15 novembro 2010

Diabetes atinge também pessoas ativas como Paula Toller, estrela de campanha de prevenção

Paula Toller - garota-propaganda da 
campanha (SBD)
No intervalo de um minuto necessário para você chegar ao fim deste texto, o diabetes terá atingido 12 novas pessoas no mundo. Esse avanço não será apenas entre os obesos, como reza o estereótipo. Também serão atingidos crianças, idosos e pessoas magras e ativas como a cantora Paula Toller, 48 anos, que descobriu ser portadora da enfermidade em fevereiro de 2009 e resolveu abraçar a causa em prol da divulgação da doença.
Neste domingo, quando se celebra o Dia Mundial do Diabetes, Paula estará diante dos brasileiros na condição de garota-propaganda da campanha que a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) preparou para alertar o brasileiros sobre a doença. Portadora do Tipo 1, a cantora gravou um vídeo de 20 segundos no qual trata de prevenção e educação _ palavras chave no combate a esse inimigo sorrateiro, que ataca 5,8% dos brasileiros e tem um dos índices mais altos de prevalência em Porto Alegre. 
— Toda vez que eu subo no palco e as pessoas cantam comigo, é uma sensação maravilhosa. Hoje, eu convido vocês a se juntarem a mim por outro motivo, o diabetes. Atualmente, são milhões de portadores de diabetes. Mas essa epidemia pode ser controlada com educação e prevenção — ensina a cantora no comercial.
A campanha estrelada por Paula se reveste de importância especial porque 90% dos doentes brasileiros sequer sabem que são portadores, segundo dados do presidente da SBD, Saulo Cavalcanti. No mundo todo, o ritmo de crescimento da enfermidade criou um contingente de milhões de diabéticos, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, que projeta um salto para 500 milhões em 20 anos. Parte desse cenário está ligado ao sobrepeso — compartilhado por quase metade da população brasileira, conforme dados do Ministério da Saúde.
— Não vai haver dinheiro ou nem médico suficiente para tratar toda essa gente — alerta o endocrinologista Walter Minicucci.