10 abril 2011

Mulheres devem ficar atentas à importância do exame das mamas

Além de fazer o autoexame, mulheres a partir
dos 40 anos devem procurar, anualmente, 
um profissional para realizar o exame clínico
Foto:Susi Padilha / Agencia RBS
Nesta semana, em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, vale lembrar a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2010, foram diagnosticados mais de 49 mil casos da doença no Brasil. Além disso, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no país.
Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar, anualmente, um profissional para realizar o exame clínico das mamas. O autoexame realizado pela própria mulher também é importante, porém, isolado, não é eficiente para uma detecção precoce do tumor e não substitui o exame feito por um profissional.
Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar, anualmente, um profissional para realizar o exame clínico das mamas. O auto-exame realizado pela própria mulher também é importante, porém, isolado, não é eficiente para uma detecção precoce do tumor e não substitui o exame feito por um profissional.
Fatores de risco
:: Hereditariedade: mulheres com histórico da doença na família têm mais chance de desenvolver câncer de mama antes dos 50 anos;
:: Primeira menstruação precoce;
:: Menopausa tardia (após os 50 anos);
:: Primeira gravidez após os 35 anos;
:: Não ter tido filhos;
:: Ingestão de álcool, mesmo em quantidades pequenas;
:: Exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35.

Motivado com anúncio de Falcão, Inter goleia o Canoas por 6 a 2

Rafael Sobis marcou duas vezes, assim como
D'Alessandro
Foto:Ricardo Duarte
O “efeito Falcão” já deu resultado. Na tarde deste domingo, com dois atacantes, o Inter virou sobre o Canoas e goleou por 6 a 2. A partida foi válida pela última rodada da Taça Farroupilha.
Como segundo atacante, Rafael Sobis desencantou e marcou dois gols – o mesmo que D’Alessandro, o grande nome do jogo. A partida ainda contou com gol de Cavenaghi, o primeiro do argentino com a camisa colorada, e do artilheiro Leandro Damião.
E Paulo Roberto Falcão estreará no comando do Inter no próximo sábado, no Beira-Rio. O adversário será o Santa Cruz, que empatou com o Grêmio em 1 a 1 neste domingo.
Fim do 4-2-3-1
A partida era, de cerca forma, festiva, com a oficialização de Paulo Roberto Falcão como novo técnico. Em cima da Popular, uma nova faixa ostentava os feitos do treinador, com a conquista do Brasileirão invicto de 79, quando era craque do time.
Para a partida, o interino André Döring manteve a base do time de Celso Roth, com apenas uma modificação que acabou sendo crucial para o resultado: o ingresso de Rafael Sobis efetivamente no ataque.

Borges marca no fim e evita Gre-Nal nas quartas de final

Borges marca no fim e evita Gre-Nal nas 
quartas de final 
Crédito: Fabiano do Amaral
Após domínio do Grêmio na etapa inicial, o Santa Cruz mudou a história do jogo no Estádio dos Plátanos, neste domingo e quase conseguiu a vitória. Em má jornada, o centroavante Borges se redimiu aos 41 minutos, quando sofreu pênalti, batido por ele próprio para decretar o empate em 1 a 1.
Com o resultado, o Grêmio escapa do Gre-Nal e volta a enfrentar o Ypiranga nas quartas. A diferença é que, ao contrário de jogar em casa, como na Taça Piratini, agora terá de encarar o Colosso da Lagoa. Se passar, a probabilidade é pegar o Inter e, dependendo do saldo de cada time nas quartas, o Gre-Nal poderá ser no Beira-Rio, exatamente como não queria o Grêmio. O Santa Cruz, por sua vez, vai encarar o Inter, em Porto Alegre.
Na partida, a principal meta do Santa Cruz parecia ser impedir o Grêmio de jogar, segurando o empate da classificação, na etapa inicial. Sem muitas respostas para a superioridade técnica do Grêmio, fez muitas faltas e grande parte delas perto da área. Nas jogadas decorrentes destas bolas paradas, o Grêmio cançou de desperdiçar, com destaque negativo para Borges, que perdeu três chances, na frente do goleiro, em conclusões bisonhas.
No segundo tempo, o Santa Cruz se transformou em outro time. Começou a pressionar e, aos 10 minutos, abriu o placar. Em, cobrança de falta de Régis, Alessandro cabeceou e a bola passou ao lado de Victor, que se esticou, mas não chegou nela.
Imediatamente, Renato começou a alterar o time para uma forma mais ofensiva. Tirou Willian Magrão e colocou Vinícius Pacheco. Sem conseguir resposta, ainda substituiu Gilson por Escudero e, nos últimos 15 minutos sacou Leandro para colocar Lins, povoando o entorno da área do Santa Cruz.
Com dificuldades para marcar gol, Borges perdeu chance aos 20 minutos, em cruzamento de Lúcio. Ele recebeu na frente da pequena área e cabeceou à queima-roupa. Ele não conseguiu, porém, desviar do goleiro César que, em grande jornada, espalmou. No rebote, Rodolfo tentou a bicicleta, mas a bola passou sobre o gol.
Aos 31 minutos, Escudero mostrou seu primeiro grande lance desde o gol contra o Porto Alegre. Ele fez fila na área do Santa Cruz, driblou três marcadores, recusou-se a cair e bateu na saída de César. Com o goleiro deslocado, a bola saiu caprichosamente, tirando tinta da trave.
Na base do abafa, com cinco jogadores ofensivos, o Tricolor superou a barreira do Santa Cruz, mas precisou de um pênalti. Borges recebeu de Lúcio na área, tentou fazer a parede e recebeu um toque no ombro, do zagueiro. Ele desabou e o árbitro apitou a penalidade. O próprio Borges marcou, com certa raiva, muita fora, rente à trave. César acertou o canto, mas não conseguiu impedir o empate.

Inter anuncia oficialmente a contratação de Falcão

Falcão assume o Inter depois de 17 anos
Foto:Editoria de arte / clicRBS
O Inter oficializou no início da tarde deste domingo, através do seu site oficial, a contratação de Paulo Roberto Falcão. O ex jogador e ídolo do clube será o substituto de Celso Roth no comando do time. A apresentação oficial está marcada para as 17h30min desta segunda-feira, na sala de imprensa do Estádio Beira-Rio.
Durante esta manhã, o vice-presidente de futebol colorado, Roberto Siegmann, já havia confirmado o acerto com Falcão em entrevista por telefone ao clicEsportes:
— Chegamos a um acerto. Só falta formalizar — disse o dirigente.
O nome de Falcão já era dado com certo pela imprensa no início da tarde de sexta-feira. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o comentarista afirmou que estava satisfeito e que analisaria com muita calma uma proposta do Colorado, e avisou que não poderia dizer mais nada.
Ainda na noite de sexta, o presidente colorado, Giovanni Luigi, deu pistas de que Falcão poderia ser o novo treinador. Ao chegar ao Centro de Eventos do Beira-Rio, onde acontecia a festa pelos 102 anos do Inter, afirmou que o ex-jogador "era um grande nome" e que conhecia "ofutebol gaúcho e o futebol brasileiro".
Julinho Camargo é o auxiliar
Falcão terá como auxiliar técnico na sua comissão Julinho Camargo, que comandou o Novo Hamburgo no Campeonato Gaúcho deste ano. Siegmann confirmou a contratação nesse sábado:
— Julinho é uma contratação do departamento de futebol, independente de quem seja o técnico — falou o dirigente.
Relação com o Inter
Falcão vestiu a camisa colorada por sete anos e conquistou três campeonatos brasileiros. Se transferiu para o Roma em 1980. Foi titular da Seleção Brasileira na Copa de 1982, enquanto ainda jogava na Europa. Depois retornou ao Brasil, para defender o São Paulo.
A primeira experiência como técnico foi na Seleção Brasileira. Assumiu a equipe em 1990 e permaneceu no cargo até o final da Copa América de 1991. Sob seu comando, o Brasil disputou 17 jogos. Foram seis vitórias, sete empates e quatro derrotas.
Antes de retornar ao Inter como treinador, comandou o América do México. Na volta ao Beira-Rio, Falcão não experimentou o sucesso dos tempos de jogadores. Em 14 partidas em 1993, venceu cinco, perdeu cinco e empatou quatro — aproveitamento de 50%. Como naquela época as vitórias valiam dois pontos, de 24 disputados, Falcão conquistou 14.

Na Malásia, Vettel repete domínio da Austrália e vence a segunda em 2011

Vettel vence o GP da Malásia com facilidade e abre 24 
pontos de vantagem no campeonato (Foto: AP)
Parecia um replay do GP da Austrália, a primeira corrida da temporada 2011. Após Melbourne, o GP da Malásia foi palco de mais um passeio de Sebastian Vettel com sua RBR. O alemão, campeão da Fórmula 1 em 2010, dominou a corrida, que acabou não tendo a esperada chuva, desde o início e não foi ameaçado pelos rivais no circuito de Sepang. De quebra, ele ainda viu Lewis Hamilton, então vice-líder do campeonato, ter problemas de pneus no fim e cair para a sétima posição. Jenson Button, companheiro do inglês na McLaren, acabou no segundo posto.
Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio. O alemão resistiu à forte pressão de Mark Webber, da RBR, nas últimas voltas. O australiano, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) na prova, teve de se contentar com a quarta posição. Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton.
Outro destaque da corrida foi o desempenho de Kamui Kobayashi, que foi o oitavo. O japonês da Sauber travou uma animada disputa contra Michael Schumacher desde o início da prova e passou o heptacampeão duas vezes. O alemão da Mercedes foi o nono, uma posição à frente do escocês Paul di Resta, da Force India, que pontuou pela segunda vez em sua segunda corrida na F-1.
Rubens Barrichello, outro brasileiro na prova, teve uma corrida confusa e abandonou ainda na 23ª volta, com problemas de câmbio. O brasileiro da Williams foi tocado nas primeiras voltas, teve um pneu furado e perdeu muito tempo para chegar aos boxes. Ele disse ter ficado muito decepcionado com os problemas nas duas primeiras provas do ano, quando abandonou.
- É triste, mas depois de duas provas (decepção) é a palavra certa, porque a gente esperava um começo de ano diferente, um começo de ano mais forte. O carro é melhor do que o de ano passado, mas as duas primeiras corridas foram horríveis - lamenta Barrichello.
A próxima corrida do Mundial de Fórmula 1 será o GP da China, no próximo domingo, dia 17 de abril. Vettel chega ao circuito de Xangai com 100% de aproveitamento, 24 pontos à frente de Button, o segundo colocado. Massa é o sexto, com 16, quatro atrás de Alonso, o quinto.

Fepagro será reativada no dia 20 em Santa Rosa

A volta do funcionamento da Fepagro
foi uma ação do Governo do Estado, 
em parceria com o Prefeito Orlando
Desconsi
O Prefeito Orlando Desconsi recebeu a notícia de que está tudo acertado para a reativação da Fepagro em Santa Rosa. Dia 20 de abril, ela passará a funcionar novamente no município. Foi nomeado o Diretor, Administrativo Sr. Felipe Ortiz e o Coordenador local Sr. Ivar Kreutz. A pesquisadora que trabalhará em Santa Rosa já está na cidade.
A volta do funcionamento da Fepagro foi uma ação do Governo do Estado, em parceria com o Prefeito Orlando Desconsi, que convidou o presidente, Danilo Rheinheimer dos Santos, e o Diretor, Felipe Ortiz, da Fepagro para visitar o município, no fim de fevereiro. Na ocasião, eles visitaram o antigo prédio e também acertaram com os representantes da Fepagro de Ijuí, Santo Augusto e Três Passos os detalhes para a reativação em Santa Rosa.
Após a notícia, o Prefeito comemorou a novidade, “Estamos muito felizes, pois demonstra a preocupação do Governo Tarso com a agricultura. Temos total interesse em que a unidade seja reativada, pois entendemos que é de extrema importância para nosso município e região”.

Acidente envolvendo duas carretas e um caminhão truck deixa três feridos na BR-116, Serra de SC

Motorista da carreta do RS não sofreu ferimentos,
mas veículo teve a dianteira destruída
Foto:Vani Boza / Agencia RBS
Um acidente ocorreu por volta das 14h30min no Km 211 da BR-116, em Ponte Alta, na Serra Catarinense. O motorista de uma carreta que ia em direção a Ponte Alta perdeu o controle na pista e colidiu com uma carreta e um caminhão truck que seguiam em direção a Lages. Três pessoas que estavam no caminhão truck foram encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.
Dirlei Morais Pontes, de 29 anos, dirigia a carreta com placas de Ponta Grossa (PR) que ia em direção a Ponte Alta. Chovia no momento do acidente, e, com a pista molhada, Dirlei perdeu o controle da carreta, que fez um “L” na pista e atingiu os outros dois caminhões.
Tadeu Baticini, 53 anos, dirigia uma carreta com placas de Campestre da Serra (RS). Ele não sofreu ferimentos, mas a parte dianteira da carreta ficou praticamente destruída.
No caminhão truck estavam o motorista Divaldo Dalton Cavalem, de 40 anos, a esposa Sidnei Aparecida Kohler, de 45 anos, e o filho Ilan Matheus Cavasin, de nove anos. Com a colisão, o caminhão foi arremessado para fora da pista, a cabine ficou totalmente destruída. Os três foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages; Divaldo estava em estado grave.