27 setembro 2010

Jornal inglês sobre Dilma: ex-guerrilheira pode ser a mulher mais poderosa do mundo

Reportagem do jornal britânico "The Independent" sobre a eleição presidencial no Brasil diz que a candidata do PT, Dilma Rousseff, se prepara para ser "a mulher mais poderosa do mundo". Para o jornal, "sua amplamente prevista vitória na eleição presidencial do próximo domingo será saudada com alegria por milhões".
A publicação lembra o período em que Dilma lutou contra a ditadura no Brasil, afirmando que a candidata "não se constrange com o passado de guerrilha urbana, que incluiu o combate a generais e a temporada na prisão como prisioneira política". 
De acordo com o "The Independent", Dilma "marca o desmantelamento final do 'Estado de segurança nacional', um arranjo que os governos conservadores nos Estados Unidos e na Europa já viram como seu melhor artifício para manter um status quo podre, que manteve uma vasta maioria na América Latina na pobreza, enquanto favorecia seus amigos ricos". 
O jornal explica que a petista será "a mulher mais poderosa do mundo" porque, como chefe de Estado, ela terá um cargo superior ao da chanceler alemã, Angela Merkel, e ao da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Além disso, "seu enorme país de 200 milhões de pessoas está festejando sua nova riqueza em petróleo". "A taxa de crescimento do Brasil, que rivaliza com a da China, é uma que a Europa e Washington só podem invejar", diz a reportagem, que inclui um perfil biográfico da candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Drª katiane Chiapinotto, e importantes orientações para a boa saúde bucal

Tabaco é o maior fator de risco para câncer de boca
O câncer de boca atinge prioritariamente os homens, justamente porque eles ainda fumam muito mais que as mulheres.
A grande preocupação por parte dos profissionais da área de saúde vem sendo a prevenção dessa doença, visto que num estágio visível a todos, a doença não tem mais cura, fato que chega a 60% dos casos.
Para isso não acontecer é preciso, então, que se suspeite de sinais iniciais como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas ou ulcerações (feridas) assintomáticas (sem dor) persistentes (mais de 15 dias).
O câncer de boca mais comum, representando cerca de 90 a 95% das neoplasias malignas ocorridas nessa região, é o carcinoma epidermóide, ou carcinoma espinocelular, ou ainda, carcinoma de células escamosas.
Ele pode se apresentar como uma ulceração (ferida) que não cicatriza nas seguintes regiões da boca:
Lábio superior ou inferior, língua, glândulas salivares, gengiva, assoalho da boca, mucosas das bochechas, palato (céu da boca), úvula ("campainha").
Existem fatores ambientais que podem predispor ao aparecimento do câncer bucal. Dentre eles destacam-se o tabagismo (fumo), etilismo (ingestão de bebidas alcoólicas) e a exposição ao sol.
O tabagismo responde por cerca de 90% dos casos de câncer bucal. Dependendo do tipo e da quantidade de tabaco usado, os tabagistas apresentam probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver a doença.
O alcoolismo, ou etilismo, é responsável pela maioria dos cânceres de língua e assoalho de boca, devido ao maior contato do álcool com essas estruturas. Em indivíduos que bebem e fumam as chances de desenvolver câncer são ainda maiores.
A radiação solar é responsável, principalmente, pelo câncer de lábio inferior, que está relacionado ao tempo de exposição e tipo de pele da pessoa.
A dieta rica em gorduras, álcool e ferro e /ou pobre em proteínas, vitaminas (A, E, C, B2) e alguns minerais, como cálcio e selênio, pode também ser um importante fator de risco.
O consumo habitual de frutas (principalmente cítricas) e vegetais frescos (mais os que possuem betacaroteno, tais como a cenoura e a couve) tem sido considerado um fator protetor de câncer de boca.
CASOS EM QUE SE DEVE SUSPEITAR:
• fumantes e alcoolistas crônicos, com ênfase nas duas dependências presentes.
• pessoas com mais de 40 anos de idade, especialmente desnutridos.
• pessoas de pele clara, que trabalham ao sol com ou sem proteção.
• portadores de próteses dentais mal adaptadas (soltas ou balançando), e/ou dentes fraturados, que machucam os tecidos moles bucais.
• pessoas que apresentam má higiene bucal.
• pessoas que ingerem comidas ou bebidas muito quentes com frequência ou de maneira prolongada (chimarrão, por exemplo).
O QUE PROCURAR NUM AUTO EXAME:
• mudanças de cor na pele e mucosa da boca.
• endurecimentos, caroços, e feridas.
• inchaços ou sangramentos.
• áreas dormentes ou dolorosas.
• dentes quebrados ou moles
Boca pode ser origem de dores de cabeça e ouvido
É comum dores de cabeça, de ouvido, pescoço e até nas costas serem associadas e tratadas como enxaqueca, otite e outras que apresentam sintomas semelhantes. O que muita gente não sabe, é que a origem dessas dores pode estar na boca, mais precisamente no posicionamento dos dentes e na postura mandibular.
Os sintomas das disfunções temporomandibulares costumam ser confundidos com os de outras doenças. Têm pessoas que sentem dor de cabeça crônica e passam a vida tomando analgésicos, sem saber que sofrem, na verdade, de disfunção. Inicialmente ela provoca uma dor eventual e, se não tratada, evolui para inflamação muscular, que limita as funções mastigatórias.
O paciente sente dificuldade para abrir a boca, dor ao bocejar e ao triturar alimentos mais duros. O quadro pode se agravar ainda mais com dor generalizada na região da cabeça", diz Nívio Dias, que é também especialista em Periodontia e professor assistente de Dentística na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).
Causas Possíveis
• Restaurações e próteses mal executadas
• Má posição dos dentes
• Ausência de dentes
• Hábitos parafuncionais (bruxismo, por exemplo)
Sintomas
• Estalos nas articulações
• Zumbido e dores no ouvido
• Cansaço no rosto ao mastigar
• Dificuldade de abrir a boca
• Dores na cabeça
• Dores na região do pescoço e nuca
• Dores nas costas
Cuidados preventivos
• Não aceitar "restauração alta". Não existe o termo "você vai se acostumar". O paciente deve sair do consultório sentindo-se confortável
• Evitar perdas de dente sem a devida reposição
• Controlar o estresse
Como fazer o auto-exame da boca
Auto-exane é uma técnica simples que pode ser feita em casa, bastando que se tenha um espelho e se esteja num ambiente bem iluminado. A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada logo início.
Fique diante do espelho em um lugar bem iluminado, para localizar qualquer alteração Fique diante do espelho em um lugar bem iluminado, para localizar qualquer alteração em sua região bucal, como: diferenças na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e ferida rasa, indolor e avermelhada. Se for tratado no início, o câncer bucal é curável.
. Pessoas que usam próteses (dentadura) precisam retirá-las antes de começar o exame;
.de frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Preste atenção em qualquer sinal que não tenha notado antes. Apalpe suavemente, com a ponta dos dedos, todo o rosto;
. puxe, com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Depois, repita o mesmo procedimento com o lábio superior, puxando-o para cima;
- com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha, para examinar sua parte interna. Repita com o outro lado de bochecha;
. com a ponta do dedo indicador, sinta toda a gengiva na região superior e inferior, verificando se encontra alguma anormalidade;
. coloque o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure apalpar todo o assoalho da boca;
. vire a cabeça para trás e, abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Toque com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida, diga: ÁÁÁÁÁ... e observe o fundo da garganta;
. ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxando a língua para a esquerda, observe a região da direita. Faça o mesmo com o lado esquerdo, movendo a língua para a direita;
. ponha a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano; apalpe-a em toda sua extensão, com o dedo indicador e polegar da outra mão.
. examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferença entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita;
. repita o procedimento para o lado direito, apalpando com a mão esquerda. Finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
Importante
Faça este auto-exame duas vezes por ano. Se perceber anormalidades como: regiões irritadas embaixo das próteses, ferimentos que não cicatrizam em duas semanas, dentes quebrados ou moles, mudança de cor, algum caroço ou endurecimento, procure imediatamente um dentista. Ele lhe aconselhará se deve ou não consultar outro especialista.Previna-se do câncer de boca reduzindo e evitando o fumo e o álcool.
"Cuide de sua saúde, aumente seu bem-estar e sua auto-estima, cuide de seus dentes!"
A Dra. Katiane Chiapinotto é cirurgiã dentista, formada pela Universidad Nacional de La Plata – Buenos Aires e especializada em Prótese Dentária pelo CEOM-Uningá, Passo Fundo. Atua também em clínica geral em Três de Maio na Rua Tereza Verzeri, 950, sala 103. - telefone 55 3535-3430.

Secretário de Irrigação em sua visita anunciou mais 15 microaçudes para Três de Maio



O secretário Extraordinário de Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, atrasou sua terceira visita a Três de Maio de um dia, por causa do mau tempo, nesta quinta-feira, dia 23. Depois de visitar vários municípios da região, o secretário Ortiz Porto veio a Três de Maio, na manhã desta sexta-feira, dia 24, tendo sido recebido no Palácio Municipal pelo prefeito municipal, Olívio José Casali. Também marcaram presença na recepção ao secretário, o vereador Gílson Antônio Grando, representando o Poder Legislativo e também o escritório local da Emater. Estiveram presentes vários secretários municipais e os beneficiados com microaçudes.
Inicialmente, o prefeito municipal fez uma saudação ao ilustre visitante, agradecendo a sua terceira visita ao Município, tendo referido a gentileza com que tem sido recebido na Secretaria de Irrigação, em Porto Alegre. Casali, também, declarou o visitante Hóspede Oficial do Município, neste dia 24 de setembro. O prefeito, na oportunidade, também falou da importância da implantação de microaçudes em Três de Maio para o Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020 e para o Projeto Balde Cheio, visando a irrigação para cultivo de pastagens.
Na sua fala, o secretário Ortiz Porto fez um relato de como nasceu o Pró-Irrigação, dizendo que o Estado do Rio Grande do Sul, por enquanto, é o único Estado brasileiro que tem um programa de irrigação. Também, falou das dificuldades para implantar aquele programa que já beneficia milhares de produtores rurais.
Depois da rápida homenagem, no gabinete da Prefeitura Municipal, a comitiva fez uma visita à Granja Berti, na localidade de Bela Vista, de propriedade de Jéferson Berti. Integrou a comitiva, além do secretário, o prefeito municipal, vários secretários municipais e produtores rurais beneficiados com microaçudes. Os participantes da comitiva se deslocaram até Bela Vista de micro-ônibus. Naquela propriedade rural, foi implantado um microaçude-modelo pelas suas dimensões e localização privilegiada. Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, “aquela propriedade poderá ser modelo no Município de Três de Maio, tendo em vista a diversificação de atividades agropecuárias”.
Ao todo, já foram entregues 18 microaçudes pelo Pró-Irrigação e nesta etapa, estão sendo entregues mais quatro e foram anunciadas mais 15 obras nesta visita do secretário Ortiz Porto a Três de Maio. “O Pró-Irrigação do governo do Estado, é um poderoso aliado do nosso Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020 e do projeto Balde Cheio, visando a irrigação de pastagens”, assinalou o prefeito Casali em sua saudação.

Devem começar obras de recapeamento asfáltico

O Prefeito Orlando Desconsi está em férias a partir desta segunda-feira(27), mas antes de sair, fez o que pode para agilizar o processo para a contratação de uma empresa que fará recapeamento asfáltico na cidade, “Sabemos que essa é uma questão de urgência e de extrema necessidade, por isso, estamos fazendo um esforço muito grande para iniciar a política de recuperação da malha viária. Saio para as férias mais tranquilo por ter resolvido pelo menos uma parte do problema”.
A licitação para a contratação da empresa que fará o serviço em alguns trechos do município, será realizada nesta quinta-feira. Devem ser recapeados os seguintes trechos:
-Rua Teixeira Mendes(trecho entre Av. Expedicionário Weber e Av. Rio Branco)
- Rua Fernando Ferrari(trecho entre a Praça Berlin e a rua Fernando Albino)  
-Avenida América(entre Av. Rio Branco e rua Buenos Aires)
-Avenida Expedicionário Weber(entre Av. Flores da Cunha e rua Santa Rosa)
-Avenida Tuparendi(entre Hospital de Caridade e RS344)
Avenida Inhacorá(entre Rodoviária e RS344)

Venda de hortigranjeiros surpreende agricultores

Produtos de qualidade e recém colhidos. As pessoas que visitam o Encontro Estadual de Hortigranjeiros não resistem ao pavilhão 12 que este ano está destinado somente para produtores; todos saem com alguma sacola de compras.
Mesmo com o aumento do número de expositores os agricultores comentam que as vendas estão superando as expectativas e a previsão é de um público ainda maior para este domingo(26), último dia do evento. A produtora Cornélia Nickel Bortoli, confirma o sucesso, “Está melhor que no ano passado, as pessoas estão comprando mais. A Feira é importante não só pelas vendas, mas também serve de vitrine para o nosso trabalho”. 
A diversificação de produtos também é maior nesta edição, segundo o coordenador da comissão Hortigranjeiros, Vanderlei Waschburguer, “Procuramos ampliar e diversificar a oferta de produtos. A expectativa é aumentar ainda mais a comercialização e proporcionar oportunidades de vendas futuras para os agricultores que estão expondo”. Vanderlei ressalta ainda, que para o próximo ano, deve ser realizada uma rodada de negócios entre os produtores e os atacadistas.
São 70 expositores de agroindústrias e hortigranjeiros de Santa Rosa e região. Desses 70 participantes, 26 são da Aprhorosa. A cada R$5 reais em compras de verduras e legumes dá direito a um número para concorrer a prêmios. O tradicional sorteio de prêmios será realizado neste domingo(26), às 18h.   

Remate em Quaraí abre temporada de bons negócios para a pecuária gaúcha

Se o bom momento da pecuária indicava uma primavera promissora, o remate da GAP na Estância São Pedro, em Quaraí, ontem, confirmou a previsão. A venda de 373 animais arrecadou mais de R$ 2,2 milhões, em 98% das negociações registradas até as 19h30min.
Com pista rápida, o leilão confirmou a preferência de compradores por raças sintéticas (resultado de cruzamento). A rusticidade e facilidade de adaptação ao clima do centro do país de brangus e braford conquistaram compradores de fora do Estado e garantiram as melhores médias (veja quadro). Ricardo Rodrigues Cardona representou oito compradores do Paraná, de São Paulo e de Mato Grosso.
– Devido à mistura com zebuínos, as raças sintéticas são mais rústicas, adaptam-se melhor e não necessitam de tantos cuidados, barateando a manutenção – explicou Cardona.
Técnico da Associação Brasileira de Brangus, Gérson Lima representou compradores de São Paulo e Mato Grosso e adquiriu três touros brangus por cerca de R$ 9 mil cada.
– A GAP costuma ter grande oferta e tradição. Os animais são uniformes, isso é garantia na hora da compra – ressaltou Lima.
A uniformidade percebida em pista foi obtida com esforço este ano. O inverno rigoroso dificultou a preparação dos animais, explicou o diretor comercial da GAP, João Paulo da Silva.
– Tivemos de dar atenção exclusiva aos animais que entrariam em pista e deixamos de lado os outros para atingir a meta de não apresentar animais com menos de 600 quilos. Foi difícil, porque a pastagem estava escassa – destacou João Paulo.
Dois touros brangus dos lotes 158 e 159 entraram na pista juntos e conseguiram o melhor preço: R$ 13,5 mil cada. O leiloeiro Marcelo Silva destacou que o leilão superou a expectativa porque foram oferecidos menos animais do que em 2009.
– Achamos que seria difícil chegar à marca de R$ 2 milhões, mas conseguimos. Isso destaca o excelente trabalho da GAP. As raças sintéticas foram destaque, parece que serão a sensação da primavera por aqui – analisou o leiloeiro.
No ano passado, a GAP faturou mais de R$ 2,7 milhões na negociação de mais de 450 animais. O resultado final será divulgado hoje.