, e de acordo com a disponibilidade de recursos orçamentários por parte da prefeitura, e com as condições sócio-econômicas das pessoas que moram na rua que será pavimentada. Na lei esta previsto até mesmo que determinada obra poderá ser contratada através de licitação. Nesse caso os moradores beneficiados poderão parcelar a sua parte com o município em até 12 vezes. Terão preferência na execução das obras as ruas onde houver maior adesão dos proprietários de imóveis.   
Segundo o prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, este tipo de parceria, principalmente em obras de calçamento, é uma pratica comum, e vem sendo realizada há algum tempo, sem que houvesse, no entanto, uma lei regulamentando  esta pratica. “O Programa de Pavimentação Comunitária que estamos propondo vem sanar uma deficiência legal que havia quando este tipo de parceria era estabelecida, criando mecanismos de parceria entre o município e a comunidade, permitindo que se realizem obras desta natureza com a participação de ambos, devidamente respaldada pela lei”, justificou o prefeito.
Segundo Olavo o mecanismo vem sendo adotado em outros municípios de forma eficiente nos locais onde há interesse dos proprietários, eliminando, sem prejuízo, eventuais procedimentos burocráticos que atrapalhem o andamento das melhorias.

Criança que sobreviveu ao acidente na BR-282 recebe alta hospitalar

Menino Leonardo, de quatro anos, ficou até 
quarta-feira no hospital em observação
O menino de quatro anos que virou símbolo da tragédia na BR-282, Leonardo Weimer, recebeu alta nesta manhã e já foi para a casa do tio, em Giruá, no noroeste do Estado. Rubem Weimer aproveitou a tarde desta quarta para levar o pequeno a uma sorveteria no centro de Santa Rosa, como havia prometido.
Segundo o tio, a criança ainda não sabe da morte dos pais.
— Ainda não contamos a verdade, psicólogos e assistentes sociais recomendaram a revelação somente quando ele perguntar. Por enquanto, parou de questionar — diz Rubem.

Sanfelice retorna a Porto Alegre três anos após a fuga

Empresário chegou ao DML com a cabeça 
coberta por um capuz
O empresário Luiz Henrique Sanfelice chegou a Porto Alegre às 9h20 desta quarta-feira. Do Aeroporto Salgado Filho, foi levado direto ao Departamento Médico Legal (DML), na Capital, onde fez exames de lesões. Na chegada ao DML, pouco depois das 10h30min, o empresário cubria a cabeça com o capuz de uma jaqueta.
Após os exames, o empresário foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Montenegro. Chegou ao local às 11h40min. Sanfelice retorna a uma prisão gaúcha quase três anos após a fuga. Foi em Montenegro que ele cumpriu parte da condenação de 19 anos de prisão imposta pela Justiça de Novo Hamburgo pelo assassinato da mulher dele, a jornalista Beatriz Helena de Oliveira Rodrigues, 43 anos, no Dia dos Namorados de 2004.
A viagem da Espanha, onde se refugiou, até o Brasil durou quase 14 horas. O empresário desembarcou pouco antes das 5h no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De lá, partiu para Porto Alegre em voo que decolou às 7h50min.
Sanfelice viajou escoltado pelo delegado Farnei Franco, da Delegacia da Imigração (Delemig), da Polícia Federal no Rio Grande do Sul e representante da Interpol no Estado, e outro agente, que foram até Madri para cumprir a ordem judicial de extradição do Tribunal de Justiça madrilenho.
Trancafiado em uma cela em Montenegro, Sanfelice precisará aguardar a instauração de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) que vai apurar a fuga. Depois, o documento vai ser encaminhado ao juiz Eduardo Almada, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, que se dedica a julgar fugas e faltas graves cometidas por apenados na Região Metropolitana.
O magistrado decidirá o destino do empresário: Sanfelice permanecerá cumprindo pena no semiaberto — de onde fugiu em abril de 2008 —, ou terá o regime regredido para o fechado. Sanfelice foi recapturado em maio de 2010, em Bollulos de la Mitación, nos arredores de Sevilha, no sul da Espanha. Lá vivia com a segunda mulher, Andrea Soares.
O empresário tem cidadania espanhola e fugiu para a região da Andazulia, após conseguir a segunda via do passaporte no consulado-geral da Espanha, no Rio. Ele alegou que o documento original tinha sido roubado, mas, na verdade, estava apreendido.

PM é morto em serviço no Noroeste

Terceiro sargento Vicente Garcia 
atuava em Roque Gonzales
O terceiro sargento da Brigada Militar Vicente Garcia, 48 anos, foi morto por volta das 23h50min dessa terça-feira, em Roque Gonzales, no noroeste do Estado. Ele participava de uma abordagem a um motociclista, com mais três policiais.
O condutor de uma moto realizou manobras, andou na contramão e em cima da calçada, na Praça Tiradentes, no centro da cidade. A guarnição tentou realizar a abordagem por várias vezes, mas ele fugiu em direção à Linha Poço Preto, no interior do município, distante cerca de 6 km do centro.
Na localidade, os policiais conseguiram abordar o motorista, que resistiu. Eles entraram em luta corporal e o condutor da moto teria agredido um dos militares com o capacete. Nesse momento houve o disparo de uma arma. O tiro acertou o peito de Garcia. Ele foi levado ao hospital do município, mas não resistiu.
Em depoimento à Polícia Civil, o militar que tentava conter o motociclista alegou que observou as normas de segurança, conservando o dedo fora do gatilho, o qual foi acionado pelo condutor da moto durante a luta corporal.
O motorista foi autuado em flagrante por homicídio doloso, mas negou a versão apresentada pelos policiais militares. Ele foi encaminhado ao presídio de Cerro Largo. O caso está sendo investigado.
Natural de Porto Xavier, Vicente Garcia morava no município e todos os dias viajava para Roque Gonzales para trabalhar. Era casado há 29 anos e deixa três filhas, a mais velha, com 24 anos, é PM em Porto Alegre. Ele estava encaminhando os papéis para a aposentadoria.

Fenasoja doa móveis para Brigada Militar

Fenasoja doa móveis para Brigada Militar
A Feira Nacional da Soja (Fenasoja) doou na tarde de terça-feira (01) móveis para a Brigada Militar de Santa Rosa. Os objetos ocuparão os espaços das novas salas, recém reformadas, na sede do batalhão. A doação ocorreu como forma de pagamento dos serviços de segurança prestados pela entidade durante as edições da feira. 
Foram doados quinze birôs, quinze portas CPU e estabilizador, quinze suportes para teclado e três conjuntos de estação de trabalho. Os objetos somam R$ 5,6 mil. Realizaram a entrega ao comandante do 4º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos, o Presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, o Presidente da 17ª Fenasoja, Milton Racho, e o Coordenador Geral do evento, Cléo Rockenbach. 
Segundo o Tenente Coronel, a doação vem em bom momento, em que a sede está em reformas, e necessita de móveis para equipar as salas reformadas, qualificando o ambiente de trabalho dos servidores. 

Fetag dá largada ao Grito da Terra 2011

Em âmbito federal, o Grito da Terra 2011 
é liderado pela Confederação Nacional 
dos Trabalhadores na Agricultura 
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) dará largada, nesta semana, à estruturação da pauta estadual de reivindicações do Grito da Terra 2011. O documento deverá ganhar corpo entre amanhã e sexta-feira, quando cerca de 60 representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais, coordenadores e diretores da Federação estarão reunidos na Capital.
Segundo o presidente da Fetag, Elton Weber, vários pleitos que figuraram na pauta de 2010 devem voltar à discussão. "Cerca de 50% do que pedimos no ano passado foi atendido. Mas algumas questões ficaram pela metade. Tudo isso vai ser analisado." Entre os temas estão a isenção do ICMS da conta de luz dos agricultores, a ampliação do volume de sementes negociado no programa Troca-Troca, o fortalecimento da Fepagro, a valorização do piso salarial estadual e a implementação do projeto de lei que estabelece o uso de protetor solar medicamento.
O objetivo da Federação é entregar o documento ao governador Tarso Genro até o início de abril. Conforme Weber, não estão previstas manifestações, apenas uma audiência para apresentação do material. "Pretendemos conversar com o governador, já que ele se colocou à disposição para receber nossas pautas e acompanhar as solicitações nacionais", garante.
Em âmbito federal, o Grito da Terra 2011 é liderado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que deverá entregar as reivindicações à presidente Dilma Rousseff na primeira quinzena de maio. Weber, que deverá acompanhar o ato em Brasília, enfatiza que a pauta nacional será focada no Código Florestal, principalmente no que diz respeito às Áreas de Preservação Permanente e reservas legais. Também abordará a simplificação de licenciamentos e outorgas, além de recompensa ao agricultor que vai além do que diz a legislação no que se refere à preservação ambiental. Ainda devem constar itens referentes à garantia de renda ao produtor.

Após desembarcar nesta manhã na Capital, Sanfelice deve ficar preso em Montenegro

Dois policiais gaúchos ligados a Interpol 
acompanham a viagem do empresário
Quase três anos após a fuga, o empresário Luiz Henrique Sanfelice deve voltar para uma prisão gaúcha. Depois de uma viagem de quase 14 horas, a partir da Espanha, onde se refugiu, ele deve desembarcar na manhã desta quarta-feira no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após conexão no Aeroporto de Cumbica, em Garulhos (SP).
Tudo indica que ele retornará para a Penitenciária Modulada de Montenegro. Foi nesta prisão onde ele cumpriu parte da condenação de 19 anos de prisão imposta pela Justiça de Novo Hamburgo pelo assassinato da mulher dele, a jornalista Beatriz Helena de Oliveira Rodrigues, 43 anos, no Dia dos Namorados de 2004.
Sanfelice é escoltado pelo delegado Farnei Franco, da Delegacia da Imigração (Delemig), da Polícia Federal no Rio Grande do Sul e representante da Interpol no Estado, e outro agente, que foram até Madri para cumprir a ordem judicial de extradição do Tribunal de Justiça madrilenho.
A previsão é de que ele saísse na noite de terça-feira (horário de Brasília) do aeroporto espanhol, mas, em Porto Alegre, a Polícia Federal ainda tinha a confirmação do embarque.
Trancafiado em uma cela em Montenegro, Sanfelice precisará aguardar a instauração de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) que vai apurar a fuga. Depois, o documento vai ser encaminhado ao juiz Eduardo Almada, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, que se dedica a julgar fugas e faltas graves cometidas por apenados na Região Metropolitana.
O magistrado decidirá o destino do empresário: Sanfelice permanecerá cumprindo pena no semiaberto — de onde fugiu em abril de 2008 —, ou terá o regime regredido para o fechado. Sanfelice foi recapturado em maio de 2010, em Bollulos de la Mitación, nos arredores de Sevilha, no sul da Espanha. Lá vivia com a segunda mulher, Andrea Soares.
O empresário tem cidadania espanhola e fugiu para a região da Andazulia, após conseguir a segunda via do passaporte no consulado-geral da Espanha, no Rio. Ele alegou que o documento original tinha sido roubado, mas, na verdade, estava apreendido.