15 novembro 2010

Granizo provoca estragos no interior do Estado

Moradora de Floriano Peixoto registrou 
um tapete de granizo no pátio da casa
A chuva de granizo provocou estragos em municípios do interior do Estado na tarde desta segunda-feira. O fenômeno, que atingiu cidades do Norte e Noroeste, destruiu lavouras em Floriano Peixoto e derrubou árvores em Panambi.
Nos municípios de Getúlio Vargas e Floriano Peixoto, o fenômeno começou por volta das 15h e destruiu plantações e pomares. 
Em Getúlio Vargas, a precipitação durou 15 minutos, o suficiente para formar um tapete branco no chão. Não houve relatos de destelhamentos e prejuízos, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade.
Em Floriano Peixoto o fenômeno foi mais intenso. Durante 20 minutos, as pedras caíram abundantemente arrasando uma faixa do município. Por onde passou, o temporal deixou pomares, parreirais e lavouras de soja recém cultivados destruídos pelas pedras.
— Parecia neve — contou o prefeito de Floriano Peixoto, Vilson Babicz.
O prefeito e secretários visitaram propriedades no meio rural e ainda realizam levantamento para apurar os prejuízos. 
A dona de um restaurante no centro de Floriano registrou o fenômeno. Espantada, Beloni Pauletti, 36 anos disse que uma camada alta de pedras se formou no chão, resistindo, inclusive, à forte chuva que caiu em seguida. 

— No Interior, não sobrou nada onde pegou a pedra — contou.
Com a chuva, duas árvores caíram sobre casas em Panambi
Por volta das 14h30min, por cerca de cinco minutos, choveu granizo em Panambi, no Noroeste. As pedras de gelo foram registradas apenas no lado sul do município, nos bairros Piratini, São Jorge, Alves Klessner e Jardim Paraguai. 
Os bombeiros atenderam a 12 ocorrências relacionadas a granizo e ventos, como problemas em telhados. Duas árvores caíram sobre casas no bairro São Jorge, mas ninguém ficou ferido. 
Na Serra, houve registro do fenômeno em Gramado em Canela, mas a Brigada Militar não registrou ocorrências de estragos.
> Granizo atinge Vacaria e Rota do Sol

Dilma planeja corte de impostos sobre folha

Presidente eleita está em Porto Alegre
A presidente eleita Dilma Rousseff vai recuperar uma velha bandeira do setor produtivo: desonerar a folha de pagamento. A afirmação é do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, um dos assessores mais próximos de Dilma.
A medida deve funcionar como uma arma do Brasil na guerra cambial, porque reduz os custos das empresas. Essa é uma das providências que o novo governo planeja para reduzir o famoso "custo Brasil". Bernardo garante que Dilma vai retomar as reformas microeconômicas, medidas pontuais para elevar a produtividade da economia, encabeçadas pelo ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, mas depois abandonadas no segundo mandato.
Uma promessa de campanha, a desoneração da folha de pagamento é central na agenda microeconômica de Dilma e já está em estudo no Ministério da Fazenda. A base da discussão será a proposta inicial de Lula, que previa queda de 8,5 pontos porcentuais da contribuição descontada dos salários para a Previdência e para a educação.
— A Dilma quer avançar na desoneração da folha. Já tem estudos sobre isso na Fazenda. Seria basicamente fazer o que tentamos quando estávamos discutindo a reforma tributária — disse Bernardo.
— É uma agenda boa, inclusive por causa da guerra cambial. Uma maneira de se defender é reduzir o custo de produção.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Diabetes atinge também pessoas ativas como Paula Toller, estrela de campanha de prevenção

Paula Toller - garota-propaganda da 
campanha (SBD)
No intervalo de um minuto necessário para você chegar ao fim deste texto, o diabetes terá atingido 12 novas pessoas no mundo. Esse avanço não será apenas entre os obesos, como reza o estereótipo. Também serão atingidos crianças, idosos e pessoas magras e ativas como a cantora Paula Toller, 48 anos, que descobriu ser portadora da enfermidade em fevereiro de 2009 e resolveu abraçar a causa em prol da divulgação da doença.
Neste domingo, quando se celebra o Dia Mundial do Diabetes, Paula estará diante dos brasileiros na condição de garota-propaganda da campanha que a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) preparou para alertar o brasileiros sobre a doença. Portadora do Tipo 1, a cantora gravou um vídeo de 20 segundos no qual trata de prevenção e educação _ palavras chave no combate a esse inimigo sorrateiro, que ataca 5,8% dos brasileiros e tem um dos índices mais altos de prevalência em Porto Alegre. 
— Toda vez que eu subo no palco e as pessoas cantam comigo, é uma sensação maravilhosa. Hoje, eu convido vocês a se juntarem a mim por outro motivo, o diabetes. Atualmente, são milhões de portadores de diabetes. Mas essa epidemia pode ser controlada com educação e prevenção — ensina a cantora no comercial.
A campanha estrelada por Paula se reveste de importância especial porque 90% dos doentes brasileiros sequer sabem que são portadores, segundo dados do presidente da SBD, Saulo Cavalcanti. No mundo todo, o ritmo de crescimento da enfermidade criou um contingente de milhões de diabéticos, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, que projeta um salto para 500 milhões em 20 anos. Parte desse cenário está ligado ao sobrepeso — compartilhado por quase metade da população brasileira, conforme dados do Ministério da Saúde.
— Não vai haver dinheiro ou nem médico suficiente para tratar toda essa gente — alerta o endocrinologista Walter Minicucci.

Após erros em 2010, Vettel é campeão sem nunca ter liderado a temporada

Vettel - Campeão do Mundo 
O título de Sebastian Vettel em 2010 serviu para derrubar uma antiga marca na Fórmula 1. Nunca um piloto conseguiu ser campeão do mundo sem ter antes liderado o campeonato. Com o alemão da RBR, no entanto, foi assim. Tido como muito rápido, sempre cometeu muitos erros desde sua chegada à categoria. Neste ano, entretanto, eles cresceram na mesma proporção em que conseguia poles positions: foram 10 nas 19 corridas da temporada, mais da metade.
Tudo começou no GP da Turquia, ainda na primeira metade da temporada, quando a RBR, após alguns problemas mecânicos, assumiu a posição de favorita ao título. Com o companheiro Mark Webber na liderança, Vettel se afobou, tentou ultrapassar o australiano, que defendeu a posição. Ele acabou perdendo o controle do carro e acertou o do rival. O alemão teve de abandonar a prova, perdeu pontos importantes e ainda iniciou uma crise dentro da equipe.
Duas corridas depois, mais uma de Vettel. Após a confusão da asa dianteira durante o treino classificatório, quando usou uma peça que pertencia a Webber e o australiano reclamou, Vettel largou mal e foi afobado na primeira curva. Após ser fechado pelo companheiro, que tinha assumido a ponta, o alemão acabou tendo o pneu furado involuntariamente pela asa dianteira de Hamilton. Após uma corrida de recuperação, ele ainda conseguiu chegar em sétimo.
Os erros de Vettel continuaram na Alemanha. Ele conseguiu a pole no último minuto do treino classificatório, mas largou mal novamente e acabou superado pelas Ferraris de Felipe Massa e Fernando Alonso. Depois, sequer conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais, que dispararam e protagonizaram a polêmica troca de posições para que o espanhol vencesse a corrida. O alemão teve de se contentar com o terceiro posto no GP.
A situação se repetiu pela terceira corrida seguida. Vettel foi pole na Hungria, mas cometeu um erro primário durante a intervenção do safety car. Ele deixou que o carro de segurança abrisse uma vantagem maior do que a permitida pelo regulamento e foi punido com um drive through (passagem pelos boxes). Mas voltou à pista e ainda conseguiu subir ao pódio na terceira posição.
Na Bélgica, novamente, uma falha. Vettel perdeu o controle do carro na freada para a chicane Bus Stop, na 16ª volta, e acertou o inglês Jenson Button, forçando o abandono do atual campeão do mundo. Ele foi punido com um drive through por causa da batida. Depois disso, ainda teve um pneu furado ao calcular mal o espaço e acertar a asa dianteira de Vitantonio Liuzzi, da Force India, quando o ultrapassava. Após cinco pit stops, terminou apenas em 15º.
Na parte final do campeonato, Vettel sossegou e começou a fazer corridas mais centradas, menos impulsivas. Ele pontuou em quatro das cinco e venceu duas. Só que deu azar na Coreia do Sul, quando liderava e o motor abriu o bico a poucas voltas do fim. Apesar disso, ele ainda conseguiu se recuperar e conquistar o título mundial em 2010.

Encontro de ex-Alunos do Monteiro Lobato é marcado pela emoção

Grupo de ex-Monteirinhos
O 1º Encontro de ex-Alunos do Colégio Cenecista Monteiro Lobato foi marcado por momentos emocionantes protagonizados não só por quem estudou no educandário, mas, também, por ex-professores e até por quem ajudou a criar a escola. Evento foi realizado neste domingo, 14, no Centro de Eventos da Comunidade Evangélica São Paulo pelos ex-alunos da escola
Na década de 60, em Três e Maio não havia uma escola técnica gratuita noturna que possibilitasse aos jovens que trabalhavam dar sequencia a seus estudos. Pensando nessa lacuna que havia na formação educacional de muitos tres-maienses, é que lideranças da época se mobilizaram para instalar o colégio cenecista no município, entre elas o prefeito Germano Dockhorn.
Um fato histórico que despertou a curiosidade de muita gente que esteve no encontro foi o fato que deu o nome da escola. O responsável pela sugestão de se homenagear o escritor paulista Monteiro Lobato partiu do médico Armando Eickhoff, uma das pessoas que apoiou a iniciativa.
Muitas histórias de épocas diferentes foram contadas . Conforme Lourdi Bender, organizadora do encontro, momentos como esse ficam eternizados no coração dos participantes. "A 1ª edição foi um sucesso. Esperamos realizar novos encontros no futuro".