25 novembro 2009

Estudantes do Curso Técnico em Gerência Empresarial criam fábrica de palitos salgados

Todo o ano, o 2º Semestre do Curso Técnico em Gerência Empresarial da SETREM é desafiado a criar uma empresa. O projeto interdisciplinar visa colocar em prática os temas e teorias tratados em sala de aula. Em 2008, estudantes criaram uma indústria de pizzas. E este ano, montaram a Palitex, uma fábrica de palitos salgados.
Segundo Eliar da Silva, 17 anos, diretora geral da empresa, as atividades iniciaram na última semana de outubro e devem encerrar no início de dezembro. Participam ao todo, 40 estudantes, que divididos em grupos, atuam em diferentes setores da organização: produção, financeiro, vendas, compras, armazenamento e marketing. “Cada estudante deve vender por semana 15 pacotes de palito. A meta total é comercializar, 2.400.”
A venda dos produtos ocorre com facilidade. Os estudantes são oriundos de pelo menos 10 cidades da região, desta forma alcançando grande número de clientes. Os lucros serão rateados entre os estudantes, cerca de R$ 80 para cada um. No entanto, conta a jovem, nem tudo foram flores. O início do projeto foi difícil, em razão de divergências no trabalho em equipe. “Esta prática esta sendo muito importante, principalmente para aprender mais sobre questões de relacionamento. Quando ingressarmos no mercado de trabalho também haverá colegas e devemos saber lidar com os problemas.”
Para o gerente, Jordani Correa, 19 anos, a experiência está sendo motivadora. O jovem é proprietário de um restaurante, em Campo Novo, cidade em que reside. “Observo todos os processos administrativos da empresa fictícia para aplicá-los em meu empreendimento. Quero melhorar ainda mais o meu negócio.”
Já a estudante Diana Borges do Rosário, 18 anos, de Três de Maio, destaca que a atividade tem sido fundamental para obtenção de experiência. E deseja, ao concluir o curso, ingressar no mercado de trabalho para posteriormente abrir o próprio empreendimento. “Sonho em cursar Direito. Gostaria de ter um escritório de advocacia voltado à área comercial.”

Chuva desabriga dezenas de famílias no Noroeste

Três dias depois de ser atingido por uma forte chuva, Cerro Largo sofreu hoje novamente com alagamentos. A partir da manhã de hoje, os arroios Encantado e Clarimundo transbordaram, desabrigando 80 pessoas. Elas estão alojadas no Parque de Exposições. A localidade mais atingida foi a Vila São Jorge. A área central também foi prejudicada. Três estabelecimentos comerciais ficaram alagados.
O prefeito Adair Trott decretou situação de emergência. Também foi decretado ponto facultativo no comércio hoje e amanhã. No domingo, os arroios haviam invadido 40 casas. Três deles tinham sido levadas pelas águas.
Em Três Passos, o município também está em emergência. Pelo menos 9 mil residências estão sem água porque a força da correnteza no Rio Erval Novo levou o sistema de captação.
Estão desabrigadas cerca de 60 pessoas, principalmente moradores de encostas no bairro Frei Olímpio. Dezesseis casas correm o risco de desmoronamento. Em pouco mais de uma hora, choveu 110 milímetros, conforme o prefeito Cleri Camilotti. A enxurrada levou embora 15 pontes.
Em razão da situação das estradas e da falta de água, as aulas foram suspensas na rede municipal hoje à tarde e amanhã durante todo o dia. A medida atinge 2.167 alunos.
Em Santa Rosa, a chuva também voltou a provocar prejuízos. Cerca de 30 pessoas estão em casas de vizinhos e familiares. Outras 93 estão em alojamentos nas Associações comunitárias da Auxiliadora e da Planalto e nas Igrejas da Vila Nova.
Rajadas de ventos fortes atingiram o Distrito de Progresso, no interior de Três de Maio, também na Região Noroeste. Árvores foram arrancadas, telhados danificados e o salão da comunidade totalmente destruído. O Colégio Estadual Progresso também foi atingido e as aulas suspensas. Não há informações de feridos.
Foto: Paulo Marques

Temporal provoca destruição no interior de Três de Maio

Uma tempestade seguida de um forte vento por volta de 8h e 15min da manhã desta quarta-feira (25), provocou destruições na Comunidade do Distrito de Progresso, no interior do município de Três de Maio. Progresso está localizado a 20km da sede do município.
O ginásio da Comunidade Católica (foto) em fase final de conclusão das obras, ficou parcialmente destruído, telhado, paredes foram em grande parte jogados ao chão, e parte da estrutura que se manteve, visivelmente ficou comprometida. Parte do telhado do prédio da Igreja Católica foi arrancado, algumas residências precisaram ter a improvisação de lonas para substituir o telhado, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Progresso, também teve parte do telhado do prédio arrancado. “Segundo a professora Mary vice-diretora da escola, no momento do temporal, 27 crianças encontravam-se na escola, as quais entraram em pânico e buscaram proteção embaixo das mesas que utilizam para seus estudos, mas, graças a Deus nenhuma criança sofreu lesões, disse a professora, ficou apenas em danos matérias”. Momentaneamente, as aulas estão suspensas na escola.
Em Três de Maio no mês de novembro, já choveu cerca de 545 milímetros, o que tem provocado inúmeros problemas principalmente no interior do município, as estradas estão péssimas condições, o que motivou a suspensão do transporte escolar, e oito pontes estão parcial ou totalmente destruídas.
O Prefeito Municipal Olivio Casali, decretou estado de emergência em Três de Maio.
Veja mais fotos

Foi uma grande festa o casamento coletivo em Três de Maio

Foi coroado de pleno sucesso o casamento coletivo realizado no último domingo, dia 22, no salão da Comunidade Evangélica São Paulo, quando 48 casais regularizaram sua situação matrimonial. O cerimonial teve direito à guarda de honra e a tradicional marcha nupcial na entrada dos nubentes.
Após o pronunciamento das autoridades e a mensagem conjunta feita pelo padre Afonso Werle e a pastora Mariza Sandra Schefler Allebrandt, os noivos foram convidados por ordem alfabética e em companhia de seus padrinhos para comparecerem na mesa composta pelos juízes de paz e sues substitutos, para regularizarem sua situação nupcial.
Na sequência, os nubentes receberam cumprimentos das autoridades da mesa oficial. Depois de três horas de cerimonial, fogos de artifício e muitos cumprimentos dos convidados e padrinhos. O casamento coletivo culminou com direito a bolo, refrigerantes, a tradicional valsa dos noivos e animada dança ao som do Musical Savana.
O sucesso desse evento inédito teve a participação do Poder Judiciário, do Poder Executivo, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, clubes de serviço, empresas local e ainda com a colaboração de muitos voluntários, que prestaram seus serviços com muita dedicação.
O casamento coletivo poderá ser repetido no ano que vem, admitiu a secretária de Assistência Social, se houver candidatos.
Foto: Pato Roberto.

Cancelada Festa do Churrasco em Bagé

Conhecida por oferecer um dos maiores assados do mundo, a Festa do Churrasco de Bagé, na Região da Campanha, foi cancelada devido às chuvas. A 8ª Festa Internacional do Churrasco ocorreriaa de 26 a 30 de novembro, concomitante ao 7º Canto sem fronteiras e 4ª Festa Campeira.
A prefeitura estuda fazer somente um show de solidariedade às famílias atingidas pela cheia. Não há nova data prevista para a festa.