30 março 2010

Papa é acusado de acobertar novo caso de pedofilia nos EUA

Um homem que diz ter sofrido violência sexual por parte de um sacerdote católico pedófilo, acusou nesta terça-feira o Vaticano e o papa Bento XVI de ter protegido o "religioso", padre Ernesto García Rubio, mantendo-o no cargo, informaram os advogados da suposta vítima.
Documentos enviados à AFP pelos advogados que representam o homem, que não quer ter seu nome divulgado, mostram que o núncio apostólico - representante do Papa nos Estados Unidos - havia pedido à Igreja de Miami para proteger o padre Ernesto García Rubio, que precisou deixar Cuba em 1968 depois de problemas de "natureza moral".
"Rubio teve um cargo em uma paróquia de Miami durante 30 anos e tivemos conhecimento de dezenas de vítimas de seus abusos durante este tempo", disse Jessica Arbour, advogada da vítima, que diz ter sido agredida na adolescência, entre 1985 e 1987. O homem processa a arquidiocese de Miami e pede 20 milhões de dólares por danos.
A advogada acusa, ainda, o papa Bento XVI que, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (de 1981 a 2005), teria "protegido os pedófilos às custas dos fiéis e de suas famílias". Ela lembrou que quando um bispo começou, em 1990, um procedimento para secularizar o padre García, a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, "perdeu o expediente".
Em seu site na internet, a arquidiocese de Miami lamenta que "o ataque" da advogada contra "o Vaticano" ocorra durante a Semana Santa, "a semana mais sagrada para os cristãos". Os bispos católicos americanos "deram uma resposta aos problemas de abusos sexuais em uma carta promulgada em 2002 e continuarão cumprindo a promessa de 'proteger as crianças de Deus'".

Visita do General Cmt da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ao CRPO Fronteira Noroeste

Nesta terça-feira (30/03), às 10:30h, o Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, recepcionou o Exm° Sr General de Brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães, Comandante da 1º Brigada de Cavalaria Mecanizada – Santiago/RS, e comitiva, representando o Comando Militar do Sul.
O Cel Atamar explanou sobre sua administração, envolvendo os sistemas de pessoal, logística, inteligência e treinamento, bem como as ações que vêm sendo desenvolvidas na atividade de policiamento ostensivo por parte do Comando Regional. Ressaltou ainda, o bom relacionamento da Brigada Militar com os demais Órgãos de Segurança Pública.

Apreendidos mais de 8 kg de maconha em Porto Mauá

Na madrugada do último dia 29, a Brigada Militar estava realizando uma barreira policial no trevo de São José do Mauá (RS 344, Km 06), onde por volta da 1h30min trafegava uma motocicleta CG de cor preta, tripulada por dois indivíduos, sendo que entre eles estava um pacote plástico. Ao serem acompanhados pela guarnição jogaram o volume no acostamento da rodovia. Lodo após, foram abordados e presos em flagrante por tráfico de drogas, e conduzidos ao plantão da delegacia de polícia de Santa Rosa, onde foi lavrado o flagrante.
O pacote continha 8,357 kg de maconha.

Arbustos atrapalham a circulação de pedestres na rua Bertholdo Boecke

Pequenas árvores conhecidas por Beijinho, tem provocado um certo desconforto para os pedestres que circulam pela rua Bertholdo Boecke, na altura do nº 440 no centro de Três de Maio.
Uma munícipe que mora na residência neste local, cuidou com carinho para ver crescer e depois podar de forma moldurada as pequenas árvores que enfeitam a calçada, muito bonitas por sinal. Mas, o detalhe está na altura das mesmas, como elas ficaram no formato arredondado, as mesmas acabaram por quase fechar a calçada, e em alguns casos impedem que as pessoas transitem pela via de segurança do pedestre.
A preocupação, aumentou a partir do momento em que a poucos metros dali, recentemente foi inaugurado um grande supermercado, Benedetti, fazendo com que o movimento de caros e pedestres tenha aumentado de forma incomparável com dias anteriores, e em algumas situações, as pessoas não conseguem cruzar em meio aos arbustos com sacolas ou até mesmo carinhos de compras, sendo as mesmas obrigadas a circularem em meio aos veículos, ficando a mercê de um possível acidente.
Sugerem os inúmeros pedestres que ali circulam, que por ser em via pública, que a Secretaria de Habitação e Urbanismo do município, tome as devidas providências, para que as árvores sejam podadas de maneira adequada, e que posteriormente se aguarde as mesmas terem portes maiores para que sejam podadas de forma semelhante ao que hoje está.

Gaúcho é cotado para assumir o Banco Central

Discreto e com fama de rigoroso, um economista gaúcho é o nome mais cotado para assumir a presidência do Banco Central (BC), caso a saída de Henrique Meirelles para disputar as eleições se confirme. Nascido em Porto Alegre há 46 anos, Alexandre Tombini é um dos principais nomes para assumir o posto.
Desde abril de 2006 xerife do sistema financeiro brasileiro como diretor de Normas e Organização do BC, Tombini controla as regras que regem atividades dos bancos, como os tipos de linhas de crédito que podem ser oferecidas. A atuação rendeu a reputação de executivo de pulso firme.
– Ele é extremamente técnico, sério e focado no trabalho – conta o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
Nos encontros com executivos de instituições financeiras, a marca de Tombini é a seriedade e a discrição. Sem espaço para brincadeiras ou qualquer comentário fora do assunto a ser tratado, o economista formado pela Universidade de Brasília (UnB) passa a imagem de homem fechado.
– É uma pessoa extremamente séria, daqueles profissionais bastante compenetrados no que fazem – acrescenta o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Rio Grande do Sul seção Rio Grande do Sul (Iber/RS), Ricardo Russowsky.
Meirelles deve anunciar hoje se sai ou se fica
Casado e pai de um casal de filhos, Tombini tem zelado pela discrição nesse dias em que seu nome vem sendo citado com frequência como provável sucessor de Meirelles. Tanto que recomendou a familiares na capital gaúcha que não concedessem entrevistas durante o período de especulações em torno da troca de comando no BC.
A aversão aos holofotes também reflete a parcimônia com que toma decisões, de acordo com o ex-diretor de liquidação e desestatização do BC Carlos Eduardo de Freitas, que trabalhou com Tombini no início dos anos 1990 na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
– Trata-se de um homem extremamente ponderado e equilibrado – lembra Freitas.
O atual presidente do Banco Central deve conversar com o presidente Lula provavelmente hoje, para anunciar se sai ou fica.
Nos meios políticos há rumores de que Meirelles concorra a uma vaga no Senado por Goiás, ao governo do Estado ou ainda à vice-presidência da República na chapa de Dilma Rousseff, do PT. Meirelles é filiado ao PMDB.
Funcionário de carreira do BC a partir de 1999, Tombini teve a carreira voltada para a academia e o setor público. Depois de concluir um Ph.D. em Economia na Universidade de Illinois, Urbana Champaign, nos Estados Unidos, em 1991, emendou iniciou trajetória com funções nos Ministério da Fazenda e Casa Civil. Além disso, atuou nos EUA entre 2001 e 2005, no Escritório da Representação Brasileira no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Êxito da 14ª Operação Simultânea

Após o início da Operação Simultânea na quinta-feira (25/03), a exemplo das operações que vêm sendo realizadas pelas Forças de Segurança Pública da Região de Fronteira entre o Brasil e a Argentina desde o ano de 2003, intensificou – se a fiscalização abrangendo ações por terra e água em toda a área dos Comandos Regionais Fronteira Noroeste e Missões.
Por estes Comandos foram empregados na ação 355 homens, 100 viaturas e 01 barco. Sendo que, na área do CRPO Fronteira Noroeste a operação policial resultou na fiscalização 2720 veículos, na abordagem de 5020 pessoas; foram fiscalizados 725 estabelecimentos comercias dentre bancos, bares e postos de combustível. Em decorrência foram efetuadas 21 prisões por porte ilegal de arma, agressão, violação dos direitos autorias, dentre outros; recolhidos 11 veículos, autuados 44 e recolhidas 6 carteiras de habilitação. Foram recolhidas duas armas de fogo. Também ocorreu uma notificação por crime ambiental e apreensão de material de pesca.
"Com o encerramento da Operação no sábado (27/03) e os resultados obtidos, podemos concluir que obtivemos pleno êxito nas ações desenvolvidas."
Atamar Manoel Cabreira Filho - Cel QOEM
Comt do CRPO/FNO