30 março 2012

19ª Operação Simultânea

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades 
Nesta quinta-feira (29/3), durante solenidade em São Borja, houve o lançamento da 19ª Operação Simultânea, onde ocorre o trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil, Uruguai e da Argentina através das lideranças das diversas regiões.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Tenente-Coronel Iguaraçú Ricardo da Silva, do Coronel Luiz Guerini, Comandante da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Delegado Márcio Steffens – Chefe Delegacia Regional da Polícia Civil de Santa Rosa, Delegado Jorge Luiz Hergessel – Chefe da Delegacia da Receita Federal de Uruguaiana, Inspetor André Aladren Taroncher- Chefe Inspetoria da Receita Federal de São Borja, o Comandante Principal Romero Neri – 2° Jefe de Agrupacion IV Misiones, o Comissario Geral Ramon Horacio Benítz - Director General de Seguridad Policia de Misiones, o Jose Orlando Barboza - Jefe Unidad Regional II Oberá, o Comisario Principal Francisco Agüero Britez – Jefe de Policía Departamento de Itapúa República del Paraguay.
O Comandante do CRPO FNO, Tenente-Coronel Iguaraçú, ressaltou a importância da integração entre os países, onde o foco das ações de segurança abrange os delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: o furto/roubo de veículos e/ou cargas; tráfico de drogas; tráfico de armas; abigeato; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho, dentre outros.
Recordou também, que esta Operação iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, e que hoje, abrange toda a província de Misiones e Corrientes na Argentina, a Fronteira do Uruguai, toda a Fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
 Salientou que a integração na realização deste trabalho ocorre em todos os dias do ano, contudo as operações simultâneas servem como um amplo exercício de articulação operacional, identificando as necessidades e problemas comuns de todos os países envolvidos, além de estreitarem os laços de amizade.

Dois jovens são condenados a 46 anos de prisão

Os jovens condenados já estavam presos 
na casa prisional de Ijuí 
Juntos os dois somaram 46 anos e 8 meses de condenação pelo crime ocorrido em 2011.
O Juiz Vinicius Borba Paz Leão, depois de 10h30 de júri, por volta das 20h30 desta quinta-feira, 29, leu a sentença do Tribunal Popular do Júri do Fórum de Ijuí que considerou culpados os dois réus acusados de três crimes praticados no ano de 2011.
Anderson de Vargas Dias, 19 anos. Ele foi condenado a 25 anos e quatro meses de prisão por homicídio, tentativa de homicídio e roubo.
Já Itamar Vieira dos Reis, 23 anos, foi condenado a 21 anos e quatro meses de cadeia por homicídio e tentativa de homicídio. Itamar só não foi condenado por roubo.
Os jurados sopesaram que Anderson e Itamar foram os autores dos disparos de arma de fogo que causaram a morte de Alissom Luis da Rocha, 21 anos, ocorrido no dia 28 de março do ano passado, à noite, no bairro Getúlio Vargas.
Eles ainda foram apontados como autores de disparos contra Altamir de Quadros dos Santos, fato ocorrido na mesma ocasião. A vítima sobreviveu aos ferimentos, por isso o crime de tentativa de homicídio.
Anderson de Vargas Dias foi condenado ainda por roubo em uma farmácia no centro da cidade, no mesmo dia depois do crime no Bairro Getúlio Vargas.
Os jovens condenados já estavam presos na casa prisional de Ijuí. Após o julgamento Andersom e Itamar foram levados novamente para a Penitenciária Modulada de Ijuí para o cumprimento das penas.

Promotoria diz que reforma de Fusca foi legal e arquiva processo contra Larri Jappe

MP e Polícia Civil não encontraram indício 
de superfaturamento ou má fé nas reformas
Foi arquivado pelo Ministério Público nesta semana, o inquérito civil 012/2007 instaurado para investigar a ocorrência de possível surperfaturamento na reforma de dois veículos da prefeitura municipal de Horizontina, lotados junto a Secretaria da Agricultura durante o ano de 2007.
Sem veículos para os serviços de inspeção aos abatedouros e agroindústrias, com o deslocamento de técnicos agrícolas, médico veterinário e agrônomos e a equipe de suporte do atendimento aos serviços de abastecimento de água prejudicados, a administração municipal decidiu pela reforma de dois automóveis usados, encostados no pátio, sem condições de uso condenados a leilão.
O VW Fusca placa IDK 5278 e o VW Gol IDN 1839 foram mandados a reforma, e gradativamente sendo postos rodar. À medida que os carros rodavam, novas necessidades de conserto apareciam, e os veículos voltavam para as oficinas, ao total, cinco estabelecimentos diferentes. Em poucos meses a constatação: Os veículos estavam em perfeitas condições de uso, servindo a comunidade, mas os gastos em suas reformas ultrapassavam seus valores venais.
No caso do Fusca, foram mais de R$ 12.800,00 e do Gol 8.400,00. O vereador Rui Hirt(PP), foi que juntou documentos e promoveu a denúncia na tribuna do parlamento, em inflamado discurso. Horas mais tarde já estampava o vereador denunciante, o secretário da pasta ordenador das despesas junto com o prefeito da época e o Fusca, as páginas de todos os jornais na região e do Estado, entre eles Zero Hora e Correio do Povo, a televisão, os jornais locais e os programas de rádio.
O julgamento político de Larri Jappe começava a ser feito por seus opositores, muito embora os veículos estivessem rodando, como estão até hoje, e prestando serviços a população rural. Diante da repercussão dos fatos na imprensa, o MP instalou o inquérito civil investigativo, que tramitou pelos anos seguintes até o desfecho na última quarta-feira(28), quando Larri Jappe foi oficiado pela 2ª Promotoria de Justiça do arquivamento do caso, e comprovada sua inocência perante a lei, no que tange a superfaturamento dos serviços de reforma, ou seja o uso de má fé no objeto da denúncia.
O então secretário Jappe, atual vereador do município, desde o primeiro momento, alegou o que em tese, acabou reconhecido pela própria promotoria. A decisão de reformar não foi bem dimensionada, uma conduta mal pensada, pois não havia uma avaliação de que o estado dos veículos estivesse tão precário. Foi se trocando algumas peças hoje, outras amanhã e os valores foram se somando, causando o espanto, mas em montante condizente com o tipo de reparos efetuados, caracterizando-se como um erro administrativo e não um ato ímprobo ou de má fé.

Vacinação contra gripe sazonal começa em 5 de maio

A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou 
gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio
A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A(H1N1) - gripe suína.
O público-alvo da campanha inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.
A pasta informou que, apesar dos casos de infecção e morte por H1N1 registrados nas regiões Norte e Nordeste em pleno verão brasileiro, não há previsão de antecipação da campanha.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, onde pelo menos duas mulheres grávidas tiveram a doença, o período de chuva provoca maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a disseminação do vírus.
Dados do ministério indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal. Em 2011, assim como este ano, quem recebeu a vacina também ficou imunizado contra a gripe suína.

Unidade de Saúde de Manchinha receberá investimentos

Segundo Juliana essa era uma reivindicação antiga da 
comunidade daquela região 
Nesta semana a Assessora Parlamentar do Deputado Federal José Stédile esteve visitando o Prefeito Orlando Desconsi. Na oportunidade, ela entregou o oficio referente a emenda parlamentar do Deputado de R$100 mil para estruturação da rede de serviços de Atenção Básica e Saúde.
“Queremos agradecer a emenda parlamentar para reformas da Unidade de Manchinha. Agora, dependemos da confirmação do empenho do recurso para que o projeto possa ser executado posteriormente”, afirma o Prefeito Orlando Desconsi.
A emenda parlamentar do Governo Federal através do Ministério da Saúde é destinada para ser investida na Unidade Básica de Saúde de Manchinha.
Segundo Juliana essa era uma reivindicação antiga da comunidade daquela região. “A Unidade de Manchinha, além de atender aquela comunidade, atende as pessoas residentes nas localidades do Lajeado Tarumã, Bonito, Ipê, Volta Seca e Cerro Grande. Ao total, são aproximadamente 250 famílias atendidas por essa Unidade”, afirma Juliana.

Mais duas academias ao ar livre são instaladas em Três de Maio

    Foto: Pato Roberto
Em visita às obras que estão sendo realizadas no município, o prefeito municipal, Olívio José Casali, foi conferir como estão as academias abertas dos bairros Dona Oliva e São Francisco.
Na oportunidade, o prefeito Casali se exercitou em alguns dos aparelhos, juntamente com moradores que estavam realizando atividades físicas, e destacou que estas academias podem ser utilizadas por usuários de todas as idades. “As academias abertas propiciam entretenimento, preparação física, e, principalmente, uma maior expectativa de vida, pois a pessoa que pratica atividades físicas estimula o corpo e fica mais saudável”, informa.
Casali ainda salientou que juntamente com a Secretaria de Saúde, espera  instalar mais academias ao ar livre em Três de Maio, para que os munícipes possam realizar atividades físicas gratuitamente, melhorando o seu condicionamento e saúde.

Após confirmação do primeiro caso Tucunduva intensifica ações de combate a dengue

Após a confirmação do caso as agentes de campo 
estão em trabalho intenso 
A vigilância sanitária de Tucunduva intensificou os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito da dengue na cidade após o primeiro caso confirmado da doença no município. A doença foi adquirida fora do município, caracterizando assim um caso de dengue importada. Este é o primeiro caso notificado e confirmado em Tucunduva neste ano.
Após a confirmação do caso as agentes de campo estão em trabalho intenso. Elas realizaram borrifação com produto adequado em uma área de 300 metros do local onde reside o caso suspeito. A borrifação foi realizada na terça-feira a tarde nesta quarta-feira pela manhã. Uma nova borrifação com produtos adequados para matar o mosquito adulto será realizada nesta sexta-feira pela manhã e a tarde e na segunda-feira, dia 02 de abril pela manhã e à tarde.
A diretora de saúde do município explica que os moradores da região onde reside o caso suspeito devem deixar as portas e janelas abertas durante a borrifação para que a substância possa entrar nas residências para matar o mosquito que se esconde nas casas. “É importante salientar que o produto não mata as larvas do mosquito, somente os mosquitos adultos, por isso todo e qualquer recipiente que possa acumular água deve ser retirado do quintal ou área externa das casas. As caixas de água e as calhas também merecem uma atenção especial. As caixas de água devem ficar sempre limpas e tampadas, já as calhas devem ser limpas periodicamente e as folhas retiradas, pois favorecem o acúmulo de água”
Além da borrifação as agente de campo intensificaram o trabalho de conscientização nas residências. Elas também estão passando pelas ruas da cidade com carro de som para alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito.
Até o momento são aproximadamente 26 focos positivos para o Aedes Aegypti na cidade. E os principais lugares onde as larvas são encontradas continuam sendo em caixas de água e lixos nos pátios das residências.

Com Kleber na torcida, Grêmio goleia Avenida ao natural e garante vaga

  Moreno comemora um de seus gols 
 (Foto: Roberto Vinicius/Agência Estado)
O Grêmio passou com tranquilidade pelo primeiro teste do ano sem Kleber, que desfalca o time por 120 dias. Dos camarotes do Olímpico, o Gladiador, em recuperação de cirurgia no tornozelo, viu Marcelo Moreno vestir o seu elmo, encarnar o espírito brigador e marcar os dois primeiros gols da vitória de 4 a 0 sobre o Avenida, pela quinta rodada da Taça Farroupilha, nesta quinta-feira. Léo Gago e Bertoglio, que entrava no lugar do camisa 30, completaram a goleada. O resultado dá ao Tricolor a melhor campanha do segundo turno e a classificação antecipada para o mata-mata no Gauchão.
Além dos expressivos 15 pontos em cinco jogos no Grupo 2, Vanderlei Luxemburgo conhece a sétima vitória consecutiva, contando Gauchão e Copa do Brasil. O Avenida, no entanto, vai na contramão. Tem apenas quatro pontos, está na lanterna da chave e corre sério risco de rebaixamento.
No próximo domingo, o Grêmio, já classificado, visita o Pelotas na Boca do Lobo, às 16h, para manter a melhor campanha. Já o Avenida, nos mesmos dia e horário, recebe o Veranópolis, em Santa Cruz do Sul, na luta contra o descenso.