13 maio 2011

Bela Vista será a primeira comunidade contemplada do Projeto Minha Rua

Projeto Minha Rua irá contemplar a
Comunidade de Bela Vista
Em reunião no Gabinete do Prefeito nesta manhã, 13, com a presença de representantes do Sicredi, da comunidade de Bela Vista, secretários e vereadores, foi informado que a localidade será a primeira contemplada no Projeto Minha Rua.
O Projeto Minha Rua é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Habitação e Urbanismo, e o Sicredi. O progrma consiste em dar melhores condições de tráfego a áreas precárias.
Ontem foi realizada uma reunião com a comunidade de Bela Vista para que todos votassem pela execução ou não do projeto, que foi aprovado por uma unanimidade de 23 votos.
Segundo Casali, o calçamento de Bela Vista irá resolver os problemas da precariedade da via, além de valorizar o imóvel e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.
Para começar as obras será necessário terminar a extensão de rede de água da localidade de Bela Vista. Na próxima semana será realizado um levantamento da área para ver em quais os pontos serão necessários fazer ligações.
O prefeito parabenizou a comunidade pela iniciativa de ir em busca da solução de seus problemas, e ressaltou que o projeto será muito importante, pois Bela Vista é uma porta de entrada do município. “É só na soma que se consegue resultado”, finaliza.

São Luiz Gonzaga apresenta Mostra Missioneira

O evento, tem como tema “Missões
– Refletir e Questionar”
A programação da XIV Mostra da Arte Missioneira teve início na noite dessa quarta-feira, 11, no Salão Paroquial, com o VIII Encontro Internacional de Estudos Missioneiros, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga. O evento, que tem como tema “Missões – Refletir e Questionar”, reuniu centenas de pessoas entre autoridades, professores, historiadores, estudantes e interessados de diversas cidades do Estado, bem como, da Argentina e Paraguai.
O licenciado Isabelino Victor Martinez Galeano, do Ministério da Educação do Paraguai explanou sobre “A religiosidade do índio guarani antes da conquista”. Ao final da palestra, recebeu do prefeito em exercício Mário Meira, um Decreto de Hóspede Oficial e uma estatueta do padroeiro do município, São Luiz Gonzaga. Posteriormente, o presidente da ONG Flor del Desierto, de Posadas/Argentina, leu um documento enviado pelo intendente daquele município, que decreta como de interesse do Executivo, a XIV Mostra da Arte Missioneira. No encerramento, os participantes foram contemplados com um espetáculo musical do Paraguai. O VIII Encontro Internacional de Estudos Missioneiros segue com palestras e comunicações até sábado.

Estado prorroga campanha de vacinação contra a gripe até o dia 20 de maio

Aposentado Nelson Brasil, 62 anos, foi 
vacinado na manhã desta sexta-feira
Foto:Ronaldo Bernardi / Grupo RBS
A Secretaria da Saúde do Estado decidiu na tarde desta sexta-feira prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, prevista inicialmente para encerrar hoje. Os grupos considerados de risco poderão receber a vacina até a próxima sexta-feira, 20 de maio.
Até a tarde desta sexta, 58% dos gaúchos que se enquadram no público-alvo da campanha haviam sido imunizados — total de 1,1 milhão de doses aplicadas. A meta do governo estadual é atintir pelo menos 80% do publico entre idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, população indígena e trabalhadores da área de saúde.
Com a decisão, a Secretaria da Saúde orientará os municípios a aplicar a dose nos postos.
— Vamos dar mais uma semana de oportunidade para as pessoas do grupo de risco buscar sua imunização e se protegerem da influenza e, principalmente, de suas complicações — afirmou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini.
As doses protegem contra dois tipos de gripe sazonal e contra a gripe A (H1N1), que em 2009 provocou o óbito de 297 gaúchos. Na Capital, onde menos da metade da meta foi atingida, a prefeitura já havia estendido a imunização por mais um dia.
Na manhã desta sexta, o Centro Estadual de Vigilância Epidemiológica já havia antecipado que a tendência é pela prorrogação da campanha. O Ministério da Saúde recomendou que as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não atingiram suas metas mantenham a vacinação nos postos de saúde.

Retomada da linha férrea muda rotina de santa-rosenses

Foram 15 anos de paralisação
Depois de 15 anos, os trens voltaram a circular em Santa Rosa. Os primeiros vagões de carga chegaram ontem à tarde na cidade.
Há muito tempo não se ouvia o barulho do apito do trem por aqui. Pelos trilhos reformados, o trem atravessa os campos e entra na cidade. Pelo caminho, os vagões chamam a atenção.
A primeira carga partiu de Cruz Alta e chegou ao terminal da Cotrirosa. Trinta vagões foram preenchidos com soja, que será escoada no porto de Rio Grande.
O carregamento dos vagões corresponde a 1.500 toneladas de soja granel, o equivalente a 44 carretas do grão. Além do escoamento de grãos ao Porto de Rio Grande, a Cotrirosa também utilizará o transporte para o retorno de fertilizantes, a partir de novos acordos comerciais com a América Latina Logística – ALL.
Inicialmente quatro empresas do ramo agrícola de Santa Rosa serão atendidas pela ferrovia. A circulação do trem será diária, portanto, será realizada uma campanha de conscientização das medidas de seguranças necessárias.
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial. O condutor de veículo que não respeitar comete uma infração gravíssima perde sete pontos na carteira e paga uma multa de R$ 191,54.
No informativo que está sendo entregue pela ALL à população constam dicas como:
O trem é 1.000 vezes mais pesado que o seu carro;
Um trem leva cerca de 1 km até conseguir parar completamente;
Fique atento ao apito: é sinal de que o trem está se aproximando;
Jamais dirija sob o efeito de álcool ou de outras drogas;
Respeite os limites de velocidade. A pressa é inimiga da vida.
Na reportagem de Maristani Weiand para o Jornal do Almoço desta sexta-feira, você pode conferir as imagens da chegada do trem. O vídeo está disponível no blog da RBS TV Santa Rosa.

Vice-prefeito de Boa Vista do Buricá morreu nesta manhã

Alfredo Romeu Eckert estava em
seu terceiro mandato como 
vice-prefeito
Por volta das 10h de hoje, morreu o vice-prefeito de Boa Vista do Buricá, Alfredo Romeu Eckert (PMDB). Ele passava por uma cirurgia cardiovascular, no Hospital de Caridade de Ijuí e não resistiu.
Alfredo, 73, estava em seu terceiro mandato como vice-prefeito. Destacava-se também pelo trabalho realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde foi presidente por duas vezes.
Ele deixa a mulher Erica e três filhos.
O velório será na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 13h30min. A prefeitura decretou luto oficial de três dias. Não haverá aula nas escolas municipais; o posto de saúde estará fechado e haverá plantão na Associação Hospitalar Boa Vista, para casos de urgência e emergência.

Acervo do Dom Bosco é doado para Prefeitura

O material é composto por jornais
desde 1930
O Colégio Salesiano Dom Bosco doou o acervo do arquivo histórico da instituição para a Prefeitura Municipal, através da Diretora de Cultura Teresa Christensen. O material é composto por jornais desde 1930, documentos históricos, material dos Simpósios de Estudos Missioneiros, material indígena e documentos de Santa Rosa e região. Segundo a Diretora, “É um tesouro para quem pesquisa na área de história, educação e antropologia. Vamos organizar o material e colocar à disposição da comunidade”. O material foi doado pela direção do Colégio Salesiano Dom Bosco.

Eleição do Conselho Tutelar em Três de Maio será realizada domingo

Serão cinco titulares e duas suplentes
Para votar, o eleitor terá que apresentar título eleitoral e um documento de identificação com foto. Serão disponibilizados 12 locais de votação.
A votação será das 9h às 13h. A apuração dos votos deve iniciar às 14 horas. Das dez candidatas ao cargo, cinco serão eleitas e duas ficarão como suplentes.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente , Eliane Träesel, destaca os locais de votação. A posse das conselheiras está marcada para 30 de junho.

Prefeito Casali participa de evento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini

Governador Tarso Genro destaca o Programa de Produtividade
e Qualidade do Setor Lácteo 2010/2020 de Três de Maio como 
exemplo para os municípios gaúchos
A convite do Governador Tarso Genro e do Secretário Estadual da Pecuária e Agronegócio, Luis Fernando Mainardi, o Prefeito Municipal, Olívio José Casali, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, o Presidente do Sicredi, Paulo Bender de Camargo, o Coordenador Geral da FUNCAP, Nírio Metzca e o Secretário de Agricultura de São José do Inhacorá, Romeu Wolfart, estiveram no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na última quarta-feira, dia 10, para participar do lançamento da 7ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul) e 34ª Expoleite.
No evento, o Secretário Mainardi anunciou a instalação da Câmara Setorial do Leite, que deve ocorrer no próximo dia 18. "Hoje produzimos cerca de nove milhões de litros por dia, mas a indústria instalada tem capacidade para processar mais de 15 milhões de litros", justificou o secretário.
Em uso da palavra, o Governador Tarso Genro fez referência ao executivo de Três de Maio, e enalteceu o Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010/2020 do município. O Governador apresentou o projeto para mais de 500 pessoas presentes no evento e ressaltou que o programa é um exemplo para os demais municípios do Rio Grande do Sul.
O Prefeito Casali também esteve na Assembleia Legislativa e entrou em contato com diversos deputados, entre estes, Aloísio Classmann e Jéferson Fernandes. “Também visitamos o Secretário dos Prefeitos, Afonso Motta, para relatar as duas demandas mais importantes para Três de Maio, a continuidade do anel rodoviário asfáltico e recursos para a extensão de 40 metros até a Área Industrial III, onde no momento está localizada a Br Foods”, explica.
Aproveitando a viagem, o prefeito se deslocou até a STE de Canoas para dialogar com o diretor Engenheiro Acauã, onde foi realizado contato telefônico com o DNIT, e com o Engenheiro Ricardo Dutra, da Brasília Guaíba, e com o Engenheiro Rodrigo Preüsser, de São Paulo, que recebeu instruções do DNIT de Brasília para elaborar o projeto de intersecção da BR 472 até a Área Industrial III.
Em audiência na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, o Prefeito Casali e o Secretário Ortiz se encontraram com o médico veterinário chefe da Divisão e Fiscalização de Defesa e Sanidade Animal, Nelmo Antônio Adams, e com a médica veterinária do Serviço de Doenças Infecciosas, Ana Cláudia Mello Gross, para debater sobre a sanidade animal em Três de Maio. Segundo Ortiz, em meados de junho a médica veterinária Ana Cláudia deve vir ao município ministrar uma palestra para que o Comitê Setorial do Leite possa definir a formatação do Projeto de Sanidade Animal para Três de Maio. “Aproveitamos para solicitar ao secretário Mainardi uma avaliação mais profunda para a implantação da sanidade animal em Três de maio, e apoio financeiro para a mesma”, ressalta Ortiz.
Além disso, o Prefeito Casali foi a FUNASA com o Secretário Ortiz, onde se consegui a liberação de R$ 50 mil para a conclusão das obras de Esquina Quimeira e Santa Lúcia, referente à implantação de água potável, que vai beneficiar 59 famílias.

Santa Rosa recebe primeira motolância do interior do Estado

Foto: Marcelo de Paula
A rapidez no atendimento pode representar a diferença entre salvar e perder uma vida. Com essa consciência, o Serviço Móvel de Atendimento às Urgências e Emergências – SAMU, desde dezembro de 2008, conta com mais um veículo em sua frota: a motolância.
A primeira motocicleta regularizada para este tipo de serviço no interior do Estado foi entregue hoje ao SAMU de Santa Rosa.
Três enfermeiros foram treinados para atendimentos rápidos de urgência e emergência. Em alguns casos, o enfermeiro motociclista consegue realizar o atendimento.
Os veículos de intervenção rápida são úteis no atendimento de ocorrências como infartos, aginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais.
Nas situações mais graves é acionada uma ambulância tradicional para a remoção do paciente.

Palestra contra barragem em Porto Mauá

Evento ocorreu nesta quinta-feira, dia 12 de maio de 2011
Na quinta-feira, 12 de maio de 2011, com início às 14h30min, houve a realização junto ao pavilhão da Comunidade Católica, às margens do rio Uruguai, em Porto Mauá, na fronteira Noroeste do Estado, a primeira palestra contra a construção da barragem Panambi.
O movimento foi organizado pelo MPV – Movimento pela Preservação da Vida e pelo MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem, com apoio da Igreja Católica e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com o objetivo de prestar informações e esclarecimentos.
Em torno de 500 pessoas estiveram presentes no evento, entre brasileiros e argentinos.
O evento teve cobertura da RBS TV Santa Rosa e de TV Argentina, também contou com a presença de diversos radialistas e jornalistas dos dois países.
No lado argentino, as mobilizações contrárias a barragem estão mais avançadas. No lado brasileiro, a primeira manifestação foi realizada na cidade de Alecrim, no mês de março deste ano.
Esteve palestrando Eloir Denilso e Ricardo Luiz Montagner da Coordenação Nacional do MAB, o professor da URI - Marcelo Andreata, Roberto Meza (Argentina), também se manifestaram pastores e padres brasileiros e argentinos.
Houve espaço para esclarecimentos de dúvidas, principalmente sobre o valor das indenizações, mudanças de clima (temperatura, precipitação pluviométrica), proliferação de insetos, doenças, entre outros.
Algumas frases em faixas expostas: “A mesma lei que proíbe a caça e pesca permite acabar com várias espécies”, “A mesma lei que proíbe a derrubada de uma árvore permite derrubar centenas de milhares delas”, “Água e natureza não são mercadorias e o nosso futuro não está a venda, rio Uruguai livre de barragens”, “O Brasil precisa de energia não de barragem, não de crime contra biodiversidade, não de crime contra a humanidade, forra barragem no rio Uruguai”, entre outros.
Segundo dados do próprio governo, as barragens de Garabi e Panambi inundarão 96 mil hectares e a estimativa é de que atingirão 12.600 pessoas, os principais municípios brasileiros atingidos seriam Garruchos, São Nicolau, Porto Xavier, Pirapó, Roque Gonzáles, Tucunduva, Tuparendi, Novo Machado, Dr. Maurício Cardoso, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul, Derrubadas, Alecrim e Porto Mauá (a mais atingida). No lado argentino, a região mais afetada seria a província de Missiones, principalmente a cidade de Alba Posse. A previsão de início das obras será em 2012.
A bacia do rio Uruguai tem grande capacidade e potencial de geração hídrica, sendo considerada estratégica na geração de eletricidade. Por isso, se tornou um dos territórios brasileiros em disputa, que o capital internacional quer controlar. Já foram construídas sete grandes hidrelétricas que estão nas mãos de quatro transnacionais: Alcoa (Estados Unidos), GDF Suez Tractebel (França), Votorantim e Camargo Correa (Brasil), são elas: Passo Fundo, Ita, Machadinho, Barra Grande, Campos Novos, Monjolinho e Foz do Chapecó. Juntas, estas sete hidrelétricas geram por ano 3,2 bilhões de reais, durante os 30 anos que detêm a concessão vão gerar aos seus donos nada menos que 95 bilhões de reais. Fonte: Jornal do MAB, nº 16, maio de 2011.
Os resultados apresentados pelo MAB comprovam que os atingidos por barragens no Brasil são vítimas de um processo de violência generalizada e nacional, sendo as crianças, as mulheres e os idosos os que mais sofrem. O MAB espera que todas as recomendações da Comissão Especial “Atingidos por Barragens” sejam consideradas e implantadas para minimizar os problemas sofridos com a construção de barragens, que todos os atingidos por barragens se envolvam em ações para da defesa e conquista dos direitos e que a sociedade brasileira esteja em alerta para combater e denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos humanos dos atingidos por barragens. Fonte: Síntese do Relatório da Comissão Especial Atingidos por Barragens do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.