Terceiro sargento Vicente Garcia atuava em Roque Gonzales |
O terceiro sargento da Brigada Militar Vicente Garcia, 48 anos, foi morto por volta das 23h50min dessa terça-feira, em Roque Gonzales, no noroeste do Estado. Ele participava de uma abordagem a um motociclista, com mais três policiais.
O condutor de uma moto realizou manobras, andou na contramão e em cima da calçada, na Praça Tiradentes, no centro da cidade. A guarnição tentou realizar a abordagem por várias vezes, mas ele fugiu em direção à Linha Poço Preto, no interior do município, distante cerca de 6 km do centro.
Na localidade, os policiais conseguiram abordar o motorista, que resistiu. Eles entraram em luta corporal e o condutor da moto teria agredido um dos militares com o capacete. Nesse momento houve o disparo de uma arma. O tiro acertou o peito de Garcia. Ele foi levado ao hospital do município, mas não resistiu.
Em depoimento à Polícia Civil, o militar que tentava conter o motociclista alegou que observou as normas de segurança, conservando o dedo fora do gatilho, o qual foi acionado pelo condutor da moto durante a luta corporal.
O motorista foi autuado em flagrante por homicídio doloso, mas negou a versão apresentada pelos policiais militares. Ele foi encaminhado ao presídio de Cerro Largo. O caso está sendo investigado.
Natural de Porto Xavier, Vicente Garcia morava no município e todos os dias viajava para Roque Gonzales para trabalhar. Era casado há 29 anos e deixa três filhas, a mais velha, com 24 anos, é PM em Porto Alegre. Ele estava encaminhando os papéis para a aposentadoria.