01 junho 2012

Santa Rosa: Comunidade em luto oficial pela morte de Erni Friderichs

Erni Frideriches, governou santa Rosa de 1983-1988
O prefeito Orlando Desconsi decretou hoje pela manhã luto de três dias pela morte do prefeito que administrou Santa Rosa no período de 1983 a1988.

Na época, Erni cumpriu um mandato excepcional de seis anos determinado por legislação eleitoral superior, que previa eleições gerais no país em 1988.

O advogado criminalista Erni Friderichs morreu às quatro horas da madrugada de hoje, no Hospital Vida & Saúde.

Seu corpo está sendo velado na capela mortuária do salão paroquial da Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, na rua Sinval Saldanha.

Natural de Ijuí, Erni é oriundo do movimento estudantil de Santa Rosa, onde se consolidou como liderança no começo da década de 1960.

Trabalhou no Jornal ‘A Serra’, onde assinou crônica e fez reportagens sob a orientação do também saudoso Florisvaldo Schmorantz.

Erni Friderichs elegeu-se vereador pelo PDS nas eleições de 1978, quando Santa Rosa elegeu Antônio Carlos Borges como prefeito.

Quatro anos depois, em 1982, Erni seria o sucessor de Borges na Prefeitura, elegendo-se prefeito numa sub-legenda de três candidaturas majoritárias lançadas na época por seu partido.

Erni Friderichs marcou seu mandato pela criação do Musicanto Sul Americano de Nativismo e o Encontro Estadual de Hortigranjeiros.

A trajetória política do ex-prefeito foi destacada hoje pela manhã por lideranças políticas e populares.

Santa Cruz do Sul: Corpo de bebê é encontrado em matagal

O corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado enterrado
em um matagal nos fundos de uma casa 
Polícia investiga o caso e mantém informações em sigilo. Menino que cortava lenha no local encontrou o bebê já sem vida.

O corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado enterrado em um matagal nos fundos de uma casa na cidade de Santa Cruz do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, um menino que cortava lenha no local achou o bebê, já sem vida, dentro de sacolas plásticas e enterrado.

A Polícia Civil ainda mantém informações preliminares em sigilo. A investigação é coordenada pela Delegacia da Criança e do Adolescente no município. Uma equipe da perícia se dirigiu ao local para análises.


Santo Ângelo: Onze pessoas são presas por tráfico de drogas nas Missões

Polícia apreendeu maconha, cocaína
e armas em Santo Ângelo
Uma operação da Polícia Civil de combate ao tráfico de drogas prendeu 11 pessoas em Santo Ângelo, na região das Missões, na manhã desta sexta-feira. Coordenados pelo delegado Heleno dos Santos, 85 agentes cumpriram nove mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão. Foram localizadas drogas, entre maconha e cocaína, quatro armas e munição.

O delegado explica que foi constatado que duas quadrilhas tinham uma desavença antiga em razão da disputa pelo comando do tráfico no bairro Harmonia. O desentendimento já resultou em duas pessoas feridas a tiros na região, conforme ele.

Operação contra a criminalidade em Cruz Alta prende cinco pessoas

Desde às 5h30min desta sexta-feira, policiais civis e militares de oito municípios da região Noroeste realizam operação de combate à criminalidade no Núcleo Habitacional Santa Bárbara, em Cruz Alta.

Quatro pessoas já foram presas no local, que tem um dos maiores índices de criminalidade da região. Pedras de crack, armas, munição e cigarros, além de outros objetos, foram apreendidos na operação, batizada de Retomada.

A ação marca a reinauguração de um módulo de policiamento comunitário da Brigada Militar, que estava desativado há mais de oito anos e foi reformado pela prefeitura nos últimos meses. A partir de agora, pelo menos dois PMs por turno e uma viatura permanecerão no local.

A operação segue ao longo da manhã, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em outros pontos de Cruz Alta. Nos locais, há suspeita de que estejam agindo traficantes ligados a quadrilhas do núcleo habitacional.

Santa Rosa: 29º Hortigranjeiros leiloa pontos de alimentação

O leilão que reuniu empresários do setor de alimentos da
região, comercializou 90% dos espaços disponíveis
Na tarde desta quinta-feira, 31, aconteceu o leilão dos pontos de alimentação do 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.

O leilão que reuniu empresários do setor de alimentos da região, comercializou 90% dos espaços disponíveis.

De acordo com João Duarte, coordenador da comissão Tendas e Bares, o leilão superou as expectativas. “Neste ano tivemos mais pessoas e empresas interessadas do que no ano passado e os valores das vendas dos espaços também foram superiores”, afirmou.

Apenas três pontos não foram comercializados que são: um espaço na alameda gastronômica e dois na praça da alimentação. Os espaços que não foram comercializados serão negociados direto com Comissão Tendas e Bares.

O leilão que aconteceu na prefeitura municipal de Santa Rosa foi coordenado pelo presidente da Comissão Tendas e Bares, João Duarte. Interessados em adquirir espaços podem entrar em contato pelos fones (55) 3511-5100 ou 9939-7449 com João Duarte.

Três de Maio: Governador Tarso Genro confirma presença na abertura da 2ª Expo Terneira

Tarso Genro cumprimenta Silceu Dalberto, presidente da feira
A Secretária Adjunta da Casa Civil Mari Perusso, em contato na noite desta quinta-feira 31/05, com a Comissão Central da 2ª Expo Terneira, confirmou a presença do Governador do Estado Tarso Genro, na abertura oficial da feira.

Segundo a três-maiense Mari, Tarso Genro chegará  em Três de Maio próximo do meio dia da sexta-feira dia 08 de junho, e participará com sua comitiva dos atos solenes da abertura da Expo Terneira no Parque de Exposições Germano Dockhorn.

A 2ª edição da Expo Terneira, irá acontecer de 07 a 10 junho, e na feira, poderão ser conferidos 130 animais de produtores dos 14 municípios de abrangência da Cotrimaio, Sicredi e Certhil, organizadoras do evento, com o apoio da prefeitura de Três de Maio e Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (FUNCAP).

A entrada é livre nos quatro dias de evento. Na programação, estão atrações como Festa Campeira, a fase regional do Festival de Música "Rio Grande canta o Cooperativismo", motocross e Encontro de Mulheres Cooperativistas.

Também haverá exposição de indústria e comércio; Expodinâmica; feira do livro; concursos de terneiras, pássaros e ovinos; Feira Regional da Economia Familiar; Fórum de Nutrição Animal; parque de exposições e praça de alimentação.

Três de Maio: HSVP em fase de implantação do Projeto de Humanização e Espiritualidade

Irmã Lourdes Fátima Borba de Ramos, passa a atuar junto
à área de Humanização e Espiritualidade
O Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, pertencente à Rede Verzeri, apresentou na semana que passou a nova integrante de sua equipe, a Irmã Lourdes Fátima Borba de Ramos, que passa a atuar junto à área de Humanização e Espiritualidade, projeto este que esta sendo implantado na área da saúde em toda a  Mantenedora, por ocasião de sua reestruturação.

 A Irmã Lourdes, que é natural de Ijuí, pertence à congregação desde 1983. Formada em auxiliar de Enfermagem e no curso superior de Assistência Social, já trabalhou junto ao Hospital de Santo Ângelo, tendo passagem inclusive pelo HSVP durante dois anos. Atualmente estava prestando serviços em Porto Alegre no Centro de Formação Teresa Verzeri-Navegantes.

Em seu retorno ao Hospital, Irmã Lourdes pretende desenvolver ações voltadas ao ser humano, no ato de cuidar da vida dentro daquilo que ele merece, fortalecendo a espiritualidade em sua essência. A humanização no hospital não é uma técnica e sim um processo vivencial que envolve toda a atividade da instituição e as pessoas que nele trabalham. A mesma pode ser entendida como a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento. Dessa forma, os profissionais de saúde por envolver-se diretamente com a pessoa humana e suas fragilidades (doenças), precisam ter equilíbrio humano afim de que todos sintam que vale a pena viver e que este viver seja socializado.

As atividades dentro da área de Humanização e Espiritualidade abrangem, num primeiro momento, todas as iniciativas que envolvam os colaboradores do HSVP, estendendo-se de forma gradual por meio destes à todos os serviços da instituição, inclusive os pacientes e seus familiares. A partir do momento que se faz um trabalho diferenciado com quem cuida, aquele que é cuidado também passa a ser bem atendido, destaca a Irmã Lourdes.