29 setembro 2013

Motorista embriagado é preso após causar grave acidente na BR 285

Seis pessoas ficaram feridas no acidente
Na noite desse sábado (29), um grave acidente de trânsito deixou seis pessoas feridas no Km 283,9 da BR 285, no trecho entre Passo Fundo/Mato Castelhano, próximo a barragem da Corsan.

A Polícia Rodoviária Federal recebeu diversas ligações onde populares relatavam que um automóvel Fiat Palio estava transitando em zig-zag no sentido Mato Castelhano/Passo Fundo. Quando os policiais se dirigiam a Mato Castelhano para verificar as denúncias, acabaram se deparando com um grave acidente envolvendo o automóvel denunciado.

O Fiat Palio invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com uma caminhonete Kia Sportage. Com o impacto da colisão, os dois veículos ficaram destruídos e os passageiros do Fiat Palio aca
baram ficando presos as ferragens.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com socorristas do SAMU e da Coviplan realizaram o resgate das vítimas até os hospitais de Passo Fundo.

O Fiat Palio era conduzido pelo Marcelo Teixeira, de 34 anos, e na carona estavam o Gleidson dos Santos, de 31 anos, e as adolescentes Angela Paola Faiffer, de 15 anos, Andréia Rafaela da Silva, de 15 anos, e a Ariane da Silva, de 16 anos. A caminhonete era conduzida pela Vanize Regina Romam, de 55 anos, moradora do município de Tapejara.

Marcelo, Gleidson, Andréia e Ariene foram conduzidas até o Hospital São Vicente de Paulo, onde permanecem internados. E a Angela e a Vanize permanecem internadas no Hospital da Cidade.

O motorista do Fiat Palio, Marcelo Teixeira, não possui Carteira Nacional de Habilitação e apresentava visíveis sinais de embriaguez. Não foi possível realizar o teste do bafômetro devido os ferimentos, mas através de exame clínico foi comprovado que estava embriagado.

Diante do fato, foi dada voz de prisão para Teixeira, que permanece internado sob custódia.

Ao receber alta será recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Os integrantes da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária de Passo Fundo realizaram o atendimento da ocorrência.

Cruzeiro se impõe, vence o Inter no Vale e dispara na liderança: 2 a 1

Willian comemora o segundo gol do Cruzeiro
(Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)
Em um jogo lá e cá, disputado em alta velocidade, o Cruzeiro fez valer o seu melhor momento e venceu o Inter por 2 a 1 no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, pela 24ª rodada do Brasileirão. Com cinco minutos de jogo, Nilton já abria o placar para os mineiros e Otávio deixava tudo igual para os colorados. Mas Willian, na segunda etapa, marcou, decretou a vitória e deixou o time de Marcelo Oliveira cada vez mais líder.

O técnico Dunga surpreendeu antes da partida. Sem D'Alessandro, o principal jogador da equipe, deixou os medalhões Forlán e Leandro Damião no banco. Scocco, com uma lesão de última hora no tornozelo, também foi desfalque. O Cruzeiro também não contou com peças importantes, como Ricardo Goulart e Julio Baptista. Mas soube utilizar as suas fartas peças de reposição para fazer o resultado.

Com a vitória, o Cruzeiro foi aos 53 pontos, 11 à frente do Grêmio, segundo colocado. Já o Inter estacionou nos 34 pontos e acabou ultrapassado por Atlético-MG e Vitória e terminou a rodada na 7ª posição.

Dois detentos fogem do Presídio Regional de Santo Ângelo

Detentos estavam em uma ala de regime disciplinar do
Presídio Regional de Santo Ângelo (Foto: Guilherme
Rocha/RBS TV)
Dois detentos fugiram do Presídio Regional de Santo Ângelo, na Região Noroeste do Rio G
rande do Sul, na madrugada de domingo (29). Segundo Nelson André Werlang, administrador-geral da casa prisional, eles furaram a laje de concreto do forro da cela, quebraram uma telha da cobertura do prédio e saíram pelo telhado.

Os detentos estavam alojados em uma ala de regime disciplinar composta por seis celas, mas não cumpriam punição, segundo Werlang. Um dos fugitivos possui ocorrências de furto (veículo, qualificado e simples), roubo à residência e ameaça, enquanto o outro possui ocorrências de receptação, sequestro e cárcere privado, roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículo e homicídio.

A fuga foi percebida no início da manhã, quando os funcionários do presídio faziam a vistoria das celas. A Polícia Civil e a Brigada Militar de Santo Ângelo foram acionadas e já deram início às buscas para localizar os fugitivos.

Dida brilha, Vargas marca, e Grêmio bate São Paulo no Morumbi

Vargas comemora o gol da vitória do Grêmio
(Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)
Renato Gaúcho foi um dos maiores atacantes do futebol brasileiro entre os anos 80 e 90. Rápido e habilidoso, fez história ao dar um Mundial ao Grêmio e conquistar incontáveis títulos por outros clubes. Mas não espere que os times dele joguem como ele. Neste domingo, com uma grande exibição d
e Dida e apenas uma chance de gol, o Tricolor gaúcho venceu o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro.

Dida parece ficar ainda maior que seus 1,95m quando está no Morumbi. Vira uma barreira, uma muralha intransponível para atrapalhar o São Paulo. Se em 1999, pelo Corinthians, pegou dois pênaltis de Raí, agora segurou um time todo. Pegou tudo, principalmente de Luis Fabiano. De seu campo, viu Vargas ganhar da zaga de cabeça após cruzamento de Alex Telles e garantir a vitória. Os são-paulinos reclamam de pênalti em toque de mão de Kleber após falta batida por Reinaldo.

- Não é possível que ele (Heber Roberto Lopes) não tenha visto. Todo mundo viu que foi mão. E o pior é que ele nem vai assumir - reclamou Rogério Ceni, 40 anos, um a mais que Dida e com a coincidência de ambos terem sido reservas de Marcos na conquista do penta com a Seleção, em 2002.

O Grêmio volta a triunfar depois de quatro partidas de jejum na temporada. Mais do que isso, renasce na briga pelo título nacional, somando agora 42 pontos, e dá um passo importante para, pelo menos, se classificar para a Taça Libertadores de 2014. Na quarta-feira, faz um confronto direto contra o Atlético-PR, às 19h30m, na Arena.

Já o São Paulo se complica. E muito. Depois de três vitórias com Muricy Ramalho, o time já acumula outras três partidas sem vencer. Os paulistas seguem com 27 pontos e muito próximos da zona do rebaixamento. A equipe enfrenta o Santos, quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro.

Jovem é preso no RS após matar padrasto e ferir a mãe, diz polícia

Casa onde ocorreu o crime, em Vacaria (Foto: Flademir
Paulino de Andrade/Polícia Civil)
Um jovem de 20 anos foi preso na madrugada deste domingo (29) em Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, após matar o padrasto a facadas e ferir a mãe dentro de casa, conforme informou a Polícia Civil do município. O motivo, segundo o delegado Flademir Paulino de Andrade, foi a tentativa sem sucesso de conseguir dinheiro com o casal para comprar drogas.

"Ele relatou como agiu, e a mãe contou a mesma versão. Ela ficou ferida mas conseguiu falar com a polícia", afirmou o delegado após encaminhar o jovem ao presídio. Ainda segundo Flademir, o preso não tinha outras passagens pela polícia.

A mãe do jovem, de 40 anos, está internada no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, também em Vacaria. De acordo com a polícia, ela foi ferida com golpes de faca no pescoço, nas costas, nos braços, nas mãos, além de outras partes do corpo. O hospital informou ao G1 pela manhã que ela está em observação na emergência, e que em breve seria avaliada por um médico cirurgião. O estado de saúde não foi informado. Já o padrasto, de 39 anos, foi atingido também por facadas principalmente no pescoço e no peito. Ele não resistiu e morreu no local.
Facas apreendidas pela polícia na casa (Foto: Flademir
Paulino de Andrade/Polícia Civil)

Conforme apurou a polícia, o jovem é usuário de crack. Ele foi preso em flagrante por policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar de Vacaria e, depois, levado ao plantão da Polícia Civil, onde foi autuado e conduzido ao presídio.

Conforme o delegado Flademir, a Delegacia de Polícia de Vacaria terá 10 dias para concluir o inquérito policial.

Casa de Getúlio Vargas em São Borja será retaurada

Casa de Getúlio Vargas em São Borja será retaurada
(Crédito: Eduardo Eigner / Divulgação / CP)
Tiveram início as obras de restauro e ampliação da Casa-Museu Getúlio Vargas em São Borja, na Fronteira Oeste, espaço que é patrimônio cultural tombado pelo Estado. Os trabalhos devem durar 14 meses, com a aplicação de mais de R$ 2,5 milhões, captados por meio de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura), com contrapartida da prefeitura. O patrocínio é da AES Sul. A iniciativa também conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

A etapa inicial inclui restauro do telhado e do subtelhado. A fase seguinte envolverá investigação arqueológica e sondagem de solo, trabalho a ser realizado por equipe da Unisc. O começo das escavações depende de publicação da portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No anexo a ser construído nos fundos, ficará a administração do espaço, reserva técnica, espaço multimídia e biblioteca, enquanto a casa abrigará o acervo.

O planejamento e a gestão do projeto cultural são da Lahtu Sensu Administração Cultural e da Cida Cultural. A obra tem como responsáveis técnicos as empresas Rak Engenharia, Parnaso Arquitetura e Têmpora.

O casarão que pertenceu a Getúlio Vargas, construído há 113 anos e repassado ao município em 1982, está bastante deteriorado, incluindo telhado, madeirado, paredes e assoalhos. O acervo, de 2,3 mil peças, está disponível para visitação no 2º  Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Jovem morre afogado em Guarani das Missões

O jovem se afogou na tarde deste sábado (28)
Segundo informações obtidas com  a Brigada Militar, o jovem Lucas Schmidt da Silva, se afogou na tarde deste sábado (28) no Rio Ijuí, em Guarani das Missões.

No local, os bombeiros fazem buscas na tentativa de encontrar o corpo do rapaz.

As informações que se tem, são de que o bote no qual o jovem estava furou vindo assim, a afundar. Ele teria nadado na tentativa de atingir a barranca do rio, mas não conseguiu.