30 abril 2012

Três de Maio: “Kits Especiais - Natura” são entregues para gestantes do Projeto Amor de Mãe do HSVP

No encontro do dia 26 aconteceram importantes palestras
Com uma participação de 43 futuras mamães, teve sequencia no último dia 26 de abril o primeiro curso do Projeto Amor de Mãe, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo, o qual conta com o apoio de diversas entidades.
No encontro do dia 26 aconteceram palestras com a enfermeira Adriane Kleinpaul, com demonstração prática de cuidados com o recém-nascido, com a Dra. Michele Ferreira que abordou o atendimento e a recepção do bebê, cuidados em geral com o mesmo e também da importância da vacinação. Outra convidada foi a assistente social Fabiane Freoder que falou sobre direitos e deveres das gestantes e demais encaminhamentos junto aos órgãos públicos.
Mas também fazendo parte da programação, aconteceu na abertura do encontro a entrega de um “kit especial Mamãe/Bebê Natura” confeccionado especialmente para as integrantes do Projeto. Na oportunidade a gerente de relacionamento da Natura Cosméticos S.A., Rosângela Scalco, que atende 22 municípios da região, falou que a participação da empresa em ações como essa, faz parte da política de relacionamento da empresa, pois a Natura faz questão de estar junto das pessoas em um momento tão especial como o da gestação. Uma mãe bem cuidada estará mais bem preparada para gerar um filho com mais tranquilidade, saúde e alegria. E como este é objetivo do projeto “Amor de Mãe”, a Natura Cosméticos faz questão de dar total apoio, frisou Rosângela.
Para encerrar o primeiro ciclo deste Curso composto de quatro encontros, a última etapa acontecerá no dia 10 de maio, quando estão programadas as seguintes ações: palestra com a Psicóloga Lizângela Krolikowski que falará sobre alterações emocionais na gestação, o vínculo mãe-bebê e primeira infância; interação com a Fisioterapeuta Bruna Zinau, que irá demonstrar, através de slides, exercícios que auxiliam o parto natural – se indicado e ergonometria. Além destas estão sendo organizadas outras atividades que irão congregar todas as participantes.
Mas também fazendo parte da programação, aconteceu na
abertura do encontro a entrega de um “kit especial Mamã
/Bebê Natura”
De acordo com os organizadores, em pesquisa realizada com as participantes, mais de 82% das mães qualificaram o curso como ótimo, o que demonstra o grau de satisfação das participantes. No que tange as atividades desenvolvidas, tais como, palestras, espiritualidade, entre outras, mais de 78% das gestantes qualificaram como ótimos os temas abordados. Com a pesquisa a instituição pretende qualificar ainda mais o curso e adaptar melhorias no que se refere aos horários.
Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe, diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor e Natura Cosméticos.

Novo Machado: Vereadores do PT e PDT acionam Ministério Público contra aprovação de contas de Adilson Mello

O pedido de informações entrou na pauta de votações da
sessão ordinária do dia 23 de abril 
Os vereadores Laércio Angelin e Ivar Smaniotto, ambos do PT, e João Kronbauer, do PDT de Novo Machado, que pertencem a bancada governista na Câmara de Vereadores, oficializaram um pedido de informações ao presidente do legislativo, Auri Fiut, para que este lhes forneça copia da ata das XII e XIV Sessões Ordinárias de 2007, e Cópia do Parecer do TCE – RS, nº 12.162,  referente as contas do gestor municipal de Novo Machado – RS – Senhor Adilson Mello e Antonio Carlos Trevisol referente ao ano de 2002.
O pedido de informações entrou na pauta de votações da sessão ordinária do dia 23 de abril, e os vereadores que requereram as informações deixaram claro que suspeitam de irregularidades que teriam ocorrido nas sessões da Câmara que votou  e aprovou, no ano de 2007, as contas do então prefeito Adilson Mello, referentes ao exercício de 2002. Na época o Tribunal de Contas de Estado do Rio Grande do Sul, apontou irregularidades, e deu parecer contrário a aprovação das contas. Ainda assim as contas foram aprovadas em duas sessões ordinárias pela Câmara de Vereadores. Em Novo Machado, as votações das contas do executivo são feitas através de voto secreto. Nas sessões em que foram votadas as contas de Adilson, o placar foi de 5 x 4 na primeira sessão mantendo o parecer do TCE, e 6 x 3 na segunda sessão, mas desta vez favorável a aprovação das contas. Com duas votações diferentes o presidente da época  informou ao TCE que as contas estavam aprovadas. Segundo os atuais vereadores da bancada governista, teriam acontecido  irregularidades durante o processo de votação. Eles fizeram uma denuncia ao Ministério Público, e o pedido de informações seria justamente para apresentar documentos na promotoria.
O vereador Savela(PP), afirmou que o processo de votação foi legal. “Foi tudo normal, com voto secreto e votação que aprovou as contas do então prefeito. Não houve nada de errado”, declarou Savela. O pedido de informações foi aprovado por unanimidade pelo plenário.

Três de Maio: Comitiva da Expo Terneira visita Fenasoja

Visita da comitiva em Santa Rosa ocorreu na sexta-feira (27) 
Uma comitiva da 2ª Expo Terneira – Exposição da Terneira e da Economia Familiar, esteve neste final de semana em Santa Rosa, promovendo e divulgando a feira na 19ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2012. A comitiva, liderada pelo presidente Silceu Dalberto, foi formada também pelas recepcionistas, diretores e integrantes de comissões da Expo Terneira.
A visita ocorreu na sexta-feira, dia 27. O presidente da Fenasoja, Elemar Lenz, e as soberanas do evento recepcionaram os três-maienses. O presidente Silceu Dalberto e a diretora de divulgação da Expo Terneira, Rosméri Redel Schmidt, fizeram a entrega do material de divulgação e convidaram os santa-rosenses a prestigiarem a feira no mês de junho deste mesmo ano em Três de Maio. Lenz agradeceu a visita e disse que é um orgulho para a Fenasoja receber pessoas tão comprometidas com a realização de um evento conhecido e prestigiado como também é a Expo Terneira.
O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho e o Deputado Estadual, Jeferson Fernandes, que estavam na abertura oficial da 19ª Fenasoja, também receberam a comitiva três-maiense. O governador Tarso Genro, juntamente com os Deputados Federais, Luis Carlos Heinze, Osmar Terra, Henrique Fontana e Deputados Estaduais, Jeferson Fernandes, Zilá Breitenbach, Ernani Polo e Aloísio Classmann, comprometeram-se em estar em Três de Maio na abertura oficial da 2ª Expo Terneira. O anúncio é ratificação de um convite já feito pelo presidente da 2ª Expo Terneira, Silceu Dalberto, e pelo prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, em visita anterior a Capital. “É um prazer encontrá-los aqui. Espero poder estar presente também nessa importante feira que é a Expo Terneira”, afirmou.
A troca de conhecimentos e perspectivas entre as duas importantes feiras esteve na pauta da delegação. Durante a visita aos estandes, a comitiva três-maiense aproveitou para trocar informações e idéias entre os organizadores e expositores. “Com essa troca de conhecimentos e experiências, queremos melhorar ainda mais na nossa organização e planejamento”, ressaltou o presidente Silceu Dalberto.
Após as formalidades de entregas dos convites e trocas de materiais de divulgação, a comitiva registrou a visita com fotografias junto ao presidente da 19ª Fenasoja, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho e o Deputado Estadual, Jeferson Fernandes.

Santa Rosa: 19ª Fenasoja recebe 44 mil pessoas no primeiro final de semana de evento

Hoje a partir das 22h, no palco de shows, tem Latino
Cerca de 44 mil pessoas circularam pelo Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson neste final de semana, durante a 19ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2012. Visitantes têm a oportunidade de conhecer produtos e serviços dos mais de 600 expositores, além de conhecer novidades na agricultura e pecuária.
O presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, destaca que o número é muito satisfatório: “a chuva de sábado foi abençoada, já que alivia as dificuldades enfrentadas pelo produtor neste ano. Mas mesmo assim o público veio conferir o que a Feira trouxe para a comunidade regional”.
Nesta segunda-feira ocorrem os julgamentos morfológicos das raças Jersey e Holandês. No Espaço Cultural, apresentações de Artistas da Terra, Cia Santa Rosa em Dança, Turma do Alambique e Império da Zona Norte. E, a partir das 22h, no palco de shows, Latino. Os ingressos podem ser adquiridos no Parque, no momento do acesso do visitante, a R$ 5. A 19ª Fenasoja segue até o dia 06 de maio, em Santa Rosa.
19ª Fenasoja conhece vencedores dos Concursos Leiteiro e de Sólidos
Não podia faltar o tradicional banho de leite
O Concurso Leiteiro da 19ª Fenasoja, que iniciou na sexta-feira com a primeira ordenha, encerrou neste final de semana, com o tradicional Banho de Leite, nos produtores dos animais premiados. A Feira divulgou também os vencedores no Concurso de Sólidos, que premia a quantidade de sólidos presentes no leite, a qualidade.
Na categoria jovem holandesa a vaca CR Herby 839 Bond C.S.P, da Cabanha Rottili Rodrigues, de Santo Augusto, levou o primeiro lugar, com uma produção de 63.340 quilos de leite. Na categoria adulta holandesa venceu a vaca C.Rodrigues Rob 467 Congo CR, também da Cabanha Rottili Rodrigues, com uma produção de 66.800 quilos. O mesmo animal foi o campeão no concurso de sólidos, com 7,67 quilos de sólidos no leite.
Na raça Jersey, a campeã na categoria jovem foi Gema Escala Alfa Dunkirk, da Cabanha Gema, de Santa Rosa, com produção de 40.650 quilos. Na categoria adulta a campeã foi Ancora Keeper do Cinco Salsos 588, da Cabanha da Maya Pap, de Bagé, com 57.715 quilos. No concurso de sólidos da raça, a campeã foi a vaca Cotrijui 10835 EG Betina, com 6.78 quilos de sólidos no leite.
A 19ª Fenasoja segue até o dia 06 de maio, no Parque Municipal de Exposições em Santa Rosa. Nesta segunda-feira ocorrem julgamentos morfológicos das raças Jersey e Holandês.

Três de Maio: PSB fecha acordo e passa a integrar aliança com PT e o PMDB para o pleito municipal

No estúdio da Rádio Colonial AM, o jornalista Alexandre e
os convidados Ivan, Vilarim e Fabrício/Foto: Paulo Marques
Em reunião do Diretório Municipal, o PSB, Partido Socialista Brasileiro, definiu por integrar a coligação que tem como pré-candidatos o ex-prefeito Altair Copatti do PT para prefeito e o ex-vice-prefeito Alceu Stein do PMDB para vice-prefeito. PT e PMDB, já haviam anunciado o acordo na semana que passou.
Segundo Fabrício Dockhorn, presidente do PSB de Três de Maio, a decisão foi tomada por unanimidade pelos integrantes do Diretório Municipal. “Entendemos que através desta aliança, será possível a concretização de ações a serem desenvolvidas sempre voltadas ao bem estar comum, levamos em consideração os ideais que regem o nosso partido na composição com outras siglas partidárias que tenham os mesmos propósitos. Fabrício acrescenta, que o PSB mais do que compor a coligação, também tem nomes a disposição para concorrer ao Legislativo Municipal.”
O anúncio oficial da aliança, foi feito na manhã desta segunda-feira 30/04, no programa Rádiojornalismo da Rádio Colonial AM, com as presenças dos presidentes dos Diretórios Municipais dos três partidos, Ivan Gollin do PT, Fabrício Dockhorn do PSB e Vilarimde Abreu do PMDB.

Santa Rosa: Concurso Leite do Futuro define vencedores na 19ª Fenasoja

Na categoria até 8 anos de idade, o primeiro lugar foi para Jaine Guerke
Com o objetivo de fomentar o gosto pela atividade da pecuária a 19ª Fenasoja realiza o concurso Leite do Futuro.
O concurso que está na sua quarta edição tem como proposta desafiar as crianças a conduzirem de melhor forma os animais na pista de remates. De acordo com o Coordenador da Comissão de Pecuária, Gustavo Eduardo Sauter Groff, o concurso vem crescendo a cada edição da Feira. “Com o Concurso queremos incentivar a continuidade da produção leiteira na região e no Estado, por isso, agradecemos a dedicação dos pais que apóiam seus filhos na participação desse concurso”, afirma.
Nesta edição, participaram 12 crianças de todo o Estado. Três jurados foram responsáveis por escolher os vencedores, levando em consideração os seguintes critérios: controle animal em movimento, controle animal em estação (parado) e atenção ao jurado.
O corpo de jurados foi formado pelos seguintes profissionais: Presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey, Fernando Müller; Vice-Presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey, Cláudio Martins e o Médico Veterinário, Augusto Morim, integrante da Comissão de Pecuária da Feira.
Na manhã deste domingo, foram escolhidos os três vencedores em cada categoria: na categoria até 8 anos de idade, o primeiro lugar foi para Jaine Guerke; o segundo, Marcelo Freitas e, o terceiro, para Maria Valentina Kurtz. Na categoria acima de 8 anos, o primeiro lugar foi para Cíntia Natalia Spasrenberg; o segundo, Bruna Braum e o terceiro, Denise Weier.