13 maio 2011

Estado prorroga campanha de vacinação contra a gripe até o dia 20 de maio

Aposentado Nelson Brasil, 62 anos, foi 
vacinado na manhã desta sexta-feira
Foto:Ronaldo Bernardi / Grupo RBS
A Secretaria da Saúde do Estado decidiu na tarde desta sexta-feira prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, prevista inicialmente para encerrar hoje. Os grupos considerados de risco poderão receber a vacina até a próxima sexta-feira, 20 de maio.
Até a tarde desta sexta, 58% dos gaúchos que se enquadram no público-alvo da campanha haviam sido imunizados — total de 1,1 milhão de doses aplicadas. A meta do governo estadual é atintir pelo menos 80% do publico entre idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, população indígena e trabalhadores da área de saúde.
Com a decisão, a Secretaria da Saúde orientará os municípios a aplicar a dose nos postos.
— Vamos dar mais uma semana de oportunidade para as pessoas do grupo de risco buscar sua imunização e se protegerem da influenza e, principalmente, de suas complicações — afirmou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini.
As doses protegem contra dois tipos de gripe sazonal e contra a gripe A (H1N1), que em 2009 provocou o óbito de 297 gaúchos. Na Capital, onde menos da metade da meta foi atingida, a prefeitura já havia estendido a imunização por mais um dia.
Na manhã desta sexta, o Centro Estadual de Vigilância Epidemiológica já havia antecipado que a tendência é pela prorrogação da campanha. O Ministério da Saúde recomendou que as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não atingiram suas metas mantenham a vacinação nos postos de saúde.