11 julho 2011

Comissão da Festa do Dia do Agricultor visita o prefeito Casali

A programação festiva será dia 22 de julho em Manchinha
Na manhã de 8 de julho, o pastor Elio Neuhaus, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Três de Maio Norte, juntamente com Celso Weimer, presidente da Paróquia de Vila Manchinha, e o vereador Gilson Grando, estiveram no gabinete do prefeito, Olívio José Casali, para divulgar a festa do Dia do Agricultor, que será realizada no dia 22 de julho no Salão da Comunidade Evangélica de Manchinha.
Segundo o pastor Elio, no evento haverá uma palestra com o padre Güinter Wolf, sobre os efeitos das barragens no Rio Uruguai, com o intuito de realizar um diálogo com a comunidade.
De acordo com Celso, a programação se iniciará às 10 horas, com a palestra das barragens, em seguida serão realizadas apresentações artísticas de agricultores. “No almoço será servido carne de porco, mandioca, arroz branco e saladas. Esperamos que mais de 400 pessoas participem da festa”, destaca.
No período da tarde será realizada uma celebração ecumênica, o evento deve ser encerrado às 15 horas. Haverá transporte da cidade para o interior neste dia. Cartões para o almoço devem ser adquiridos até o dia 21 de julho, ao valor de R$ 5,00 na Emater, Sicredi, Comunidade Evangélica e na comunidade de Manchinha.

17º Operação Simultânea

"Segurança Pública: dever do Estado, direito e
responsabilidade de todos"
Na última quinta-feira (7/7), durante solenidade em Porto Soberbo, Tiradentes do Sul, ocorreu o lançamento da 17ª Operação Simultânea, marco do trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil, Uruguai e da Argentina. 
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, a citar o Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Tenente-Coronel Iguaraçú Ricardo da Silva, do Tenente-Coronel Flamarion Santos Schieffelbin, Chefe do Estado Maior da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Delegado Álvaro Ribeiro de Oliveira Neto, Chefe Delegacia Regional da Polícia Civil de Santa Rosa, Comandante Principal Romero Neri – 2° Chefe da Agrupação IV da Gendarmeria, o Comissario General Alberto Julio Maidana, Director Geral de Segurança da Policia de Misiones, Comissario Maior Deonir Bordin, Chefe da Unidade Regional II - Oberá, dentre outras.
O Comandante do CRPO FNO, Tenente-Coronel Iguaraçú, ressaltou a importância da integração entre os países, com o foco nas ações de segurança abrangendo os delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: o furto/roubo de veículos e/ou cargas; tráfico de drogas; tráfico de armas; abigeato; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho, dentre outros.
Recordou também, que esta Operação iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, e que hoje, abrange toda a província de Misiones e Corrientes na Argentina, a Fronteira do Uruguai, toda a Fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
 Salientou que a integração na realização deste trabalho ocorre em todos os dias do ano, contudo as operações simultâneas servem como um amplo exercício de articulação operacional, identificando as necessidades e problemas comuns de todos os países envolvidos, além de estreitar os laços de amizade. 

Processo de Participação Popular e Cidadã será amanhã em Três de Maio

Nesta terça-feira às 9h no Clube Buricá
A comunidade de Três de Maio, é convidada a participar do Processo de Participação Popular e Cidadã, que está programado para a partir das 9h da manhã desta terça-feira, 12, no Clube Buricá, no centro da cidade.
É de vital importância a participação do munícipes, já que a presença de grande número de participantes dá ao município mais voz para a escolha das prioridades (cada 50 participantes dá direito a um delegado na assembléia regional) e recebimento de verbas. Por tanto, a assembléia serve para a definição das prioridades e a escolha delegados que representarão Três de Maio.
Exerça a sua cidadania, participe do processo decisório das prioridades Três de Maio.

Vereador anuncia emenda parlamentar para asfálto de Consolata

Trage trouxe a notícia a comunidade
Trecho de cerca de 3 quilômetros de extensão liga a sede do distrito à BR-472. Cerca de novecentos metros já foram pavimentados na administração Copatti-Stein.
De acordo com o vereador Fernando Trage do PT, a emenda de R$ 100 mil é de autoria do deputado federal Paulo Pimenta, que é do mesmo partido dele. O recurso será liberado do Orçamento 2011 do Ministério das Cidades.
Trage já conversou com o prefeito Olívio Casali do PP sobre a liberação do dinheiro federal. Em entrevista a Rádio Colonial, ele explicou que o passo seguinte é a elaboração de um projeto por parte da prefeitura.

Deficiente visual participa do programa Inclusão Digital SETREM

A vontade de retomar aos estudos e de se interagir com a 
tecnologia fez com que ela viesse à procura
Desde o inicio de junho, Carla Lidiane Riffel, participa semanalmente do programa inclusão digital SETREM. A vontade de retomar aos estudos e de se interagir com a tecnologia fez com que ela viesse à procura.
As instrutoras Andressa Brüning e Renata Larissa da Silva, estudantes do Curso Técnico em Informática aceitaram atuar de forma voluntária.
Segundo a colaboradora do Programa Inclusão Digital, Janaina Aline Poersch, para atender Lidiane, foi instalado no computador o software DosVox. ‘A ferramenta estabelece interação através de um sintetizador de voz. O sistema é gratuito, está disponível na internet e foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como intuito de auxiliar no processo de escrita, leitura e pesquisa’, comenta.
Esta é a terceira experiência com deficiente visual no Programa Inclusão Digital, a primeira foi em 2008. O participante tinha 13 anos e as aulas foram realizadas no Núcleo de Informática do Bairro Guaíra. ‘Hoje, este jovem conversa no MSN com os amigos, digita textos e navega na internet’, Comenta Janaína.
A segunda experiência foi em abril do ano passado com o aluno Luis Antonio Ribeiro, de 27 anos.
O Programa Inclusão Digital SETREM existe desde 2001, com o objetivo de alavancar o nível de desenvolvimento de Três de Maio e região, através de ações que despertem o crescimento tecnológico, principalmente em comunidades que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Em 10 anos, mais de 6.500 pessoas concluíram os cursos básicos de informática oferecidos gratuitamente pelo programa.
Para o segundo semestre de 2011, será elaborado um projeto social para atender mais pessoas com deficiência visual. Pensa-se em uma campanha para comprar um software mais complexo, onde os deficientes visuais possam utilizar com autonomia o Windows, o Office, Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz, pois o software DosVox utilizado não atende os requisitos necessários para utilizar o computador.

Reunião do COMUDE organiza demandas municipais para Consulta Popular

Os recursos destas demandas são provenientes do Orçamento
do Governo Estadual e seus benefícios são estendidos a toda 
região Noroeste do Estado
Em reunião no último dia 05 de Julho de 2011, junto à sala de reuniões da Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá esteve reunido o Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE com a participação da servidora da Secretaria de Planejamento Estado, Cecília Bernardi, oportunidade em que foram definidas as demandas municipais que juntamente com as demandas da Fronteira Noroeste priorizam a composição das cédulas para o Processo de Participação Popular e Cidadã 2011/2012 que estará em votação no dia 10 de agosto de 2011 onde todos os munícipes habilitados com título eleitoral têm a oportunidade de escolher as prioridades para sua região.
 Na presença dos representantes das Entidades municipais foram levantadas e discutidas as principais deficiências e melhorias de estruturação apontadas para o município e  região a serem postas em votação pela comunidade local na próxima sessão de Consulta Popular e Cidadã.
Os recursos destas demandas são provenientes do Orçamento do Governo Estadual e seus benefícios são estendidos a toda região Noroeste do Estado. As verbas vêm incrementar a Receita da região para alavancar melhorias de estruturação em diversos segmentos, tais como: Educação, Saúde, Segurança, Agricultura, Meio Ambiente entre outros.
O Presidente do COMUDE de São José do Inhacorá, Eduardo Ludwig salienta a importância de se mobilizar a Comunidade para esta votação, pois afinal “ através desse meio, a população tem a oportunidade de ajudar a definir os investimentos provenientes do Governo Estadual conforme suas prioridades e de forma transparente ” – conclui.

Notas baixas ameaçam iPad, guitarra e férias de estudantes

O adolescente Lucas Gonçalves, de 15 anos, e a mãe
Ana Paula Gonçalves (Foto: G1)
Notas baixas no primeiro semestre motivam pais a adotarem pequenos 'castigos' ou a contratarem reforço escolar no mês de julho. Pais e alunos ouvidos pelo G1 contam quais suas estratégias para melhorar o desempenho, enquanto especialistas recomendam cautela quanto às punições e prioridade no diálogo com professores.
Em Brasília, Lucas Gonçalves, de 15 anos, vai viver o recesso escolar sem muito lazer e teve suspensa a promessa de ganhar um iPad após saber que vai enfrentar novamente uma recuperação. Em Belo Horizonte, João Vitor Rodrigues de Souza, de 14 anos, ficou pela primeira vez na situação, mas já viu guitarra e computador vetados. Já em Fortaleza, o jovem Raimundo Machado vai encarar a trinca "física, química e matemática" em aulas de reforço escolar para não fazer feio no Enem e nos vestibulares.
No caso de Lucas, as notas finais do semestre foram divulgadas apenas no fim da semana, mas o estudante do 2º ano do ensino médio já sabia que ficou de recuperação em português. As notas de física também foram motivo de problemas. Os pais já avisaram: nada de sair de casa ou receber mesada.
Segundo a professora Ana Paula Gonçalves, mãe de Lucas, o adolescente também não vai mais ganhar o Ipad que havia pedido. Em lugar disso, o garoto vai ter que estudar. “Provavelmente a gente vai pagar um professor de reforço para ele”, disse.
Esta não é a primeira vez que Lucas fica de recuperação. No final do ano passado, o garoto obteve notas abaixo do necessário em sete das 18 disciplinas que cursava. “Foi muito difícil para mim. Falei com a coordenadora e ela me disse que, como ele é um ano adiantado, eu não precisava me preocupar se ele reprovasse”, lembra Ana Paula.
Com esforço, Ana Paula conta que o filho conseguiu se recuperar em todas as matérias. “Ele é inteligente. Os professores que vieram dar reforço disseram que ele pega a matéria rapidinho. Na escola ele fica conversando, contando piada, não presta atenção. Ele só é desatento.”

Grêmio se recupera em casa com vitória sobre o Coritiba

Gilberto Silva (foto), marcou o primeiro gol do Grêmio
Com gols de Gilberto Silva e André Lima, ambos no segundo tempo, o Grêmio voltou a vencer no Estádio Olímpico. Na tarde deste domingo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe gaúcha derrotou o Coritiba por 2 a 0.
O resultado faz o Grêmio abrir distância da zona de rebaixamento, que já se transformava em ameaça. Os tricolores subiram para 11 pontos e ultrapassaram o próprio Coritiba, que permanece com dez.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Figueirense, às 16h de domingo, em Florianópolis. Um dia antes, o Coritiba recebe o Fluminense, às 18h30m de sábado.