27 junho 2012

Horizontina: Preso pela Polícia Civil suspeito de ser o 9º integrante da quadrilha que efetuou furto em lotérica

Nove elementos já estão presos após ataque a lotérica
Na manhã desta quarta-feira, (27/06) policiais civis  da DP de Horizontina cumpriram mandado de prisão de um morador da Vila Bela União, suspeito de participação na ação, bem como de ter fornecido informações ao grupo, ficando com parte do dinheiro subtraído.

Haviam sido presos em flagrante pela Brigada Militar no último domingo, 8 elementos e apreendida uma adolescente, oriundos da região metropolitana de Porto Alegre.
Após a prisão, iniciaram-se investigações na Delegacia de Polícia, que culminaram com o pedido de prisão preventiva por parte da Delegada Beatrice Didier, desse morador do município de Horizontina.

A Justiça acolheu o pedido, sendo expedido mandado. O preso será encaminhado ao Presídio de Santa Rosa. A delegada não autorizou a divulgação do nome do preso para não prejudicar novas investigações.

Secretário Fabiano recebe homenagem por trabalho na prevenção ao uso de drogas

A homenagem faz parte da 14ª Quarta Semana Nacional
sobre Drogas, que tem como foco a prevenção
A luta pela prevenção ao uso de drogas e a criação do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, que inovou a forma de enfrentar o problema no Rio Grande do Sul, renderam ao secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o diploma Mérito pela Valorização da Vida, concedido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Fabiano recebeu o diploma na tarde desta terça-feira (26), em solenidade no Salão Negro do Ministério da Justiça.

A homenagem faz parte da 14ª Quarta Semana Nacional sobre Drogas, que tem como foco a prevenção. Fabiano recebeu o diploma das mãos da ministra interina da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Márcia Pelegrini. Ao receber o reconhecimento, o secretário o dividiu com todas as pessoas que trabalham no combate e prevenção ás drogas no Rio Grande do Sul.

 "É uma satisfação ver que a linha de prevenção priorizada pelo governo estadual está alinhada com as políticas nacionais. Essa homenagem aumenta nossa responsabilidade e nos motiva ainda mais para enfrentar a drogadição no RS", completou Fabiano, referindo-se, às políticas que estão sendo implantados no Estado.  

O Diploma Mérito pela Valorização da Vida foi criado pela Senad em reconhecimento a pessoas e instituições que contribuam para a redução do uso de drogas no Brasil e na implementação de ações para o fortalecimento da política nacional sobre drogas e do programa Crack, é possível vencer. Também estavam entre os agraciados desta edição o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, e a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon.

Classmann apóia mobilização pela jornada de 30 horas para os profissionais de enfermagem

Classmann participou do lançamento da Frente Parlamentar 
(Foto: Vinícius Reis/AL)
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, participou do ato de instalação da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Jornada de 30 horas de Serviço para os profissionais de enfermagem, realizado nesta quarta-feira (27/6), pela Assembleia Legislativa. A iniciativa do deputado Valdeci Oliveira (PT), subscrita por diversos parlamentares, busca ampliar a mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000, que tramita no Congresso.

O eventou contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do RS, Sindicato dos Enfermeiros, Sindisaúde e Federação dos Trabalhadores da Saúde. "Esta é uma reivindicação justa destes profissionais, cuja atuação é fundamental para uma Saúde de qualidade à população", destacou Classmann.

Na próxima quarta-feira (4/7), acontecerá a primeira reunião para definir as estratégias de atuação da Frente Parlamentar, que realizará audiências com entidades representativas da categoria e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde.

Embaixador da ONU para as cooperativas fala do papel do cooperativismo na economia mundial



O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues estará no painel online promovido pelo Sicredi. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 02/07, às 14h30, e pode ser acompanhado no www.gentequecooperacresce.com.br


Às vésperas da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, 7 de julho, e no Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, o Sicredi promove o painel online  “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O evento trará o embaixador da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para as cooperativas, Roberto Rodrigues, e o presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong.

Rodrigues abordará o papel das cooperativas como motor de inclusão social, geração de renda e promoção de desenvolvimento regional. Também falará sobre as cooperativas no cenário econômico atual e de como elas têm sido uma das alternativas econômica para os cidadãos. Atualmente, o setor cooperativo responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes, de acordo com dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ademar Schardong, falará sobre o cooperativismo de crédito neste contexto.

Para assistir ao webinar, as especificações necessárias são conexão de banda larga de, no mínimo, 1Mb e possuir o plugin Flash 11 ou versão superior. Perguntas poderão ser feitas por meio da caixa de comentários e serão mediadas pela assessoria de imprensa do Sicredi. As perguntas não respondidas serão encaminhadas aos palestrantes e as respostas serão publicadas na caixa de comentários do blog.

Roberto Rodrigues
Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, professor de Economia Rural da UNESP/Jaboticabal, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e Embaixador da FAO para o Cooperativismo. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira, da Associação Brasileira de Agribusiness e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI); foi Secretário de Agricultura de São Paulo (1993/94) e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

Ademar Schardong
Ademar Schardong é presidente executivo do Sicredi, onde exerce as funções de diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, presidente da Fundação Sicredi e diretor-presidente da Confederação Sicredi. É um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito. Esteve à frente de todos os passos decisivos na trajetória do Sistema Sicredi.

Sobre o Sicredi:
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (1.182 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Porto vera Cruz: Apreensão de contrabando

As apreensões se deram em Porto Vera Cruz
Nesta terça-feira (26), os agentes de Inteligência empregados na Patrulha de Fronteira deste CRPO, receberam informações de uma remessa de mercadorias de origem da Argentina, que seria transportada por meio de ônibus da cidade de Porto Vera Cruz com destino Santa Rosa.

No setor de encomendas da rodoviária de Santa Rosa constataram que havia chegado quinze (15) volumes, sem notas fiscais, endereçados a uma empresa local, por uma indivídua conhecida como contrabandista da cidade de Porto Vera Cruz. Nos volumes foram encontrados Kits de sistemas de rodo ar para caminhões, marca Vigia, de empresa da Argentina. As mercadorias foram apreendidas.

Crissiumal: Vereador foi preso nesta terça-feira

Moisés Correa Medina teve a prisão preventiva decretada
A Delegacia de Polícia de Crissiumal, através do Delegado William Garcez prendeu na tarde desta terça-feira, 26 de junho, o Vereador crissiumalense Moisés Correa Medina do PTB. Confira abaixo nota na íntegra expedida pela Delegacia de Polícia:

"Comunico que na tarde de hoje a Polícia Civil de Crissiumal, efetuou a prisão preventiva do Vereador Moisés Correa Medina. A prisão preventiva foi representada pelo Delegado de Polícia William Garcez e deferida pelo Poder Judiciário. Segundo Garcez, Medina foi investigado por crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica, falsificação de documentos, duas receptações e duas extorsões. Ao todo seis procedimentos foram finalizados e remetidos ao Poder Judiciário."

O vereador foi conduzido ao Presídio Estadual de Três Passos.

Rio Grande: Mulher é baleada por ex-marido e tiro atinge aparelho celular

Segundo hospital, estado de saúde da
pacidente é estável
Uma mulher de 38 anos foi baleada pelo ex-marido em Rio Grande, na Zona Sul do Rio Grande do Sul. De acordo com a Santa Casa, hospital para onde ela foi levada após os disparos, o estado de saúde da paciente é estável. Ela passou por uma tomografia nesta quarta-feira (27) e teve um projétil retirado do braço. Os outros dois seguem alojados no corpo da vítima.

"Um dos disparos foi direcionado ao abdome da mulher, mas um celular que ela tinha no bolso acabou desviando a bala. O caso dela poderia ter sido mais grave ainda", conta ao G1 Suéllen Dias, enfermeira responsável pela emergência.

A vítima havia registrado ao menos 10 ocorrências policiais contra o marido antes do ataque, ocorrido na última segunda-feira (25). O homem, que atirou cinco vezes contra a ex-mulher, segue em liberdade e ainda não é considerado foragido da Justiça.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rafael Patella, a polícia aguarda o decreto de prisão preventiva do suspeito. "Estamos no aguardo do Poder Judiciário. A partir do momento que a prisão for decretada, ele será considerado foragido", afirmou.

Três de Maio: Prefeito Casali está confirmado para concorrer a reeleição

Foto: Claudiomar Witchak/Cooperjornal
Na quarta vez que disputa uma eleição municipal como candidato a prefeito, Casali terá como candidata a vice a professora Eliane Zucatto Fischer do PDT. Durante a reunião política realizada no Restaurante Gulls, a candidatura do pepebista recebeu o apoio formal do PDT, PSDB, PTB, PSD, PR, PPS e DEM, que, também, realizaram convenções ontem.

A coligação multipartidária realizou uma pesquisa para escolher o nome do candidato a vice-prefeito de Casali e o nome mais comentado nos bastidores políticos até então era o do vereador Alexandre Classmann. Nos últimos dias, no entanto, o jovem vereador teria desistido da candidatura a vice por motivos ainda não divulgados a imprensa e decidiu concorrer à reeleição ao legislativo municipal.

As campanhas de rua, carros de som, panfletos, comícios e internet iniciarão no dia 06 de julho, já no rádio e TV será a partir de 21 de agosto. A eleição será dia 7 de outubro.

Três de Maio: Gestantes do Projeto Amor de Mãe receberam camisetas personalizadas

Mensagem: “Ser mãe é ter o seu amor comparado ao perfeito
amor de Deus”
Com a presença de 35 gestantes, se realizou na quinta-feira, dia 21, no auditório do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, o segundo encontro da segunda turma que compõe o do Projeto Social Amor de Mãe. Assim como em etapas anteriores, participam desta fase mães da comunidade local e regional, que se encontram a partir do quarto mês de gestação.

Na oportunidade as futuras mamães puderam participar de um momento de Espiritualidade a cargo das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus seguido de duas importantes palestras, uma com a Odontóloga Luciane Grams que falou sobre os cuidados da mãe e dos recém-nascidos com a higiene bucal, e outra com o médico Obstetra Dr. Rogério Dahmer, que abordou as mudanças anatomo-fisiológicas, tipos de parto e “mitos e verdades” da maternidade. Outro momento especial deste encontro foi a entrega por parte da coordenação do projeto das camisetas personalizadas para as participantes.

O próximo encontro desta turma terá início às 15h da quinta-feira, dia 05 de julho, no auditório do HSVP, e terá como convidados a psicóloga Lizângela Krolikowski que vai abordar o tema, alterações emocionais na gestação, vínculo mãe-bebê e primeira infância e a Assistente Social Fabiane Froeder que falará sobre direitos e deveres da gestante e ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe, diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor, Natura Cosméticos e Squema Sports.

S.José do Inhacorá: Inauguração e entrega de equipamentos do Projeto Pró-Leite Noroeste

Trata-se de uma conquista que envolve cifras da ordem de
800 mil reais (Foto: Aline Kuhn)
A Fundação Banco do Brasil – FBB, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e a Fundação de Capacitação e Desenvolvimento – FUNCAP de Três de Maio, inauguram nesta data a Sala de Ordenha e oficializaram a entrega dos equipamentos e insumos destinados a Unidade Demonstrativa do município de São José do Inhacorá do Sr. Waldomiro Thomas, fruto do convênio para alocação de recursos ao Projeto de Agregação de Renda e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – PRÓ-LEITE NOROESTE.

Este convênio integra o plano maior de desenvolvimento da bovinocultura de leite na região, iniciado através do DRS do Banco do Brasil e assumido pela comunidade através do Pró-Leite Noroeste.

Trata-se de uma conquista que envolve cifras da ordem de 800 mil reais, com contrapartida de 10 mil reais aos cinco municípios de abrangência do Projeto, com vigência de 60 meses e um prazo para execução de 24 meses.

Santo Ângelo: Feto é encontrado dentro de lixeira

Feto foi encontrado dentro de lixeira em Santo
Ângelo  (Foto: Guilherme Rocha/RBS TV)
Um feto foi encontrado na tarde desta terça-feira (26) dentro de uma lixeira em Santo Ângelo, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele foi achado no interior de uma sacola plástica por uma mulher que procurava por restos de alimentos para cachorros. Foi ela quem chamou a polícia.

Peritos da Polícia Civil vistoriaram a lixeira localizada na Rua Antunes Ribas, próxima ao centro da cidade. O feto não tinha sinais de violência e foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML). O resultado do exame pericial deve sair até o fim de semana.

A polícia já sabe, no entanto, que o feto é do sexo masculino, com cerca de dois quilos e perto do oitavo mês de gestação. “A intenção da mulher seria recolher restos de alimentos para levar para seus cachorros. Ela apalpou, abriu e estranhou o material. Foi verificar e percebeu que se tratava de um feto”, contou a delegada Elaine Maria Schons.

Na mesma sacola foi encontrada uma nota fiscal de supermercado. A polícia espera conseguir alguma pista com a ajuda de câmeras de segurança do estabelecimento. Um inquérito foi instaurado para tentar identificar a mãe e descobrir como foi feito o aborto. “Tratando-se de um aborto forçado, essa pessoa, se for identificada, pode ser presa”, conclui a delegada.