30 setembro 2009

Memorial Casa João Goulart abre suas portas para o público

O Memorial Casa João Goulart, que retrata a vida pública e pessoal do ex-presidente da República, abre suas portas para o público a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, em São Borja. A inauguração será realizada às 17h, com a presença d e autoridades e da imprensa.
O memorial é resultado de um projeto patrocinado pela AES Sul - Distribuidora Gaúcha de Energia e financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), através do sistema Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Na primeira fase, a casa que pertenceu à família Goulart em São Borja passou por um processo de restauração. O imóvel, construído em 1927, foi tombado pela SEDAC em 1994 e, posteriormente, doado pela família de Jango à Pref eitura de São Borja. As obras de restauro iniciaram em junho de 2008 e foram concluídas em julho deste ano.
A partir daí, o imóvel foi preparado para abrigar um acervo doado por familiares, amigos, conterrâneos e admiradores do ex-presidente. O Instituto João Goulart, de Brasília, também cedeu parte de seu acervo para o memorial, que conta a trajetória do líder desde o início de sua carreira política até seu falecimento, na década de 1970. Aspectos pessoais, como a vida em família e a relação de Jango com o campo, também são ressaltados.
O memorial conta com quatro salas expositivas, três salas com reconstituição de ambientes através do mobiliário original da casa e pinturas decorativas descobertas durante o processo de restauro e uma sala de vídeo. Os espaços expositivos reúnem painéis com textos e imagens e vitrines de documentos e objetos relacionados à vida do ex-presidente.
Além do memorial, a casa a briga uma seccional do Instituto João Goulart, a sede da Associação de Amigos do Memorial João Goulart e os escritórios do Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de São Borja. As instalações também comportam salas de oficinas de artesanato e exposição de produtos artesanais feitos na região (sob chancela da EMATER/RS), loja, cafeteria e sanitários.
O memorial é situado na Avenida Presidente Vargas, onde também está localizada a casa do ex-presidente Getúlio Vargas, compondo o chamado Corredor Cultural de São Borja, que atualmente recebe cerca de 10 mil turistas por ano. O projeto recebe apoio do Instituto do Patr imônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE), da Prefeitura de São Borja, do Instituto João Goulart e da Emater/RS.

Definida data do Torneio dos Associados da COTRIMAIO

Será no dia 06 de dezembro, domingo, na sede da Afucomaio em Três de Maio, o tradicional Torneio dos Associados da Cotrimaio.
A Cotrimaio realiza este torneio a cada 2 anos, a fim de oportunizar aos associados e seus familiares, momentos de lazer e de integração, através da valorização do esporte e as tradições culturais de diferentes segmentos sociais dos municípios onde a cooperativa atua, buscando uma melhor qualidade de vida para os associados, o resgate da auto-estima, a cidadania no meio rural, a inclusão social, além de resgatar as relações de convívio entre pessoas de diferentes faixas etárias (jovens, adultos e idosos), incentivando a solidariedade, em oposição à competitividade e ao individualismo.
Os atletas das 20 filiais da Cotrimaio terão a oportunidade de jogar em diversas modalidades como: futebol sete, voleibol, canastra, bocha, bolão, bolão de mesa, cabo de guerra e neste ano, a comissão organizadora trará uma nova modalidade, a prova do serrote.
Para participar dos jogos de integração, o associado ou membros de sua família deverá se inscrever na filial mais próxima. As inscrições estão abertas a partir do dia 29 de setembro e se estende até o dia 06 de novembro de 2009. E para quem não tiver interesse em participar dos jogos, está convidado a fazer parte da torcida e juntos somar conhecimentos, alegrias, descontração, afinal será um dia diferente para todos.

Mulheres, mãos à obra!

Embora os números não sejam precisos, pode-se observar (e constatar) o crescimento no volume de mulheres ingressantes na construção civil em todo o país. Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, de janeiro a agosto de 2008, houve aumento de 23% no total de empregadas no setor. E especialistas afirmam que este número deve aumentar em razão da expansão do mercado. Confirma esta informação a publicação na Revista E-mulher, da Federação das Mulheres Gaúchas, que destacou a necessidade de aproximadamente 10 mil novos trabalhadores no Estado, até o final de 2010, em razão da demanda existente.
Com previsões tão positivas, 11 mulheres aspirantes a pedreiras, iniciaram neste mês aulas práticas com muito entusiasmo. São participantes do projeto social ‘A força da mulher transformando a sociedade’, desenvolvido pela SETREM em parceria com o Instituto Nestor de Paula e Lojas Renner. O curso, pioneiro na região noroeste do Estado, capacita mulheres para atuar na construção civil.
As ‘desbravadoras’, como gostam de serem chamadas, sob a orientação e supervisão de professores estão construindo duas salas no Campus SETREM, que abrigarão as coordenações dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia. Para Maíra Elisa Von Muhlen, 30 anos, a experiência representa uma grande oportunidade. Apesar de nunca ter trabalhado na construção civil, a dona de casa, casada e mãe dois filhos pequenos, agarrou-se ao sonho de conquista de um emprego. “Sempre quis trabalhar, ter meu próprio dinheiro. Por isso, quando ouvi que havia um curso gratuito para pedreira, corri em busca de informações. Na prefeitura de Três de Maio, uma amiga da Secretaria de Assistência Social me auxiliou na inscrição”, conta.
Ao término do projeto, em novembro, Maíra pretende dar uma reviravolta em sua vida. Pensa em mudar-se com a família para a cidade de Teotônia, onde tem parentes que atuam no ramo. “Lá, terei emprego garantido. Além da indicação de familiares, há menos preconceito, as pessoas estão acostumadas em ver mulheres atuando.”
A estranheza que Maíra revela, viveu Lindolfo Nitzche, 55 anos, funcionário da SETREM. Há 15 anos no ofício, pela primeira vez trabalha com mulheres em uma obra. “No início é estranho vê-las trabalhando ‘no pesado’, mas depois você não percebe mais a diferença de gênero. Todas são competentes e prestam atenção em tudo. Algumas têm muito talento e certamente terão sucesso profissional.”
O grande diferencial das mulheres, segundo Mara Bohn, 41 anos, é a preocupação com os detalhes. Sabem o que é importante e bem feito pois utilizam (e limpam) todos os ambientes de uma casa. “Por exemplo: é necessário ter caimento nas calçadas, para que a água possa escoar; deve haver cuidado para não deixar cair tinta nos vidros, pois dificulta a limpeza...”
Mara, empregada doméstica, separada, optou pelo curso para terminar a sua casa e quem sabe, ganhar renda extra. “Com auxilio de meus tios e irmãos construí a minha casa, mas não concluímos a obra. Agora, poderei fazer sozinha. Penso também que poderei trabalhar em obras nos finais de semana, como servente. Um dinheirinho a mais é sempre bom.”
Com a mesma expectativa, Mara trouxe a irmã para o curso, Marilei Bohn, de 34 anos. “Todas nós temos grandes sonhos e encontramos aqui, uma esperança. Além disso, vivenciamos algo ainda maior, construímos amizades. Esta experiência jamais será esquecida”, conclui.

Grupo Tradição se apresenta em Três Passos na sexta-feira, dia 2 de outubro

Energia jovem aliada à experiência musical são marcas da nova formação do Grupo Tradição, que iniciou turnê de shows para a divulgação do CD inédito "Caixinha de surpresa", que será lançado nacionalmente até o fim do mês. O grupo, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, formado há 14 anos, será atração do Pavilhão da FEICAP, município de Três Passos, com show marcado para a meia-noite e meia (a abertura dos portões será às 23h). Ingressos a R$ 20 e R$ 25. Informações pelo telefone (051) 9961-4990.
De cara nova, o grupo conta com dois jovens integrantes: Guilherme Steffler Bertoldo, 20 anos (gaúcho de Ijuí), e Jeferson Roberto da Silva Villalva, 19 anos, em substituição ao vocalista Michel Teló e ao acordeonista Gerson Douglas, respectivamente. O CD "Caixinha de surpresa", o mais novo lançamento do Grupo Tradição, é composto em sua maior parte por músicas inéditas, sendo oito composições do baixista e também vocalista do grupo Carlos Dias, e ainda algumas regravações, como "Boate azul" e "60 dias apaixonado". A música "Ingrata" já está bombando em várias emissoras de rádio. Para conhece-la basta acessar a comunidade do grupo no endereço eletrônico www.tradicao.ning.com, onde já estão listadas outras músicas do nono disco.
Para o grupo com 14 anos de estrada e que se consagra cada vez mais como um nome forte da música sul-mato-grossense, com projeção nacional, o novo álbum vai impressionar ainda mais, unindo elementos para atrair tanto o público mais jovem quanto os fãs que já vêm acompanhando a trajetória do Tradição. Depois de tantos anos na estrada, o grupo criou a marca própria para tocar suas músicas. A música sertaneja sempre esteve no repertório do grupo e a aposta é investir ainda mais no ritmo nesta fase. Não se pode esquecer que é muito comum bandas do Brasil tocarem ritmos "estilo Tradição" quando vão gravar suas músicas, como o batidão, a vaneira ou mesmo um rasqueado.
Shows
A nova turnê do Tradição, intitulada "Caixinha de surpresa", começou a percorrer o Brasil no dia 28 de agosto, em Santa Catarina, e tem seguido por várias cidades no sul do Brasil – região onde o Tradição costuma fazer boa parte de seus shows, ao lado dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, região Norte, além de Mato Grosso do Sul, estado natal do grupo.

Agricultura familiar responde por 85,7% das propriedades agropecuárias do Estado, aponta IBGE

O número de propriedades agropecuárias cresceu 2,7% no Rio Grande do Sul em dez anos, aponta o Censo Agropecuário 2006. A pesquisa foi divulgada pelo IBGE na manhã desta quarta-feira. O censo anterior do setor foi realizado em 1996.
De acordo com a pesquisa, o RS conta com 441.467 propriedades agropecuárias. A área total ocupada pelo setor no Estado é de 20.199.489 hectares. No Brasil, são 5.175.489 propriedades e 329.941.393 hectares.
O censo aponta ainda que o RS é o terceiro estado em número de propriedades de agricultura familiar, atrás de Bahia e Minas Gerais. São 378.546. Elas representam 85,7% do total de propriedades agropecuárias no Estado.
Ainda segundo a pesquisa, os estabelecimentos no RS têm em média 45,7 hectares, sendo que 91,5% das propriedades contam com menos de 100 ha. O censo aponta como exemplos de igualdade na distribuição das terras municípios de colonização alemã e italiana no noroeste do Estado e na região vinícola da Serra Gaúcha. O Estado também conta com o maior número de estabelecimentos comprados via crédito fundiário.
Quanto ao emprego no campo, o IBGE destaca que o número de ocupações nas propriedades agropecuárias caiu 10,5% no RS entre 1995-2006. O Estado ocupa o terceiro lugar em número de trabalhadores nos estabelecimentos do setor (1.231.820), ficando atrás de Bahia e Minas Gerais. As propriedades de agricultura familiar respondem por 80,5% das ocupações.
No Estado, as terras próprias representam 84% das propriedades cultivadas. Os homens são responsáveis pela direção de 90,7% dos estabelecimentos. Entre os diretores, 65,2% tem ensino fundamental incompleto.

Entrega de premiações do Troféu Omar será no dia 08

Em sua sétima edição, o Troféu Omar, festival de curtas-metragens realizado pelo Grêmio Estudantil SETREM (GESE), entidade representante dos estudantes da Educação Básica da SETREM de Três de Maio, promete grande badalação e muitas revelações.
Aberto a participação de escolas do município, o evento conta com a inscrição de nove produções audiovisuais, que concorrerão nas categorias: Melhor Ator; Melhor Ator Coadjuvante: Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Filme, Figurino, Trilha Sonora; Efeitos Especiais e Roteiro. Os filmes serão avaliados nesta quinta-feira, dia 01, sendo os indicados, em cada categoria, revelados na sexta-feira, dia 02.
A entrega de premiações, que pretende recriar o ambiente de um festival de filmes, ocorrerá na quinta-feira, dia 08, no Centro Evangélico São Paulo, às 19h30min. O objetivo do evento é incentivar a interdisciplinaridade, o uso da criatividade, o hábito da pesquisa e a cooperação entre os estudantes.