14 novembro 2013

Colisão frontal mata jovem em São Martinho

O jovem ficou preso nas ferragens do veículo que ficou
destruído (Foto: Airton Jawoski/Especial PMN)
O acidente ocorreu por volta das 20h desta quinta-feira (14) na ERS 210, próximo ao trevo da cooperativa Cotricampo em São Martinho, e vitimou o jovem Josué Rosembachac, 23 anos, que ficou preso nas ferragens do veículo.

Ele dirigia um automóvel Voyage com placas de São Martinho em direção a Campo Novo, e colidiu frontalmente contra um caminhão em sentido contrário. O caminhão com placas de Três de Maio, era conduzido por Alcindo Ruaro, 46 anos, que teve ferimentos e foi removido ao hospital de São Martinho, sendo posteriormente transferido para o Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio. Após a batida, o caminhão que estava carregado com milho, tombou e espalhou a carga sobre a pista que ficou parcialmente interrompida.

De olho no Mundial, Galo mostra bom futebol e vence Inter

Fernandinho comemora gol que abriu o placar contra o inter
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
O Atlético-MG fez valer a força do time no Independência, venceu o Internacional por 2 a 1 e segue firme com a preparação para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. Os gols de Fernandinho e Alecsandro foram reflexos de uma equipe que, mesmo sem grandes aspirações na competição, vem encarando cada jogo com seriedade para chegar na ponta dos cascos no Marrocos.

Em mais uma grande noite de Diego Tardelli, que comandou o time atleticano, o Galo mostrou a velocidade característica e o bom poder de ataque da equipe de Cuca. O Inter, recheado de jogadores jovens, tentou como pôde, mas assim como as grandes estrelas do elenco colorado em 2013, deixou a desejar no Horto.
O gol de pênalti marcado por D’Alessandro não foi o suficiente para dar a segunda vitória seguida aos gaúcho.

Com a vitória, o time de Cuca ganhou uma posição no Brasileiro e subiu para a sexta colocação, com 52 pontos. Já Gaúchos perdem um posto e terminam a 34ª rodada no 11º lugar, com 45.

No próximo domingo, Atlético-MG e Inter voltam a campo. O Galo vai a São Paulo, onde encara a Portuguesa, às 19h30 (de Brasília), no Canindé. Já o Colorado, no mesmo horário, visita o Goiás, no Serra Dourada.

Munícipes reclamam de lixos que caem de caminhão na estrada do Lajeado Cachoeira

Um aterro se formou no local (Foto: Paulo Marques)
Galhos e entulhos que são recolhidos na cidade estão sendo depositados em uma propriedade rural no interior de Três de Maio, e tem gerado reclamações de pessoas que usam com frequência o trajeto da estrada que liga Lajeado Cachoeira ao trevo da ERS 342.

As queixas são por conta dos mais diversos tipos de lixos que se soltam do caminhão durante o trajeto, até o destino final. Pedaços de isopor, plásticos, galhos, pedaços de madeiras entre outros, são vistos com frequência, até mesmo um aplique de porta de geladeira encontra-se a beira da estrada, o que confirma a imagem.

Pedaço de uma geladeira ficou as margens da estrada
(Foto: Paulo Marques)
Um homem relatou que isso se deve ao fato do caminhão caçamba que faz o transporte, ser aberto e não ter a tampa traseira. Ele disse que em uma oportunidade que o caminhão cruzou por ele, um pedaço de madeira se soltou de cima do caminhão e só não o atingiu porque ele conseguiu se jogar desviando o material.

A propriedade rural em que está localizado o lixão, fica a cerca de 3Km da ERS 342, pela estrada do loteamento Sol Nascente em direção ao Lajeado Cachoeira.

Padaria Art Pan é a mais nova de Três de Maio

Ana Paula, Lidiane e Angela (Foto: Paulo Marques)
Foi inaugurada no início da tarde desta quinta-feira (14), a mais nova padaria de Três de Maio, a Padaria e Lancheria Art Pan, que passa a oferecer uma diversidade de produtor deliciosos para a comunidade.

A Art Pan, produz uma linha completa de pães, tortas, cucas, bolachas, lanches doces e salgados, e também oferece uma lancheria com diversos sabores de xis e pizzas, e bebidas geladas.

A padaria é uma iniciativa de pessoas que possuem experiência no ramo, bem como buscaram aperfeiçoamento através de cursos inovadores na arte de produzir delicias.

Equipe da Padaria Art Pan (Foto: Paulo Marques)
A Padaria e Lancheria Art Pan, está localizada na rua Horizontina a uma quadra da Fiat, telefones 3535-2120 e 9963-2840. Atendimento de segunda a sábado das 6he30min da manhã até às 22h, aos domingos atendimento especial pela manhã e no final da tarde.

Projeto Amor de Mãe iniciou último ciclo do ano

Segundo encontro será realizado nesta quinta-feira e 
terá três palestrantes
O Projeto Amor de Mãe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, entra em sua reta final no ano de 2013. O último ciclo do ano já teve início e tem seu segundo encontro marcado para esta quinta-feira, 14, no auditório da Instituição. Aproximadamente 15 gestantes participaram do primeiro encontro realizado no último dia 07.

Nesta etapa, os palestrantes serão a médica Luciane Grams, que falará sobre os cuidados com a dentição na gestação e primeira infância, a enfermeira Mariliane Oliveira, que abordará as normas e rotinas do HSVP, além dos tipos de anestesia, e a fisioterapeuta Bruna Zinau, que trabalhará com a ergonomia e os exercícios para as gestantes.

As gestantes interessadas em participarem deste e dos demais encontros do Projeto podem realizar a inscrição junto às ESFs ou comparecer ao local do encontro, que inicia às 18h40min.

Restos mortais de Jango são transportados do RS para Brasília

Avião da Força Aérea Brasileira faz o transporte até Brasília
(Foto: Josiane Pimentel/RBS TV)
O tralsado dos restos mortais do ex-presidente João Goulart para Brasília foi iniciado na manhã desta quinta-feira (14), em um avião da Força Aérea Brasileira. Inicialmente previsto para decolar às 6h, o avião deixou o aeroporto de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, às 7h40. A viagem deve durar cerca de quatro horas, com a presença dos peritos.

Um outro avião se prepara para partir com familiares e autoridades. Este voo fará uma escala em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, para que os passageiros façam a troca para o avião presidencial.

Como a exumação demorou mais de 18h, as autoridades e a polícia alteraram a programação. Antes, o plano era levar o corpo até Santa Maria, por via terrestre, para depois seguir em um voo até a capital federal.

Após a exumação, que começou por volta das 8h de quarta (13) no cemitério Jardim da Paz, a urna com os restos mortais do ex-presidente foi colocada em um caminhão da Defesa Civil gaúcha por volta das 2h30 da madrugada, com honras militares e coberto por bandeiras do Brasil e de São Borja.

Segundo a ministra Maria do Rosário, a solenidade em Brasília, onde os restos mortais de Jango serão recebidos com honras de chefe de Estado, está mantida para as 10h desta quinta. A presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e José Sarney participarão da cerimônia, informou o Palácio do Planalto. Fernando Henrique Cardoso não deverá comparecer, pois se recupera de uma diverticulite.

Após o término dos trabalhos em Brasília, os restos mortais de Jango voltam para São Borja no dia 6 de dezembro, data de sua morte.

O objetivo do procedimento é esclarecer se Jango morreu de ataque cardíaco, como consta na documentação oficial, ou se foi assassinado por envenenamento. Nos últimos anos, surgiram evidências de que o ex-presidente pode ter sido mais uma vítima da Operação Condor, a aliança entre as ditaduras do Cone Sul para eliminar opositores dos regimes além das fronteiras nacionais.

'Ele recebeu avisos', diz amigo de Jango sobre suposto envenenamento

Elmar mostra documento de filiação no PTB de São Borja
(Foto: Márcio Luiz/G1)
A exumação de João Goulart nesta quarta-feira (13) não chegou a mobilizar a população de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, mas atraiu para a porta do cemitério Jardim da Paz velhos conhecidos da família do ex-presidente. O aposentado Elmar Pereira, 66 anos, acompanha o procedimento desde as primeiras horas da manhã e não arreda o pé do local mesmo depois de 12 horas de trabalhos.

O aposentado conta que o pai, Argemiro dos Santos Pereira, fundou junto com Jango o PTB de São Borja. Por conta disso, ele diz que conheceu o ex-presidente e frequentou muito a fazenda de Jango no município antes e depois dele assumir a presidência.

"A gente fica na expectativa de que a morte do Jango possa ser elucidada, pois até hoje essa situação não foi resolvida", diz Elmar, que acredita na tese de que o ex-presidente possa ter sido assassinado no exílio na Argentina, em 1976. "Ele recebeu vários avisos de que ia acontecer", diz.

Já o aposentado Artur Dornelles, 77 anos, passou no cemitério pela manhã. Ele diz que conheceu Jango aos sete anos de idade, quando o pai foi trabalhar na fazenda da família Goulart. Após ficar órfão, Artur conta que foi "adotado" por Jango e manteve uma relação próxima durante toda a vida do ex-presidente, mesmo quando ele estava no exílio.

"De mês em mês, eu levava documentos e dinheiro para ele em Montevidéu, Tacuarembó e Maldonado (no Uruguai) e na Argentina", conta Artur, que também acredita que Jango possa ter sido envenenado no exílio. "O médico dele queria fazer autópsia, mas não deixaram", lembra.

Ainda pela manhã, um grupo de cerca de cinco pessoas fez um protesto tímido nas proximidades do cemitério, antes do cordão de isolamento feito pela Brigada Militar. Eles carregavam cartazes com frases como "Jango: Verdade, Memória e Justiça" e "Ditadura Nunca Mais", que foram fixadas na parede de uma obra em frente ao cemitério.

Morte ocorreu em exílio na Argentina
Artur diz ter levado dinheiro e documentos a Jango no
Uruguai e na Argentina (Foto: Márcio Luiz/G1)
Jango morreu em 6 de dezembro de 1976 em sua fazenda em Mercedes, na Argentina. Cardiopata, ele teria sofrido um infarto, mas um
a autópsia nunca foi realizada. Na última década, novas evidências reforçaram a hipótese de que o ex-presidente teria sido envenenado por agentes ligados à repressão uruguaia e argentina, a mando do governo brasileiro.

A principal delas foi o depoimento dado pelo ex-espião uruguaio Mario Neira Barreiro ao filho de Jango, João Vicente Goulart, em 2006. Preso por crimes comuns, ele cumpria pena em uma penitenciária de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, quando disse que espionava Jango e que teria participado de um complô para trocar os remédios do ex-presidente por uma substância mortal.

Em 2007, a família de Jango solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a reabertura das investigações. O pedido de exumação foi aceito em maio deste ano pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Tanto o governo federal quanto membros da família Goulart acreditam que há indícios de que o ex-presidente possa ter sido assassinado.

Após mais de 18 horas, termina a exumação do corpo de Jango no RS

Restos mortais de Jango são carregados por policiais
militares (Foto: Márcio Luiz/G1)
Após mais de 18 horas de trabalho, a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart foi concluída por volta das 2h desta quinta-feira (14) em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O trabalho teve início pouco antes das 8h da manhã anterior no mausoléu da família de Jango no cemitério Jardim da Paz.

Com honras militares e coberto por bandeiras do Brasil e de São Borja, a urna com os restos mortais do ex-presidente foi colocada em um caminhão da Defesa Civil gaúcha por volta das 2h30. Às 6h, o corpo deve ser transportado até Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira. Na capital federal, uma perícia tentará apurar qual foi a causa da morte do ex-presidente no exílio na Argentina, em 1976.
Inicialmente, o corpo seria levado por via terrestre até Santa Maria, de onde um avião faria o traslado à capital federal. A demora na conclusão da exumação levou as autoridades e a polícia a alterarem novamente a programação, já que antes o plano era levar os restos mortais do ex-presidente até Santa Maria em outra aeronave.

Segundo a ministra Maria do Rosário, a solenidade em Brasília, onde os restos mortais de Jango serão recebidos com honras de chefe de Estado, está mantida para as 10h desta quinta-feira (14). A presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e José Sarney participarão da cerimônia, informou o Palácio do Planalto. Fernando Henrique Cardoso não deverá comparecer, pois se recupera de uma diverticulite.

O objetivo do procedimento é esclarecer se Jango morreu de ataque cardíaco, como consta na documentação oficial, ou se foi assassinado por envenenamento. Nos últimos anos, surgiram evidências de que o ex-presidente pode ter sido mais uma vítima da Operação Condor, a aliança entre as ditaduras do Cone Sul para eliminar opositores dos regimed além das fronteiras nacionais.

Morte ocorreu em exílio na Argentina
Bandeira do Brasil foi colocada sobre o caixão de Jango
(Foto: Márcio Luiz/G1)
Deposto no golpe militar de 1964, Jango morreu em 6 de dezembro de 1976 em sua fazenda em Mercedes, na Argentina. Cardiopata, ele teria sofrido um infarto, mas uma autópsia nunca foi realizada. Na última década, novas evidências reforçaram a hipótese de que o ex-presidente teria sido envenenado por agentes ligados à repressão uruguaia e argentina, a mando do governo brasileiro.

A principal delas foi o depoimento dado pelo ex-espião uruguaio Mario Neira Barreiro ao filho de Jango, João Vicente Goulart, em 2006. Preso por crimes comuns, ele cumpria pena em uma penitenciária de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, quando disse que espionava Jango e que teria participado de um complô para trocar os remédios do ex-presidente por uma substância mortal.

Em 2007, a família de Jango solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a reabertura das investigações. O pedido de exumação foi aceito em maio deste ano pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Tanto o governo federal quanto membros da família Goulart acreditam que há indícios de que o ex-presidente possa ter sido assassinado.