12 setembro 2009

1ª Semana Municipal do Trânsito já tem programação

Entre 18 e 25 de setembro, será realizada a 1ª Semana Municipal do Trânsito Já Tem Programação, de acordo com a Lei n° 2.475/2009, de origem Legislativa, de autoria do vereador Luiz Fernando Cereser, líder da bancada do PP.
A programação aprovada, no dia 09 de setembro, pelo Conselho Municipal de Trânsito, prevê diversas atividades, como a abertura oficial do evento, no dia 18, quando será inaugurada uma rótula na Av. Santa Rosa, quando marcarão presença o prefeito municipal, Olívio José Casali, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e o vereador Luiz Fernando Cereser, autor do Projeto de Lei que instituiu a Semana Municipal de Trânsito.
Também será destaque o Dia do a Pé, fazendo parte do Movimento Internacional “Jornada na Cidade Sem Meu Carro”. A iniciativa tem como objetivo incentivar a população três-maiense a deixar o caro em casa, no dia 22 de setembro, para promover uma reflexão sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais provocado pelo transito de veículos.
No dia 21 de setembro, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito fará um pronunciamento na Tribuna Livre na sessão da Câmara Municipal de Vereadores.
No dia 25, data de encerramento da Semana do Trânsito, às 16h, será feita a entrega, na frente do Palácio Municipal, da premiação relativa ao Concurso de Redações Aluno Consciente no Trânsito. O vencedor do concurso vai receber uma bicicleta. O tema da redação será baseado numa frase do filósofo grego Pitágoras: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”.
Diversas outras atividades estão programadas, inclusive, as celebrações religiosas do dia 19 de setembro, tratarão sobre o trânsito, enfatizando os históricos de acidentes, os compromissos do cristão com sua própria vida e com a vida dos seus semelhantes.
A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros também vão participar das atividades, dando aulas práticas sobre o trânsito e fazendo demonstrações de primeiros socorros. “Será a primeira experiência, mas deverá ser muito útil para a comunidade e, sobretudo, para os proprietários de veículos”, destacou o secretário Guido José Cassol, da Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo.
Foto: Pato Roberto.

Motorista morre afogado devido à cheia em rio em Iraí

O motorista Adelmo Benhur Silveira, 45 anos, morreu afogado ao cair com o carro que dirigia dentro do Rio do Mel, na vila Militar em Iraí, no norte do Estado. Devido às fortes chuvas, o Rio do Mel represou, invadindo a rua Valzumiro Dutra, no bairro. Ao passar com o Gol que dirigia pela rua, aos 30 minutos de sábado, Silveira perdeu o controle e acabou entrando nas águas do rio.
O carro foi arrastado pela correnteza para a parte mais funda do alagamento, próximo a um bueiro, que acabou por encobrir de água o automóvel. Um passageiro que estava junto com Silveira conseguiu fugir, mas o motorista ficou preso no carro e morreu afogado. O carro teve que ser removido do rio por um guincho.

A Chama Crioula está ardendo nos corações de gaúchos e gaúchas de Três de Maio

Os cavalarianos do CTG Tropeiros do Buricá cumpriram com a brava tarefa de trazer a Chama Crioula para Três de Maio. Depois de uma viagem que teve inicio na terça-feira (08), quando partiram rumo a Três Passos em busca d Centelha da Chama Crioula, onde a mesma foi acesa na localidade de Padre Gozales, interior daquele municio, onde se fez uma homenagem ao Padre Manoel e o Coroinha Adilio, mortos naquele local a mais de 80 anos, quando pregavam a palavra de Deus. Este ato, se deu na quinta-feira (10), e tão logo os cavalarianos empreenderam viagem a Três de Maio, conduzindo a chama ao nosso CTG Tropeiros do Buricá.
O grupo de cavalarianos de Três de Maio, acompanhados dos cavalarianos de Independência, partiram de Três Passos às 2hs da tarde de quinta-feira, pernoitaram em Humaitá, na sexta-feira andaram até Boa Vista do Buiricá onde pernoitaram, para na manhã deste sábado partirem a Três de Maio, onde chegaram às 10he30min, conduzindo a Centelha da Chama Crioula ao CTG Tropeiros do Buricá. A Chama Crioula ficará ardendo até o dia 20 de setembro na Pira Paulo Alberto Silva.
Na noite deste sábado (12), às 8hs, acontece a solenidade de abertura oficial da Semana Farroupilha em Três de Maio, e logo após será servido um jantar campeiro a cargo do Piquete Toco da Grápia. E neste domingo (13), terá almoço a cargo das Invernadas Artísticas do CTG, com apresentação das Invernadas na parte da tarde.

Classmann integra debate sobre os impactos do clima na agricultura familiar

Numa realização conjunta das comissões de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, Economia e o Fórum Democrático da Assembleia Legislativa foi promovida uma audiência pública sobre "os impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar do Rio Grande do Sul". O encontro reuniu especialistas e lideranças no Centro Cívico, nesta sexta-feira (11), em Santa Rosa. O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Aloísio Classmann (PTB), defendeu a adoção de políticas públicas para enfrentar a situação e reivindicou mais investimentos do governo Federal para o setor agrícola.
Participaram dos debates especialistas, representantes de associações, lideranças políticas e do setor. Além do presidente da Assembleia Ivar Pavan (PT), estiveram presentes os deputados Edson Brum (PMDB) e Elvino Bohn Gass (PT), os prefeitos de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT), de Tuparendi (PDT), Italico Cielo, respectivamente, e os representantes da Embrapa-Trigo, agrônomo Jorge Cerba, e da Fetag, Nívio José Siveris.
Após as audiências no Interior, o Parlamento gaúcho enviará documento aos governos com as contribuições apontadas nesses encontros.