13 novembro 2013

Mãe e filha morrem em acidente no RS após sessão de quimioterapia

Acidente no RS mata mãe e filha após colisão frontal
(Foto: Tiago Guedes/RBS TV)
Um acidente envolvendo um caminhão e um Fiat Uno provocou a morte de duas pessoas em Encruzilhada do Sul, na rodovia que liga o município a Camaquã (RSC-471), na tarde desta quarta-feira. A colisão frontal aconteceu próximo ao km 222.

Segundo a Brigada Militar, as vítimas, que estavam no carro, com placas de Encruzilhada do Sul, eram mãe e filha.

De acordo com a delegada Luciana Smith, o Uno era conduzido pela professora Lídia Nascente, 29 anos, que transportava a mãe Maria Voese Nascente, 53 anos. Elas morreram na hora.

Familiares das vítimas contaram que elas retornavam de Cachoeira do Sul, para onde Lídia havia levado a mãe para fazer quimioterapia. Maria e a filha moravam em Encruzilhada do Sul.

O motorista do caminhão, morador de Venâncio Aires, e um passageiro não se feriram.

Grêmio quebra longo jejum de gols com vitória sobre o Vasco na Arena

Gremistas comemoram gol de Rhodolfo na Arena
(Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS)
Num time que conta com os experientes atacantes Barcos e Kleber, coube a um zagueiro a missão de acabar com um tabu do Grêmio. Rhodolfo selou a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, nesta quarta-feira, em Porto Alegre, quebrando um jejum de gols que durou 653 minutos, ou seis partidas completas. O resultado aliviou a pressão sobre o técnico Renato Gaúcho e deixou o Tricolor gaúcho firme no G-4. Por outro lado, a equipe cruz-maltina se vê novamente ameaçada de voltar à zona de rebaixamento ao fim da 34ª rodada.

O Vasco entrou em campo com uma escalação surpreendente e com a mensagem clara de que o empate seria visto como excelente resultado. O técnico Adilson Batista optou por três zagueiros, além de Guiñazu para fazer a proteção. Assim, deixou no banco de reservas o meia Bernardo (que acabou por nem entrar em campo) e o atacante André.

Poucas vezes ameaçado pelo Vasco no segundo tempo, o Grêmio manteve o domínio da partida até consolidar uma vitória magra, mas providencial. O único momento que se pode dizer conturbado foram as vaias de muitos dos 14.840 torcedores presentes (10.863 pagantes) pela substituição de Zé Roberto. O meia não escondeu a insatisfação ao deixar o campo, aos 15 minutos do segundo tempo.

Como era esperado, o Grêmio exerceu uma pressão inicial, para abrir vantagem rapidamente e acalmar a possível impaciência da torcida. No entanto, a equipe de Renato Gaúcho não conseguiu articular jogadas concretas e, assim, não criou chances claras de gol. Após os primeiros 15 minutos, depois que o time da casa diminuiu um pouco seu ritmo, o Vasco passou a se arriscar e a colocar em prática uma estratégia clara: fazer uma marcação firme e sair nos contra-ataques.

Foi dessa maneira que o Vasco criou as duas melhores chances de todo o primeiro tempo, ambas com Marlone. Na primeira, ele recebeu a bola de Pedro Ken, que fez bom desarme, e chutou no canto esquerdo esquerdo de Dida. O veterano goleiro precisou se esticar muito para fazer a defesa. Em seguida, Marlone fez ótimo lançamento para Edmilson, que concluiu mal, por cima da meta.

O Grêmio tentou responder fazendo-se valer da experiência do trio formado por Zé Roberto, Kleber e Barcos. Mas acabou por esbarrar na correta marcação do Vasco, apesar de algumas falhas individuais, e em sua própria incapacidade de criar jogadas.

Assim, restava ao Tricolor apostar nas bolas paradas. E foi assim que a equipe conseguiu abrir o placar, logo aos cinco minutos do segundo tempo. Zé Roberto cobrou escanteio pelo lado esquerdo, Rhodolfo subiu mais do que Renato Silva e cabeceou. Alessandro pulou em seu canto direito mas não alcançou a bola.

Com o fim de um jejum que durava seis partidas, 24 dias, o Grêmio passou a atuar mais solto. Para isso contribuiu os espaços deixados por um Vasco que precisou sair mais ao seu ataque em busca do empate. A equipe de Adilson Batista, que até então vinha mostrando uma marcação sólida, se desestruturou e perdeu a organização.

Até o fim da partida o Vasco se esforçou em busca do empate, mas esbarrou na defesa gremista e no goleiro Dida. Do outro lado, o Grêmio teve a chance de ampliar no fim, com Máxi Rodriguez após um drible por baixo das pernas de Sandro Silva.

Germano Dockhorn participa do Deputado por Um Dia na AL

Foto: Arquivo pessoal/Prof. Marjane dos Santos
Os alunos acompanharam palestra do presidente da Escola do Legislativo, deputado Mano Changes (PP), que abordou o tema A Música Contra o Crack, no Memorial do Legislativo. Às 11h30, houve a Reunião de Líderes, na Sala da Presidência da ALRS, para definição da Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante. Já a Sessão do Estudante foi realizada no Plenário 20 de Setembro, às 14 horas, com votação das proposições elaboradas pelos alunos e professores das cinco escolas sorteadas para as atividades do semestre.

Participam as escolas Germano Dockhorn, de Três de Maio; Vicente Goulart, de São Borja; João Pollo, de São Marcos; Gaston Augusto Santos César – CIEP–, de Tapes; e Instituto Estadual São João Batista, de Herval. Em cada instituição de ensino foram eleitos 11 alunos para a apreciação das proposições na Sessão Plenária do Estudante, momento em que ocuparão as cadeiras do Plenário 20 de Setembro como estudantes-deputados.

PROJETOS DO 42º DPD

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Germano Dockhorn, de Três de Maio, desenvolveu PL com o objetivo de instituir o Dia Estadual de Combate ao "Bullying" contra o Idoso. Na Justificativa, esclarece que o principal objetivo é dar início a movimentos de conscientização que envolvam a sociedade. Observa ainda que, segundo o Estatuto do Idoso, prevenir a ameaça ou violação dos direitos dos idosos passa a ser um dever de toda a sociedade brasileira, bem como, a denúncia dos casos aos órgãos competentes passa a ser obrigatória, pois na maioria das vezes o idoso não sabe que está sofrendo bullying.

Por sua vez, a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Pollo, de São Marcos, elaborou o projeto que dispõe sobre a inclusão da vacinação contra a gripe Influenza H1N1 no calendário anual de vacinas da rede pública estadual. Os autores esclarecem que a população gaúcha enfrenta maior risco de contrair gripe, tornando necessária a ampliação da oferta gratuita da vacina para toda a população.

Já a Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaston Augusto Santos César – CIEP –, de Tapes, propõe a Semana Estadual da Educação para a Consciência Política. Conforme a Justificativa, a intenção é esclarecer aos jovens sobre seus direitos e deveres, assim como, sobre a composição dos três Poderes de Estado e atribuições dos seus integrantes.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart, de São Borja, os alunos e professores definiram pela apresentação de projeto com vistas a facultar a expedição de documento de identificação estudantil pelas escolas públicas estaduais. A intenção é que a medida auxilie no controle de segurança das escolas e universidades. O texto prevê que o documento contenha foto 3x4 atual do estudante e dados sobre o tipo sanguíneo, medicamentos de uso contínuo, alerta sobre alergias, entre outras informações.

O Instituto Estadual São João Batista, de Herval, desenvolveu PL com o objetivo de criar Centros de Apoio Pedagógico, Profissionalizante e Psicossocial. Justifica que as cidades pequenas sofrem com o abandono de seus jovens. “O objetivo é propiciar a capacitação de jovens para que possam atuar em diversas áreas, bem como, orientar seu aprendizado através de aulas de apoio pedagógico, promovendo sua inserção na sociedade e afastando-o do mundo das drogas”, define o texto da proposição.

Objetivos do programa
O Deputado Por Um Dia tem o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade, formar para a cidadania, educar para a democracia, motivar a descoberta de jovens líderes e mostrar como a atuação do Legislativo ocorre na sociedade democrática ao explicar, entre outras questões relativas à atividade parlamentar, os desafios e os limites de atuação dos deputados estaduais.

O projeto DPD - O Deputado Por Um Dia é desenvolvido duas vezes ao ano pela ALRS , com participação de jovens, a partir da 7ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, em atividades que proporcionam conhecimento e experiência prática sobre a atividade parlamentar, bem como, voltadas à educação para a democracia e cidadania. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. Para se habilitar ao sorteio, é necessária inscrição prévia por parte das escolas ou instituições.

Top Cidadania
Pela primeira vez, o troféu Top Cidadania ABRH-RS foi recebido pelo Parlamento gaúcho, em evento realizado no dia 10 de outubro, a partir da apresentação do case Deputado Por Um Dia: Uma experiência de educação para a democracia e cidadania, desenvolvido pela Escola do Legislativo. A distinção foi recebida na ALRS como inédita pelos critérios de avaliação observados para a apresentação e seleção dos cases.

Acidente envolveu duas motos no centro de Três de Maio

Foto: Divulgação Paulo Marques Notícias
Por volta das 20he30min desta terça-feira (12), duas motocicletas que eram pilotadas no mesmo sentido se envolveram em um acidente na rua Horizontina em frente ao Auto Posto Amigão, no centro de Três de Maio.

O condutor da moto Suzuki 125, André Pereira, 20 anos, se feriu mas sem gravidade, e foi conduzido pelos bombeiros ao pronto atendimento do Hospital são Vicente de Paulo. Já o piloto da moto Honda Today 125, Eduardo Rehbein, 19 anos, saiu ileso.

O acidente acabou interrompendo o trânsito no local até que os veículos fossem retirados, e consequentemente removidos ao depósito do guincho SOS Master.

Os policiais da Brigada Militar atenderam a ocorrência.

Secretário se manifesta sobre turno parcial para crianças de quatro e cinco anos

Secretário Ernani e Gelci Assmann que é integrante do
Conselho Municipal de Educação (Foto: Paulo Marques)
Ernani Moreira Rehn explicou que com a nova lei sancionada pela presidenta Dilma Roussef o município é obrigado a oferecer vagas para todas as crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos. A educação básica fica organizada em três etapas: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Antes, apenas o fundamental e o médio eram etapas obrigatórias. Com isso, os pais precisarão matricular mais cedo seus filhos na escola. Antes, a idade mínima de ingresso era de 6 anos.

Segundo o secretário, nas escolas municipais a Pré-Escola vai funcionar apenas em regime parcial de cinco horas para atender um número maior de crianças. Atualmente, no geral, 703 crianças frequentam as creches do município a partir do zero ano até os cinco anos idade. Com a medida, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, Rehn diz que não tem como precisar o número, mas estima que, diante da atual capacidade da rede municipal, cerca de 140 crianças, que hoje não estão matriculadas, poderão ser atendidas na Educação Básica a partir do próximo ano, conseqüentemente se o turno fosse integral, seriam beneficiadas apenas 70 delas. Em 2014, 350 crianças de 4 e 5 anos freqüentam a rede municipal. Se a expectativa do secretário se confirmar, o número de crianças com 4 e 5 anos matriculadas nas escolas municipais pode chegar a 490 em 2014.

Nos últimos dias, vários pais que têm filhos com idade de quatro e cinco anos hoje matriculados em regime integral, procuraram a Rádio Colonial preocupados com a situação. Alguns chegaram a dizer que poderiam procurar a Justiça para manter os filhos em tempo integral na escola. Outros disseram que terão que largar o emprego para cuidar dos filhos em razão da nova determinação da secretaria da Educação. Um grupo de pais descontente com a medida está se mobilizando para realizar um protesto contra o turno parcial na Pré-Escola em Três de Maio.

Ernani Rehn disse que até agora nenhum pai procurou a secretaria da Educação para reclamar do turno parcial.

Apreensão de aproximadamente 200 mil carteiras de cigarro na ERS 344, KM 42

O motorista pulou do caminhão e fugiu
(Foto: Diego Czycza/Portal Zulupa)
Um veículo caminhão Mercedes Benz 1113, de Placa BDY 0272 conduzido por Vanderlei José Buzanelo Soares foi abordado pela Patrulha da Policia Rodoviária Estadual na ERS 344 e convidado a seguir até o posto da mesma para averiguação da carga. Quando o veiculo encontrava-se na altura do KM 42, nos fundos do Bairro Auxiliadora o condutor saltou do veículo em movimento e fugiu em direção ao bairro.

Um patrulheiro pulou da viatura diretamente no volante do caminhão e evitou que o mesmo caísse sobre as casas próximas a ERS 344. O caminhão caiu no barranco e precisou ser retirado pelo guincho. A pista foi interditada e só foi liberada por volta das 8hs da manhã.

No caminhão haviam aproximadamente 200 mil carteiras de cigarros de diversas marcas, contrabandeadas do Paraguai.

Encontrado corpo de jovem desaparecido em Porto Mauá

Gabriel tinha 23 anos
O corpo de Gabriel Vargas Farias, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta quarta-feira, por volta das 7h45min, pelo servidor público Edilson Fernando Pasini, na localidade de Poço Preto, interior de Alecrim, a 11 km do local onde o jovem se afogou na tarde desse domingo, entre o Recinto Alfandegado e a principal ilha de Porto Mauá.

Ele, o irmão Mateus, de 15 anos, e mais dois amigos entraram na água nas imediações do antigo quartel da Marinha do Brasil e Polícia Federal. Gabriel sumiu no rio quando o grupo seguia a nado em direção à ilha que fica em frente aos pavilhões da Festa dos Navegantes. Mateus e um dos companheiros chegaram primeiro à ilha e ouviram pedidos de socorro. Gabriel ainda tentou se agarrar a um amigo, segundo o relato do irmão. O afogado nadou contra a correnteza e o jovem perdeu as forças.

Leite Compensado 3: Depoimentos de suspeitos e testemunhas vão até a próxima semana

Depoimentos de suspeitos e testemunhas vão até a
próxima semana
O Ministério Público (MP) conclui até a próxima terça-feira a fase de depoimentos da Operação Leite Compensado 3, que na semana passada revelou o uso de água oxigenada para reutilizar o produto vencido em Três de Maio. O promotor criminal Mauro Rochemback diz que nesta semana segue a análise de documentos apreendidos e da perícia, mas no dia 19 de novembro, próxima semana, foram marcados os depoimentos de três suspeitos. Entre eles, do transportador Airton Jacó Reidel. Logo depois disso, o MP deve oferecer ou não denúncia contra os envolvidos.

Ainda em relação aos depoimentos, a esposa do responsável pelo transporte de leite com água oxigenada em Três de Maio já foi interrogada na semana passada. Assim como o marido já havia repassado ao advogado Juarez da Silva, ambos negaram envolvimento e aguardam resultados periciais no produto para se manifestarem com maiores detalhes. A Promotoria segue também apurando o envio de leite vencido para a fabricação de queijos e iogurtes. Neste caso, de acordo com o MP, a fiscalização é inferior a do leite, sendo até inexistente em alguns municípios.

Cocaína é encontrada em roupa de jovem envolvido em acidente em Ajuricaba

Acidente na ERS-514 matou cinco pessoas em Ajuricaba
(Foto: Tainara Scalco/RBS TV)
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul aguarda para ouvir os sobreviventes do acidente que causou cinco mortes na ERS-514 em Ajuricaba, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, ocorrido na manhã de domingo (10). Entre as poucas informações que se tem, uma chamou atenção dos investigadores: no bolso do casaco de um ocupante do veículo que não incendiou foram achados 10 papelotes de cocaína.

As informações foram registradas em juízo, e ainda não haviam sido encaminhadas à polícia até a tarde desta terça-feira (12). Não é possível identificar se era o condutor ou um passageiro.
Os depoimentos devem começar a ser tomados na próxima semana. A responsável será a delegada Carla Beatriz Mussi, de Ijuí.

Três vítimas do acidente foram enterradas na manhã dessa segunda (11) em Ijuí. Uma adolescente de 16 anos foi sepultada às 9h. Os corpos de outros dois jovens de 23 anos foram enterrados às 10h, na mesma cidade, após o velório que ocorreu durante a madrugada.

A colisão frontal ocorreu por volta das 5h30 de domingo. Com o impacto, um dos veículos incendiou. A pista ficou bloqueada no local do acidente, no km 74, localidade de Linha Treze.

Uma das quatro pessoas feridas continua internada em estado grave na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí. O jovem de 19 anos, um dos oito ocupantes do carro que não incendiou, teve traumatismo craniano.

Segundo a instituição, um rapaz de 18 anos está em observação na unidade de emergência com quadro de saúde estável e fora de perigo. Outro, da mesma idade, está internado, mas a situação também é estável. Uma jovem de 18 anos que também ficou ferida foi submetida a uma cirurgia e está em estado regular no quarto. Outra jovem que havia sido liberada retornou ao hospital apresentando desgaste emocional e teve alta novamente.