Além de fazer o autoexame, mulheres a partir dos 40 anos devem procurar, anualmente, um profissional para realizar o exame clínico Foto:Susi Padilha / Agencia RBS |
Nesta semana, em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, vale lembrar a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2010, foram diagnosticados mais de 49 mil casos da doença no Brasil. Além disso, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no país.
Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar, anualmente, um profissional para realizar o exame clínico das mamas. O autoexame realizado pela própria mulher também é importante, porém, isolado, não é eficiente para uma detecção precoce do tumor e não substitui o exame feito por um profissional.
Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar, anualmente, um profissional para realizar o exame clínico das mamas. O auto-exame realizado pela própria mulher também é importante, porém, isolado, não é eficiente para uma detecção precoce do tumor e não substitui o exame feito por um profissional.
Fatores de risco
:: Hereditariedade: mulheres com histórico da doença na família têm mais chance de desenvolver câncer de mama antes dos 50 anos;
:: Primeira menstruação precoce;
:: Menopausa tardia (após os 50 anos);
:: Primeira gravidez após os 35 anos;
:: Não ter tido filhos;
:: Ingestão de álcool, mesmo em quantidades pequenas;
:: Exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35.