06 abril 2010

Santa Rosa: IPTU em questionamento

Por sete votos a dois, a Câmara de Vereadores de Santa Rosa aprovou na tarde desta segunda-feira, o Decreto Legislativo anulando os efeitos do Decreto Executivo, aprovado no final de 2009 que alterou as plantas de valores e reduziu áreas fiscais do município, para efeito da cobrança do IPTU.
O Decreto Legislativo surgiu após audiência pública na qual os vereadores ouviram a população, que vinha reclamando do aumento do imposto. A sessão extraordinária teve três horas de duração, tempo em que os vereadores puderam debater o assunto e colocar em votação. José Albino Rohr (PT) e Paulo Paim (PCdoB) foram os dois votos contrários ao Decreto encaminhado pela Mesa Diretora.
Osório Antunes dos Santos chegou a pedir vistas ao projeto, mas foi negado, pelo fato de que houve tempo suficiente para sua análise. Às 11h desta terça-feira, o assunto estará em pauta em reunião marcada com o Ministério Público de Santa Rosa.
Com a anulação do Decreto do prefeito Orlando Desconsi, automaticamente os valores do IPTU 2010 deverão retroagir aos valores estabelecidos para o ano passado.

Chove mais em 24h no Rio do que em três meses em Porto Alegre

A quantidade de chuva acumulada entre às 17h desta segunda-feira e a tarde desta terça no Rio de Janeiro equivale a três meses de precipitações em Porto Alegre, de acordo com a Metsul Meteorologia. O volume supera 300 milímetros em parte da cidade.
Na Capital gaúcha, situação semelhante aconteceu no ciclone de maio de 2008, quando choveu 237 milímetros na Lomba do Pinheiro em 24 horas. Esse foi o maior volume documentado na cidade até hoje, ainda segundo a MetSul.
Reforço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Marinha e a Aeronáutica estão à disposição para ajudar o governo do Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro. O Ministério da Justiça também ofereceu ajuda com bombeiros e helicópteros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 93 pessoas morreram em decorrência das últimas chuvas. O temporal, que diminuiu de intensidade pela manhã, também deixou 93 feridos. Há informações sobre desaparecidos, mas os números estão imprecisos.
Do total de vítimas, 33 são da capital e 41 foram registradas em Niterói, na região metropolitana. Os demais mortos são dos municípios de Petrópolis, na região serrana, São Gonçalo, região metropolitana, Nilópolis e Paracambi, na Baixada Fluminense.

Carne suína na merenda escolar agora é lei

Foi sancionada pela governadora Yeda Crusius e publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5) a Lei nº 13.410/2010, que inclui a carne suína no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. A iniciativa foi inspirada na proposta de mesmo teor do deputado Aloísio Classmann (PTB), o PL 201/2009, o qual visa incentivar e valorizar a cadeia produtiva da suinocultura no Estado, e, ao mesmo tempo, adicionar à merenda escolar mais um item saudável, promovendo a saúde dos alunos.
O parlamentar lembra que a riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio. "Podemos citar, entre eles, os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas da carne, que também são importante fonte de cálcio, potássio e vitaminas, como o complexo B, todos indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar".
Segundo Classmann, outro ponto que a lei pretende resgatar é a valorização da cadeia produtiva dos suinocultores. "Hoje a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás e de condições impecáveis de criação do rebanho", afirmou o parlamentar.

Produtor constrói primeira cisterna na região Celeiro

A seca que arrasou plantações e criou dificuldades para abastecer pocilgas, aviários e rebanhos bovinos, no primeiro semestre de 2009, está motivando moradores do município de Três Passos a buscarem alternativas para prevenir problemas no futuro. O agricultor Milton Gehlen, da localidade de Boa Vista da Romana, construiu a primeira cisterna da região Celeiro. Ele decidiu não correr mais riscos com a estiagem e, utilizando recursos próprios, no valor de R$ 15,5 mil, desenvolveu um reservatório que pode armazenar 430 metros cúbicos de água da chuva. O projeto técnico foi elaborado pela Emater, e o apoio de infraestrutura veio da Secretaria de Agricultura de Três Passos.
Segundo o titular da Pasta, Marlon Schönhalz, na propriedade encontram-se alojados 400 suínos em sistema de terminação. Também são mantidos 20 bovinos leiteiros, representando um consumo de 5 a 6 mil litros de água por dia. "A maior parte desta é destinada à suinocultura, mas é graças aos 740 metros quadrados do telhado do chiqueirão da propriedade que a captação dos 430 mil litros d''água é possível. Considerando a média de precipitação de Três Passos, a cisterna leva 120 dias para atingir sua capacidade máxima de armazenamento", destaca o secretário. O produtor afirma que esse volume permite o funcionamento da propriedade por 80 dias, sem chuvas ou outra fonte de água, evitando que a produção seja afetada em períodos de estiagem, como ocorreu durante os meses de fevereiro, março e parte de abril do ano passado.
Conforme o secretário, a cisterna de Gehlen comprova que medidas preventivas podem evitar perdas de produção e servem de exemplo para as demais propriedades rurais do Estado. O prefeito Cleri Camilotti disse que a administração municipal apoia e auxilia na implantação de cisternas. Segundo ele, outros três projetos estão sendo viabilizados em Três Passos. "A água da chuva é de graça, é pura e pode ser armazenada para utilização nos períodos de estiagem", ressalta.

Abril já é o mais chuvoso dos últimos 13 anos no Rio

Com apenas seis dias, o mês de abril já é o mais chuvoso no Rio de Janeiro desde 1997, quando começaram as medições do Alerta Rio, órgão ligado à prefeitura. Em apenas 16 horas, entre 20h de ontem e 12h desta terça, choveu 184 milímetros na cidade, mais que o dobro do esperado para todo o mês: 90 milímetros.
A medição é feita em 32 estações da administração municipal. A estação do Sumaré foi a que registrou maior volume de chuvas, com 325 milímetros. Em Vidigal, o volume acumulado foi de 244 milímetros.
Mortes
A chuva já causou a morte de 77 pessoas, vítimas de deslizamentos de terra ou desabamentos na cidade e na região metropolitana, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros. Outras 89 pessoas ficaram feridas e 276 foram resgatadas pelas equipes dos bombeiros, que prosseguem as buscas a outros 13 desaparecidos.

Expo Terneira realiza primeira palestra técnica

A programação oficial da 1ª Expoterneira de Três de Maio foi aberta na noite desta segunda-feira com a palestra "Oportunidades e Riscos do Agronegócio: O que agrega para a Indústria e o Comércio" a cargo do Presidente da SLC Agrícola, Arlindo de Azevedo Moura, no Clube Buricá.
Moura abordou várias culturas de modo específico como soja, algodão, milho e leite. "Eu acredito que a cadeia do agronegócio tem que contemplar todas as culturas porque em alguns momentos a soja está bem e o leite não, e em outros, o leite está bem e o milhão não está. É importante que o produtor tenha mais opções na sua lavoura para equilibrar o caixa", afirmou.
A SLC Agrícola é uma empresa produtora de commodities agrícolas, focada na produção de algodão, soja e milho. São 11 unidades de produção estrategicamente localizadas em 6 estados brasileiros que totalizam 220,8 mil hectares plantados no ano-safra 2008/09 – sendo 117,4 mil de soja, 64,3 mil de algodão, 36,6 mil de milho e 2,5 mil de outras culturas, tais como café, trigo e milho semente. O modelo de negócios é baseado em um sistema de produção moderno, com alta escala, padronização das unidades de produção, tecnologia de ponta, controle rigoroso dos custos e responsabilidade sócio-ambiental.
Ao longo de sua história, a SLC Agrícola desenvolveu uma sólida expertise na prospecção e aquisição de terras em novas fronteiras agrícolas. O processo de aquisiçãos de terras com alto potencial produtivo também visa capturar a valorização imobiliária que as terras agricultáveis no Brasil proporcionam em função das vantagens comparativas em relação aos principais produtores agrícolas do mundo, tais como Estados Unidos, China, Índia e Argentina.
A Expo Terneira será realizada de 3 a 6 de junho no Parque de Expoisções Germano Dockhorn de Três de Maio.

Cotrimaio recebe homenagens na Câmara de Vereadores

Na noite desta segunda-feira (05), os vereadores de Três de Maio estiveram reunidos para a realização de mais uma Sessão Ordinária, a sétima do ano Legislativo 2010. Nesta sessão, forma debatidos e aprovados projetos de interesse da comunidade, entre eles, o que autoriza o Executivos Municipal a contratar em caráter de urgência, um médico 40hs para trabalhar na Secretaria da Saúde.
Mas, antes da sétima sessão, foi realizada um Sessão Solene, que pretou homenagens a Cotrimaio, pela passagem do 42º aniversário de fundação da Cooperativa.
A Cotrimaio, que foi fundada em 1968, por um grupo de agricultores de Três de Maio e Independência, e que hoje, atua em 18 municípios, tendo 20 filiais, e uma gama de quase 13 mil famílias associadas.
Na foto, o Presidente da Cotrimaio Amilton Doto, recebendo a placa das mãos do Vereador Orlando Maier, Presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio.

ACBF e Atlântico Erechim ficam no empate em Carlos Barbosa

Em duelo válido pela rodada de abertura da Liga Futsal 2010, ACBF e Atlântico Uri Erechim se enfrentaram na noite desta segunda-feira (5/4), em Carlos Barbosa, interior do Rio Grande do Sul. Com o pouco volume de jogo e a falta de pontaria de ambos os times, o zero a zero no placar foi o resultado mais justo.
A primeira etapa do clássico gaúcho foi equilibrada, com os dois goleiros pegando tudo no Centro Municipal de Eventos. Apesar de atuar em casa, a equipe laranja pecava nos arremates finais e dava espaço ao rival estadual.
Após o intervalo, com o zero a zero ainda presente no placar, ambos os times se soltaram mais em quadra e foram em busca da vitória, o que de fato não ocorreu.
Com tantos erros ofensivos, não poderia ser diferente, ACBF e Atlântico Uri Erechim passaram em branco nesta segunda-feira – 0 a 0, resultado final em Carlos Barbosa.
De acordo com o técnico do Atlântico, o time poderia ter conquistado a vitória. “Ficamos muito presos na marcação na primeira etapa, mas aos poucos fomos gostando do jogo e mantendo mais a posse de bola, infelizmente ficamos apenas no empate. Talvez se não tivéssemos recuado tanto, poderíamos ter conquistado um resultado melhor”, disse Roberto.
Para o goleiro Bilica, da ACBF, o resultado foi justo. “Eu e o Chico fomos muito bem essa noite. Tentamos a vitória, mas ela não saiu para nenhum dos times”, declarou.

Polícia Civil tem apenas metade dos agentes necessários no RS

Cerca de 5,3 mil agentes da Polícia Civil atuam no Rio Grande do Sul e seriam necessários 9,4 mil. Inquéritos se acumulam em delegacias, onde falta principalmente material humano para dar conta de tanto trabalho. A carência pode abrir espaço para impunidade, conforme mostra uma série de reportagens do RBS Notícias.
Em Sapucaia do Sul, por exemplo, uma das cidades mais violentas da Região Metropolitana, apenas dois investigadores precisam dar conta de mais de 11 mil inquéritos. Para o delegado Cléber Ferreira, a carência prejudica quem sofre com a criminalidade. Já o promotor de justiça Eugênio Amorim, ressalta que na maior parte dos assassinatos, o autor não é responsabilizado.