07 fevereiro 2012

Recordista mundial em produtividade de soja e milho esteve em Três de Maio

O roteiro de palestras prossegue nesta quarta e quinta-feira
Com a conquista do recorde de 173 sacas/ha de soja e 382 sacas/ha de milho, Kip Cullers tornou-se um case de sucesso no meio rural em todo o mundo. O norte-americano cumpri agenda na região nesta semana, em três palestras promovidas pela Camera.
Cullers desenvolveu uma linha de nutrição foliar que utiliza nutrientes da mais alta qualidade e tecnologia que melhoram as condições nutricionais da planta, induzindo a um melhor desenvolvimento da planta e seu potencial produtivo.
Cronograma de palestras
Na noite desta terça-feira, dia 07, Cullers esteve no Armazém Liquid em Três de Maio. Acompanhado do tradutor Tailor, proferiu uma brilhante palestra aos presentes, que na parte final puderam participaram com perguntas.
O roteiro de palestras, prossegue nesta quarta-feira, dia 8, 9h em Santo Ângelo, no mesmo dia, em Ijui às 4h da tarde e para fechar, na quinta-feira, dia 09, em Santo Augusto.

Kauplus é o novo empreendimento do social commerce brasileiro


São Paulo, fevereiro de 2012 - O  Kauplus é o mais novo empreendimento de social commerce no mercado brasileiro. Criada pelos sócios Rafael Barbolo e Rafael Ivan Garcia em Dezembro de 2011, a empresa surgiu com o objetivo de incentivar esse seguimento de mercado, sendo hoje a única ferramenta de social commerce gratuita disponível no Brasil.
Nesse sentido, o Kauplus adota uma linha diferente das demais empresas nacionais. Com a expertise adquirida por seus criadores, que tiveram passagem em sociedade com o BuscaPé, e know-how nas áreas de internet e e-commerce, busca proporcionar uma plataforma completa e acessível a qualquer pessoa ou empresa que queira criar uma loja e aproveitar a força das redes sociais.
"Tudo que oferecemos hoje é grátis. Os lojistas podem ter à mão uma ferramenta completa de social commerce sem precisar pagar nada por isso", enfatiza Rafael Ivan Garcia, que acredita que oferecer o serviço sem nenhum custo seja um dos principais diferenciais do Kauplus. No primeiro mês, cerca de 200 lojas se registraram, entre elas estão a boutique  Anna Pegova, conhecida empresa de cosméticos, e o  Cursos 24 Horas, site de educação a distância mais acessado do Brasil.
Aos vendedores, o Kauplus disponibiliza a possibilidade de customizar suas lojas. Ao mesmo tempo, atua na divulgação de seus produtos e serviços em campanhas nas redes sociais e possibilita que os administradores da loja ofereçam descontos especiais a fãs de sua página no Facebook.
Atualmente a empresa tem uma parceria com o PayPal, meio de pagamento presente em mais de 180 países. Assim, os lojistas podem utilizar esse serviço com uma taxa de transação abaixo da convencional, e também recebem um reembolso de pelo menos 30% do valor do frete quando utilizam o SEDEX.
Para os consumidores, o Kauplus oferece uma interface de fácil navegação e uma série de facilidades. Entre elas está o fato de que os produtos de interesse do consumidor ficam em uma única sacola de compras, que é compartilhada entre todas as lojas, amenizando o habitual abandono de carrinhos, um problema comum no e-commerce. Outra vantagem é a existência de um mecanismo de busca compartilhada, que oferece resultados de outras Lojas Kauplus caso o item procurado não seja encontrado na loja visitada. Os clientes ainda podem escrever reviews, recomendar produtos e visualizar as lojas que seus amigos visitaram.
Hoje, a plataforma de social commerce atua apenas no Facebook. Porém, a empresa já estuda formas de ampliar seus serviços e possui um planejamento com o objetivo de levar o Kauplus ao Twitter, Google , TV digital e mobile.

São José do Inhacorá divulga uma síntese dos principais eventos da programação de seus 20 anos

03/03 - Abertura das atividades alusivas aos 20 anos do Municípi com Recepção de autoridades e membros da Comissão Emancipacionista; 
03/03 - Amistoso de Futsal entre AFSJI  X Atlântico de Erechim 
19 h – Amistoso: Campina das Missões X Boa Vista do Buricá (Campeões 2010/2011 da Taça     RBS/TV);
09/03 – Encontro da Mulher 
10/03 - Baile da Juventude JESA de Santo Antônio do Inhacorá 
16, 17 e 18/03 – 2ª Cavalgada Ecológica;
18/03 – Show de Wheeling e II Encontro de Trilheiros
15h - Show de Wheeling – com o Grupo de Trilheiros de Três Passos/RS;
Local: Rua Emilio Muller, em frente à Praça Municipal;
18/03 – Missa do Padroeiro
19/03 – Dia do Município e do Padroeiro – Feriado Municipal;
23/03 – Festa Popular com bolo de 20 metros
20h30mim - Show com os reis da alegria: Os Três Xirus com quermesse e integração dos munícipes;
Local: Praça Municipal.
25/03 – Festa Esportiva do Esporte Clube Cruzeiro e Comunidade Católica de Santo Antônio do Inhacorá.
- 09h30min – Jogo, uma reedição da Final da 1ª  Copa Racol de São José do Inhacorá entre Rio-Grandense X Cruzeiro;
18 h – Encerramento das atividades alusivas dos 20 anos de emancipação.

Provas obtidas em redes sociais mantêm traficante preso

Preso tão logo retornou de suas “férias”, o homem imediatamente pediu a 
revogação da medida, alegando que não havia se ausentado da cidade e que a 
informação prestada pelo Ministério Público não seria verdadeira
Uma medida inédita adota pelo Ministério Público em São Luiz Gonzaga na última semana foi fundamental para garantir a manutenção da prisão preventiva de um traficante de drogas no município. Um farto material obtido através das redes sociais foi usado para garantir que o homem voltasse ao sistema prisional, após o descumprimento das condições impostas à obtenção da pena alternativa à prisão. Eram elas: apresentações mensais ao Juízo, recolhimento noturno ao seu domicílio e, ainda, proibição de se ausentar da Comarca sem prévia autorização judicial.
Acontece que, conforme explica a promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira, o MP recebeu informações que o réu passava alguns dias na praia, “em autênticas férias de tudo, até mesmo da ação penal”. Ela então determinou a expedição de mandado de verificação, para constatação ou não da notícia de descumprimento das medidas determinadas. Após conversar com uma tia do réu, um servidor da Promotoria atestou que realmente ele estava fora do município.
Preso tão logo retornou de suas “férias”, o homem imediatamente pediu a revogação da medida, alegando que não havia se ausentado da cidade e que a informação prestada pelo Ministério Público não seria verdadeira. Ao receber vista dos autos para contrapor tais argumentos, a Promotora de Justiça, com indicativos já apresentados pela sua equipe de trabalho, determinou a busca de informações em páginas de relacionamento da internet, capazes de demonstrar que o réu estava sim fora de São Luiz Gonzaga, passando férias em praia do litoral norte gaúcho.
“Rapidamente o material foi obtido. Havia páginas e páginas, com foto dele e da namorada, comemorando as férias, mandando recados aos amigos”, destaca Dinamárcia Oliveira. O material foi juntado à manifestação do MP, acolhida integralmente pelo Judiciário local. “O fato é relevante porque demonstra que os recursos tecnológicos disponíveis atualmente e as novas formas de comunicação em sociedade não se prestam apenas à virtualização dos processos, mas, também, constituem ferramenta ao incremento da prova”. A Promotora ressalta, ainda, que “se antes juntávamos ao feito uma carta obtida junto à vitima, por exemplo, hoje temos as redes sociais como um grande manancial de informações para colaboração à apuração dos fatos discutidos nos processos judiciais”.

Assinados convênios para pavimentação poliédrica em Três de Maio

Os dois convênios foram assinados pelo  prefeito Casali, Eloi Reichert, e
posteriormente levará a assinatura do superintendente regional da Caixa 
Econômica Federal  do Norte Gaúcho, Ruben Valter Grams/Foto: Pato Roberto
Na última quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete o gerente da Caixa Econômica Federal, Eloi Reichert, para a assinatura de importantes convênios para o município.
Um deles é o convênio do projeto aprovado pelo Ministério do Turismo, com recursos do Orçamento Geral da União, através da Caixa Econômica Federal, para  pavimentação poliédrica, ou seja, calçamento, no distrito de Consolata.
Este projeto teve a liberação de emenda parlamentar do deputado federal, Osmar Terra, por solicitação dos vereadores do PMDB, Ivo Novotny, Gilson Grando e Lírio da Rosa, juntamente com o Executivo, e terá aproximadamente 2 mil metros de extensão, da ponte próxima ao Balneário Cactus até a BR 472, com um valor de 300 mil reais.
O segundo convênio assinado foi o do projeto aprovado pelo Ministério das Cidade com recursos do Orçamento Geral da União, através da Caixa Econômica Federal, para  calçamento em diversas ruas do Bairro Guaíra.
Este projeto teve a liberação de emenda parlamentar do deputado federal, Jerônimo Goergen, por solicitação dos vereadores do PP, Luiz Fernando Cereser e Jorge Leite, juntamente com o Executivo, e terá R$ 267 mil em investimentos.
Os dois convênios foram assinados pelo  prefeito Casali, Eloi Reichert, e posteriormente levará a assinatura do superintendente regional da Caixa Econômica Federal  do Norte Gaúcho, Ruben Valter Grams.
Conforme o prefeito Casali, a Prefeitura Municipal procederá as licitações, para que tão logo sejam liberados os recursos, iniciem estas obras tão significativas para o município.
Para Eloi, é uma grande satisfação ver que o município está se desenvolvendo, e que a Caixa Econômica Federal está tendo uma boa participação nesses processo. “Estamos sempre torcendo para que este tipo de obra continue acontecendo cada vez mais”, destaca.

Ladrões furtam dois estabelecimentos e provocam incêndio em escritório de advocacia

A Polícia Civil de Santa Rosa investiga o caso
Por volta das 6h desta segunda-feira, dois estabelecimentos comerciais foram invadidos e tiveram objetos levados, na Rua Guerino Rigo, centro de Santa Rosa.
De acordo com a Polícia Civil, os autores teriam entrado por uma janela basculante dos fundos de um escritório de advocacia para cometer o furto. Do local, foram levados quatro notebooks, câmera digital e cheques de clientes. Os ladrões incendiaram parte do local e destruíram documentos administrativos e alguns documentos originais de clientes.
Os Bombeiros foram acionados e controlaram as chamas. O Instituto Geral de Perícia de Santo Ângelo compareceu ao local para auxiliar no trabalho de investigação.
No mesmo horário, foi registrado furto na empresa Milton Lanches, próximo ao local do outro crime. Os criminosos levaram uma televisão 32’, quatro pacotes de cigarro e uma quantia em dinheiro.

Chuva dos últimos dias dá novo fôlego a arrozeiros

ONTEM - Com pouca esperança há duas semanas, Serafin agora projeta 
colheita nos 140 hectares em que plantou arroz, em Bagé 
Foto: Francisco Bosco / Especial
A chuva que caiu no Estado no final de semana — especialmente nas regiões sul, campanha e parte do centro do Estado — deu fôlego para os arrozeiros no momento em que o grão estava ameaçado pela seca.
Apesar da expectativa de perdas do setor continuar em torno de 6%, a água foi um alento aos produtores na fase de formação dos cachos dos grãos, em que a umidade é fundamental. Se o tempo continuar chuvoso nas próximas semanas, pelo menos os R$ 877,912 milhões previstos de quebra não devem aumentar, espera a Emater.
Das regiões mas atingidas pela seca — Campanha, Noroeste, Sul e Centro —, só não choveu no Noroeste. Mas a chuva caiu de maneira irregular em uma mesma região. Em Restinga Seca, no Centro, choveu 10 milímetros em alguns pontos e 90 mm em outros, segundo a Secretaria de Agricultura da cidade.
O Rio Vacacaí — castigado pela estiagem, com pontos onde a água forma apenas um pequeno córrego — seguiu na mesma situação de estiagem em uma parte e começou a se recuperar em outra.
Safra do milho também foi beneficiada com chuva
Na Campanha, quando o céu ficou cinzento e as nuvens de chuva se aproximaram da propriedade de João Batista Serafin, 50 anos, no final de semana, em Bagé, a esperança de recuperar uma área dada praticamente como perdida da lavoura de arroz renasceu. Choveu de 70 a 113 mm na cidade, em pontos não uniformes.
O racionamento no município continua. Mas, na lavoura de Serafin, a colheita deve ocorrer nos 140 hectares em que o arroz foi plantado.
; Agora estou um pouco mais tranquilo. Minha lavoura estava seca, com terra rachada, estava prestes a perder uns 50 hectares. É um pequena vitória, espero que o arroz reaja, mas pelo menos não terei prejuízo — disse o produtor, que iria demitir dois funcionários e desistiu depois da chuva.
Segundo dados da Emater, as culturas mais beneficiadas com a chuva dos últimos dias são o arroz (que, ainda assim, tem estimativa de quebra de 6, 62% em relação a uma previsão inicial de colheita de 8,06 milhões de toneladas) e o milho safrinha, plantado em janeiro, que corresponde a 10% dos 1,10 milhão de hectares plantados.
— O arroz está mais tranquilo com as chuvas, e o milho safrinha, principalmente na região do Vale do Taquari, deu uma reagida com as chuvas do final de semana. Ainda assim, os números de quebra seguem os mesmos. Se mudar, muda pouco, mas pelo menos não aumenta o prejuízo — comenta o gerente técnico da Emater, Dulphe Pinheiro Machado.